Recentemente a Institution of Mechanical Engineers de Londres, publicou o resultado de um estudo através do qual foi demonstrado que anualmente cerca de 2 bilhões de toneladas de de toda a comida produzida no mundo é jogada no lixo.

Entre os fatores determinantes para tamanha perda, quatro foram destacados: 1- transporte e armazenamento de forma inadequada; 2 - prazos de validade muito rigorosos para alguns produtos; 3 -  promoções do tipo: "leve dois e pague um"; 4 - demanda muito acentuada por produtos hortifrutigranjeiros de aparência perfeita.

A ONU também divulgou uma pesquisa segundo a qual atualmente 870 milhões de pessoas no mundo passam fome, sendo que milhares morrem por desnutrição.

Proposta para debate: Você acredita que possa haver uma maneira de, individualmente, contribuir para evitar, ou ao menos minimizar tanto desperdício de alimentos?

Exibições: 593

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Adão, dentre os fatores citados no texto acredito que a gula, como processo individual,  também desencadeie o desperdício. Você come além de suas necessidades biológicas ou compra e não come. Existe o marketing anunciando uma variedade muito grande de “marcas”, originando oferta maior do que a demanda. Acredito que comprando o necessário já estaremos evitando uma parcela do desperdício. É uma questão muito complexa amigo, como quase todas que envolve o ser humano, ainda com nossa imperfeição maior, o egoísmo.

Abraços.

Oi estimada amiga Veveh. Concordo plenamente com todas as observações que fizeste: 1 -  marketing intenso e quase agressivo, condicionando as pessoas comprarem muitas coisa que não necessitam; 2 -consumo exagerado e até inconsequente; 3 - egoísmo e exibicionismo, etc...

Você tem uma visão objetiva e lúcida da questão, parabéns.

Lamento, apenas, que neste site Espírita o assunto não tenha despertado maior interesse dos outros internautas. Em outro site Espiritualista, no qual também tenho um blog, o tema teve mais de mil participantes. Felizmente, querida Veveh, vosê "salvou a lavoura"!

Um grande abraço e votos de muita paz. 

Adão,

Devemos começar em casa. Administrar o que se compra e como se gasta. Aproveitar tudo. Em proporções maiores administrar o que sobra nas redes de supermercado para as casas de auxílios, creches, asilos, berçários, hospitais (entidades filantrópicas) e assim por diante. Se houver boa vontade, transporte, aceite e aproveitamento, muitos deixarão de ter fome.

Oi Margarida. Concordo plenamente com as tuas proposições. Excelentes idéias, estimada amiga. Procedendo assim, poderemos diminuir as misérias do Mundo. Um grande abraço e muito grato por tua participação.

Margarida Maria Madruga disse:

Adão,

Devemos começar em casa. Administrar o que se compra e como se gasta. Aproveitar tudo. Em proporções maiores administrar o que sobra nas redes de supermercado para as casas de auxílios, creches, asilos, berçários, hospitais (entidades filantrópicas) e assim por diante. Se houver boa vontade, transporte, aceite e aproveitamento, muitos deixarão de ter fome.

      Creio que seja difícil extirpar isso da sociedade, vemos muitos exemplos errados pelo mundo a fora, a mídia, a modinha do momento etc.....o ser humano compra algumas somente para mostrar que comprou, coisas especialmente em grande quantidade porque acredita que esta ganhando no caso de pequenas famílias, claro isso no caso de promoções,mais na realidade acaba perdendo no final, porque o produto não é consumido a tempo do prazo de validade,...promoções assim são feitas quando os produtos estão quase vencendo....a lógica de ser "esperto" mascara o que realmente acontece,...individualmente, acredito que devemos comprar o necessário...em restaurantes igualmente servindo-se do que nós é suficiente...acabar com a fome com a desnutrição já se inicia quando compramos produtos de algumas marcas "que auxiliem de alguma forma as entidades"  invariavelmente da marca, ou até mesmo valor, por exemplo em alguns países asiáticos mais precisamente na china a mão de obra é praticamente escrava, lá já li algumas reportagens que as pessoas ganhão R$ 0,95  a hora em fabricas de comidas enlatadas, como sardinha, milho etc..., é um trabalho escravo se formos ver, e lá estes trabalhadores passam fome, porque aqui compramos o produto mais barato, então as vezes colaboramos para que isso aconteça, e isso acontece também aqui no Brasil, as vezes contribuirmos para a fome, temos que estar atentos a tudo, e claro sempre que possível auxiliar.

Prepare e faça você mesmo poderosos defumadores para casa comercial, para atrair clientes e muito dinheiro para o seu comércio!
http://www.youtube.com/watch?v=GmwgalXlSOU

Acesse o site: www.editoraimperio.com.br

Dezenas de feitiços e oferendas para abertura de caminho, prosperidade e dinheiro!
http://www.youtube.com/watch?v=g86Wq1V-KzU

Acesse: www.editoraimperio.com.br

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
Situações controversas em medicina, uma visão médico-espírita - Fernando Sant`Anna https://t.co/RmPvI9bUIh
Twitter11 minutos atrás · Responder · Retweet
Ori Pombal Franco curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
11 minutos atrás
ARI DE SOUSA LIMA curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
20 minutos atrás
Ícone do perfil via Twitter
"A Oração Nossa de Cada Dia" - Programa Momento Espírita com Allê De Paula assista pelo youtube… https://t.co/XrNB8OXHZZ
Twitter20 minutos atrás · Responder · Retweet
Carlos Pretti - SCEE curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
22 minutos atrás
Ícone do perfilKlauss Moura, sonia guimaraes dos santos, José Cláudio Ceccarelli e mais 8 pessoas entraram em RAE
23 minutos atrás
Feeak Minas postou um vídeo

Carlos Alberto Braga - Chico Xavier: Do Calvário à Redenção

Acompanhe toda a programação que acontece em nossa casa! Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações clicando no sininho para receber aviso sempre que...
58 minutos atrás
ROBERTO JOSÉ DAMASCENO postou um vídeo

SÉRGIO TOZETTI - " AS CURAS DE JESUS, UMA PROPOSTA DE AUTO-ILUMINAÇÃO " - 05/05/2019 - Irmão Tomé.

Palestra de SÉRGIO TOZETTI, em 05/05/2019, na Sociedade de Estudos Espíritas Irmão Tomé, em Vitória/ES.
58 minutos atrás
Celina Sobral postou um vídeo

Palestra Espírita - Celina Sobral - Gratidão ao Pai Celestial - 01/09/2018

Nesta Palestra Celina Sobral mostra conceitos Espíritas sobre .Gratidão ao Pai Celestial. Palestra realizada em 01/09/2018 no Centro Espírita Maria, José e o...
58 minutos atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um vídeo

"Sete degraus para Iluminação", com José Miguel Veiga

"Sete degraus para Iluminação", este foi o tema da palestra do pesquisador e orador José Miguel Veiga de Colatina-ES, no domingo 12 de maio de 2019, de 09 às 10h. da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. José Miguel é profissional da…
58 minutos atrás
Ícone do perfil via Twitter
"A Paciência" : https://t.co/cAkuXi2gsQ
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

A Paciência

A Dor é uma bênção que Deus envia a seus eleitos; não vos aflijais, pois, quando sofrerdes; antes, bendizei de Deus onipotente que, pela dor, neste mundo, vos marcou para a glória no céu.  Sede pacientes. A paciência também é uma caridade e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus.  A caridade que consiste na esmola dada aos pobres é a mais fácil de todas, outra, porém, muito mais penosa e, consequentemente, muito mais meritória: a de perdoarmos aos que Deus…Ver mais...
1 hora atrás
luis conforti junior respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"Novamente o amigo se engana."
2 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"O amigo novamente se engana, pois não é o ego a resposta!"
2 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Meu amigo, segundo a doutrina, Deus, sendo justo, criou todos iguais e, sendo assim,  porq uns escolhem ser egoístas e outros não? Deus criou todos iguais, o que é q destrói essa igualdade, fazendo q uns sejam…"
2 horas atrás
francisco carvalho da Silva curtiram o perfil de Elciene Maria Tigre Galindo
5 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Não. Nos tornamos egoísta porque escolhemos ser egoísta, é certo. Porém isso só ocorre porque temos um ego e não por outro motivo."
6 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"O ego é a resposta"
6 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"Sim, fomos criados absolutamente iguais em essência, mas não em identidade. Portanto, o modo de cada um é próprio do ser individual."
6 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Podemos contribuir para o progresso destruindo o materialismo    (Jorge Hessen) de os pae
7 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço