Quanto ao aspecto evolutivo da Doutrina Espírita, acho que o que está fazendo falta é a FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA, que trará:

  • Uniformidade na divulgação da doutrina.

  • Menos palestrantes despreparados.

  • Menos divisões internas.

  • Um critério cientifico de progresso dos livros de Kardec através de teses de Mestrado e Doutorado.

  • Um ambiente fechado para debater novos progressos, antes de vir a público.

  • Diminui as relações pessoais e torna mais logico e cientifico a escolha de ideia ou palestrante.

  • Hoje há muitos argumentos baseados apenas na autoridade de determinado médium ou espirito.



Assim após um curso regular, reconhecido pelo MEC, de 5 anos, onde o aluno toma contato com todas as Doutrinas Filosóficas fará:

  • 3 anos de pós graduação

  • 3 anos de Mestrado

  • 3 anos de Doutorado. ( nesta fase é que está apto a agregar novos descobrimentos numa especialidade que escolheu, porem muitos deixam isto para o pós-doutorado, até aqui apenas reproduzem o que já foi descoberto)



Hoje, na Ciência, somente após  estes 11 anos de especialização, geralmente de tempo integral, é que o pesquisador tem condições de de agregar novos conhecimentos sobre uma área, muito especifica, e geralmente não o faz sozinho sempre é acompanhado por uma equipe multidisciplinar. A maioria apenas repete experiencias já feitas para agregar uma novidade no pós-doutorado.

Nós espiritas nos ufanamos de repetir :

"É preferível rejeitar dez verdades que aceitar uma mentira."

Porém, a Ciência é muito mais restritiva. Caso você apresente, nestes 11 anos de dedicação integral, uma única frase ou formula, na sua monografia, que não está em acordo com o edifício teórico experimental , você será reprovado e não terá condições de agregar uma inovação.

Um médico que cursar a faculdade de filosofia espírita poderá defender tese sobre questões de fronteira a nível de mestrado dentro apenas de sua especialidade como:

  • Engenharia Genética e o espírito.

  • Pacientes em coma.

  • Doenças e Carma.

  • Transplante



Mario Fontes

Reconhece-se o verdadeiro Espírita
pela sua transformação moral,
e pelos esforços que faz para
domar suas más inclinações.
 
(Allan Kardec, ESE., XVII, 4)

  • A Faculdade de Medicina não faz o bom profissional de Medicina.

  • A Faculdade de Engenharia não faz o verdadeiro bom Engenheiro.

  • A Faculdade de Direito não faz o bom profissional de Direito.

  • A roupa, melhor, o hábito não faz o monge.

Analogamente:

A Faculdade de Filosofia Espírita não fará o verdadeiro Espírita.

Muitos, diria cerca de 80% optam por uma faculdade ou profissão por diferentes razões:

  • Os pais ou outro familiar queriam e influenciaram.

  • Ouviu dizer que era facil arrumar emprego nesta area, e que pagavam bem.

  • É o curso da moda e dá Status, sendo facil impressionar o sexo oposto.

  • Resolver algum problema pessoal.

  • Não conseguiu arrumar nada melhor e não aguentava mais fazer cursinho.

  • Curiosidade ( uma vez satisfeita abandonam).

  • O Brasil se sobressaiu no setor e tem mais chances.

Conheço muitos médicos, advogados e engenheiros que se tornaram empresarios da alimentação ou se tornaram políticos e ganham muita mais desta forma, e não conseguem mais retornar a sua profissão que se formaram.

Afirmo que após 30 anos de formado, pouquissimos dos meus colegas continuam trabalhando na area, por diversos motivos, sem contudo terem deixado de serem influenciados para sempre, pela sua titulação de Engenharia, no seu modo de pensar e agir.

Assim vale mesmo vale a pena a Faculdade de Filosofia Espírita, pelas mesmas razões que valem para qualquer outra Faculdade.

Exibições: 14797

Responder esta

Respostas a este tópico

Penso que o caminho natural de toda a ciência é a especialização. Este tem sido o destino de todas as artes e ofícios, desdobrados do simples aprendizado empírico para o conhecimento através do estudo sistemático.

Entendo, porém, que no caso específico da espiritualidade, mesmo sendo oportuna a criação de uma faculdade (ao exemplo dos cursos de teologia, com duração de oito semestres e possibilidade de opção entre licenciatura ou bacharelado), podemos e devemos lutar pela criação de um curso teológico de ciências da espiritualidade. 

Mas, quem serão os primeiros professores, uma vez que ainda não contamos com tais cursos, se não nossos dedicados irmãos médiuns, estudiosos e trabalhadores? 

Por este viés, entendo que, mesmo com a criação dos cursos e diplomas, não poderemos jamais dispensar os trabalhadores não-diplomados, mas de boa vontade, aqueles que desde o surgimento do espiritismo kardecista vem travando a batalha sem fim contra as trevas em prol da redenção e do avanço do bem e do amor.

A propósito, quanto à formação médica, penso que os mais beneficiados com o estudo da doutrina seriam os especialistas em neurologia e psiquiatria, já que entre nós, espíritas, a origem dos males psíquicos e neurológicos é consensualmente de origem espiritual e cármico. Paz e luz!

Regina,
Muito obrigado pela suas colocações.
Gostei.

Casas André Luiz assumem o projeto UNIESPIRITO

http://casasandreluiz.org.br/

Lançamento da EME – Escola de Medicina e Espiritualidade

 
No dia 5 de dezembro, a Fundação Espírita André Luiz, Dr. Sérgio Felipe de Oliveira e o Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz lançaram no auditório das Casas André Luiz  o primeiro projeto  da Uniespírito:  a  Escola de Medicina e Espiritualidade – EME. 
 
Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, médico e coordenador da Uniespírito apresentou a UNIESPÍRITO,  uma universidade Livre e Aberta, voltada para a capacitação, pesquisa e projetos de ação social envolvendo os modernos avanços da Ciência na integração com a Espiritualidade. 
 
São sete os Institutos que abrigarão as atividades de educação, pesquisa e aplicação social da UNIESPIRITO. A Vila Universitária será construída no campus das Casas André Luiz -  Unidade de Longa Permanência, sendo que cada um deles será inaugurado com um projeto específico, como segue: 
 
• Instituto de Promoção da Saúde
• Instituto de Projeto para a Paz
• Instituto de Educação
• Instituto “Amor aos animais e à Natureza”
• Instituto de Pesquisa Científica sobre Vida após a Morte
• Instituto de Artes
• Instituto de Comunicação 
 
O primeiro projeto lançado é a EME – Escola de Medicina e Espiritualidade . Ela visa dar desenvolvimento ao entendimento do domínio espiritual oficialmente na medicina e saúde. As implicações da inclusão do domínio espiritual oficialmente na medicina será estudado no Curso de Medicina Integrativa e formação de agentes promotores de saúde a ser ministrado em 2013. 
 
O evento contou com a participação de Armando Scarpino, presidente do Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz, que falou sobre o benefício que a Universidade do Espírito trará ao portador de necessidades especiais, capacitando profissionais e leigos a promoverem a saúde e a paz.

quinta-feira, 13 Dezembro, 2012 - 09:30

Espiritismo é conhecimento, porem na base de todo e qualquer conhecimento há crenças.

Um curso definirá de forma precisa, o que exatamente,  é crença, e o que é conhecimento na Doutrina Espirita.

Lembro que Kardec, chegou a imaginar, ser possível, uma pessoa ser Espírita e manter seus laços religiosos por tradição. Encontrei muitos Judeus em São Paulo trabalhando com sinceridade pela causa Espírita.

Há coisas no espiritismo que são comuns à todas religiões, que tem a universalidade, guardando semelhança ao conhecimento cientifico e outras que são crenças, pelo menos no momento atual.

Um curso universitário deve separar isto.

Em face as descobertas trazidas pelos espíritos a Kardec, todas as áreas do conhecimento precisam ser reformuladas, pois estão no mínimo incompletas.

Quem vai fazer isto?

Se não os pesquisadores espíritas, quem então fará?

Note que matérias da grade curricular dos cursos espíritas tem:- serviço social voluntário e gratuito, contam pontos, portanto a caridade amor ao próximo, a cidadania, a dedicação, a humildade serão aprendidas na prática e sempre estarão presentes nos cursos universitários espiritas:

http://unibem.br/admin_site/arquivos_gerais/PARAPSICOLOGIA%202012.pdf

http://www.falec.br/institucional/graduacao_teologia_grade.php

Curso universitário espirita aprovado pelo MEC?

Para que? Para que o diploma? Para poder dar palestras e dirigir centros espiritas?

Isso vai se tornar um curso de teologia espirita?

Quero citar um ensinamento de Albert Einstein:

“Deus e a Lei e o Legislador do Universo

A religião do futuro será cósmica e transcenderá a um deus pessoal.

Os dogmas e a teologia devem ser evitados.”

O espiritismo, no seu aspecto filosofia, é cósmica no sentido de andar de braços dados com a ciência. O estudo é necessário.

O espiritismo e religião cristã visto que nosso foco é a doutrina do Mestre Jesus.

O aspecto religião do espiritismo é muito mais importante que seu aspecto ciência.

É entendendo e praticando a doutrina do Mestre Jesus que poderemos fazer a nossa reforma intima e nos tornar uma pessoa melhor;

“A melhor religião para ti é aquela que faz de tí uma pessoa melhor”, disse Dalai Lama.

O que te torna uma pessoa melhor é a pratica do amor e caridade e isto nenhum curso, aprovado ou não pelo MEC, logrará este intento.

É desejável que os cursos de filosofia e outros estudem nossa doutrina agora curso universitário de espiritismo me parece heresia visto que não logrará o intento de tornar nenhuma pessoa melhor.

Paulo Gonçalves,

A Ciência e a Filosofia não são mais dogmáticas, apenas as Religiões são assim, não a Espírita.

O Dogmatismo será estudado no Curso de Filosofia Espirita, como uma das escolas Filosóficas, mas o método aplicado na construção do conhecimento será o Teórico Experimental que é o mesmo aplicado na Ciência.

A primeira vez que publiquei algo neste sentido foi em 1996 baseado nas aulas que assisti em 1981 na Federação Espirita do Estado de São Paulo ministradas pelo Prof Dr. Rino Curti (PHD em Sistemas pela USP)  :

http://www.geae.inf.br/pt/boletins/geae221.txt

GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS 11 (221) 96 31 Dezembro 96

Discordar é salutar

A FEB=RJ vetou o ensino oficial do espiritismo nas escolas do estado do Rio de Janeiro o que foi debatido na Revista O Consolador do final de 2012.

Como resultado do debate se concluiu que a FEB errou por se tratar de uma iniciativa do estado em ensinar nas escolas secundárias todas as religiões dominantes. O Espiritismo ficou de fora e as demais estão sendo ensinadas.

Os grupos de estudos de nossos centros espiritas são mais que suficientes para as nossas necessidades.

Estes grupos de estudos avançados que voce cita são necessários e salutares como estão e não como cursos oficiais.

Eu sou um estudioso do assunto ciência e religiões e acabo de formatar um livro sobre que ainda não foi publicado.

Ele não será publicado com o selo espirita.

O aspecto principal do espiritismo é seu aspecto religioso e isto não se ensina em curso oficiais.

Isto é pratica e dedicação do dia dia na vida e não num curso oficial de doutrina.

Concordo, como já disse, que nossa doutrina seja estudada e pesquisada por cursos já estabelecidos.

Concordo que alguns pesquisadores incluam nossos temas em suas teses porque isto nos trará a visão da ciência ou modificará a nossa.Isto é salutar!

Um curso regular de espiritismo pode ser comparado aos cursos de teologia existentes de outras religiões e em Curitiba já existe faculdade de Teologia Espirita, que ao meu ver não deveria existir como tal.

Poderia ser uma faculdade de teologias diversas onde se ensina a teologia das principais religiões e ai uma visão da doutrina espirita é bem vinda como o seria nas escolas segundarias do Rio que foi vetado pela FEB-RJ.

A sua disposição para maior troca de ideias, 

Anexo um consolidado de artigos meus que foram publicados na revista O Consolador.

Anexo também uma apresentação que fiz usando explicações da ciência para ilustrar ensinamento de Jesus.



MARIO FONTES disse:

Paulo Gonçalves,

A Ciência e a Filosofia não são mais dogmáticas, apenas as Religiões são assim, não a Espírita.

O Dogmatismo será estudado no Curso de Filosofia Espirita, como uma das escolas Filosóficas, mas o método aplicado na construção do conhecimento será o Teórico Experimental que é o mesmo aplicado na Ciência.

A primeira vez que publiquei algo neste sentido foi em 1996 baseado nas aulas que assisti em 1981 na Federação Espirita do Estado de São Paulo ministradas pelo Prof Dr. Rino Curti (PHD em Sistemas pela USP)  :

http://www.geae.inf.br/pt/boletins/geae221.txt

GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS 11 (221) 96 31 Dezembro 96

Filosofia, Religião e Ciência formam na Doutrina Espírita uma coisa só, não há diferença, uma coisa leva a outra, não existe como coisas separadas  uma Ciência Espirita, uma Filosofia Espirita, uma Religião Espirita. Tudo está integrado, conectado. Ninguém vai muito longe no campo religioso sem entender algo do filosófico e cientifico. As duas asas da evolução são o amor e o conhecimento, entretanto o amor segue adiante, mas não pode se adiantar muito sozinho.

A Doutrina Espírita é a oportunidade de revivermos uma época do ouro para Humanidade, como já houve no passado:

A Mitologia na Grécia antiga era uma tentativa de explicar os fenômenos de forma animista, unindo Ciência, Filosofia e Religião, mais  tarde houve a tentativa de unir o conhecimento pela estrutura dogmática da revelação.

Agora é pelo método teórico experimental introduzido por Kardec no campo religioso que faremos a união.

A estrutura Dogmática Medieval era um

Faremos a união que vc diz nos esclarecendo com estudos pesquisas etc. como temos feito desde Kardec e como Chico o fez......


MARIO FONTES disse:

Filosofia, Religião e Ciência formam na Doutrina Espírita uma coisa só, não há diferença, uma coisa leva a outra, não existe como coisas separadas  uma Ciência Espirita, uma Filosofia Espirita, uma Religião Espirita. Tudo está integrado, conectado. Ninguém vai muito longe no campo religioso sem entender algo do filosófico e cientifico. As duas asas da evolução são o amor e o conhecimento, entretanto o amor segue adiante, mas não pode se adiantar muito sozinho.

A Doutrina Espírita é a oportunidade de revivermos uma época do ouro para Humanidade, como já houve no passado:

A Mitologia na Grécia antiga era uma tentativa de explicar os fenômenos de forma animista, unindo Ciência, Filosofia e Religião, mais  tarde houve a tentativa de unir o conhecimento pela estrutura dogmática da revelação.

Agora é pelo método teórico experimental introduzido por Kardec no campo religioso que faremos a união.

A estrutura Dogmática Medieval era um

Paulo,

Não ficou visível os anexos:

Revista O Consolador do final de 2012.

Anexo um consolidado de artigos meus que foram publicados na revista O Consolador.

Anexo também uma apresentação que fiz usando explicações da ciência para ilustrar ensinamento de Jesus.

Paulo Artur Gonçalves disse:

Discordar é salutar

A FEB=RJ vetou o ensino oficial do espiritismo nas escolas do estado do Rio de Janeiro o que foi debatido na Revista O Consolador do final de 2012.

Como resultado do debate se concluiu que a FEB errou por se tratar de uma iniciativa do estado em ensinar nas escolas secundárias todas as religiões dominantes. O Espiritismo ficou de fora e as demais estão sendo ensinadas.

Os grupos de estudos de nossos centros espiritas são mais que suficientes para as nossas necessidades.

Estes grupos de estudos avançados que voce cita são necessários e salutares como estão e não como cursos oficiais.

Eu sou um estudioso do assunto ciência e religiões e acabo de formatar um livro sobre que ainda não foi publicado.

Ele não será publicado com o selo espirita.

O aspecto principal do espiritismo é seu aspecto religioso e isto não se ensina em curso oficiais.

Isto é pratica e dedicação do dia dia na vida e não num curso oficial de doutrina.

Concordo, como já disse, que nossa doutrina seja estudada e pesquisada por cursos já estabelecidos.

Concordo que alguns pesquisadores incluam nossos temas em suas teses porque isto nos trará a visão da ciência ou modificará a nossa.Isto é salutar!

Um curso regular de espiritismo pode ser comparado aos cursos de teologia existentes de outras religiões e em Curitiba já existe faculdade de Teologia Espirita, que ao meu ver não deveria existir como tal.

Poderia ser uma faculdade de teologias diversas onde se ensina a teologia das principais religiões e ai uma visão da doutrina espirita é bem vinda como o seria nas escolas segundarias do Rio que foi vetado pela FEB-RJ.

A sua disposição para maior troca de ideias, 

Anexo um consolidado de artigos meus que foram publicados na revista O Consolador.

Anexo também uma apresentação que fiz usando explicações da ciência para ilustrar ensinamento de Jesus.



MARIO FONTES disse:

Paulo Gonçalves,

A Ciência e a Filosofia não são mais dogmáticas, apenas as Religiões são assim, não a Espírita.

O Dogmatismo será estudado no Curso de Filosofia Espirita, como uma das escolas Filosóficas, mas o método aplicado na construção do conhecimento será o Teórico Experimental que é o mesmo aplicado na Ciência.

A primeira vez que publiquei algo neste sentido foi em 1996 baseado nas aulas que assisti em 1981 na Federação Espirita do Estado de São Paulo ministradas pelo Prof Dr. Rino Curti (PHD em Sistemas pela USP)  :

http://www.geae.inf.br/pt/boletins/geae221.txt

GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS 11 (221) 96 31 Dezembro 96

Os governos já perceberam que o materialismo científico , e a ausência de orientação religiosa,  é uma das causas da entrada das drogas, o aumento da violência e da atividade sexual prematura nas escolas. A Faculdade de Filosofia Espírita forneceria professores, para atender a demanda dos Governos, quando pedirem,  para ensinar Espiritismo no curso de primeiro e segundo Grau.Os Católicos e os Protestantes tem faculdades centenárias e estão preparados para isto.

Nos espíritas temos palestrantes e tribunos com grande apelo emocional, porem sem conteúdo cientifico-filosófico.

Vou ilustrar melhor:

Conheço pessoas que vão a palestras espíritas, de oradores famosos, que  fazem chorar multidões, tanto que saem até desidratados direto para beber água, resultado:

  • Sentem-se melhor.
  • Mais leves.
  • Alma lavada.

Entretanto passado 3 dias se perguntarem, a estas pessoas,  do que mesmo era a palestra que causou tanta comoção, ninguém lembra de nada, é quase como se fossem hipnotizadas.

Este tipo de palestra pode ser até curativa da alma, mas não é conhecimento Espírita que transforma as pessoas pelo esclarecimento.

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Últimas atividades

Nadia Rosangela curtiu a postagem no blog “ENCONTRANDO ESPÍRITOS FAMILIARES DURANTE O SONO” de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
1 hora atrás
Nadia Rosangela curtiu a postagem no blog Charlatanismo, redes sociais e a fake new do além (Jorge Hessen) de os pae
1 hora atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Quando Um não Quer, Dois não Brigam" : https://t.co/zRQriAZry0
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Quando Um não Quer, Dois não Brigam

Quando Um não Quer, Dois não BrigamDurante o embarque de passageiros em rodoviária de uma conhecida cidade brasileira, presenciamos um fato no interior do ônibus que nos chamou a atenção.Um senhor, aparentemente de meia idade, adentrou o veículo e assumiu, depois de conferir, a poltrona indicada em seu bilhete. Passados alguns minutos, um outro senhor, com idade aparente…Ver mais...
2 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"A felicidade não é desse mundo" - Evangelho na Rede com Americo Nunes Neto assista pelo youtube… https://t.co/vVxW8aztSR
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O anjo do abismo - (145) Apocalipse / Carlos Alberto Braga assista pelo youtube https://t.co/W123cwdVSJ https://t.co/CwO3Yf59pz
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Celso Leonardo comentou a postagem no blog POLÊMICA RELIGIOSA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
""Enquanto muitos polemizam a respeito do bem a ser feito, o mal continua se propagando e fazendo milhares de vítimas no mundo todo."   E quanto a passagem do E.S.E. Capítulo X, item 13 " A censura de conduta…"
7 horas atrás
daniele santos curtiu a postagem no blog O CENTRO ESPÍRITA "FORTE de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
7 horas atrás
daniele santos curtiu a postagem no blog O CENTRO ESPÍRITA "FORTE de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
7 horas atrás
daniele santos curtiu a postagem no blog O CENTRO ESPÍRITA "FORTE de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
7 horas atrás
daniele santos curtiu a postagem no blog O CENTRO ESPÍRITA "FORTE de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
7 horas atrás
Maria Fernanda Franco A.Pessanha curtiu o vídeo de André Ariovaldo
21 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
A Paixão do Cristo - Narrativa de Chico Xavier (por Carlos Alberto Braga) assista pelo youtube… https://t.co/VNtU9eqAsF
Twitterontem · Responder · Retweet
luis conforti junior respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"E porq nós mesmos escolhemos ser ignorantes? Qual terá sido o criador de espíritos tão profundamente ignorantes ao ponto de podendo escolher no Reino dos Céus, escolhem viver fora dele?"
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"O espírito não foi criado nem simples e nem ignorante mas se tornou assim em função da queda."
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Até um certo ponto, sim. Depois, não."
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Não. O ego é livre. Se não fosse seria Deus."
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Nasa estuda a aura de Chico Xavier.(LENDA URBANA) de Francisco Amado
"Sim."
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão Nasa estuda a aura de Chico Xavier.(LENDA URBANA) de Francisco Amado
"Se é o ego que constrói a desigualdade entre os homens, é Deus q constrói essa desigualdade, já q o ego é criação de Deus;."
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Se o próprio ego é a causa, a causa é Deus."
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço