Caros amigos, estou iniciando um estudo sobre Anjos Guardiões.

Tenho lido e ouvido opiniões diversas sobre o assunto, porém gostaria de ajuda para entender melhor. No que se tem notícia, os anjos normalmente não entram em contato com seus tutelados, apenas observam os contatos de espíritos afins ou não.Sob esse ponto de vista, gostaria de saber os motivos que levam a restrição desse contato, se isso ocorre na realidade e qual o momento em que é permitido que o anjo nos contacte.

Grata desde já,

Juliana

Exibições: 1663

Responder esta

Respostas a este tópico

Saber a gente sabe, mas não aplicamos o conhecimento que temos. Falta de vontade. Chico Xavier é um exemplo de como se deve ser.

Mas quem daria a vida em favor dos outros? Você daria sua vida em favor dos outros, sem questionar o merecimentos deles?

Quem diz que não daria, assume o descumprimento do mandamento de Jesus, assim como não segue a orientação dos bons Espíritos.

Quem diz que daria a vida, mas não pratica, assume a culpa sempre que não cumpre esse mandamento.

Mas alguns, como o Chico Xavier, madre Tereza de Calcutá, vivem o mandamento e nos servem de exemplo e inspiração.

Ref resp de Hilton Cesar 48 minutos atrás

      Hilton disse: Saber a gente sabe, mas não aplicamos o conhecimento que temos. Falta de vontade. Chico Xavier é um exemplo de como se deve ser.

      Luis: isso significa que sabemos apenas “superficialmente”; não penetramos no âmago da questão; saber em profundidade é compreender e se compreendemos não haverá como não agir do modo que compreendemos: compreender é agir!

      Se vc compreendesse mesmo, não superficialmente, mas profundamente, não lhe faltaria vontade, senão devido a algum impedimento exterior ao seu corpo espiritual.

 

     E veja mais uma coisa: se vc considera que Chico é um exemplo, porq vc não o imita?! O que é que o impede de imitá-lo?! Vc possui, como afirma, o livre-arbítrio! E qto à falta de vontade de aplicar o que sabe como vc disse acima, porq vc, tendo a liberdade de escolher, não usa seu livre-arbítrio para escolher ter uma vontade melhor, forte o suficiente para vc aplicar na vida o que sabe que deve aplicar? Não depende apenas de sua vontade ter uma boa vontade?

      Apenas mais uma questãozinha: vc diz que sabe como fazer para ser bom, para deixar de ser egoísta, para ser humilde. Já que sabe, nos ensine como fazer isso, que é disso que os homens e o mundo mais necessitam: deixar de ser maus; amar os demais!

     E, já que vc diz que sabe, apenas nos diga “como fazer” para ser bom, se a maldade é um sentimento que está no coração, em nosso íntimo (mente ou o que seja), se não vc não tem a capacidade ou poder de “manipular” os sentimentos.

      E para ser humilde ou deixar de ser egoísta, como vc tb disse que sabe como fazer isso, mas que apenas lhe falta vontade, como vc fará isso se não lhe faltasse vontade? Tente, meu jovem, alguma resposta, ou mesmo uma ideia, vaga que seja, de como fazer isso. Pois saber como fazer isso será útil para todos nós!

      Hilton: Mas quem daria a vida em favor dos outros? Você daria sua vida em favor dos outros, sem questionar o merecimento deles? Quem diz que não daria, assume o descumprimento do mandamento de Jesus, assim como não segue a orientação dos bons Espíritos.

      Luis: não sei porq vc mudou o ritmo de nossa conversa, mas vamos continuar. Meu amigo, o que é o livre-arbítrio? Não é poder de escolher ou o bem ou o mal, dependendo, para essa escolha, apenas de sua vontade? Sendo assim, tente explicar porq vc não usaria sua vontade nem mesmo para atender o mandamento de Jesus ou a orientação dos bons espíritos!

      Amigo, só chegaremos a esse nível de altruísmo qdo em nós despertar aquele amor incondicional a que Jesus e outros se referiram, concorda? E esse despertamento não depende de nossa vontade, como não depende de nossa vontade nem mesmo fazer despertar em nós uma simples migalha de amor! E observe que nem Jesus (do modo como as doutrinas cristãs nos ensinam), nem os outros, nem a codificação, ninguém sabe dizer como conquistar essa excelsa virtude, uma amor que nada exige, que não tem endereço, espontâneo, que alcance a todos, sejam os mais elevados espíritos ou os mais baixos e cruéis malfeitores. Mas, vc, que afirma que tem o livre-arbítrio, o que significa que tem o poder de escolher fazer alguma coisa dependente apenas de sua vontade, não tem vontade de amar a todos?! Mesmo aqueles que lhe violentarem a filhinha e a assassinarem com requintes de crueldade, ou que amputem a machadadas os pés de seus meninos? Mas isso, meu jovem, como vc  diz, depende apenas de sua vontade, não concorda!!!

      Hilton: Quem diz que daria a vida, mas não pratica, assume a culpa sempre que não cumpre esse mandamento.

      Luis: meu caro, um dia vc compreenderá que não existe nem culpas, nem culpados; que todos somos inocentes!

      Hilton: Mas alguns, como o Chico Xavier, madre Tereza de Calcutá, vivem o mandamento e nos servem de exemplo e inspiração.

      Luis: e se lhe servem de exemplo e inspiração, se vc os admira e respeita qual é a causa de vc não usar seu livre-arbítrio para segui-los? Vc sabe que o livre-arbítrio é o poder de escolher dependendo apenas de nossa vontade, certo? Sendo assim, qual é a causa que impede vc de usar sua escolha para ser como esses? Me diga, amigo,Jesus, Chico, Madre Tereza são assim porq, pelo livre-arbítrio que possuem, escolheram ser assim? Porq vc tb não escolhe ser como eles, já que os considerá exemplos para vc? Ou são as experiências/lições da vida que os fez serem assim, e vc ainda não passoau por essas experiencias/lições? O que me diz?

...........

Mas quem irá de escolher fazer o mal? Que pessoa faz algo errado com consciência? Quem toma decisões em malefício próprio? Você continuamente julga as atitudes dos outros .

Luis, aqui você está me julgando e pedindo algo que você mesmo se recusa em fazer, de dar respostas.

Aprenda a não responder com outra pergunta, pelo menos aqui na RAE.

Ref resp de Hilton Cesar

      Hilton disse: Mas quem irá de escolher fazer o mal? Que pessoa faz algo errado com consciência? Quem toma decisões em malefício próprio? Você continuamente julga as atitudes dos outros.

      Luis: querido amigo, se ninguém escolhe fazer o mal, se o mal que fazemos é sem consciência que o fazemos, se, portanto, não nos cabe culpa ou responsabilidade pelo mal que fazemos (e, segundo a doutrina, o estamos fazendo continuamente) qual é a justificativa que a doutrina apresenta para os nossos sofrimentos, que segundo ela são penalidades que Deus nos aplica pelo mal que fazemos?

      Não sou eu que julgo as atitudes de ninguém; é a doutrina que as julga, afirmando que aquele que "escolhe" fazer o mal, de propósito portanto, têm de ser punido, “sempre será punido em tudo aquilo em que pecou, seja nesta encarnação ou noutra” (OLE).

      Hilton: Luis, aqui você está me julgando e pedindo algo que você mesmo se recusa em fazer, de dar respostas.

      Luis: se o julguei, peço-lhe, meu jovem, que aponte onde eu fiz isso para que me explique melhor!

      Hilton: Aprenda a não responder com outra pergunta, pelo menos aqui na RAE.

      Luis: se fiz alguma pergunta indevida, fora do contexto ou absurda, aponte-a também, para que a corrija, se for o caso.

      E saiba que minhas perguntas cessarão quando obtiverem respostas convenientes. É exatamente essa minha intenção. Veja quantas dezenas de perguntas já fiz a vc, nestas nossas conversas, e que vc não respondeu. Só para lembrar uma, da qual, se vc não souber a resposta, será impossível que esteja entendendo a doutrina: a básica das básicas: qual é a causa de vc ser bom e eu ser mau? 

      Um abraço!

Já respondi várias perguntas suas, apesar de você não concordar.

Mas quantas perguntas você já respondeu por aqui?

      Todas as que posso responder sem ferir as regras da Rede; já lhe disse que é essa uma espécie de missão que eu mesmo me impus, há décadas. Não procuro respostas; pergunto para que, se possível, a busca de respostas motive aqueles que estão sinceramente determinados em (a ou em?) aprender, as procurem pelos estudo, raciocínio etc.

Entendi. Espero que tire o máximo de proveito possível com essa sua missão, que faça-o deixar de lado tudo aquilo que poderia te distanciar da verdadeira felicidade.

        E eu espero que outros tirem o máximo proveito possível!

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Desde que o mundo é mundo o homem busca, por meio das previsões, antecipar-se…

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
Para quando chegar a tristeza - 117ª Assistência Espiritual Joanna de Angelis assista pelo youtube… https://t.co/oziQlVDsVo
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet
Rogério Barbosa agora é amigo de Mallu Consas e Decio Ney Rocha Naves
13 horas atrás
Feeak Minas adicionou uma discussão ao grupo Artigos Espíritas
Miniatura

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa. Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à reputação, análises mentirosas de situações respeitáveis e escândalos do ridículo.…Ver mais...
15 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Bom dia, hoje as 8h teremos: Aquele que guarda os meus mandamentos é o que me ama! - Evangelho na Rede com Yasmim M… https://t.co/RDYmN0fJKm
Twitter16 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfilANGELAMARIA DE LOURDES FREIRE, Mauro Agenor Dal Belo, Darney Gonçalves Teixeira e mais 8 pessoas entraram em RAE
17 horas atrás
Sala de Estudos Chico Xavier compartilhou o vídeo deles em Facebook
ontem
Ícone do perfil via Twitter
Serve e Confia - Fernando Flores assista pelo youtube https://t.co/mFW9B1O5xb https://t.co/0AOGkKaNjw
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Renovar é preciso - Tatto Savi assista pelo youtube https://t.co/kN8ZC2R4HL https://t.co/0bT23P5s7K
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
As mil faces da espiritualidade - Sergio Huallas assista pelo youtube https://t.co/9LsaVCIRF0 https://t.co/1PSdC0uMhW
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Caridade e Saúde" - Otávio Tobias Otávio Tobias Soares Mandra assista pelo youtube https://t.co/D00clfojtQ https://t.co/JLoZY8wVdM
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Espíritos e as homenagens póstumas - Qs 323 a 325a Livro dos Espíritos - Carlos Alberto Braga assista pelo youtube… https://t.co/Ic82cV4wdE
Twitterontem · Responder · Retweet
Maria Fernanda Franco A.Pessanha curtiram a discussão Coleção Emmanuel - Livros para download de Amigo Espírita
ontem
Ícone do perfil via Twitter
Hoje o apresentador Américo Nunes entrevista José Antonio da Cruz ao vivo às 17h30 horário de Brasília. 👉 Acesse:… https://t.co/W0r9JVXPUP
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O Evangelho Segundo o Espiritismo 3a parte - Evangelho na Rede com Elisabete Azevedo assista no youtube… https://t.co/Vo1mR48xzz
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Gratidão e ingratidão nos laços de família - Raffaela Morais assista no youtube https://t.co/MjgbDZRXrp https://t.co/UB2ABnYWLW
Twitterquinta-feira · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Gratidão e ingratidão nos laços de família - Raffaela Morais assista no youtube https://t.co/MjgbDZRXrp https://t.co/nRhJJiIhqi
Twitterquinta-feira · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Gratidão e ingratidão nos laços de família - Raffaela Morais assista no youtube https://t.co/MjgbDZRXrp https://t.co/AFugrmq6PW
Twitterquinta-feira · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Gratidão e ingratidão nos laços de família - Raffaela Morais assista no youtube https://t.co/MjgbDZRXrp https://t.co/B87f28tUpi
Twitterquinta-feira · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Gratidão e ingratidão nos laços de família - Raffaela Morais assista no youtube https://t.co/MjgbDZRXrp https://t.co/93JCc2sd3u
Twitterquinta-feira · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Gratidão e ingratidão nos laços de família - Raffaela Morais assista no youtube https://t.co/MjgbDZRXrp https://t.co/10XVo1KXYa
Twitterquinta-feira · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço