REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Quanto ao aspecto evolutivo da Doutrina Espírita, acho que o que está fazendo falta é a FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA, que trará:

  • Uniformidade na divulgação da doutrina.

  • Menos palestrantes despreparados.

  • Menos divisões internas.

  • Um critério cientifico de progresso dos livros de Kardec através de teses de Mestrado e Doutorado.

  • Um ambiente fechado para debater novos progressos, antes de vir a público.

  • Diminui as relações pessoais e torna mais logico e cientifico a escolha de ideia ou palestrante.

  • Hoje há muitos argumentos baseados apenas na autoridade de determinado médium ou espirito.



Assim após um curso regular, reconhecido pelo MEC, de 5 anos, onde o aluno toma contato com todas as Doutrinas Filosóficas fará:

  • 3 anos de pós graduação

  • 3 anos de Mestrado

  • 3 anos de Doutorado. ( nesta fase é que está apto a agregar novos descobrimentos numa especialidade que escolheu, porem muitos deixam isto para o pós-doutorado, até aqui apenas reproduzem o que já foi descoberto)



Hoje, na Ciência, somente após  estes 11 anos de especialização, geralmente de tempo integral, é que o pesquisador tem condições de de agregar novos conhecimentos sobre uma área, muito especifica, e geralmente não o faz sozinho sempre é acompanhado por uma equipe multidisciplinar. A maioria apenas repete experiencias já feitas para agregar uma novidade no pós-doutorado.

Nós espiritas nos ufanamos de repetir :

"É preferível rejeitar dez verdades que aceitar uma mentira."

Porém, a Ciência é muito mais restritiva. Caso você apresente, nestes 11 anos de dedicação integral, uma única frase ou formula, na sua monografia, que não está em acordo com o edifício teórico experimental , você será reprovado e não terá condições de agregar uma inovação.

Um médico que cursar a faculdade de filosofia espírita poderá defender tese sobre questões de fronteira a nível de mestrado dentro apenas de sua especialidade como:

  • Engenharia Genética e o espírito.

  • Pacientes em coma.

  • Doenças e Carma.

  • Transplante



Mario Fontes

Reconhece-se o verdadeiro Espírita
pela sua transformação moral,
e pelos esforços que faz para
domar suas más inclinações.
 
(Allan Kardec, ESE., XVII, 4)

  • A Faculdade de Medicina não faz o bom profissional de Medicina.

  • A Faculdade de Engenharia não faz o verdadeiro bom Engenheiro.

  • A Faculdade de Direito não faz o bom profissional de Direito.

  • A roupa, melhor, o hábito não faz o monge.

Analogamente:

A Faculdade de Filosofia Espírita não fará o verdadeiro Espírita.

Muitos, diria cerca de 80% optam por uma faculdade ou profissão por diferentes razões:

  • Os pais ou outro familiar queriam e influenciaram.

  • Ouviu dizer que era facil arrumar emprego nesta area, e que pagavam bem.

  • É o curso da moda e dá Status, sendo facil impressionar o sexo oposto.

  • Resolver algum problema pessoal.

  • Não conseguiu arrumar nada melhor e não aguentava mais fazer cursinho.

  • Curiosidade ( uma vez satisfeita abandonam).

  • O Brasil se sobressaiu no setor e tem mais chances.

Conheço muitos médicos, advogados e engenheiros que se tornaram empresarios da alimentação ou se tornaram políticos e ganham muita mais desta forma, e não conseguem mais retornar a sua profissão que se formaram.

Afirmo que após 30 anos de formado, pouquissimos dos meus colegas continuam trabalhando na area, por diversos motivos, sem contudo terem deixado de serem influenciados para sempre, pela sua titulação de Engenharia, no seu modo de pensar e agir.

Assim vale mesmo vale a pena a Faculdade de Filosofia Espírita, pelas mesmas razões que valem para qualquer outra Faculdade.

Exibições: 11972

Responder esta

Respostas a este tópico


Rosângela,

Há algo ainda mais básico que geram e validam as leis morais que são semelhantes em todas Religiões, apesar de adaptada a cada cultura em determinado estagio evolutivo. A origem destas leis universais estão:

-No contato com o mundo espiritual.

Faltou dizer que há pontos comuns em todas as religiões como os há em diferentes ramos do conhecimento científico. Porque procedem de uma mesma realidade observável.

Nenhuma destes ensinamentos espirituais teriam validade para o conhecimento científico moderno se não estiveram apoiados em algum tipo de evidencia experimental.

O contato com o mundo espiritual através da Mediunidade.

Somos cegos apalpando um elefante e cada um tem ideia diferente do mesmo animal.

Abraço

Achei na Amazon,

https://www.amazon.com/Oneness-Principles-Religions-Revised-Expande...

Achei o site do livro:

http://www.onenessonline.com/

Usei o tradutor:

ONENESS: GRANDES PRINCÍPIOS COMPARTILHADOS POR TODAS AS RELIGIÕES
Por Jeffrey Moses, com uma Introdução por Sua Santidade, o Dalai Lama

As religiões do mundo parecem pedir que seus seguidores busquem diferentes caminhos para a iluminação. No entanto, sob as aparentes diferenças está um conjunto de verdade universal.

Citando diretamente das escrituras do cristianismo, do judaísmo, do islamismo, do hinduísmo, dos bahá'ís, do budismo e de outros, a unicidade: grandes princípios compartilhados por todas as religiões eliminam as diferenças superficiais entre as religiões, mostrando que os grandes princípios religiosos são expressos quase a palavra para Palavra em todas as religiões.

A regra de ouro, ame o seu vizinho, fale a verdade, é mais abençoado para dar do que para receber esses princípios e mais de sessenta outros são comuns a todas as religiões.

Quando suas semelhanças inerentes são reveladas, a sabedoria coletada das religiões do mundo mostra uma profunda "unicidade" do espírito humano. Quando colocados lado a lado - com uma formulação surpreendentemente semelhante em muitos casos - as crenças essenciais compartilhadas por todas as religiões confirmam que nossas diferenças são superficiais e que nossas semelhanças são profundas. Eles têm o efeito esmagador de criar a unidade, onde as diferenças se dissolvem e a alma pode se perguntar: por que temos tais conflitos?

Esses volumes de sabedoria espiritual têm outro valor - em um nível muito pessoal para cada indivíduo. Quando seus temas mais fundamentais são reunidos e comparados diretamente, como no Oneness: Grandes Princípios compartilhados por todas as religiões, eles se tornam um guia ou um modelo para o desenvolvimento interior da mente e do espírito. Eles formam a base não só para o modo como as nações podem viver juntos de forma pacífica, mas também sobre como os indivíduos podem estruturar suas vidas para alcançar o sucesso, a felicidade e a realização espiritual.

Navegue por este site e envie por e-mail informações sobre seus amigos, familiares e parceiros de negócios. Muitas pessoas hoje acreditam na unidade subjacente das religiões, e agradeceriam ser notificadas sobre um site e um livro dedicado ao assunto.

"Como este livro mostra ... todas as principais religiões do mundo têm ideais semelhantes de amor, o mesmo objetivo de beneficiar a humanidade através da prática espiritual e o mesmo efeito de tornar seus seguidores em melhores seres humanos".

- O Dalai Lama

"Rezo para que este livro realize o que Deus quer."

-Mãe Teresa
Conteúdos da Oneness: grandes princípios compartilhados por todas as religiões

A presente edição do Oneness, disponível desde outubro de 2002, foi revisada e ampliada a partir da edição original, publicada originalmente em 1989 (capa dura, Ballantine Books) e em 1992 (revista comercial, Ballantine).

Cada grande princípio espiritual discutido na Unidade consiste em duas seções: um breve comentário sobre o princípio pelo autor e seleções mostrando como o princípio é expresso nas principais religiões do mundo. Os conteúdos incluem comentários e seleções bíblicas para sessenta e cinco princípios, incluindo.
O homem da regra de ouro não vive sozinho

Ame o seu vizinho
Abençoado para perdoar
Existe um Deus falando verdade
Mais abençoado para dar homenagem aos idosos
Não prejudique nada manter a empresa com os sábios
O mundo é nossa família Há muitos caminhos para Deus
Como Ye Sow, então você deve buscar e Ye Shall Find
Bem-aventurados os pacificadores, Deus é amor
Honre o seu pai e a mãe, somos feitos à imagem de Deus
Não julgue a paz que passa todo o entendimento
Ame seus inimigos, seja feita sua vontade
A sabedoria é mais preciosa do que as riquezas Orações das religiões


Rosangela Araujo Pereira disse:

https://www.saraiva.com.br/unidade-os-principios-comuns-a-todas-as-...

Este é o livro "Princípios".....


MARIO FONTES disse:

Analisando o Espiritismo como a disciplina que estuda o que há de comum a todas as Religiões poderemos pensa-lo como algo Universal a todas as Religiões.

Lembro de ter lido em Kardec sobre a possibilidade da pessoa guardar os aspectos Culturais de suas tradições religiosas, porem ser Espírita em relação a visão do contato com o mundo espiritual e as leis morais sugeridas, o que lhe permitia o dialogo com outras crenças religiosas.

Entretanto creio que isto é utópico, pois dentro da estrutura dogmática que as Religiões se fecharam não há possibilidade de progresso pelo entendimento comum do contato com o mundo espiritual . As Religiões atuais querem impor seus dogmas aumentando seus adeptos e poderio material.

 



MARIO FONTES disse:

Rosângela,

Pergunto a você: -

Se retirarmos todas os aspectos culturais, linguísticos, folclóricos, ritualísticos das Religiões; o que há de comum a todas Religiões das mais primitivas as mais atuais?

Essencialmente o que sobra são:
-O contato com o mundo espiritual.
-As leis morais inferidas deste contato.

Mas não é exatamente isto que o Espiritismo estuda?

Analise todos os livros que Kardec escreveu e veja se o conteúdo deles pode ser descrito genericamente como resumido acima.

Portanto o Espiritismo estuda o que há de comum a todas as Religiões.

Retira os aspectos culturais de todas as religiões e estuda apenas :
Comunicação com os espíritos e as leis morais trazidas por este contato que são essencialmente as mesmas em todas as religiões porem adequadas a cada cultura e época.
A FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA estudará todas as Religiões extrairá o que todas tem em comum e procurará mostrar a compatibilidade de todas em sua essência que é exatamente o que o Espiritismo estuda o que há de comum a todas as Religiões.


Rosangela Araujo Pereira disse:

Mario

Cultura Religiosa é uma disciplina que já faz parte desta academia...E existe um livro, não lembro o nome, mas me parece que é algo parecido "Verdades comuns de todas as religiões", que nos auxilia na REFORMA ÍNTIMA....

Mario Fontes,

Sim, somos como cegos apalpando um elefante; mas quem nos fez assim?!! O próprio Criador!!!!

Se retirarmos todas os aspectos culturais, linguísticos, folclóricos, ritualísticos das Religiões; o que há de comum a todas Religiões das mais primitivas as mais atuais?

Essencialmente o que sobra são:
-O contato com o mundo espiritual.
-As leis morais inferidas deste contato.

Mas não é exatamente isto que o Espiritismo estuda?

Analise todos os livros que Kardec escreveu e veja se o conteúdo deles pode ser descrito genericamente como resumido acima.

Portanto o Espiritismo estuda o que há de comum a todas as Religiões.

Retira os aspectos culturais de todas as religiões e estuda apenas :
Comunicação com os espíritos e as leis morais trazidas por este contato que são essencialmente as mesmas em todas as religiões porem adequadas a cada cultura e época.
A FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA estudará todas as Religiões extrairá o que todas tem em comum e procurará mostrar a compatibilidade de todas em sua essência que é exatamente o que o Espiritismo estuda o que há de comum a todas as Religiões.

A continuação natural do esforço de Kardec é :

A FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA.

Amigo, talvez um desabafo, enfim...

Ontem fui "atacada" por materialista que não entenderem minhas colocações a respeito do suicídio e doenças mentais, principalmente a depressão numa discussão na rede social. E eu tinha uma palestra para apresentar sobre Doenças Mentais e Mediunidade a noite. Quase balancei para fazer esta palestra, pois o assédio das mentes materialistas me desconcentraram um pouco. Então fui verificar a definição de doença mental e encontrei esta http://cssc.pt/faq/o-que-e-uma-doenca-mental/    Me ajudou muito para que eu voltasse ao foco da minha responsabilidade. A filosofia que fala nesta definição eu atribui à Doutrina Espírita, no momento que fiz a palestra....Não é fácil a tarefa. E os descrentes, desavisados e influenciados com o materialismo (principal causa da Depressão) foram pedras no meu caminho ontem...Mas estou melhorando. Eu não os chutei...Não os mandei se catar...Orei por eles. E por mim também. Para que eu não insistisse em jogar a semente onde ela não irá germinar....Faculdade de Filosofia Espírita....Pode ser...Mas a tarefa é difícil. E quem disse que não seria? Tenho que respirar um pouco...E me afastar destas discussões. Pelo menos por um tempo...Tenho que me preservar....

MARIO FONTES disse:

Se retirarmos todas os aspectos culturais, linguísticos, folclóricos, ritualísticos das Religiões; o que há de comum a todas Religiões das mais primitivas as mais atuais?

Essencialmente o que sobra são:
-O contato com o mundo espiritual.
-As leis morais inferidas deste contato.

Mas não é exatamente isto que o Espiritismo estuda?

Analise todos os livros que Kardec escreveu e veja se o conteúdo deles pode ser descrito genericamente como resumido acima.

Portanto o Espiritismo estuda o que há de comum a todas as Religiões.

Retira os aspectos culturais de todas as religiões e estuda apenas :
Comunicação com os espíritos e as leis morais trazidas por este contato que são essencialmente as mesmas em todas as religiões porem adequadas a cada cultura e época.
A FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA estudará todas as Religiões extrairá o que todas tem em comum e procurará mostrar a compatibilidade de todas em sua essência que é exatamente o que o Espiritismo estuda o que há de comum a todas as Religiões.

A continuação natural do esforço de Kardec é :

A FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA.

Rosângela,

Como não foi colocado qual a linha de "assédio materialista"?

Seu abalo foi porque manifestaram desrespeitosamente?

Apresentaram argumentos que não soube rebater?

Nada podemos ajudar.

Você fez bem, o materialismo é uma crença como outra qualquer , e nos espíritas respeitamos todas, mas isto não nos impede de combater as ideias e não as pessoas.

FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA nos dá argumentos de alto nível para enfrentar estas situações.

UM CURSO COMEÇA AGORA

https://www.coursera.org/learn/philosophy/home/info

2069/5000

Introdução à Filosofia
A Universidade de Edimburgo
Sobre este curso

Este curso irá apresentá-lo a algumas das principais áreas de pesquisa na filosofia contemporânea. Cada módulo que um filósofo diferente irá conversar com você através de algumas das questões e questões mais importantes em sua área de especialização. Começaremos por entender o que é a filosofia - quais são os seus objetivos e métodos característicos, e como isso difere de outros assuntos? Então, vamos passar o resto do curso ganhando uma visão geral introdutória de várias áreas da filosofia. Os tópicos sobre os quais você aprenderá incluirão: Epistemologia, onde consideraremos o que o nosso conhecimento do mundo e de nós mesmos consiste, e como chegamos a ter isso; Filosofia da ciência, onde investigaremos questões conceituais fundamentais na pesquisa e na prática científica; Filosofia da Mente, onde vamos fazer perguntas sobre o que isso significa para algo ter uma mente e como as mentes devem ser compreendidas e explicadas; Filosofia política, onde investigaremos se temos a obrigação de obedecer a lei; Filosofia Moral, onde tentaremos compreender a natureza de nossos julgamentos e reações morais - quer visem alguma verdade moral objetiva, ou sejam meras preferências pessoais ou culturais, e; Metafísica, onde pensamos em algumas questões conceituais fundamentais sobre o livre arbítrio e a natureza da realidade. O desenvolvimento deste MOOC foi liderado pelo centro de pesquisa Eidyn da Universidade de Edimburgo. Para acompanhar a "Introdução à Filosofia", temos o prazer de anunciar um livro de Routledge intitulado "Filosofia para Todos". Este companheiro de curso para o curso "Introdução à Filosofia" foi escrito pela equipe de Filosofia de Edimburgo expressamente com as necessidades dos alunos do MOOC em mente. "Filosofia para todos" contém capítulos claros e conviviais, resumos de capítulos, glossários, questões de estudo, sugestões para leitura adicional e guias de recursos on-line

Mario Fontes,

Porq é que, como vc disse, o Criador nos faz "agir como cegos apalpando um elefante"?

Luis,

Não temos verdades absolutas e definitivas e imutáveis, nem se quer temos muitas verdades relativas.

Quem explica tudo não explica nada.

O Espiritismo não é o fim do conhecimento sobre o mundo espiritual é um começo, há outros começos.

A FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA não será uma panaceia que explica tudo, que resolve tudo, porque aquele quem diz que faz isto, na verdade não resolve nada.

A resposta para sua pergunta é simples:

Não sabemos.



luis conforti junior disse:

Mario Fontes,

Porq é que, como vc disse, o Criador nos faz "agir como cegos apalpando um elefante"?

FINANCIAMENTO COLETIVO PARA PESQUISA DE EFEITOS FÍSICOS

https://www.justgiving.com/crowdfunding/robin-foy

 Robin e Sandra Foy fizeram parte do Scole Experimental Group durante a década de 1990, que agora se tornou internacionalmente famoso por 'The Scole Experiment', que ocorreu principalmente em sua casa na vila britânica de Scole. Eles ajudaram a pioneirar uma maneira totalmente nova de produzir Fenômenos psíquicos físicos que eram baseados em energia em vez de baseados em ectoplasma. O fenômeno que foi produzido durante esse período de 5 anos foi saudado como sendo uma das melhores provas de sobrevivência pós mortem (vida) após a morte. Foi demonstrado a centenas de membros do público, bem como uma série de cientistas tanto na Scole como no exterior na Califórnia, EUA; Irlanda; a Holanda; Alemanha; Suíça e Espanha. Ambos, Robin e Sandra, têm 44 anos de envolvimento intensivo e vasta experiência prática neste especialista em Campo de Pesquisa, e agora desejam (com a ajuda de uma equipe de espírito dedicada) educar o público - e realizar pesquisas científicas internacionais sérias - no desenvolvimento e Demonstração adicional de fenômenos psíquicos físicos que incluem a prova absoluta de uma Vida após a morte. Para conseguir isso, é vital comprar e remodelar uma propriedade específica que seja exatamente correta para acomodar nosso ambicioso projeto para o bem da humanidade e do amor do Espírito. O nosso vasto e único (para nós - como membros do Grupo Experimental da Escola) o conhecimento do assunto precisa ser transmitido ao mundo científico e ao público em geral. Pessoalmente, somos aposentados e desejamos simplesmente dar aos outros alguns dos maravilhosos conhecimentos e experiência prática que adquirimos nos últimos 44 anos. Este é um projeto sem fins lucrativos, com absolutamente nenhum ganho para nós ou nossa família. No centro deste projeto será a retomada e o desenvolvimento contínuo - mais manifestação final - de sessões experimentais semelhantes às que desfrutamos nos 5 anos de 'The Scole Experiment' durante a década de 1990

Mario Fontes,

Querido amigo cheio de nobres ideais; abandone essa ideia de criar uma Faculdade de Filosofia Espírita, que nela vc poderá encontrar alunos inteligentes que farão perguntas que nenhum dos professores saberá responder, pois, a filosofia espírita não tem respostas para elas. Já, se vc criar uma Faculdade de Filosofia Espiritualista, vc poderá encontrar todas as respostas necessárias para satisfazer os mais perspicazes, os mais inteligentes, os mais espertos e mesmo os mais despertos!

Querido amigo Luis,

Opinião é aquilo que sustentamos por crença, preconceito, gosto pessoal. Futebol palpite da loteria etc...

Estas coisas por não apresentarem estrutura lógica não podem ser discutidas em termos de melhor ou pior.

Espero que a Faculdade de Filosofia Espírita discuta Religião não como se discute futebol na forma que você apresentou acima.

Religião é conhecimento apresenta Universalidade , Estrutura Lógica, está baseada em fatos e observação.

Não discuto opinião pessoal cada um tem a sua.

Abraço


Teologia é o curso para se saber como é Deus. "Conheça-te a ti Mesmo" é o que um sábio da antiguidade já nos disse. Pois o mal está em nós mesmos. Nunca alcançaremos a Deus. Pois Deus é amor. Nossa sede de amor é insaciável...E que bom. Pois quando mais amamos mais livre nos tornamos. Não existe faculdade alguma que nos ensina a amar. É a faculdade da vida. Bem. Esta é a minha opinião...
luis conforti junior disse:

Mario Fontes,

Querido amigo cheio de nobres ideais; abandone essa ideia de criar uma Faculdade de Filosofia Espírita, que nela vc poderá encontrar alunos inteligentes que farão perguntas que nenhum dos professores saberá responder, pois, a filosofia espírita não tem respostas para elas. Já, se vc criar uma Faculdade de Filosofia Espiritualista, vc poderá encontrar todas as respostas necessárias para satisfazer os mais perspicazes, os mais inteligentes, os mais espertos e mesmo os mais despertos!

Responder à discussão

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/UVguqO55P9
Twitter50 minutos atrás · Responder · Retweet
Marcelo da Silva e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
1 hora atrás
Mércia Miranda Batista curtiram a discussão Recomecemos, por Emmanuel de Leonel Cupertino
1 hora atrás
Mércia Miranda Batista entrou no grupo de Amigo Espírita
1 hora atrás
Mércia Miranda Batista curtiram o evento Mensagens PPS de Amigo Espírita
1 hora atrás
Mércia Miranda Batista curtiu a postagem no blog As Drogas e suas Implicações Espirituais de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
Shizuo Yoshida entrou no grupo de Amigo Espírita
4 horas atrás
Ícone do perfilJuliana Angeloni, Igor Serrano, Claudia e mais 2 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
4 horas atrás
Mércia Miranda Batista curtiram a página Canal 7 de Amigo Espírita
6 horas atrás
gilda aparecida augusto deu um presente para 20 membros
7 horas atrás
gilda aparecida augusto deu um presente para 16 membros
7 horas atrás
CÁTIA REGINA deu um presente para 14 membros
7 horas atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI postou um vídeo

Programa Encontro Fraterno - Família: desafios e convivência

Nosso Encontro Fraterno recebeu em nossos estúdios no 33º Congresso Espírita de Goiás o Psicólogo Clínico, Palestrante Espírita e Escritor Rossandro Klinjey,...
9 horas atrás
Feeak Minas postou vídeos
9 horas atrás
The Spiritist Psychological Soci postou vídeos
9 horas atrás
João da Rocha Filho postou um vídeo

João Rocha - Estudo do Evangelho 16022016

"Estudo sobre o Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. XVII ítem 8"
9 horas atrás
Celina Sobral postou vídeos
9 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um vídeo

“A Psicologia do Amor”, com João da Rocha Filho

Palestra na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, com o pesquisador, psicanalista e orador João da Rocha Filho de Porciúncula-RJ, no domingo 17 de setembro de 2017, de 09 às 10h, com o tema “A Psicologia do Amor”. João Rocha é dirigente do…
9 horas atrás
ROBERTO JOSÉ DAMASCENO postou um vídeo

SÉRGIO TOZETTI - " EM BUSCA DA SAÚDE ESPIRITUAL " - 17/09/2017 - Irmão Tomé - Vitória/ES.

Palestra de SÉRGIO TOZETTI, em 17/09/2017, na Sociedade de Estudos Espíritas Irmão Tomé, em Vitória/ES.
9 horas atrás
Codificador do Paracleto postou um vídeo

Jorge Hessen - Fidelidade Espírita, Uma Questão De Racionalidade Cristã

Jorge Hessen - Programa Espiritismo em Foco - Fidelidade Espírita, Uma Questão De Racionalidade Cristã ARTIGOS ESPÍRITAS JORGE HESSEN http://aluznamente.com.br
9 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço