EXISTE REALMENTE DESTINO?

Estimados e amoráveis Irmãos, um pensamento sobre forma de dúvidas que, em meu íntimo, não quer calar: existe ou não existe o Destino? Pois afirmamos com letras maiúsculas que as coisas não ocorrem por acaso. Se tudo está determinado, onde ficaria meu livre arbítrio e a decisão para mudar as coisas e processar a evolução, por exemplo:

Nessas mortes coletivas, como esse acidente do avião onde estava a comitiva Chapecoense, p.e., tsunamis, enchentes, destruição em massa como no Haiti.... etc.,

Nesses casos todos, estavam adredemente planejado para tudo isso ocorrer e as pessoas que foram “vítimas”, como a espiritualidade as reuniram para que aquele evento se processasse com as mesmas. E como ficam aquelas pessoas que estavam para viajar, para participarem de um dado evento onde a ocorrência de morte em massa se processou, por alguma razão desistiu ou ficou impossibilitada na hora? A espiritualidade superior teve alguma dificuldade em reuni-las para aquele fenômeno da morte coletiva?

 Fazemos as seguintes considerações: Kardec diz que é para o melhoramento das pessoas e promover a evolução espiritual, bem como sensibilizar os encarnados para a prática do amor;

Leon Denis fala, sobretudo em um complemento de existências, de alguma forma, suprimidas em encarnações anteriores;

Emmanuel diz muito a respeito dessas mortes coletivas, são espíritos comprometidos em vidas transatas e que, de certa forma, com provas similares ou iguais a serem resgatadas, vêm na presente reencarnação e sofrem esses reveses cármicos adredemente planejados na vida espiritual.

Relativamente à questão 851 está ali bem consignada à existência de um destino, vamos dizer assim, quanto ao nascimento e morte, contudo podemos utilizar o livre arbítrio e alterá-lo. Sabemos também que por forças morais, podemos alterar uma prova previamente traçada, etc.

Algumas pessoas não espíritas, inclusive nos criticam por esse destino tão propalado e que dá-nos uma comodidade tal que e como somos sabedores que tudo deve acontecer dessa ou daquela forma, então por que vou fazer diferente para mudar uma situação que está determinada?  Gera, com isso, comodismo e inação do ser humano.... etc. Dizem mais, que é uma doutrina do sofrimento.

Outra: nem “bala perdida” existe em nossa doutrina, aquela pessoa estava passando ou estava no lugar certo, no momento exato e deveria morrer daquela forma. Ora, se a pessoa que deu o tiro em função de uma briga, por exemplo, deveria ser "punida" com uma punição mais branda porquanto a mesma ajudou aquela outra a cumprir seu destino?                                      


Sua participação é muito importante, mesmo que falando sobre algum item acima, pois com isso, irá contribuir com várias pessoas.

Bjs em vosso coração!!!

 

Décio

 

 

           

 

           

 

 

Exibições: 3074

Responder esta

Respostas a este tópico

Já estamos repetindo isso; o ego não é a resposta pois, se no princípio somos todos iguais, porq serão desiguais os egos?

Marco Túlio Ferreira Silva disse:

Nada mudou. O ego continua sendo a resposta.

Paulo Roberto Gomes, como entender q, mesmo estando a lei divina dentro de cada um de nós, tantos agem como se dentro deles estivesse a lei do mal?

PAULO ROBERTO GOMES disse:

A muito não respondo por aqui. Todos nascemos iguais em ignorâncias, mas diferentes em nossa essência que poderia chamar "personalidade, pois em tudo existe a diferença, da luz, das cores, do tamanho, o universo por si só explica isso, o "tempo" de nossa criação não é igual para nenhum de nós, depois vamos nos modelando conforme o principio inteligente mais aprende na matéria. A vida física hoje ainda é um leve suspiro do tempo de nossa saída dos animais irracionais que fomos de outrora, necessitamos muito ainda para compreender a própria animalidade, cabe a vontade de cada espírito olhar para suas ações, pois ele tem este discernimento mesmo que rudimentar. Ele vai por pura escolha, acertando e errando dentro do principio deste mundo, mas não fora da lei divina, a lei divina está dentro de cada espírito que o faz repensar sobre suas escolhas.

Paulo 

   Não se preocupe com a pergunta do Luis. Ele só quer te confundir e colocar a culpa dos nossos males em Deus, que ele odeia.

Novamente, o amigo Marco Túlio se engana; não quero confundir ninguém, pois meu desejo é q todos conheçam a verdade. E devido a me esforçar para tentar concretizar esse desejo, pelo qual trabalho há mais de 4 ou 5 décadas, muitos já me agradeceram, pois q perceberam se estavam ou não trilhando o caminho q pode levar ao conhecimento da verdade a que o Mestre chamou de libertadora.

Luis! O profeta da verdade. Alguém quer conhecer a verdade?! Pergunte ao Luis, pois ele é o portador.

Peço aos amigos, em particular ao amigo Marco Túlio, q se encontrarem, apontem ou citem uma ÚNICA palavra, frase ou conceito que eu tenha colocado aqui, q não seja a verdade.

Marco Túlio Ferreira Silva disse:

Luis! O profeta da verdade. Alguém quer conhecer a verdade?! Pergunte ao Luis, pois ele é o portador.

Todos agem diferente porque é a liberdade do caminhar dado na criação dos espíritos, se fosse a personalidade igual para todos, todos seriam exatamente iguais em tudo, mas não são. Cada estrela, cada planeta é completamente diferente do outro porque todos tem um caminhar individual, o mal hoje conhecido não pode ser avaliado de outro modo como mal, porque o conhecimento adquirido ainda é insuficiente para explicar. A própria física de hoje ainda não alcançou conhecimento suficiente para explicar que ela é criada de algo que a matéria ainda não tem condições de explicar. Hoje o que os espíritos num corpo de carne tem dúvida sobre o bem e o mal, que nada mais é que pura falta de recursos para compreender, ficando para o caminhar do futuro as respostas de suas dúvidas. Todos nascemos iguais mas somente na ignorância, mas diferentes em nossa essência.

Luis! O profeta da verdade! Ensina-nos mais verdades.

"É realmente complexo e nos remete a uma reflexão que demanda muito estudo o que aqui acrescentamos: Será que uma pessoa que entra armada no cinema e mata 05 a 09 pessoas, aquilo estava determinado? E se estava, vamos exaltar o assassino por essa ação benemérita no sentido de cumprir os destinos dessas 09 pessoas? Ou por outra.....

Eu joguei uma bomba ou mesmo as duas bombas atômicas jogadas pelos EUA, isso estava determinado? E as pessoas que ali estavam, como ficam?" Decio

Esse é mais um tema instigante e  "dá pano pra manga", amigos...Gosto de pensar que Deus opera maravilhosamente bem em tudo o que acontece conosco. No caso de uma pessoa disparar um tiro e acertar quem era alvo ou quem não o era, é,certamente a constatação da existência do livre-arbítrio do atirador. Do ponto de vista da vítima.. Esta precisaria passar por algo impactante para valorizar sabe-se lá o quê....Vemos a cada dia diversas pessoas relatarem que após algum trauma sentem-se mais vivos. Alguns até agradecem a Deus pela perda de um ou mais membros do corpo.....Daí que gosto de pensar e acredito nisso: Não há males que vem pro bem, mas, todo mal traz um bem (estratégia divina)! Então, devemos exaltar os que cometem maldades?. Jamais ! Porque o mal continua sendo  mal . Nesse sentido, podemos dizer que destino e livre-arbítrio caminham juntos.....Abraços !

Se existe destino, se tudo está determinado, como pode existir livre-arbítrio? Como alguém poderá modificar por sua vontade, pelo livre-arbítrio, aquilo q já está determinado por Deus?


Creio que as únicas formas de desencarnar que não haviam sido planejadas é o suicídio e o aborto provocado. 

Chico Xavier revelou que "ganhou" uma moratória da espiritualidade para viver alguns anos há mais entre nós encarnados. Isso por que o seu trabalho era no bem e benemérito para a humanidade. 

Quantas pessoas já foram atingidas por tiros na cabeça e sobreviveram enquanto outras desencarnaram com ferimentos na perna, por exemplo, ou sobreviveram em acidentes de avião.

O momento do desencarne é sempre o escolhido por Deus e Ele utiliza as formas do momento para que isso aconteça. Os Espíritos nunca agem fora das Leis da Natureza. 

Quanto ao atirador, este foi movido por sentimentos de raiva, ódio, vingança, orgulho, etc. E desta forma tirou a vida carnal de outra pessoal que naturalmente iria acontecer mas de outras formas, um acidente, um mal súbito, ou outra forma que não sabemos. 

Mas talvez a grande lição neste momento é a do perdão em que a vitima pode oferecer ao seu algoz. Encerrando assim este ciclo, pois como disse Pedro em sua carta no capítulo 4 versículo 8: "O amor cobre uma multidão de pecados".

Não está determinado por Deus, Deus apenas sabe como será pois ele vê adiante, afinal ele sabe tudo, nós sempre escolhemos nosso caminho e muitas vezes acertamos nossos ajustes, as vezes eles são mais longos ou mais curtos, ou mais interessantes ou mais dolorosos, mas Deus não determinou isso, dentro de suas manifestações existem leis e estas indicam direções. Ele sempre sabe do que vai acontecer, mas sempre somos nós que escolhemos.

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Últimas atividades

luis conforti junior respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"Se Deus é amor, justiça e sabedoria, porq faz ou deixa que sofram aqueles que não conseguiram ainda vencer o processo evolutivo, se é exatamente o Criador que nos coloca a todos no mundo extremamente ignorantes acerca de…"
7 horas atrás
Fumio Matoba Júnior curtiu a postagem no blog Como os espíritos nos influenciam. de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
7 horas atrás
Fumio Matoba Júnior curtiu a postagem no blog Como os espíritos nos influenciam. de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
7 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, com Cristiano Abreu Paiva de Carlos Pretti - SCEE
8 horas atrás
Feeak Minas postou vídeos
9 horas atrás
Goliveira Goncalves postou um vídeo

PALESTRA CEJA-Barra | 2015-10-07 | Larissa Chaves - Fraternidade

Evento: Palestra Local: Ceja-Barra Palestrante: Larissa Chaves - Mansão do Caminho Tema: Fraternidade Data: 2015-10-07 Conheça mais sobre o Ceja-Barra em: ht...
9 horas atrás
Yara Santos Machado da Silveira postou vídeos
9 horas atrás
Osvaldo Bastos dos Santos Lima postou um vídeo

PALESTRA ESPÍRITA | O PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE - Osvaldo Bastos

TV Comunhão - Inscreva-se no nosso canal, deixe seu like e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que acontece na Comunhão Espírita de Brasíli...
9 horas atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI postou um vídeo

PRISÕES (Espiritismo)

Cara certinhos também podem acabar presos. É só perder a chave. "A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres...
9 horas atrás
ROBERTO JOSÉ DAMASCENO postou vídeos
9 horas atrás
Celina Sobral postou um vídeo

Palestra Pública - A Importância da Reencarnação!! - Celina Sobral

Nesta palestra Celina Sobral mostra conceitos Espíritas sobre A Importância da Reencarnação!! na APES - Association Parisienne d´Etudes Spirites em Paris/Fra...
9 horas atrás
Antonio Carlos Rodrigues postou um vídeo

Documentário Discovery Channel sobre Reencarnação

Se você ainda tem duvidas sobre a reencarnação. Assista e esse documentário onde a reencarnação e mostrada de forma científica.Vença o paradigma antigo . Doc...
9 horas atrás
Ícone do perfilAna Lucia Pliger Schreiber e Elsine entraram em RAE
10 horas atrás
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
11 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Teatro. Humor e Reflexão (*) de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Notre-Dame. Coração Partido. https://veja.abril.com.br/economia/coracao-partido-diz-brasileira-que-doou-r-44-milhoes-para-a-notre-dame/ Aonde vamos com negação do belo e com a aclamação do horrendo e do…"
14 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão Nasa estuda a aura de Chico Xavier.(LENDA URBANA) de Francisco Amado
"Mas porq é q uns fazem mau uso do ego, e outros dele fazem bom uso se, sendo Deus justo, criou todos perfeitamente iguais?"
15 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Qual é a causa da existência de espíritos q usam o ego inadequadamente? E qual é a causa de uns "exagerarem" no uso inadequado do ego e outros não se, segundo a codificação, somos todos…"
15 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Não meu amigo; não somos responsáveis pelos atos de nossos filhos, pois nem vc, nem eu, e ninguém somos os "criadores" de nossos filhos; não somos criadores dos "espíritos" deles;…"
15 horas atrás
Carlus Martel comentou a postagem no blog Charlatanismo, redes sociais e a fake new do além (Jorge Hessen) de os pae
"Prpograma da TV Mundo Maior entrevista sobre as fraudes psicográficas. Vide link abaixo; http://www.youtube.com/watch?v=oZ_V_06Adl0&feature=youtu.be"
16 horas atrás
Carlus Martel comentou a postagem no blog Charlatanismo, redes sociais e a fake new do além (Jorge Hessen) de os pae
16 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço