Para quem não conhece existe em Campinas o Instituto do Cérebro, fundado em 1987, com profissionais das áreas de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia que estudam a interação entre cérebro-mente. O instituto relaciona o espiritismo com os estudos da mente e seus distúrbios, integrando a ciência com o espiritismo nos trabalhos que realiza.

Outro psiquiatra renomado, Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, diretor clínico do Instituto Pineal Mind é também um dos maiores pesquisadores na área da Psicobiofísica da USP e vem trabalhando destaque em suas pesquisas sobre a o papel da glândula pineal em fenômenos como a mediunidade. O Dr. Sérgio Felipe é diretor-presidente da AMESP (Associação Médico-Espírita de São Paulo), que reúne médicos dedicados ao estudo da relação entre corpo e espírito.

Uma matéria publicada pelo site G1( Rede Globo) mostrou em reportagem que cientistas da USP, da Universidade Federal de Juíz de Fora e da Universidade Thomas Jefferson (Estados Unidos) mediram as atividades cerebrais de dez médiuns brasileiros psicógrafos. A pesquisa liderada por Julio Peres, do Instituto de Psiquiatria da USP usou voluntários com idades entre 15 e 47 anos de experiência em psicografia. Eles foram divididos em dois grupos – mais e menos experientes.

E foram comparados os resultados da ação de psicografar com a atividade cerebral enquanto redigiam um texto fora do estado de transe, isto é, de “próprio punho”. Para verificar a atividade cerebral dos dez médiuns, os cientistas injetaram neles um marcador radioativo que permite checar a intensidade dos fluxos sanguíneos em diferentes áreas do cérebro por meio de tomografia. E o resultado foi surpreendente: “Os autores afirmam que os médiuns experientes apresentaram níveis mais baixos de atividade durante a psicografia, em comparação à escrita normal, justamente em áreas frontais do cérebro associadas ao planejamento, raciocínio, geração de linguagem e solução de problemas.

De acordo com os cientistas, isso pode refletir a ausência de consciência durante a psicografia”, diz a matéria, acrescentando: “Os psicógrafos menos experientes, por sua vez, tiveram atividade mais intensa nessas mesmas áreas enquanto psicografavam, ainda que também inferior à registrada durante a escrita fora de transe. Segundo os pesquisadores, esse fato poderia estar relacionado com uma tentativa ‘mais esforçada’ dos médiuns menos experientes de fazer a psicografia.” No campo da física o professor Laércio B.Fonseca também realiza análises científicas dos fenômenos espirituais, seu campo de atuação é o da física com especialização em astrofísica.

No campo da Química temos outro estudo conduzido pelo Dr. Matthieu Tubino, da Unicamp sobre o ectoplasma e fenômenos físicos. Temos muitos estudiosos sobre o assunto, como também Einstein, um dos maiores Cientistas de todos os tempos, sobre sua percepção do tema : "A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências.

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso, passará pela vida sem ver nada". É dele também a frase : "Estamos começando a conceber a relação entre a ciência e a religião de um modo totalmente diferente da concepção clássica.

Afirmo com todo o vigor que a religião cósmica é o móvel mais poderoso e mais generoso da pesquisa científica". Pesquisas do Dr. Ian Stevenson, Psiquiatra americano, respeitadíssimo do ponto de vista de rigor científico e credibilidade a nível mundial, o qual tem se dedicado, praticamente toda a sua vida, às investigações relativas à Reencarnação. São quase 40 anos de pesquisas científicas com milhares de casos identificados em todo o mundo, relativas a crianças que se lembram de suas vidas passadas.

Não sendo Espírita nem crente na Reencarnação, os fatos começaram a despertar nele a curiosidade e vontade de pesquisar. Hoje, aos 83 anos de idade, esteve recentemente no 4º Simpósio «Aquém e Além do Cérebro» organizado pela Fundação Bial e que decorreu na «Casa do Médico» no Porto, Portugal, tendo concedido preciosa entrevista à Revista «Notícias Magazine», que sai juntamente com os jornais «Diário de Notícias» e «Jornal de Notícias». Stevenson acha que se pode acreditar na Reencarnação com base em provas.

Com mais de meia vida à procura de crianças que recordam vidas anteriores, colecionou perto de 3 mil casos, alguns impressionantes. Stevenson sabe que é ignorado por alguns dos seus pares, mas o seu trabalho é espantoso. Dos 14 livros publicados, as demonstrações para que os mais racionais acreditem na Reencarnação são fantásticas.

Há vários trabalhos sendo desenvolvidos, como no Hospital das Clínicas de São Paulo que criou um Núcleo de Estudos para tentar comprovar a interferência Espiritual no nosso corpo. Enfim, são muitos os campos da ciência que se dedicam ao estudo sério do espiritismo, os que foram postados representam uma parcela do tema.

Nota: há um outro post em meu blog http://luzesdobem.blogspot.com.br

Exibições: 1303

Responder esta

Respostas a este tópico

Interessantíssimo. Fascinante assunto envolvendo a reencarnação, inclusive para os incrédulos. Com base em provas científicas é irrevogável a crença e a afirmação. Obrigada.

Concordo com você! Abaixo posto um complemento, beijos

A experiência na graduação da UNIFESP
Com o trabalho intitulado “Espiritualidade e Saúde: uma experiência na graduação em Medicina e Enfermagem” desenvolvido por Valdir Reginato e Dante Marcello Claramonte Gallian na Unfesp, onde introduziram uma disciplina eletiva de Espiritualidade e Medicina para estudantes de medicina e enfermagem com o objetivo de uma conscientização desta abordagem no paciente, visando um atendimento mais humanizado. 
Em quatro anos (2007-2010) 114 estudantes frequentaram a disciplina, sendo 63 de medicina (28 homens e 35 mulheres) e 51 de enfermagem (todas mulheres). Avaliou-se por questões objetivas de múltipla escolha o significado que os estudantes davam ao tema previamente, e posteriormente a repercussão do curso para o seu futuro profissional. 
O estudo evidenciou que os estudantes verificaram a importância da espiritualidade do paciente no processo saúde-doença e da formação profissional, mais destacada pelas estudantes de enfermagem em relação aos de medicina. Dos participantes, 95% recomendaram o curso para todos estudantes da área da saúde.
A conexão entre faculdades de medicina , psicologia e áreas afins é uma tendência que se observa no Brasil em todos os estados e no mundo, sendo mais amplamente explorada fora do Brasil.
Para que se tenha uma idéia do que narro no texto, coloco algumas chamadas de cursos já realizados, abordando o tema.
É também um convite á reflexão.
 
 
 

Muito boa essa coletânea sobre "medicina e espiritualidade". Eis aí o sinal do início da união citada por Kardec entre a ciência e religião. Quando a comprovação científica for definitiva, quando não houver mais preconceito sobre o assunto, tudo ficará mais claro para os irmãos não espíritas e o progresso de cada se dará de maneira mais leve e transparente, ainda mais depois de se assimilar também o princípio reencarnacionista.

Abraço fraternal.

 

Verdade amigo Roberson, a ciência tem realizado grandes avanços neste sentido!

Aguardemos c esperança novos resultados, a sementes estão sendo cada vez mais lançadas, depois deste informe que publiquei outras boas novas já surgiram. Abraços sinceros, Flávia

muito bom trabalho da Luz do Bem.

Obrigada querida amiga. Linda semana p vc e família =) bjs,Flavia

angela carneiro da cunha disse:

muito bom trabalho da Luz do Bem.

Prepare e faça você mesmo poderosos defumadores para casa comercial, para atrair clientes e muito dinheiro para o seu comércio!
http://www.youtube.com/watch?v=GmwgalXlSOU

Acesse o site: www.editoraimperio.com.br

Dezenas de feitiços e oferendas para abertura de caminho, prosperidade e dinheiro!
http://www.youtube.com/watch?v=g86Wq1V-KzU

Acesse: www.editoraimperio.com.br

Olá Luzes do bem.

Fico feliz em saber que cientistas estudam a reencarnação e que. Procuram provas reais, tentando mostrar aos mais racionais que de facto existe. Daqui a poucos anos, é muito provável que a ciência se una à linha de pensamento da doutrina espírita, compreendendo que Deus é uma energia e não um ser, desconfundindo e clarificando certos crentes religiosos.
Obrigada pela notícia que partilhaste com todos.
Abraços de luz

      Amigos, relacionado ao tema em estudo, trago um outro: "Cientistas quânticos e Espiritualismo".

      Sabemos q a ciência e a religião foram, durante 3 ou 4 séculos, tradicionais adversárias, pois aquela não conseguia comprovar o que a religião afirmava ser verdade. No entanto, de 1 século para cá, fizeram as pazes, pois agora têm a mesma compreensão de o que é a vida e do que é o universo. Assim, com todos seus sofisticados laboratórios e instrumentos de pesquisas de última geração, somente  agora, séculos ou milênios depois que buscadores de Deus trouxeram revelações (conquistadas tb séculos ou mesmo milênios a.C), somente agora a ciência está comprovando, resultando em que, hoje, ciência e religião possam se dar as mãos.

      No entanto, sobre o que coloquei acima, há uma coisa difícil de entender: se a doutrina espirita afirma estar aberta a aceitar novas revelações, desde que comprovadas com todo o rigor científico, pq, já passados 100 anos, ainda não se manifestou sobre essas a que me referi acima? Estudiosos dizem que o receio de ter de  repensar suas premissas, suas bases e suas teorias e doutrinas, ou do impacto que as novas descobertas possam causar sobre seus seguidores, a tenha feito se calar, como tb se calaram as demais religiões. Será isso? Acho isso muito estranho pois essas descobertas trazem revelações de extrema importância para que melhor entendamos a vida e, apesar disso, mesmo afirmando a doutrina que devemos ter uma "fé raciocinada", já 100 anos passados, ainda não se manifestou sobre elas!  

Responder à discussão

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Nadia Rosangela e Lenice Agemiro Silveira agora são amigos
7 horas atrás
Ana Oliveira curtiram a discussão BONS E MAUS PENSAMENTOS de Ari Carrasco Silveira
11 horas atrás
Conceição Valadares curtiram o evento “Antídoto à Obsessão”, com Alisson Guedes Pessoa ao vivo pela Rede Amigo Espírita de Carlos Pretti - SCEE
13 horas atrás
Ícone do perfilMyrian de Oliveira Gonçalves, Alda Teixeira, Jorgina de Sousa Ferraz e mais 4 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
13 horas atrás
Maria Luiza Furtado Rocha curtiram a discussão Nos momentos difíceis: Trabalho, solidariedade e tolerância de Feeak Minas
14 horas atrás
Maria Luiza Furtado Rocha curtiram a discussão Nos momentos difíceis: Trabalho, solidariedade e tolerância de Feeak Minas
14 horas atrás
Maria Luiza Furtado Rocha curtiu a postagem no blog OS ESPÍRITOS INFERIORES - por Léon Denis. de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
14 horas atrás
Maria Luiza Furtado Rocha curtiu a postagem no blog “NOSSOS FILHOS SÃO ESPÍRITOS- COMO LIDAR COM ELES. ” de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
14 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
15 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Antídoto à Obsessão”, com Alisson Guedes Pessoa ao vivo pela Rede Amigo Espírita de Carlos Pretti - SCEE
18 horas atrás
Luciana Galeno curtiu a postagem no blog O homem ...corpo alma e perispírito de EliethTavares Castro
20 horas atrás
Ícone do perfilEdileuza R. Rodrigues e Ariane Kelly da Costa entraram no grupo de Nelson Peixoto de Souza Filho
21 horas atrás
Miriam Thomé curtiu a postagem no blog O homem ...corpo alma e perispírito de EliethTavares Castro
21 horas atrás
carlos alberto rombão curtiram o perfil de Maria de Fátima Agra de Miranda
21 horas atrás
Posts no blog por EliethTavares Castro
22 horas atrás
Maria Lucineide Sampaio comentou o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
ontem
Maria Lucineide Sampaio curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
ontem
Carlos Ser curtiu a postagem no blog Puritanismos ou inaceitável comércio do Consolador???... (Jorge Hessen) de os pae
ontem
Aline Esnarriaga curtiram o perfil de Celso Ventura
ontem
Aline Esnarriaga e Celso Ventura agora são amigos
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço