REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

 

1. O que é Deus?

— Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas(1)

2. O que devemos entender por infinito?

— Aquilo que não tem começo nem fim; o desconhecido; todo o desconhecido é infinito(2).

3. Poderíamos dizer que Deus é o infinito?

— Definição incompleta. Pobreza da linguagem dos homens, insuficiente para definir as coisas que estão além de suas inteligência.

comentário de Kardec: Deus é infinito nas suas perfeições, mas o finito é uma abstração; dizer que Deus é o infinito é tomar o atributo de uma coisa por ela mesma, definir uma coisa ainda não conhecida, por outra que também não o é.

Pergunto:

Pela lógica podemos deduzir que o infinito não existe?O Universo teve começo e terá um fim?A única coisa infinita seria Deus? Mas os espíritos também não seriam infinitos?Fica aberta a discussão aos irmãos.

Exibições: 876

Responder esta

Respostas a este tópico

  Creio que embora uma abstração o infinito existe. É relativo pex no infinito do Universo, na criação de Deus que tambem é infinita.Creio que tudo sepmpre existiu, ou teve um começo muito remoto. O Universo tera um Fim mas não pé o que a maioria pensa é um fim na tgrilha das evoluções dos mundos. Como o LE afirma Deus é infinito em suas perfeições a afirmação citada é muito limitada para Deus. Os espíritos estão tambem submetidos á Lei de evolução e o nosso conhecimento é muito pequeno para imaginarmos o seu principio e o seu fim

Quando nos tornarmos puros de coração termos muitas respostas, até lá o pouco nos basta. Muita paz de Jesus!

O Deus bíblico que realiza milagres e fatos sobrenaturais não existe, o Deus bíblico é uma criação humana.Deus é Espírito, Ele não têm forma material e nem corporal, Deus é Luz ou Grande Foco de Luz, Ele estabeleceu Leis perfeitas, naturais, eternas e imutáveis, e essas Leis regulam tudo no Universo material e espiritual, tudo é Perfeição e Sabedoria na Obra do Grande Foco o Criador incriado. Não existem milagres e nem o sobrenatural, tudo é explicado de forma Racional e Científica pelas Leis do Criador, temos que ter uma fé racional sem superstições e crendices. O Deus bíblico tem as paixões humanas, como, a ira, a cólera, manda exterminar povos estrangeiros, pede sacrifícios de animais,como pode o Criador do Universo sentir cólera e ira, manda exterminar povos estrangeiros, mulheres e crianças, isso mostra que foi o homem que criou o Deus bíblico dentro da sua forma de pensar e sentir.Qualquer sentimento negativo não pode representar o Criador incriado. Basta analisar o velho testamento, no qual vamos encontrar um Deus que sente ódio e ira, o senhor dos exércitos que gosta de guerras. Temos que ter uma visão mais Racional e espiritualista sobre o Criador, como disse o Mestre Allan Kardec, a fé têm que ser Raciocinada e não cega.

 

 

  A Fé Racional

 1)Deus é a Inteligência Suprema causa primaria de todas as coisas.

Essa Inteligência Suprema não tem forma material e nem corporal, como disse o Mestre Jesus, Deus é ESPÍRITO, portanto, a Natureza de Deus é espiritual, podemos dizer que Deus é Luz.

A Luz Universal ou o Grande Foco de Luz.

Esse Grande Foco estabeleceu Leis naturais, eternas e imutáveis, e essas leis regulam tudo no Universo material e espiritual, tudo é Perfeição, Sabedoria, Harmonia e Evolução na Obra de Deus ou Grande Foco de Luz.

Para chegarmos ate Deus só existe um Caminho que é o Aprimoramento Moral e Intelectual, temos que trilhar o Caminho do Bem, das Virtudes, do Amor, da Justiça e da Ciência. A nossa fé tem que ser raciocinada para evitarmos as fantasias e o misticismo, temos que chegar ate Deus é pela Virtude e pela Ciência (elevação moral e intelectual), o Deus bíblico é uma criação humana, o Deus que sente ira, cólera, raiva, manda exterminar povos estrangeiros, pede sacrifícios de animais, vemos que é um Deus que reflete as imperfeições morais do ser humano. Deus criou o homem e o homem criou vários Deuses dentro do seu entendimento moral.

Uma outra questão importante são os milagres, Deus não faz milagres e nem realiza fatos sobrenaturais, todos os fenômenos espirituais e físicos que observamos no Universo são fenômenos Naturais regulados por Leis naturais e imutáveis, é a falta de conhecimento dessas Leis que criou a idéia mística do milagre e do sobrenatural.

O Deus bíblico é uma mentira.

A  salvação divina e a condenação eterna é outro erro, Deus não salva ninguém, cada Espirito vai se auto salvar ou se auto punir conforme as suas Obras Morais(pensamentos, sentimentos e atitudes).

Jesus também não salva ninguém, o que existe é a EVOLUÇÃO do Espirito humano através de múltiplas reencarnações, podemos dizer que o Espirito promove a sua Evolução ou sua desgraça moral, conforme o uso do livre arbítrio.

Nós somos punidos pelas nossas próprias imperfeições morais e nós somos recompensados pelas nossas próprias Virtudes e elevação moral.

O perdão divino para nossos erros e faltas, também não existe, é o próprio Espirito faltoso que tem que resgatar seus erros e faltas em futuras reencarnações, Deus não perdoa, por que, Ele não se ofende com os nossos erros, vícios, crimes e faltas, é o próprio espírito faltoso que vai se auto prejudicar gerando para si mesmo sofrimentos morais e matérias, nó somos punidos naquilo que pecamos ( somos punidos pelos nossos pecados ).

 

2)As Graças divinas.

As graças divinas são os favores de Deus, pela Lei de Causas e efeitos, cada Espirito vai colher o que plantou, a cada um segundo as suas Obras. Deus não concede favores e nem privilégios para nenhum espírito, as leis do Criador são IGUAIS para todos os espíritos, não existe espíritos privilegiados, cada Espirito evolui pelo seu próprio esforço pessoal através de varias reencarnações.

Deus criou todos os Espiritos iguais, simples e ignorantes, sem Conhecimentos e sem Virtudes e todos evoluem pelas reencarnações sucessivas ate se tornarem Espiritos Superiores e Puros.

Portanto, os Espiritos Superiores de hoje já foram no passado espíritos simples e ignorantes e eles evoluíram como os outros espíritos sem privilégios e sem favores, evoluíram pelo seu próprio esforço pessoal e sua luta.

O Mestre Jesus o Mestre Buda já foram espíritos simples e ignorantes de evolução primaria, ou seja, eles já foram espíritos inferiores e atrasados e eles já cometeram seus erros e faltas no processo natural da Evolução espiritual.

Nenhum espírito é criado puro e superior, todos são criados IGUAIS simples e ignorantes, sem Ciência e sem Virtudes, todos percorrem a mesma estrada evolutiva, Deus é Justo e Imparcial e suas Leis são iguais para todos os espíritos.

Jesus não foi criado perfeito e puro ele foi criado como os outros espíritos simples e ignorantes, Jesus já foi um espírito imperfeito e atrasado,  e ele foi evoluindo através de muitas reencarnações, ate se tornar um Espirito altamente Puro e Superior.

Partimos da impureza para a pureza.

Uma outra questão, o Mestre Jesus não é o único espírito puro do Universo existe outros Espiritos Puros na Obra Universal, temos que ter uma fé Racional para analisarmos essas questões, muitos espíritas tentam divinizar Jesus como o único espírito puro do Universo.

 

 


Esta resposta você somente encontrará nas obras de Ubaldi principalmente "Deus e Universo" e o "Sistema". Mas posso te adiantar que este universo em que vivemos é finito e o infinito existe e podemos chamá-lo de o "Todo". No centro deste "Todo" está Deus. A irradiação desse centro é infinita e compreende o "Todo", chamado de substância Divina. O nosso universo está dentro desse "Todo". Nosso universo é relativo e é uma pequena parte desse "Todo" do qual originamos. Nesse relativismo não podemos compreender o absoluto que é o original. Chegará o tempo que este universo relativista será reabsorvido pelo "Todo" se reintegrando no absoluto chegando assim ao seu fim.

"Deus é a inteligência..." - A única inteligência observada no universo até esse momento é a inteligência do homem. Então, deus é o homem. Mas você define inteligência suprema. O que seria inteligência suprema? A inteligência do homem mais inteligente dessa raça? Acho isso difícil de definir. 

Mas o mais importante, de onde vem essa definição de que Deus é a inteligência suprema e causa de todas as coisas?

Que isso Marcos Vieira dos Santos?!!! :  "A única inteligência observada no universo até esse momento é a inteligência do homem." De onde você tirou isso?!!

 O homem é capaz de criar uma célula a partir de seus próprios recursos?!! O homem é capaz de criar um planeta através da sua inteligência? Quem foi que definiu a exata distância da Terra em relação ao Sol? Sinceramente, não estou te entendendo fazendo esta pergunta num fórum espírita.

Leia o Capítulo "Deus" do livro "A gênese segundo o espiritismo" que você vai saber de onde "vem essa definição".

O homem não é capaz ce criar-se a si mesmo. Deus é? De onde você tirou isso?

"A unica inteligência obsevada até hoje é a do homem" - tirei isso da observação. Primeiro, o que é inteligência? A estrutura complexa de uma célula? Não! Isso é a natureza. Um planeta com tudo que tem nele? Não, isso é a natureza. O universo com suas galáxias e objetos celestes? Não, querido, isso é a natureza! Um avião com trezentas toneladas saindo do chão. Sim, isso é inteligência! Um computador capaz de realizar trilhões de cálculos em segundos? Sim, isso é inteligência! A comunicação de uma idéia através de traços numa tábua de argila? Sim, isso é inteligência!

O erro clássico é atribuir inteligência à natureza! Esse erro é cometido por quem não quer admitir um deus como o cristão, com suas intromissões incoerentes na vida humana e fazem o crente mais inteligente passar vergonha. É uma tentativa de manter um Deus criador dos céus e da terra mesmo que diferente da bíblia dos evangélicos...ou católicos.

Mas se não existe o Deus clássico, da bíblia, porque tem que haver outro? Ou, porque tem que haver um deus para explicar coisas que nos transcede no tempo?

E porque devo ler( já li, na verdade ) o livro "A gênese segundo o espiritismo"? Porque ele é melhor do que a bíblia, se alan Kardec o escreveu segundo a bíblia? E de onde Alan Kardec tirou todas aquelas idéias? Me parece que do mesmo lugar que moisés tirou os dez mandamentos e Maomé o alcorão e os mórmons seu livro sagrado!

Mas só estou comentando no seu tópico porque você o chamou de fé racional! Não entendi onde está a razão!

  Ah, sim. Entendi. Quer dizer que a estrutura complexa de uma célula, e não a célula em si mesma  não demonstra inteligência somente porque foi a natureza que a criou?! Quer dizer que quando a natureza nos dá mostra de inteligência na arquitetura dos seus modelos, essa mesma arquitetura não é inteligente porque é simplesmente a natureza? 

Pergunta que não quer calar: Quem criou a Natureza?!!!

  Se você não é espírita, não faça comentários num fórum espírita, pois que não chegaremos a um consenso uma vez que partimos de pontos de vistas diferentes. Se você não acredita em Deus, fique feliz com isso no seu canto, porque no meio espírita Deus é o início, então, não adiantar argumentar, pois que apenas perderemos tempo. Mas foi bom você se revelar, na sua posição cética e ateia, pois que daqui pra frente não mais vou comentar os seus argumentos.

Aliás, para discutidores do seu tipo realmente não é bom ler a "Gênese Segundo o Espiritismo" pois vai faltar base doutrinária. Se você é tão inteligente e quer questionar Deus na pura lógica, ou na sua "própria e grande" lógica, leia "Deus e Universo" de Pietro Ubaldi e também "O sistema" que, com certeza, te darão um visão ampla de porque não conseguimos, ainda enxergar Deus.

Deus e Universo - Eu li esse livro. O que tem de especial ou diferente nele? Esse livro não diz nada com nada! Um monte de frases mal colocadas e costuadas quase sem um propósito. Aliás, a única coisa que salta aos olhoes nesse livro é o interesse em ser "oculto". Não se depreende um razão dele!

Você mencionou esse livro por causa da 'pura lógica'? Oh! Senhor! não estamos falando da mesma lógica, então!

Por lógica entendo um modelo de pensamento que separa dois enunciados verificáveis como falso ou verdadeiro em de uma conclusão necessariamente falsa ou verdadeira! Duas premissas que se verdadeira produzem uma conclusão verdadeira.

Se o senhor entendeu isso como sendo o que chamamos de lógica, então aplique aos enunciados dos livros que o senhor citou. Veja um exemplo:

"É um fato que, sem egocentrismo, desde os sistemas planetários aos organismos celulares e sociais, não se mantém compacta nenhuma unidade."


Isso é um enunciado que pode ser usado como premissa. Juntamente com outras premissas constituirão uma conclusão. É um "fato" que a falta de egocentrismo impede que unidades continuem compactas. Quê?

Somente um cara com pneumonia mesmo para escrever uma maluquice dessas. E esse livro que os senhores recomendam como pureza lógica?


Muito bem Marcos Vieira dos Santos. Já que você é tão superior a todos, já que a sua lógica supera a de Karde e a de Ubaldi e outros mais, vamos partir de alguém que você não superou ainda. Você mesmo. 

Primeiramente, vimos no seu perfil  que você não é espírita, no entanto, está aqui, discutindo num fórum espírita onde todos partem de princípios exarados no corpo doutrinário, que você despreza, tentando impor princípios contrários.

Mas, já que você é num neófito no campo doutrinário e nos quer fazer pensar que somos todos idiotas, pois que não temos qualquer lógica na sua visão, então nos abasteça com a sua lógica superior, pois pelo que você diz, a nossa é inferior a tua e talvez nem exista.

Portanto, estamos discutindo o quê exatamente? A Existência de Deus? Se for isso, então vamos começar do início, ou se o início não é o começo então nos ensine, já que a sua lógica é superior à nossa. 

Comecemos pelo princípio: todo efeito possui uma causa, e, consequentemente, todo efeito inteligente possui uma causa inteligente. O que devemos pensar sobre este raciocínio senhor da lógica? Ele é verdadeiro ou  falso?. O que devemos pensar? Exponha aqui a tua superior e lógica sabedoria, uma vez que Kardec, Ubaldi, Emmannuel, André Luiz não serve para ser comparado à tua inteligência. Diga-nos. Ensina-nos tua lógica, mestre da razão.

Sou um simples ignorante fascinado pelas coisas que as pessoas dizem, tentando provocá-las a dizer mais do que elas normalmente dizem ou, talvez, no fundo eu apenas gostaria que todas essas coisas fossem verdadeiras.

Sou ateu, apenas por definição dos teístas, pois que não me importam essas designações. 

Eu não tenho a verdade. Apenas adotei um método para tentar entender o mundo. Método esse que os espíritas tentam usar para fazer alegações maravilhosas com a eternidade da vida. Esse método é a ciência. Mas também não sou um cientista no sentido lato da palavra. E nem quero influenciar ninguem sobre suas crenças, embora eu sei que alguns se abalam ou se ofendem. Aos que se ofendem minha gargalhada, já que não posso ser responsável pelo que as pessoas fazem a si mesmas. Aos que se influenciarem e sentirem algum transtorno, meu conselho, procure ajuda de profissionais.

E eu não vou entrar nessas discussões que o senhor propõe porque não fazem parte da minha busca. Nem da sua, pelo que percebo. Acho que a pergunta mais importante é: porque estou em uma comunidade espírita?

Eu acho fascinante a alegação espiritual de que o homem é preenchido por um corpo/matéria/substância, seja lá o que for, chamada espírito que não pertence a este mundo/universo. E as demais ideias decorrentes disso como reencarnação, viajem entre planetas, tempo, etc...

Se isso for verdade, abre um interessante campo na percepção humana sobre esse universo e o outro que provavelmente existe... Ou esse espírito tão somente habita essa realidade mas num nível que não temos percepção.

Minha busca é por uma razão que me mostre que isso é verdade e não alegações de fé de pessoas das quais não se pode falar nada porque já não estão vivas ou porque sejam consideradas melhores que as outras.

Kardec, Ubaldi, Emanuel e tantos outros podem até ter seu valor humano mas dizem coisas que não se sustentam se não pela fé. E a sustentação pela fé não vale. Basta ler seus livros com espírito crítico para perceber que suas idéias não são consistentes.

Veja que sou honesto ao colocar essas questões nessa comunidade, sem desrespeitar as pessoas. Embora no meu perfil no google+ ( marco santo ) eu seja agressivo( mas aquilo é mais um personagem que já começa me enojar...), não estou aqui para agredir e sim para aumentar meus conhecimentos, se possível, claro!

Paz para todos.

Responder à discussão

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Diovani Souza curtiu o vídeo de The Spiritist Psychological Soci
1 hora atrás
Diovani Souza comentou a postagem no blog Eu não sou mais espírita! “Ex-espírita” será imaginável? de Carlus Martel
1 hora atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Centros vitais – (Chacras)" : https://t.co/tPqmE21Wn4 https://t.co/MANDE71Hnf
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/gpOUJPjTfZ "No Mundo Maior" - Cap 9 - "Mediunidade" (Mauro Guimarães)
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
The Spiritist Psychological Soci postou um vídeo

Estudo do Livro: "Os Mensageiros" - Cap.12 - A Palavra de Monteiro

Estudo do Livro: "Os Mensageiros" - Cap.12- A Palavra de Monteiro The Spiritist Psychological Society www.spiritistps.org
4 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um vídeo

“Das Dores da Alma ao Amor que Ilumina”, com Cristiano Abreu Paiva

“Das Dores da Alma ao Amor que Ilumina”, este foi o tema da palestra do pesquisador e orador Cristiano Abreu Paiva de Castelo-ES, no domingo 19 de novembro de 2017, de 09 às 10h. da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Cristiano é…
4 horas atrás
ROBERTO JOSÉ DAMASCENO postou um vídeo

VÁLMIA FERRARI - " OS SONHOS DE LIBERDADE " - 19/11/2017 - Irmão Tomé - Vitória/ES

Palestra de VÁLMIA FERRARI, em 19/11/2017, na Sociedade de Estudos Espíritas Irmão Tomé. em Vitória/ES.
4 horas atrás
maria Frazão e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
4 horas atrás
Alana Aloha PAz PAdilha curtiu a postagem no blog A FÉ, MÃE DA ESPERANÇA E DA CARIDADE de Fábio Pezzim Guimarães
4 horas atrás
Alana Aloha PAz PAdilha curtiu a postagem no blog A FÉ, MÃE DA ESPERANÇA E DA CARIDADE de Fábio Pezzim Guimarães
4 horas atrás
luizclaudio pereira mendonça curtiram a página Canal 7 de Amigo Espírita
4 horas atrás
luizclaudio pereira mendonça compartilhou a página de Amigo Espírita em Facebook
4 horas atrás
Luiz Mitchel curtiu a postagem no blog VISITAS ENTRE ENCARNADOS DURANTE O SONO FÍSICO! de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
4 horas atrás
Ícone do perfilLuiz Mitchel, Herbert Araújo, isabel e mais 7 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
4 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
CONESC 2017 - Painel 2: Mesa-redonda com os expositores Gerardo Campana e Sandra Borba: https://t.co/kkqQV5Epnb via @YouTube
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/6e5qOvFXcP
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Virgilio Augusto Esteves curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
7 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/585yFPRZtR
Twitter8 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
CONESC 2017 - Painel 1 - Mesa-redonda com os expositores Gerardo Campana e Sandra Borba: https://t.co/slALjD8CDp via @YouTube
Twitter9 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço