EXISTE REALMENTE DESTINO?

Estimados e amoráveis Irmãos, um pensamento sobre forma de dúvidas que, em meu íntimo, não quer calar: existe ou não existe o Destino? Pois afirmamos com letras maiúsculas que as coisas não ocorrem por acaso. Se tudo está determinado, onde ficaria meu livre arbítrio e a decisão para mudar as coisas e processar a evolução, por exemplo:

Nessas mortes coletivas, como esse acidente do avião onde estava a comitiva Chapecoense, p.e., tsunamis, enchentes, destruição em massa como no Haiti.... etc.,

Nesses casos todos, estavam adredemente planejado para tudo isso ocorrer e as pessoas que foram “vítimas”, como a espiritualidade as reuniram para que aquele evento se processasse com as mesmas. E como ficam aquelas pessoas que estavam para viajar, para participarem de um dado evento onde a ocorrência de morte em massa se processou, por alguma razão desistiu ou ficou impossibilitada na hora? A espiritualidade superior teve alguma dificuldade em reuni-las para aquele fenômeno da morte coletiva?

Fazemos as seguintes considerações: Kardec diz que é para o melhoramento das pessoas e promover a evolução espiritual, bem como sensibilizar os encarnados para a prática do amor;

Leon Denis fala, sobretudo em um complemento de existências, de alguma forma, suprimidas em encarnações anteriores;

Emmanuel diz muito a respeito dessas mortes coletivas, são espíritos comprometidos em vidas transatas e que, de certa forma, com provas similares ou iguais a serem resgatadas, vêm na presente reencarnação e sofrem esses reveses cármicos adredemente planejados na vida espiritual.

Relativamente à questão 851 está ali bem consignada à existência de um destino, vamos dizer assim, quanto ao nascimento e morte, contudo podemos utilizar o livre arbítrio e alterá-lo. Sabemos também que por forças morais, podemos alterar uma prova previamente traçada, etc.

Algumas pessoas não espíritas, inclusive nos criticam por esse destino tão propalado e que dá-nos uma comodidade tal que e como somos sabedores que tudo deve acontecer dessa ou daquela forma, então por que vou fazer diferente para mudar uma situação que está determinada?  Gera, com isso, comodismo e inação do ser humano.... etc. Dizem mais, que é uma doutrina do sofrimento.

Outra: nem “bala perdida” existe em nossa doutrina, aquela pessoa estava passando ou estava no lugar certo, no momento exato e deveria morrer daquela forma. Ora, se a pessoa que deu o tiro em função de uma briga, por exemplo, deveria ser "punida" com uma punição mais branda porquanto a mesma ajudou aquela outra a cumprir seu destino?                                      

Sua participação é muito importante, mesmo que falando sobre algum item acima, pois com isso, irá contribuir com várias pessoas.

Bjs em vosso coração!!!

Décio

Exibições: 3186

Responder esta

Respostas a este tópico

Talvez eu tenha me expressado mal e, por isso, o amigo não entendeu minha pergunta: "se somos todos criados perfeitamente iguais, porq, como vc disse, uns fazem bom "uso" do ego e outros dele fazem mau "uso"?" Aliás, o q vc disse está equivocado, pois do ego absolutamente ninguém pode fazer nem bom uso, nem mau uso, pois que nenhum comando temos sobre ele; é ele q nos comanda e não nós a ele. Se acertamos, é o ego que nos faz acertar, se erramos é o ego que nos faz errar; e aí temos um problema, uma questão a desvendar: se é o ego q nos comanda e é devido ao ego q erramos, como se pode dizer q somos nós q erramos e q somos penalizados devido aos erros q cometemos?!

O ego só nos comanda quando permitimos.

Meu amigo Marco, estamos, vc e eu, como soldadinhos disciplinados, "marcando passo" sem sair do mesmo lugar. Todas as suas respostas são semelhantes pois suscitam a mesma pergunta para a qual não obtemos resposta, nem da doutrina, nem de vc, nem dos outros q a estudam (e eu a estudo desde várias décadas atrás): "porq somos desiguais, pq agimos tão desigualmente, se todos somos criados perfeitamente iguais?"                                     

Vejamos o caso de sua última resposta que diz "o ego só nos comanda quando permitimos"; e sendo assim, aqui cabe esta outra questão: "sendo que é o ego que nos faz acertar e/ou errar, porq permitimos q ele nos faça errar, se errar, conforme ensina a doutrina, nos fará sofrer muitas vezes desesperadamente, insuportavelmente?!!!

Pela nossa vontade.

Meu amigo, novamente ficamos marcando passo sem sair do mesmo lugar; infelizmente, para todas as suas tentativas de esclarecer a dúvida q apresento, e que a DE, nem os que a estudam a esclarecem, de porq, se somos criados perfeitamente iguais, agimos de modo tão desigual, vc tb nada consegue esclarecer; essa sua última resposta provoca a repetição do mesmo comentário e da mesma pergunta que muitos fazem: "se somos criados iguais, porq nossas vontades serão desiguais?". E a resposta é tão simples, embora não seja admitida pela doutrina; por isso evito de colocá-la aqui.

Todos  nos procuramos ser uns quebra tacos pela razao de conquistaremos aquilo que nao nos pertence mas sim aquele que e o nosso Pastor i sabe qual i como sao suas ovelvelhas   nunca nosso Pai nos da uma pedra em vez de um  pao conquistemos nossa amizade como irmaos que somos i pertencentes au mesmo rebanho nem mais nem menos que seresmos a tal obra do nosso destino  mas e esse nosso livre abitrio para o bem fazer caso contrario esta tracado o destino que ficamos pertencentes au mesmo patamar abc

O ego é a resposta.

Olá, amigo Josué Oliveira, vc, nessa sua última msg/resp, tocou num tema da doutrina, no livre-arbítrio, q é extremamente difícil de entender, pois porq fazemos escolhas erradas, incorretas, se podemos, já que temos livre-arbítrio, sempre fazer todas as escolhas acertadas, corretas???

O ego é a resposta.

Já vimos q não é. Com as respostas que vc tem dado às minhas perguntas, posso perceber que vc tem a mesma dificuldade de entender a doutrina, que eu tenho, embora vc afirme que poderá entendê-la mesmo que não concorde com os ensinamentos q ela traz!!!!

Nada mudou. O ego continua sendo a resposta.

A muito não respondo por aqui. Todos nascemos iguais em ignorâncias, mas diferentes em nossa essência que poderia chamar "personalidade, pois em tudo existe a diferença, da luz, das cores, do tamanho, o universo por si só explica isso, o "tempo" de nossa criação não é igual para nenhum de nós, depois vamos nos modelando conforme o principio inteligente mais aprende na matéria. A vida física hoje ainda é um leve suspiro do tempo de nossa saída dos animais irracionais que fomos de outrora, necessitamos muito ainda para compreender a própria animalidade, cabe a vontade de cada espírito olhar para suas ações, pois ele tem este discernimento mesmo que rudimentar. Ele vai por pura escolha, acertando e errando dentro do principio deste mundo, mas não fora da lei divina, a lei divina está dentro de cada espírito que o faz repensar sobre suas escolhas.

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds

Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Últimas atividades

Ori Pombal Franco curtiram a discussão Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
1 hora atrás
Ícone do perfil via Twitter
Estudo 8 - Cap. 6 Cristianismo ( parte 4) - Vinicius Lara - Livro Depois da Morte / Léon Denis assista pelo youtub… https://t.co/iHhXjJSI5K
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Diovani Souza curtiu a postagem no blog O OFENDIDO - pelo espírito Emmanuel de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
Diovani Souza curtiu a postagem no blog PERANTE OS PROBLEMAS DO LAR - (Bezerra de Menezes) de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
Diovani Souza curtiu a postagem no blog O Hábito de Rotular Pessoas de PATRIZIA GARDONA
2 horas atrás
"A Revelação Espírita" : https://t.co/U5UegSJ5tZ
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
Entre a Terra e o Céu #28 - "Cap 32 - Recapitulação" - Mauro M Guimarães assista no youtube… https://t.co/xmMj8NQ5Go
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Jeferson Fraga curtiram a discussão Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
3 horas atrás
Carlos Pointier curtiram a discussão Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
3 horas atrás
HEWERTON FERNANDES curtiram a discussão Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
6 horas atrás
Miguel Damato Neto curtiram o evento 5º Encontro Espírita de Inverno de Poços de Caldas de Amigo Espírita
7 horas atrás
ELIAZAR TIAGO SANTOS curtiram o evento Espiritismo e Evangelho de Amigo Espírita
7 horas atrás
Ícone do perfilAngela Nardelli, valdir souza, Jeferson Fraga e mais 2 pessoas entraram em RAE
7 horas atrás
Feeak Minas curtiram a discussão Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
7 horas atrás
"Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)": https://t.co/qXgqYYo67X
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Amigo Espírita adicionou uma discussão ao grupo Artigos Espíritas
Miniatura

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crisePor Jane Maiolo Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis que o mundo vai atrás dele.  ¹ As anotações contidas no capítulo 12 do versículo 19 do Evangelho de João nos traz o diálogo dos fariseus sobre a infrutífera armadilha de prender Jesus, que dias antes houvera ressuscitado Lázaro, o amigo de Betânia.…Ver mais...
7 horas atrás
"O OFENDIDO - pelo espírito Emmanuel" : https://t.co/ULZbhkMu0P
Twitter8 horas atrás · Responder · Retweet
PROJETO PARA AJUDAR A REDE AMIGO ESPÍRITA: Saiba mais: https://t.co/KCYLRbXOf1 Apoie o livro em sua PRÉ-VENDA "Car… https://t.co/Uw83kFpDlW
Twitter9 horas atrás · Responder · Retweet
"PERANTE OS PROBLEMAS DO LAR - (Bezerra de Menezes)" : https://t.co/kTGULqJa62
Twitter9 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço