REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Quanto ao aspecto evolutivo da Doutrina Espírita, acho que o que está fazendo falta é a FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA, que trará:

  • Uniformidade na divulgação da doutrina.

  • Menos palestrantes despreparados.

  • Menos divisões internas.

  • Um critério cientifico de progresso dos livros de Kardec através de teses de Mestrado e Doutorado.

  • Um ambiente fechado para debater novos progressos, antes de vir a público.

  • Diminui as relações pessoais e torna mais logico e cientifico a escolha de ideia ou palestrante.

  • Hoje há muitos argumentos baseados apenas na autoridade de determinado médium ou espirito.



Assim após um curso regular, reconhecido pelo MEC, de 5 anos, onde o aluno toma contato com todas as Doutrinas Filosóficas fará:

  • 3 anos de pós graduação

  • 3 anos de Mestrado

  • 3 anos de Doutorado. ( nesta fase é que está apto a agregar novos descobrimentos numa especialidade que escolheu, porem muitos deixam isto para o pós-doutorado, até aqui apenas reproduzem o que já foi descoberto)



Hoje, na Ciência, somente após  estes 11 anos de especialização, geralmente de tempo integral, é que o pesquisador tem condições de de agregar novos conhecimentos sobre uma área, muito especifica, e geralmente não o faz sozinho sempre é acompanhado por uma equipe multidisciplinar. A maioria apenas repete experiencias já feitas para agregar uma novidade no pós-doutorado.

Nós espiritas nos ufanamos de repetir :

"É preferível rejeitar dez verdades que aceitar uma mentira."

Porém, a Ciência é muito mais restritiva. Caso você apresente, nestes 11 anos de dedicação integral, uma única frase ou formula, na sua monografia, que não está em acordo com o edifício teórico experimental , você será reprovado e não terá condições de agregar uma inovação.

Um médico que cursar a faculdade de filosofia espírita poderá defender tese sobre questões de fronteira a nível de mestrado dentro apenas de sua especialidade como:

  • Engenharia Genética e o espírito.

  • Pacientes em coma.

  • Doenças e Carma.

  • Transplante



Mario Fontes

Reconhece-se o verdadeiro Espírita
pela sua transformação moral,
e pelos esforços que faz para
domar suas más inclinações.
 
(Allan Kardec, ESE., XVII, 4)

  • A Faculdade de Medicina não faz o bom profissional de Medicina.

  • A Faculdade de Engenharia não faz o verdadeiro bom Engenheiro.

  • A Faculdade de Direito não faz o bom profissional de Direito.

  • A roupa, melhor, o hábito não faz o monge.

Analogamente:

A Faculdade de Filosofia Espírita não fará o verdadeiro Espírita.

Muitos, diria cerca de 80% optam por uma faculdade ou profissão por diferentes razões:

  • Os pais ou outro familiar queriam e influenciaram.

  • Ouviu dizer que era facil arrumar emprego nesta area, e que pagavam bem.

  • É o curso da moda e dá Status, sendo facil impressionar o sexo oposto.

  • Resolver algum problema pessoal.

  • Não conseguiu arrumar nada melhor e não aguentava mais fazer cursinho.

  • Curiosidade ( uma vez satisfeita abandonam).

  • O Brasil se sobressaiu no setor e tem mais chances.

Conheço muitos médicos, advogados e engenheiros que se tornaram empresarios da alimentação ou se tornaram políticos e ganham muita mais desta forma, e não conseguem mais retornar a sua profissão que se formaram.

Afirmo que após 30 anos de formado, pouquissimos dos meus colegas continuam trabalhando na area, por diversos motivos, sem contudo terem deixado de serem influenciados para sempre, pela sua titulação de Engenharia, no seu modo de pensar e agir.

Assim vale mesmo vale a pena a Faculdade de Filosofia Espírita, pelas mesmas razões que valem para qualquer outra Faculdade.

Exibições: 11972

Responder esta

Respostas a este tópico

Luis,

Envio abaixo para você recordar:

Excluir
Caro Luis,

Comento abaixo:

""porque escolhemos fazer tantas coisas erradas, se podemos escolher fazê-las sempre corretas?"

O que é coisas erradas e corretas?
Será que o que entendo por correto é o mesmo que outras pessoas em outras culturas entenderiam?
Será que o noção de certo e errado e inalterável com o tempo? Só um trabalho serio de estudo de Filosofia resolve isto.

---------------------------------
"doutrina espírita está cheia de dogmas?!"
A palavra Dogma usada por Kardec foi usada numa época em que não havia um consenso ainda sobre o significado das palavras na Epistemologia
----------------------------------


"E lhe peço que, se vc se lembrar, cite aqui algumas (ou uma só) evidências experimentais que dão suporte ao que a doutrina ensina"

Lamentável você desconhecer qualquer uma experiência mediúnicas:
Já gravou EVP?
Já viu mesas girantes?
Já entrou em transe aos 7 anos de idade começou cavar, o chão duro, com as mãos nuas, e desenterrou um oficial militar que estava há 35 anos enterrado?
Eu já!

Abraço


luis conforti junior disse:

Mario Fontes,

Sinceramente, me perdoe, amigo Fontes, mas não me recordo de qualquer experiência que vc houvesse sugerido que eu fizesse! Terei mesmo satisfação em fazê-las, desde que vc me lembre quais são elas!

MARIO FONTES

Luis (msg anterior):"porque escolhemos fazer tantas coisas erradas, se podemos escolher fazê-las sempre corretas?"

 

Mario respondeu: O que é coisas erradas e corretas? Será que o que entendo por correto é o mesmo que outras pessoas em outras culturas entenderiam? Será que o noção de certo e errado e inalterável com o tempo? Só um trabalho sério de estudo de Filosofia resolve isto.

 

Luis: meu querido amigo, estamos falando da doutrina espírita, não das mutáveis concepções terrenas produzidas pelas mentes dos homens, mutáveis em suas conceituações. Assim, lhe pergunto:

- a ética, a moral espírita ou divina tb variam com o tempo, como variam o que é considerado correto ou incorreto na concepção mutável dos homens?!!!

- O certo e o errado na doutrina espírita ontem foram uma coisa e hoje podem ser outras?!!!

- Aquilo que está nos nas lições do Cristo, no Novo Testamento, e na codificação, hoje pode ter-se tornado diferente?      

- Afinal, meu amigo idealista, pela doutrina, a coisa, ou ação correta, é aquela que é feita com amor; a incorreta é a que não é feita com amor, concorda? Isso pode variar co o tempo?!!!

 

Mario: "doutrina espírita está cheia de dogmas?!"

A palavra Dogma usada por Kardec foi usada numa época em que não havia um consenso ainda sobre o significado das palavras na Epistemologia

Luis: sem dúvida que está cheia de dogmas; vários deles, talvez nem todos, mas alguns, já citei mais acima! E tb, como todas as demais doutrinas religiosas do mundo, e suas filosofias, a espírita contém questões confusas, obscuras, incoerentes e até mesmo contraditórias! 

 

Luis (msg ant): "E lhe peço que, se vc se lembrar, cite aqui algumas (ou uma só) evidências experimentais que dão suporte ao que a doutrina ensina"

 

Mario: Lamentável você desconhecer qualquer uma experiência mediúnicas.

Luis: engana-se, amigo Mario; vc me fez lembrar das palavras de um sábio, Jesus, que aconselhou: "nunca julgueis!", pois absolutamente todos os julgamentos que fazemos são nada mais do que "pseudo-julgamentos" porq absolutamente ninguém tem a capacidade de conhecer todas as causas que deram lugar ao que está sendo julgado. E se engana pois conheço todos os tipos de experiências mediúnicas; estudo o espiritismo desde alí por 1946; conheço toda sua literatura básica doutrinária, filosófica, científica, a subsidiária, romances etc; tudo que já se escreveu a favor e contra a doutrina. Conheço todos os tipos de sessões mediúnicas, pois já participei de todos eles. Fui médium psicográfico por mais de 40 anos e me preparava para editar um livro. E não entrei em transe qdo menino aos 7 anos de idade, como vc diz q aconteceu com vc, mas qdo adulto, aos 46 anos, numa experiência que me fez abrir os olhos e abriu minha compreensão e me fez compreender muitas coisas que antes não compreendia. 

Abraços!

Mario Fontes, 

Amigo Mario, mais algumas perguntinhas, para vc refletir: como poderá ser explicado na sua Faculdade o "porq um é bom e outro é mau"? O "como fazer" aquele que é mau para se tornar bom? O "como fazer" o egoísta para deixar de ser egoísta? O porq os livre-arbítrios se tornaram desiguais, se no princípio das coisas, conforme diz a doutrina, todos somos perfeitamente iguais?

Raciocine um pouco, meu amigo!

Mario Fontes, 

Observe que as perguntas que fiz logo acima se referem a conhecimentos básicos, necessários, imprescindíveis  para o entendimento da doutrina e que, se não forem respondidas, não será possível a ninguém entendê-la! Pois como  alguém poderá entender a doutrina se não souber nem mesmo porq um é bom e outro é mau?!!!

Me espanto que ninguém coloque aqui argumentos contra o q tenho publicado sobre a não existência do livre-arbítrio, mesmo sendo este um dos pilares da DE! Pois, se este pilar cai, a verdade do espiritismo tb cai!!!

Luis Conhecemos praticamente nada  deste Universo material. Todo Universo material que podemos perceber com os sentidos físicos tem apenas cerca de 4,9% de toda massa existente neste Universo. Parece que existem outros Universos.

Portanto no sentido material somos menos que poeira das estrelas e no sentido espiritual estamos no inicio também.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Universo

Você continua falando de verdades absolutas respostas definitiva dogmas.

Desista disso tenha um pouco de bom senso e humildade.

Nós sabemos muito pouco para termos acesso a qualquer verdade absoluta.

Luis,


Você fugiu completamente a uma pergunta muito simples.

Fez ou não fez seus experimentos?

Funcionou?


MARIO FONTES disse:

Luis Conhecemos praticamente nada  deste Universo material. Todo Universo material que podemos perceber com os sentidos físicos tem apenas cerca de 4,9% de toda massa existente neste Universo. Parece que existem outros Universos.

Portanto no sentido material somos menos que poeira das estrelas e no sentido espiritual estamos no inicio também.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Universo

Você continua falando de verdades absolutas respostas definitiva dogmas.

Desista disso tenha um pouco de bom senso e humildade.

Nós sabemos muito pouco para termos acesso a qualquer verdade absoluta.

23% de matéria escura. 72% de energia escura? É isto 4,6 % de átomos. Então átomos é matéria e energia branca? Não entendi este desenho. Existe a matéria e anti matéria. Escutei pela Discovery ontem...Mas os cientistas, ainda, não provaram.

MARIO FONTES disse:

Luis,


Você fugiu completamente a uma pergunta muito simples.

Fez ou não fez seus experimentos?

Funcionou?


MARIO FONTES disse:

Luis Conhecemos praticamente nada  deste Universo material. Todo Universo material que podemos perceber com os sentidos físicos tem apenas cerca de 4,9% de toda massa existente neste Universo. Parece que existem outros Universos.

Portanto no sentido material somos menos que poeira das estrelas e no sentido espiritual estamos no inicio também.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Universo

Você continua falando de verdades absolutas respostas definitiva dogmas.

Desista disso tenha um pouco de bom senso e humildade.

Nós sabemos muito pouco para termos acesso a qualquer verdade absoluta.

Rosângela,

A matéria visível representa apenas 4% da massa deste Universo. Os outros 96% da massa representam matéria e energia escura que ninguém sabe o que é, mas é possível mapear pela atração gravitacional que massa da matéria escura exerce nos 4% de matéria/energia visível.

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-4760730/Huge-map-cos...

Há lugares que são vazios, mas a luz aparece curvada pela massa da matéria escura .



Rosangela Araujo Pereira disse:

23% de matéria escura. 72% de energia escura? É isto 4,6 % de átomos. Então átomos é matéria e energia branca? Não entendi este desenho. Existe a matéria e anti matéria. Escutei pela Discovery ontem...Mas os cientistas, ainda, não provaram.

MARIO FONTES disse:

Luis,


Você fugiu completamente a uma pergunta muito simples.

Fez ou não fez seus experimentos?

Funcionou?


MARIO FONTES disse:

Luis Conhecemos praticamente nada  deste Universo material. Todo Universo material que podemos perceber com os sentidos físicos tem apenas cerca de 4,9% de toda massa existente neste Universo. Parece que existem outros Universos.

Portanto no sentido material somos menos que poeira das estrelas e no sentido espiritual estamos no inicio também.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Universo

Você continua falando de verdades absolutas respostas definitiva dogmas.

Desista disso tenha um pouco de bom senso e humildade.

Nós sabemos muito pouco para termos acesso a qualquer verdade absoluta.

MARIO FONTES

 

 

Mario disse: Luis, Você fugiu completamente a uma pergunta muito simples. Fez ou não fez seus experimentos? Funcionou?

 

 

Luis: meu querido amigo (a quem cumprimento pelo seu ideal de “construir” uma Faculdade de Filosofia Espirita, mas que, ao mesmo tempo, afirmo que será impossível, a vc e aos demais professores, solucionar todas as questões que os alunos propuserem, pois a doutrina espírita não tem todas as respostas), se não me falha a memória já respondi sua pergunta (que nem me lembro mais qual foi ela) e na resposta falei que fiz os experimentos que vc sugeriu!  Mas, se minha memória está falhando e não fiz nem a resposta, nem os experimentos, por favor, me repita a pergunta e me lembre quais são os experimentos que vc sugeriu que eu fizesse, que, sinceramente, terei mesmo satisfação em responder e em fazer os experimentos e lhe dizer se funcionaram ou não!

 

E se, como vc mesmo disse, “conhecemos praticamente nada deste Universo material e, portanto no sentido material somos menos que poeira das estrelas e no sentido espiritual estamos no início também” (e sem qualquer dúvida, devemos esse desconhecimento e esse início exatamente a Deus), digo que é exatamente devido a isso, ao fato sermos desconhecedores de tudo (como o Criador nos fez) e estarmos no início de entender o sentido espiritual (com tb o Criador nos fez), que cometemos tantos erros que resultam nesses sofrimentos terríveis para os nossos semelhantes e, afinal, para nós mesmos. Aqui devo lhe perguntar: onde é que está aí a nossa responsabilidade ou culpa pelos erros que cometemos?

 

 

Mario disse: Você continua falando de verdades absolutas respostas definitivas dogmas.

Desista disso tenha um pouco de bom senso e humildade. Nós sabemos muito pouco para termos acesso a qualquer verdade absoluta.

 

 

Luis: pois é, meu querido, o que tenho de sobra é muito bom-senso e muita humildade, mas não porq quero ter bom-senso e humildade, mas porq as experiências/lições pelas quais passei na vida, me fizeram ter! E continuo falando de verdades absolutas, de respostas definitivas e de dogmas porq tudo isso existe! Ou para vc nada disso existe? E como vc pode afirmar que sabemos muito pouco para termos acesso a qualquer verdade absoluta? Vc conhece a mente de todos os indivíduos? Lembre-se que, só neste pequenos planeta, somos cerca de 7 bilhões! Vc conhece o que cada um desses 7 bilhões tem em sua mente? Ou, para vc, é impossível que alguém tenha acesso a verdades absolutas? 

Nesses dias, um amigo me disse mais ou menos o seguinte: como é difícil ser espírita – quando encontro um espírita, ele me fala de coisas que não são espíritas para mim. Quando encontro um não espírita, também fala de um Espiritismo que não acho que seja Espiritismo.

Outro grande amigo agora me diz que não é mais espírita, mas Espírito, embora continue concordando com todos os princípios propostos pelo Espiritismo. Certo, mas que filosofia lhe ensinou que é Espírito imortal, com destino à perfeição?

Também soube recentemente de uma pessoa que se dizia espírita, que passou a fazer críticas – algumas bem pertinentes ao movimento espírita – e agora se afirma não mais espírita, o que seria do seu pleno direito, mas assumiu a missão pessoal de querer destruir tudo o que é espírita.

Afinal, o que está acontecendo?

Por essas e por outras que resolvi aqui tecer algumas reflexões sobre o que é ser espírita.

De fato, desde que o Espiritismo chegou ao Brasil e nos tornarmos o país mais espírita do mundo – quer dizer, o país onde mais gente se declara espírita e onde, portanto, o Espiritismo ganhou uma representatividade social – aquele Espiritismo de Kardec, fundado no século XIX foi se desbotando cada vez mais, fazendo sincretismos, incorporando práticas e conceitos, comportamentos e visões, que certamente estão longe do que Kardec pretendia.

É claro que nenhum movimento, seja filosófico, religioso ou mesmo político, se mantém estagnado no tempo, sem adaptar-se historicamente, sem agregar elementos culturais dos países ou das sociedades em que vierem a se instalar, sem abrir-se para novas reflexões, diante de outros contextos. Não poderíamos, portanto, pensar o Espiritismo por exemplo com as cores etnocentristas, de que há ressonâncias nas obras de Kardec, nem com as perspectivas sociais e históricas do século XIX.

Outra coisa, de 150 anos para cá, o planeta se modificou radicalmente. Somos hoje defrontados por problemas muito mais complexos do que na época de Kardec, que viveu num mundo sem bomba atômica, antes do holocausto, sem redes sociais, sem computadores e satélites e sem todos os desajustes humanos que povoam a sociedade do século XXI.

Mas se valorizamos a contribuição de Kardec, se ela ainda faz sentido para nós, se nos identificamos com as luzes que acendeu, precisamos centrar no que é atemporal, no que é essencial no Espiritismo, e de posse desse roteiro, desdobrarmos algo consistente para oferecer às profundas questões de nosso século

Responder à discussão

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/izzyn7BFa8
Twitter7 minutos atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/UVguqO55P9
Twitter56 minutos atrás · Responder · Retweet
Marcelo da Silva e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
1 hora atrás
Mércia Miranda Batista curtiram a discussão Recomecemos, por Emmanuel de Leonel Cupertino
1 hora atrás
Mércia Miranda Batista entrou no grupo de Amigo Espírita
2 horas atrás
Mércia Miranda Batista curtiram o evento Mensagens PPS de Amigo Espírita
2 horas atrás
Mércia Miranda Batista curtiu a postagem no blog As Drogas e suas Implicações Espirituais de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
Shizuo Yoshida entrou no grupo de Amigo Espírita
4 horas atrás
Ícone do perfilJuliana Angeloni, Igor Serrano, Claudia e mais 2 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
4 horas atrás
Mércia Miranda Batista curtiram a página Canal 7 de Amigo Espírita
6 horas atrás
gilda aparecida augusto deu um presente para 20 membros
7 horas atrás
gilda aparecida augusto deu um presente para 16 membros
7 horas atrás
CÁTIA REGINA deu um presente para 14 membros
7 horas atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI postou um vídeo

Programa Encontro Fraterno - Família: desafios e convivência

Nosso Encontro Fraterno recebeu em nossos estúdios no 33º Congresso Espírita de Goiás o Psicólogo Clínico, Palestrante Espírita e Escritor Rossandro Klinjey,...
9 horas atrás
Feeak Minas postou vídeos
9 horas atrás
The Spiritist Psychological Soci postou vídeos
9 horas atrás
João da Rocha Filho postou um vídeo

João Rocha - Estudo do Evangelho 16022016

"Estudo sobre o Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. XVII ítem 8"
9 horas atrás
Celina Sobral postou vídeos
9 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um vídeo

“A Psicologia do Amor”, com João da Rocha Filho

Palestra na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, com o pesquisador, psicanalista e orador João da Rocha Filho de Porciúncula-RJ, no domingo 17 de setembro de 2017, de 09 às 10h, com o tema “A Psicologia do Amor”. João Rocha é dirigente do…
9 horas atrás
ROBERTO JOSÉ DAMASCENO postou um vídeo

SÉRGIO TOZETTI - " EM BUSCA DA SAÚDE ESPIRITUAL " - 17/09/2017 - Irmão Tomé - Vitória/ES.

Palestra de SÉRGIO TOZETTI, em 17/09/2017, na Sociedade de Estudos Espíritas Irmão Tomé, em Vitória/ES.
9 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço