Quanto ao aspecto evolutivo da Doutrina Espírita, acho que o que está fazendo falta é a FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA, que trará:

  • Uniformidade na divulgação da doutrina.

  • Menos palestrantes despreparados.

  • Menos divisões internas.

  • Um critério cientifico de progresso dos livros de Kardec através de teses de Mestrado e Doutorado.

  • Um ambiente fechado para debater novos progressos, antes de vir a público.

  • Diminui as relações pessoais e torna mais logico e cientifico a escolha de ideia ou palestrante.

  • Hoje há muitos argumentos baseados apenas na autoridade de determinado médium ou espirito.



Assim após um curso regular, reconhecido pelo MEC, de 5 anos, onde o aluno toma contato com todas as Doutrinas Filosóficas fará:

  • 3 anos de pós graduação

  • 3 anos de Mestrado

  • 3 anos de Doutorado. ( nesta fase é que está apto a agregar novos descobrimentos numa especialidade que escolheu, porem muitos deixam isto para o pós-doutorado, até aqui apenas reproduzem o que já foi descoberto)



Hoje, na Ciência, somente após  estes 11 anos de especialização, geralmente de tempo integral, é que o pesquisador tem condições de de agregar novos conhecimentos sobre uma área, muito especifica, e geralmente não o faz sozinho sempre é acompanhado por uma equipe multidisciplinar. A maioria apenas repete experiencias já feitas para agregar uma novidade no pós-doutorado.

Nós espiritas nos ufanamos de repetir :

"É preferível rejeitar dez verdades que aceitar uma mentira."

Porém, a Ciência é muito mais restritiva. Caso você apresente, nestes 11 anos de dedicação integral, uma única frase ou formula, na sua monografia, que não está em acordo com o edifício teórico experimental , você será reprovado e não terá condições de agregar uma inovação.

Um médico que cursar a faculdade de filosofia espírita poderá defender tese sobre questões de fronteira a nível de mestrado dentro apenas de sua especialidade como:

  • Engenharia Genética e o espírito.

  • Pacientes em coma.

  • Doenças e Carma.

  • Transplante



Mario Fontes

Reconhece-se o verdadeiro Espírita
pela sua transformação moral,
e pelos esforços que faz para
domar suas más inclinações.
 
(Allan Kardec, ESE., XVII, 4)

  • A Faculdade de Medicina não faz o bom profissional de Medicina.

  • A Faculdade de Engenharia não faz o verdadeiro bom Engenheiro.

  • A Faculdade de Direito não faz o bom profissional de Direito.

  • A roupa, melhor, o hábito não faz o monge.

Analogamente:

A Faculdade de Filosofia Espírita não fará o verdadeiro Espírita.

Muitos, diria cerca de 80% optam por uma faculdade ou profissão por diferentes razões:

  • Os pais ou outro familiar queriam e influenciaram.

  • Ouviu dizer que era facil arrumar emprego nesta area, e que pagavam bem.

  • É o curso da moda e dá Status, sendo facil impressionar o sexo oposto.

  • Resolver algum problema pessoal.

  • Não conseguiu arrumar nada melhor e não aguentava mais fazer cursinho.

  • Curiosidade ( uma vez satisfeita abandonam).

  • O Brasil se sobressaiu no setor e tem mais chances.

Conheço muitos médicos, advogados e engenheiros que se tornaram empresarios da alimentação ou se tornaram políticos e ganham muita mais desta forma, e não conseguem mais retornar a sua profissão que se formaram.

Afirmo que após 30 anos de formado, pouquissimos dos meus colegas continuam trabalhando na area, por diversos motivos, sem contudo terem deixado de serem influenciados para sempre, pela sua titulação de Engenharia, no seu modo de pensar e agir.

Assim vale mesmo vale a pena a Faculdade de Filosofia Espírita, pelas mesmas razões que valem para qualquer outra Faculdade.

Exibições: 16031

Responder esta

Respostas a este tópico

Mario fortes e outros. O Luis não procura resposta. Ele só gosta de nos provocar. Ele não tem situação nenhuma para resolver. Ele já sabe de tudo. Ele testa não sei o que, com a intenção de não sei o que. Para fazer não sei o que com isto.

Rosângela,

Sim concordo.
A Engenharia Genética uma das questões que a FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA terá que se debruçar está sendo apontada como a próxima revolução tecnologia e como toda descoberta material pode ser usada para o bem ou para o mal.
Leia os artigos abaixo:
http://www.bbc.com/portuguese/geral-39752430
http://scienceblogs.com.br/synbiobrasil/tag/biologia-sintetica/

Rosangela, 

Minha jovem, vc acredita mesmo que eu esteja 'brincando' aqui na REA, provocando vcs?

Porq eu estaria perdendo tempo 'provocando' vcs (como vc disse) se, com minhas 90 primaveras, o tempo para mim é precioso e poderia estar 'perdendo tempo" com as filhas, netos e bisnetos, numa linda praia, tomando uma água de coco gelada? Não estou brincando, minha querida; estou, como faço desde mais de 40 anos atrás, tentando contribuir para que alguém mais abra seus olhos, do mesmo modo que já abri os meus! Jesus mesmo disse que 'nossos olhos estão cheios de terra' e por isso não entendemos muita coisa!

E, minha querida, não sei de tudo não; só sei aquilo que necessitava saber para compreender o que é necessário para entender o que é a vida, o porq dos sofrimentos dos homens, das desigualdades; entender o que são e de onde vêm os pensamentos, os sentimentos, as vontades, o desejo de fazer o bem ou de fazer o mal,  as decisões, as escolhas; o porq, mesmo tendo, como a doutrina, ensina, o livre-arbítrio, podendo, portanto, escolher sempre fazer o bem e ser mais felizes, tantos escolhem e tantas vezes fazer o mal e, assim, ser infelizes.

Afinal, segundo a DE, Deus nos criou apenas 'simples e ignorantes', mas não tão 'desequilibrados mentalmente' ao ponto de agirmos todos como se fôssemos 'sádicos', pois, de propósito, como ensina a doutrina (a DE), fazemos que nossos irmãos sofram, e, como se fôssemos 'masoquistas', tb de propósito, como ensina a doutrina (DE) trazemos sofrimentos para nós mesmos.

Algumas perguntas para raciocinar; veja se consegue respondê-las:

- Se vc tem realmente o livre-arbítrio, porq escolheu, no passado, e continua escolhendo, no presente, tantas vezes fazer o mal, se pode sempre escolher fazer o bem?

- Porq vc não usou seu livre-arbítrio para escolher sempre e somente fazer o bem?

- O que foi que a impediu, e continua impedindo, de sempre escolher fazer o bem?

Minha querida, nisso que escrevi (e é o que sempre escrevo), vc vê alguma provocação???!!!

O fato de eu discordar, em relação a algum conceito da DE é, para vc, 'provocação'?!!!!!!!!!!!!!!

 
Rosangela Araujo Pereira disse:

Mario fortes e outros. O Luis não procura resposta. Ele só gosta de nos provocar. Ele não tem situação nenhuma para resolver. Ele já sabe de tudo. Ele testa não sei o que, com a intenção de não sei o que. Para fazer não sei o que com isto.

Esta é a décima terceira edição da RCE. A Revista Ciência Espírita é focada em pesquisas e estudos relacionados ao espiritismo. Inúmeros trabalhos utilizam metodologia científica atual para avaliar e testar procedimentos, métodos e crença espírita em geral.

Nessa edição:

Biografia Arthur Conan Doyle.

Artigo resumindo uma pesquisa que aborda o passe (energia Ki) sobre células cancerosas.

Cidades/Colônias Espirituais existem? Uma pesquisa usando o CUEE ajuda na resposta.

Inúmeros casos de hipnose e suas relações com a reencarnação e vida após a morte.
Para acessar, clique na imagem, ou pelo link: https://revistacienciaespirita.files.wordpress.com/2017/10/rce-set2...

Para baixar via iTunes (Apple Store) aguarde mais alguns dias

Caro Mario, é extremamente salutar pensar a doutrina espírita como ciência progressiva. Allan Kardec assim a formou, e em várias oportunidades o codificador explicita o que esperava de nós para a continuidade dos esforços doutrinários. É uma ciência e também uma filosofia, e tem consequências religiosas porque faculta o questionamento: qual a vontade de Deus a meu respeito - e ao seguir esta Sua vontade, fazemos religião. Sejam bem-vindos os estudos sérios e as pesquisas.

Oswaldo Camargo,

Alegra-me saber que não estou pregando no deserto. Há pessoas que já entenderam que existe a necessidade de estudos sérios e pesquisas.

A FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA é um inicio, tudo começa pela Filosofia, a própria Física era uma disciplina filosófica inicialmente.

A vontade de Deus a nosso respeito (Carma?)com nosso livre arbítrio resulta em nosso destino que está sempre em alteração.

Temos entendido a necessidade de estudos sérios e pesquisas em todos os centros espíritas, pois todos exercitam os princípios da ciência espírita em suas atividades rotineiras. Haverá aqueles companheiros mais afeitos a coordenarem esse tipo de iniciativas, mas todos os trabalhadores podem participar de alguma forma. Iniciamos um projeto de pesquisa baseado na coleta de dados sobre a aplicação do passe. Trata-se de anotar em tabela simples, quais sensações e percepções cada médium vivencia no ato de aplicar o passe, e aceitar a inclusão de itens novos. A meta é alcançar 1.000 (mil) fichas preenchidas, e oferecer este primeiro resultado à comunidade espírita, ensejando a realização de mais fases da pesquisa. Com 20 fichas preenchidas, a lista de sensações/percepções está com 41 itens. O mais inusitado deles é "frio entrando nas mãos", anotada por três médiuns passistas. É de se ressaltar que nenhum deles conhece o motivo de tal sensação. Novas fases da pesquisa deverão descobrir as razões e possíveis aplicabilidades das ocorrências listadas.
A respeito da vontade de Deus a nosso respeito, creio tratar-se de reconhecer pela oração o que Ele espera de cada um no dia de hoje. O carma é gerado pelo modo específico como nos relacionamos com as leis divinas na aplicação de Sua vontade ou impondo a nossa, e é a isso que se pode denominar 'uso do livre arbítrio'.

Osvaldo,

Concordo plenamente com suas colocações.
Parabéns pela pesquisa, isto é importante, e deve gerar um trabalho estatístico, como por exemplo, índice de correlação entre variáveis, seguindo os protocolos científicos estabelecidos como padrão para área.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Correla%C3%A7%C3%A3o
Quanto ao A vontade Divina é bom lembrar que como entendemos e interpretamos a vontade Divina a nosso respeito é evolutivo ( lemos um livro pela segunda vez e interpretamos diferente) e da interação desta interpretação com nosso livre arbítrio forjamos o destino.

Grato pelo incentivo quanto à pesquisa.
Ah, agora parece que concordamos a respeito de vontade divina.

A faculdade de filosofia espírita abriria frentes para a pedagogia espírita como ciência educacional, e também para a psicologia espírita como ciência da alma vinculados, meu caro Mario Fontes?

Certamente há campo amplo para avanços na área de educação superior de temática espírita. Peço licença para citar o filósofo Herculano Pires: "Se os espíritas soubesse o que é o Centro Espírita, quais são realmente a sua função e sua significação, o Espiritismo seria hoje o mais importante movimento espiritual da Terra".(PIRES, Herculano, O Centro Espírita, Editora Paideia Ltda)

Oswaldo Camargo,

Sinceramente, não entendi porq Herculano Pires afirmou que "Se os espíritas... o Espiritismo seria hoje o mais importante movimento espiritual da Terra"?! Mais importante em que sentido?
.

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Últimas atividades

marina kione e francisco carvalho da Silva agora são amigos
10 horas atrás
André Sobreiro e Márcio Pereira de Souza agora são amigos
19 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Vai, e não Peques mais!

Sidney FernandesVárias condições são necessárias para que o passe espírita favoreça o candidato ao benefício. A câmara de…Ver mais...
21 horas atrás
Ditinha Calixto agora é amigo de Juliano Scrignoli, Viviane Patricia Granetto, André Luís Bettoni e 2
22 horas atrás
Márcio Pereira de Souza e Regina A. agora são amigos
23 horas atrás
Márcio Pereira de Souza curtiram o perfil de Claudio Palermo
23 horas atrás
Márcio Pereira de Souza entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Artigos Espíritas

Grupo destinado a divulgação de ARTIGOS da DOUTRINA ESPÍRITA através dos nossos articulistas. Não são aceitas postagens de trechos de livros e outros textos.."Material postado nessa pagina tem autorização de seus autores para publicação na REDE…Ver mais...
23 horas atrás
Arthur Silva Filho e Angelita Bagatin agora são amigos
ontem
Luciane Soares entrou no grupo de Maurício de Araújo Zomignani
Miniatura

Transição Planetária

Grupo para quem quer se dedicar à reflexão sobre o momento de transição que vimos atravessando no mundo e dentro de nós mesmos. Ver mais...
ontem
Isabelly Tomazini talvez participe do evento de Erika Silvira
Miniatura

18° Encontro Amigos da Boa Nova em Internacional Eventos Guarulhos

25 abril 2020 de 10 a 19
18° Encontro Amigos da Boa Nova No dia 25 de abril acontece o 18° Encontro Amigos da Boa Nova no Espaço Internacional…Ver mais...
sábado
Isabelly Tomazini entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Mediunidade

Grupo para estudo da Mediunidade e sua prática conforme os ensinamentos de Allan Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco e espíritos de Escol. Vídeos, textos e todo material disponível nesta área.Ver mais...
sábado
Isabelly Tomazini curtiram a discussão Reflexões sobre as Leis Naturais. de Wellington Balbo
sábado

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço