REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Quanto ao aspecto evolutivo da Doutrina Espírita, acho que o que está fazendo falta é a FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA, que trará:

  • Uniformidade na divulgação da doutrina.

  • Menos palestrantes despreparados.

  • Menos divisões internas.

  • Um critério cientifico de progresso dos livros de Kardec através de teses de Mestrado e Doutorado.

  • Um ambiente fechado para debater novos progressos, antes de vir a público.

  • Diminui as relações pessoais e torna mais logico e cientifico a escolha de ideia ou palestrante.

  • Hoje há muitos argumentos baseados apenas na autoridade de determinado médium ou espirito.



Assim após um curso regular, reconhecido pelo MEC, de 5 anos, onde o aluno toma contato com todas as Doutrinas Filosóficas fará:

  • 3 anos de pós graduação

  • 3 anos de Mestrado

  • 3 anos de Doutorado. ( nesta fase é que está apto a agregar novos descobrimentos numa especialidade que escolheu, porem muitos deixam isto para o pós-doutorado, até aqui apenas reproduzem o que já foi descoberto)



Hoje, na Ciência, somente após  estes 11 anos de especialização, geralmente de tempo integral, é que o pesquisador tem condições de de agregar novos conhecimentos sobre uma área, muito especifica, e geralmente não o faz sozinho sempre é acompanhado por uma equipe multidisciplinar. A maioria apenas repete experiencias já feitas para agregar uma novidade no pós-doutorado.

Nós espiritas nos ufanamos de repetir :

"É preferível rejeitar dez verdades que aceitar uma mentira."

Porém, a Ciência é muito mais restritiva. Caso você apresente, nestes 11 anos de dedicação integral, uma única frase ou formula, na sua monografia, que não está em acordo com o edifício teórico experimental , você será reprovado e não terá condições de agregar uma inovação.

Um médico que cursar a faculdade de filosofia espírita poderá defender tese sobre questões de fronteira a nível de mestrado dentro apenas de sua especialidade como:

  • Engenharia Genética e o espírito.

  • Pacientes em coma.

  • Doenças e Carma.

  • Transplante



Mario Fontes

Reconhece-se o verdadeiro Espírita
pela sua transformação moral,
e pelos esforços que faz para
domar suas más inclinações.
 
(Allan Kardec, ESE., XVII, 4)

  • A Faculdade de Medicina não faz o bom profissional de Medicina.

  • A Faculdade de Engenharia não faz o verdadeiro bom Engenheiro.

  • A Faculdade de Direito não faz o bom profissional de Direito.

  • A roupa, melhor, o hábito não faz o monge.

Analogamente:

A Faculdade de Filosofia Espírita não fará o verdadeiro Espírita.

Muitos, diria cerca de 80% optam por uma faculdade ou profissão por diferentes razões:

  • Os pais ou outro familiar queriam e influenciaram.

  • Ouviu dizer que era facil arrumar emprego nesta area, e que pagavam bem.

  • É o curso da moda e dá Status, sendo facil impressionar o sexo oposto.

  • Resolver algum problema pessoal.

  • Não conseguiu arrumar nada melhor e não aguentava mais fazer cursinho.

  • Curiosidade ( uma vez satisfeita abandonam).

  • O Brasil se sobressaiu no setor e tem mais chances.

Conheço muitos médicos, advogados e engenheiros que se tornaram empresarios da alimentação ou se tornaram políticos e ganham muita mais desta forma, e não conseguem mais retornar a sua profissão que se formaram.

Afirmo que após 30 anos de formado, pouquissimos dos meus colegas continuam trabalhando na area, por diversos motivos, sem contudo terem deixado de serem influenciados para sempre, pela sua titulação de Engenharia, no seu modo de pensar e agir.

Assim vale mesmo vale a pena a Faculdade de Filosofia Espírita, pelas mesmas razões que valem para qualquer outra Faculdade.

Exibições: 12591

Responder esta

Respostas a este tópico

Department of Philosophy, Peking University, Beijing, 100871, China.

http://journal.acs-cam.org.uk/data/archive/2010/201004-article2.pdf

Neste artigo do Departamento de Filosofia da Universidade de Beijing Li LIU faz comentários sobre o Espiritualismo de Wallace ( Espiritismo?) e a Teoria da Evolução Materialista.

Traduzo a conclusão abaixo:

"A vida de Wallace como um homem mortal acabou em 1913, Um ano antes da Primeira Guerra Mundial. A partir de Então, o Império Britânico, o império sobre o qual O sol nunca se põe, declinou e vitoriano A idade tinha ido. Depois de duas guerras mundiais, as pessoas tiveram Lição amarga de que a
Luta pela existência Não significa necessariamente progressão. À medida que a genética e o evolucionismo modernos se uniram, Biólogos e historiadores começaram a perceber a validade da teoria de Darwin. Rejeitando a teleologia e o mecanismo de evolução não darwinista, a "revolução darwiniana" foi finalmente completada. Hoje em dia, é difícil imaginar que os biólogos evolucionistas possam recorrer ao espiritualismo para conciliar
Ciência com religião como Wallace fez."

Ele é ótimo....MUITO INTERESSANTE...

MARIO FONTES disse:

Apenas Repassanso
Estamos montando um grupo com interesse em organizar um ciclo de palestras sobre medicina e espiritualidade com o Dr. Sérgio Felipe, profundo estudioso da pineal, em 2018.
Quem tiver interesse em participar desse processo para tentarmos um espaço no ambiente acadêmico da UFBA ente em contato.
Dr. Sérgio Felipe, ele estará em ano sabático para escrever um livro.
No entanto, ele disse que se a proposta for para falar de temas como da pineal em ambiente acadêmico de pesquisa ele toparia.
Grupo do REDE UNIVERSITÁRIA DE PESQUISA EM ESPIRITUALIDADE (REUPE) da UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA).

Mario Fontes

Oi, Mario, aí está uma "faculdade" que poderá dar certo pois trata de pesquisa "em espiritualidade", e não é apenas relativa à "Filosofia Espírita". 

Luis,

Há diferenças entre Ciencia e Filosofia sendo que sempre estiveram ao longo da História entrelaçadas uma apoiando a outra. A Ciencia oferece dados e comprovações a Filosofia oferece novas hipóteses e experimentações para formulação de Teorias. Houve tempo que as questões da origem da Vida e do Universo assim como as questões do Espírito eram objeto apenas da Filosofia mas hoje a Ciencia pode se ocupar disto com evidencias experimentais. Uma coisa é a pesquisa da Glândula Pineal outra coisa são as implicações Filosóficas que estas pesquisas trarão a humanidade.

"Filosofia e ciência são dois estudos e domínios. A filosofia veio primeiro e tornou-se a base da ciência, anteriormente conhecida como filosofia natural. Ambos os estudos têm muitos ramos ou campos de estudo e faz uso de raciocínio, questionamento e análise. A principal diferença é como eles funcionam e tratam o conhecimento.
2. A ciência está preocupada com os fenômenos naturais, enquanto a filosofia tenta entender a natureza do homem, a existência e a relação que existe entre os dois conceitos.
3. A ciência veio de uma palavra latina (scientia), enquanto isso, a filosofia remonta a uma palavra grega (philosophia).
4. Outro elemento comum entre os dois estudos é que eles tentam explicar situações e encontrar respostas. A filosofia faz isso usando a argumentação lógica enquanto a ciência usa dados empíricos. As explicações da filosofia são fundamentadas em argumentos de princípios, enquanto a ciência tenta explicar a partir de resultados experimentais, fatos observáveis ​​e evidências objetivas.
5.Science é usado para instâncias que requerem validação empírica enquanto a filosofia é usada para situações em que as medidas e observações não podem ser aplicadas. A ciência também leva respostas e prova como objetivo certo ou errado.
6. As questões subjetivas e objetivas estão envolvidas na filosofia, enquanto que apenas algumas das questões objetivas podem ser relacionadas na ciência. A filosofia também envolve a geração de questões além de encontrar respostas. Enquanto isso, enquanto a ciência só está envolvida na última atividade.
7. A filosofia cria conhecimento através do pensamento. Por outro lado, a ciência faz o mesmo observando.
8. A ciência também é um estudo definido, em contraste com a filosofia que pode ser aplicada em muitas e extensas áreas de disciplina."

Leia mais: Diferença entre Ciência e Filosofia | http://www.differencebetween.net/miscellaneous/career-education/difference-between-science-and-philosophy/#ixzz4p47AprUI">Diferença entre http://www.differencebetween.net/miscellaneous/career-education/dif...

Oi,Mario, grato pelo esclarecimento!

Mario

Cultura Religiosa é uma disciplina que já faz parte desta academia...E existe um livro, não lembro o nome, mas me parece que é algo parecido "Verdades comuns de todas as religiões", que nos auxilia na REFORMA ÍNTIMA....

Rosângela,

Pergunto a você: -

Se retirarmos todas os aspectos culturais, linguísticos, folclóricos, ritualísticos das Religiões; o que há de comum a todas Religiões das mais primitivas as mais atuais?

Essencialmente o que sobra são:
-O contato com o mundo espiritual.
-As leis morais inferidas deste contato.

Mas não é exatamente isto que o Espiritismo estuda?

Analise todos os livros que Kardec escreveu e veja se o conteúdo deles pode ser descrito genericamente como resumido acima.

Portanto o Espiritismo estuda o que há de comum a todas as Religiões.

Retira os aspectos culturais de todas as religiões e estuda apenas :
Comunicação com os espíritos e as leis morais trazidas por este contato que são essencialmente as mesmas em todas as religiões porem adequadas a cada cultura e época.
A FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA estudará todas as Religiões extrairá o que todas tem em comum e procurará mostrar a compatibilidade de todas em sua essência que é exatamente o que o Espiritismo estuda o que há de comum a todas as Religiões.


Rosangela Araujo Pereira disse:

Mario

Cultura Religiosa é uma disciplina que já faz parte desta academia...E existe um livro, não lembro o nome, mas me parece que é algo parecido "Verdades comuns de todas as religiões", que nos auxilia na REFORMA ÍNTIMA....

Rosangela,

Sem dúvida que há verdades comuns a todas as religiões, mas esse livro deve conter poucas delas, pois nenhuma religião sabe nos dizer, até hoje, nem mesmo porq uns são bons e outros maus! E todas elas se apoiam sobre uma base que não existe: no livre-arbítrio.

Luis,

Como já nos falamos anteriormente a questão do bem e do mal conectada ao livre e determinismo em sua forma mais simples é um sofisma tautológico, porem para se ter uma dimensão correta da questão Filosófica, apenas para elevar o nível de debate, sem contudo responder definitivamente a questão, é necessário, um curso de uma carga horária de no mínimo 6 meses  120hs. O objetivo do curso , que será uma disciplina da FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA será apenas dar um visão geral, no que já se consolidou no conhecimento humano, a respeito deste tema, mostrar a posição Espírita a respeito e entender o que certas escolas tem em comum e diferente da visão do Espiritismo a respeito deste tema.

A disciplina não resolve a questão, pelo contrário acrescenta outras questões,  mas leva nossas duvidas para um outro patamar mais elevado.

Abraço

luis conforti junior disse:

Rosangela,

Sem dúvida que há verdades comuns a todas as religiões, mas esse livro deve conter poucas delas, pois nenhuma religião sabe nos dizer, até hoje, nem mesmo porq uns são bons e outros maus! E todas elas se apoiam sobre uma base que não existe: no livre-arbítrio.

Analisando o Espiritismo como a disciplina que estuda o que há de comum a todas as Religiões poderemos pensa-lo como algo Universal a todas as Religiões.

Lembro de ter lido em Kardec sobre a possibilidade da pessoa guardar os aspectos Culturais de suas tradições religiosas, porem ser Espírita em relação a visão do contato com o mundo espiritual e as leis morais sugeridas, o que lhe permitia o dialogo com outras crenças religiosas.

Entretanto creio que isto é utópico, pois dentro da estrutura dogmática que as Religiões se fecharam não há possibilidade de progresso pelo entendimento comum do contato com o mundo espiritual . As Religiões atuais querem impor seus dogmas aumentando seus adeptos e poderio material.

 



MARIO FONTES disse:

Rosângela,

Pergunto a você: -

Se retirarmos todas os aspectos culturais, linguísticos, folclóricos, ritualísticos das Religiões; o que há de comum a todas Religiões das mais primitivas as mais atuais?

Essencialmente o que sobra são:
-O contato com o mundo espiritual.
-As leis morais inferidas deste contato.

Mas não é exatamente isto que o Espiritismo estuda?

Analise todos os livros que Kardec escreveu e veja se o conteúdo deles pode ser descrito genericamente como resumido acima.

Portanto o Espiritismo estuda o que há de comum a todas as Religiões.

Retira os aspectos culturais de todas as religiões e estuda apenas :
Comunicação com os espíritos e as leis morais trazidas por este contato que são essencialmente as mesmas em todas as religiões porem adequadas a cada cultura e época.
A FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA estudará todas as Religiões extrairá o que todas tem em comum e procurará mostrar a compatibilidade de todas em sua essência que é exatamente o que o Espiritismo estuda o que há de comum a todas as Religiões.


Rosangela Araujo Pereira disse:

Mario

Cultura Religiosa é uma disciplina que já faz parte desta academia...E existe um livro, não lembro o nome, mas me parece que é algo parecido "Verdades comuns de todas as religiões", que nos auxilia na REFORMA ÍNTIMA....

https://www.saraiva.com.br/unidade-os-principios-comuns-a-todas-as-...

Este é o livro "Princípios".....


MARIO FONTES disse:

Analisando o Espiritismo como a disciplina que estuda o que há de comum a todas as Religiões poderemos pensa-lo como algo Universal a todas as Religiões.

Lembro de ter lido em Kardec sobre a possibilidade da pessoa guardar os aspectos Culturais de suas tradições religiosas, porem ser Espírita em relação a visão do contato com o mundo espiritual e as leis morais sugeridas, o que lhe permitia o dialogo com outras crenças religiosas.

Entretanto creio que isto é utópico, pois dentro da estrutura dogmática que as Religiões se fecharam não há possibilidade de progresso pelo entendimento comum do contato com o mundo espiritual . As Religiões atuais querem impor seus dogmas aumentando seus adeptos e poderio material.

 



MARIO FONTES disse:

Rosângela,

Pergunto a você: -

Se retirarmos todas os aspectos culturais, linguísticos, folclóricos, ritualísticos das Religiões; o que há de comum a todas Religiões das mais primitivas as mais atuais?

Essencialmente o que sobra são:
-O contato com o mundo espiritual.
-As leis morais inferidas deste contato.

Mas não é exatamente isto que o Espiritismo estuda?

Analise todos os livros que Kardec escreveu e veja se o conteúdo deles pode ser descrito genericamente como resumido acima.

Portanto o Espiritismo estuda o que há de comum a todas as Religiões.

Retira os aspectos culturais de todas as religiões e estuda apenas :
Comunicação com os espíritos e as leis morais trazidas por este contato que são essencialmente as mesmas em todas as religiões porem adequadas a cada cultura e época.
A FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA estudará todas as Religiões extrairá o que todas tem em comum e procurará mostrar a compatibilidade de todas em sua essência que é exatamente o que o Espiritismo estuda o que há de comum a todas as Religiões.


Rosangela Araujo Pereira disse:

Mario

Cultura Religiosa é uma disciplina que já faz parte desta academia...E existe um livro, não lembro o nome, mas me parece que é algo parecido "Verdades comuns de todas as religiões", que nos auxilia na REFORMA ÍNTIMA....

Certamente esse livro "Verdades comuns de todas as religiões" deve conter poucas delas, pois, até hoje, nenhuma religião sabe nem mesmo dizer porq, se todos são criados perfeitamente iguais, uns são bons e outros são maus!

Responder à discussão

RSS

PRÓXIMO AO VIVO

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ícone do perfilBruno Cavalcante Araújo, Rhendel RhD, mirian da silva franco e mais 5 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
5 minutos atrás
Moizes Mendonça de Arruda curtiu a postagem no blog ::: DEPENDÊNCIA DO ÓDIO :: de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
3 horas atrás
Moizes Mendonça de Arruda curtiu a postagem no blog OS SUICIDAS E SEU SOFRIMENTO (Chico Xavier responde a entrevista) de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
3 horas atrás
Moizes Mendonça de Arruda curtiu a postagem no blog O que é o amor? de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
3 horas atrás
Moizes Mendonça de Arruda curtiu a postagem no blog O depoimento de Jonas após sua desencarnação. * de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
4 horas atrás
Patrícia Teixeira da Silva e Luciano agora são amigos
4 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/IbCzTjzjUIça - O Cidadão do Futuro - Carlos Alberto Braga
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/GWDSxjkTfY
Twitter8 horas atrás · Responder · Retweet
Gislene Divina Rabelo Rosa curtiu a postagem no blog :: TERESA DE CALCUTÁ, CHICO DO BRASIL... :: de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
12 horas atrás
Gislene Divina Rabelo Rosa curtiu a postagem no blog OS SUICIDAS E SEU SOFRIMENTO (Chico Xavier responde a entrevista) de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
12 horas atrás
Gislene Divina Rabelo Rosa curtiu a postagem no blog O depoimento de Jonas após sua desencarnação. * de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
12 horas atrás
Diovani Souza curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
15 horas atrás
eribaldo Ramos comentou a página RAE AO VIVO de Amigo Espírita
17 horas atrás
cecy bragança curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
17 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Dias 25 e 26 de novembro acontece 6ª Campo do Brito Espírita Transmissão ao vivo pela Rede Amigo Espírita Inscreva-… https://t.co/XwelMzwSBC
Twitter18 horas atrás · Responder · Retweet
O evento de Amigo Espírita foi destacado
Miniatura

6ª Campo do Brito Espírita AO VIVO NO CANAL 7 em Espaço Chico Xavier - Ginásio de Esportes Albano Franco

25 novembro 2017 às 17:45 a 26 novembro 2017 às 18
18 horas atrás
Amigo Espírita postou um evento
Miniatura

6ª Campo do Brito Espírita em Espaço Chico Xavier - Ginásio de Esportes Albano Franco

25 novembro 2017 às 17:45 a 26 novembro 2017 às 18
18 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/g3BgLGDda2
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"TRAGÉDIAS" Parece que de uns tempos para cá andam acontecendo tragédias em maior quantidade, mas elas sempre exist… https://t.co/mIKO1rlVLW
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por Nilton Cardoso Moreira
19 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço