Quanto ao aspecto evolutivo da Doutrina Espírita, acho que o que está fazendo falta é a FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA, que trará:

  • Uniformidade na divulgação da doutrina.

  • Menos palestrantes despreparados.

  • Menos divisões internas.

  • Um critério cientifico de progresso dos livros de Kardec através de teses de Mestrado e Doutorado.

  • Um ambiente fechado para debater novos progressos, antes de vir a público.

  • Diminui as relações pessoais e torna mais logico e cientifico a escolha de ideia ou palestrante.

  • Hoje há muitos argumentos baseados apenas na autoridade de determinado médium ou espirito.



Assim após um curso regular, reconhecido pelo MEC, de 5 anos, onde o aluno toma contato com todas as Doutrinas Filosóficas fará:

  • 3 anos de pós graduação

  • 3 anos de Mestrado

  • 3 anos de Doutorado. ( nesta fase é que está apto a agregar novos descobrimentos numa especialidade que escolheu, porem muitos deixam isto para o pós-doutorado, até aqui apenas reproduzem o que já foi descoberto)



Hoje, na Ciência, somente após  estes 11 anos de especialização, geralmente de tempo integral, é que o pesquisador tem condições de de agregar novos conhecimentos sobre uma área, muito especifica, e geralmente não o faz sozinho sempre é acompanhado por uma equipe multidisciplinar. A maioria apenas repete experiencias já feitas para agregar uma novidade no pós-doutorado.

Nós espiritas nos ufanamos de repetir :

"É preferível rejeitar dez verdades que aceitar uma mentira."

Porém, a Ciência é muito mais restritiva. Caso você apresente, nestes 11 anos de dedicação integral, uma única frase ou formula, na sua monografia, que não está em acordo com o edifício teórico experimental , você será reprovado e não terá condições de agregar uma inovação.

Um médico que cursar a faculdade de filosofia espírita poderá defender tese sobre questões de fronteira a nível de mestrado dentro apenas de sua especialidade como:

  • Engenharia Genética e o espírito.

  • Pacientes em coma.

  • Doenças e Carma.

  • Transplante



Mario Fontes

Reconhece-se o verdadeiro Espírita
pela sua transformação moral,
e pelos esforços que faz para
domar suas más inclinações.
 
(Allan Kardec, ESE., XVII, 4)

  • A Faculdade de Medicina não faz o bom profissional de Medicina.

  • A Faculdade de Engenharia não faz o verdadeiro bom Engenheiro.

  • A Faculdade de Direito não faz o bom profissional de Direito.

  • A roupa, melhor, o hábito não faz o monge.

Analogamente:

A Faculdade de Filosofia Espírita não fará o verdadeiro Espírita.

Muitos, diria cerca de 80% optam por uma faculdade ou profissão por diferentes razões:

  • Os pais ou outro familiar queriam e influenciaram.

  • Ouviu dizer que era facil arrumar emprego nesta area, e que pagavam bem.

  • É o curso da moda e dá Status, sendo facil impressionar o sexo oposto.

  • Resolver algum problema pessoal.

  • Não conseguiu arrumar nada melhor e não aguentava mais fazer cursinho.

  • Curiosidade ( uma vez satisfeita abandonam).

  • O Brasil se sobressaiu no setor e tem mais chances.

Conheço muitos médicos, advogados e engenheiros que se tornaram empresarios da alimentação ou se tornaram políticos e ganham muita mais desta forma, e não conseguem mais retornar a sua profissão que se formaram.

Afirmo que após 30 anos de formado, pouquissimos dos meus colegas continuam trabalhando na area, por diversos motivos, sem contudo terem deixado de serem influenciados para sempre, pela sua titulação de Engenharia, no seu modo de pensar e agir.

Assim vale mesmo vale a pena a Faculdade de Filosofia Espírita, pelas mesmas razões que valem para qualquer outra Faculdade.

Exibições: 15166

Responder esta

Respostas a este tópico

Entendeu sim. Você sabe que entendeu.

Sinceramente, não entendi mesmo, pois Jesus realmente aconselhou "Não julgueis, pois...", concorda? E fez isso com razão e sabedoria, pois todos os julgamentos q fazemos são apenas falsos-julgamentos, pseudo-julgamentos, pois ninguém tem a capacidade de conhecer todas as causas que resultam nos fatos q são submetidos a julgamentos; um ex: aquele homem, conhecido de todos por ser violento e estar sempre embriagado, acaba de esmurrar um outro; chega a polícia e os q o conhecem e testemunharam o fato dizem "é ele mesmo, é violento e sempre está embriagado; merece ser preso" e, pronto, o julgamento popular foi feito, mas foi apenas um falso julgamento pois ninguém chegou a conhecer as causas mais profundas do acontecimento, isto é, pq ele é violento e pq está sempre embriagado. O que vc diz sobre isso, pois as causas podem levar a até mesmo explicar e justificar os efeitos?

Digo que a desfaçatez sempre produz palavras e análises e teorias para tornar persistente sua arenga.
VENCEDOR DA OBTENÇÃO DE VERBA PARA PESQUISA PARANORMAL
2018 PARE VENCEDOR Uma investigação usando a fotografia Kirlian para medir o impacto da intenção dirigida em alvos não biológicos é a proposta de concessão vencedora do 2018 PARE.Publicado por View Parapsychological Association's perfil Parapsychological Association na segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019O concurso de subsídios para o Fundo de Pesquisa da Associação Parapsicológica de 2018 (PARE) chegou ao fim, e a PA forneceu fundos a Mark Boccuzzi para apoiar sua pesquisa no Instituto Windbridge, investigando o impacto psicocinético da intenção. Este novo estudo avaliará os efeitos das intenções direcionadas dos participantes sobre a descarga coronal de um objeto alvo não biológico sendo submetido à corrente de alta voltagem gerada por um dispositivo de fotografia Kirlian.Esta iniciativa de pesquisa tem implicações de longo alcance para promover a ciência da parapsicologia e compreender a natureza da consciência. Boccuzzi antecipa que a investigação irá fornecer evidências de um método relativamente barato para medir a psicocinese ou mostrará que a fotografia kirliana pode não ser um meio adequado para estudar esse fenômeno.O financiamento para as concessões do PARE foi possível graças a uma generosa doação pela Dra. Gertrude Schmeidler, que era uma das principais pesquisadoras e educadoras no campo da parapsicologia. Os prêmios são administrados anualmente pelo Conselho da Associação Parapsicológica. Um ou mais prêmios são concedidos a cada ano para cobrir os custos diretos da realização de pesquisas científicas.Doações para apoiar a missão da AP, incluindo o financiamento de iniciativas de pesquisa, podem ser feitas contatando a Diretora Executiva Annalisa Ventola em office@parapsych.org.Sobre a Associação ParapsicológicaA AP é a organização profissional internacional de cientistas e acadêmicos envolvidos no estudo de experiências e fenômenos relacionados à consciência, conhecidos como experiências “psi” (ou “psíquicas”). O objetivo principal de tais estudos é alcançar uma compreensão científica dessas experiências. A AP foi fundada em 1957 e é uma organização afiliada da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) desde 1969. A AP proporciona um fórum internacional para intercâmbio acadêmico através de conferências anuais, geralmente realizadas na América do Norte ou na Europa, e através da publicação de seu boletim Mindfield. Existem aproximadamente 400 membros da PA e afiliados em todo o mundo.
https://www.parapsych.org/articles/34/42/distance_learning.aspx
Distance Learning - The Parapsychological Association
The website of the Parapsychological Association, a professional organization of scientists and scholars engaged in the study of psi (or 'psychic') experiences, and a resource for those interested in the study of parapsychology.
www.parapsych.org


Ensino à distância
Cursos e programas baseados na universidade realizados on-line
Publicado por View Parapsychological Association's perfil Parapsychological Association on quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Última atualização: terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A Atlantic University oferece um Programa de Mestrado em Estudos Transpessoais credenciado on-line e a distância que inclui diversos cursos relevantes para a parapsicologia, incluindo “Princípios da Parapsicologia”, atualmente ministrados por Loyd Auerbach. Os membros do corpo docente, Doug Richards e Loyd Auerbach estão disponíveis para orientar um Projeto Culminante focado na parapsicologia. Para mais informações: www.atlanticuniv.edu.

O Instituto Holmes oferece muitos dos mesmos cursos de aprendizagem à distância que a Universidade de Pesquisa Filosófica (veja abaixo). Este instituto é credenciado pelo Conselho de Educação a Distância e Treinamento e oferece um mestrado a distância para estudantes que planejam uma carreira no ministério da United Church of Religious Science. Jeffrey Mishlove, PhD, leciona no curso de Pesquisa Psi do Instituto Holmes. As mensagens de consulta enviadas pelo site da universidade serão encaminhadas ao Dr. Mishlove, se o remetente assim o especificar.

A Saybrook Graduate School oferece programas de mestrado e doutorado credenciados, não residenciais, permitindo que os alunos planejem seu próprio grau em psicologia com ênfase em parapsicologia. Stanley Krippner e Dean Radin podem supervisionar a pesquisa em tópicos parapsicológicos. Para mais informações: www.saybrook.edu

Universidade de Edimburgo - A Dra. Caroline Watt oferece um curso on-line introdutório sobre parapsicologia. É um curso não-acreditado, portanto, não há avaliação formal ou qualificação obtida, embora seja esperada uma participação regular para a concessão do certificado. O programa consiste em uma semana de 'familiarização', seguida por dez módulos semanais cobrindo tópicos-chave em parapsicologia. O curso visa fornecer uma abordagem equilibrada e estimular o pensamento crítico em cada tópico. Inclui contribuições dos principais parapsicólogos e críticos, incluindo o Prof. James Alcock, o Prof. Stephen Braude, o Prof. Chris French, o Prof. Harald Walach, o Dr. Dean Radin, a Prof. Jessica Utts, o Prof. Richard Wiseman.

A Universidade de Pesquisa Filosófica (UPR) oferece mestrados distantes em Estudos da Consciência e em Psicologia Transformacional. Esses programas são credenciados pelo Conselho de Educação a Distância e Treinamento. Jeffrey Mishlove, PhD, que é reitor de programas em Psicologia Transformacional, ministra um curso de Psi Research e também orienta teses para o mestrado. As mensagens de consulta enviadas pelo site da universidade serão encaminhadas ao Dr. Mishlove, se o remetente assim o especificar.

Amigo Mario Fontes, como vc q, me parece, entende bem a Doutrina Espírita, mais do q muitos com quem tenho falado, explicará, para os alunos da sua Faculdade de Filosofia Espírita, isto q nem a doutrina e nenhum espírita consegue explicar: considerando a existência da liberdade de escolher q temos, o livre-arbítrio, e a frequente afirmação de q o espírito é pensamento ou q ele pensa, o que significam estas palavras de Jesus: "Ninguém vem a mim, se o Pai que me enviou não o mandar a mim", e de Paulo: "É o Senhor que opera em nós o pensar, o querer e o que fazer", e mais, "... como se tivésseis algum pensamento como de vós mesmos, pois todos os pensamentos vêm de Deus", e "Não sois salvos por vossas obras, ..."? Agradeço sua atenção.

Amigo Mario Fontes, como vc q, me parece, entende bem a Doutrina Espírita, mais do q muitos com quem tenho falado, explicará, para os alunos da sua Faculdade de Filosofia Espírita, isto q nem a doutrina e nenhum espírita consegue explicar: considerando a existência da liberdade de escolher q temos, o livre-arbítrio, e a frequente afirmação de q o espírito é pensamento ou q ele pensa, o que significam estas palavras de Jesus: "Ninguém vem a mim, se o Pai que me enviou não o mandar a mim", e de Paulo: "É o Senhor que opera em nós o pensar, o querer e o que fazer", e mais, "... como se tivésseis algum pensamento como de vós mesmos, pois todos os pensamentos vêm de Deus", e "Não sois salvos por vossas obras, ..."? Agradeço sua atenção.

Como o Mário Fontes não respondeu, responderei abaixo:

Muito difícil entender o que o Cristo quis dizer com isso, pois, à princípio, pensava-se que todos poderiam e deveriam ir até Ele para que então Ele nos conduzisse ao Pai. Mas, surpresa!! Você só vai ao Cristo se o Pai te enviar para depois, então, o Cristo o encaminhar de volta ao Pai. Que confusão para quem não consegue entender a profundidade desse ensinamento. Dá a entender que não temos livre-arbítrio e que Deus é que resolve por nós e pra nós, como se fôssemos autômatos sem consciência e nem liberdade.

Entretanto, um sentimento secreto nos diz que assim não é, pois, se assim fosse, Deus não seria Pai mas alguém que está fazendo experiências com a sua criação. Como, porém, Deus é amor e ordem e não ódio e desordem, procuremos, então, uma explicação para esta aparente anomalia do ensinamento Cristão.

Sabemos que Deus à tudo provê, em qualquer canto do universo e até fora dele. Sabemos que nada escapa à sua Consciência Divina, inclusive o menor pensamento da menor criatura, do menor ser.

Sabemos, também, que Deus é ordem e não desordem. Que seus desígnios visam organizar a desordem e não fomentar o caos. 

A criatura na sua infância espiritual, quando ainda não tem consciência de si mesma e nem noção do Pai e da espiritualidade que o aguarda, não sabe resolver sua evolução por si mesmo. Assim como uma criança em tenra idade não pode se manter e depende dos adultos para conduzi-la através de uma educação coerente com o meio e com as necessidades corretas para vida ética, cristã  e responsável que a aguarda, o espírito infantilizado precisa ser também conduzido por um ser superior e consciente que o eduque e o prepare para a vida maior. Nesse contexto podemos incluir as almas dos animais, dos microscópicos aos mamíferos, das células, do mineral, do vegetal e até do homem na fase primitiva antes do homo sapiens.

Ocorre que, para isso se dar Deus estabeleceu leis imutáveis que se manifestam através dos fenômenos físicos, biológicos, químicos, atômicos, energéticos, morais, sociais e espirituais. Existem, portanto, Leis Divinas atuantes aqui na matéria, que nos conduzirão à civilidade humana e à espiritualidade maior, ou seja, à salvação. É a chamada providência Divina em ação.


Até esse momento, somos salvos pela graça como diz Paulo em Efésios 2:8. Chegados, porém, à condição humana, onde o ser já possui consciência suficiente para decidir, onde, conforme o Cristo, a cada um será dado segundo suas obras, o ser agora deverá decidir por si mesmo se ele pretende continuar a escalada evolutiva em direção à vida espiritual ou se vai continuar neste círculo de reencarnações sofridas e trágicas para gozar as miseráveis alegrias que a matéria nos proporciona.

Deus nos dá o direito de o negarmos e buscarmos o seu reino, porque Ele não é déspota e sim Pai.

Mas nos mostra que sempre que nos afastamos da Lei sofremos as consequências. Se queremos o viver o egoísmo na plenitude isso nos é permitido, mas não nos desobriga de pagar o tributo exigido: a desilusão e suas dores.

Qual o caminho a seguir, então? O Cristo, pois ninguém vai ao Pai senão pelo Cristo. As Leis do Pai nos levam até ao Cristo, agora com a consciência e o poder de decisão. O Cristo por sua vez nos ajudará a decidir pela vida espiritual e se nós permitirmos, Ele nos levará do Pai, agora totalmente livres e conscientes.

Portanto, nem todos os espíritos estão em condição de ir ao Cristo. Ir ao Cristo significa conhecer, entender e aceitar seu evangelho. Somente o Pai, através da Lei, poderá conduzir a criatura ao Cristo. Chegadas ao Cristo, Ele as reconduzirá ao Pai para que vivam a verdadeira vida.

Jesus foi enviado, por Deus, como governador da Terra, há Bilhões de anos atrás. Nós fomos enviados mais recentemente, evoluimos parte aqui e parte fora daqui.Quem decide onde faremos nosso proximo passo?

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Desde que o mundo é mundo o homem busca, por meio das previsões, antecipar-se…

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Últimas atividades

JORGE RAMOS respondeu à discussão O que aconteceu com a diversidade das mediunidades nas reuniões mediúnicas espíritas? de Amigo Espírita no grupo Artigos Espíritas
"  Reflitamos essas colocações acerca da pouca atenção que as Casas Espíritas dispensam à diversidade das expressões da mediunidade na perspectiva dos médiuns novatos; o quão lhes…"
21 minutos atrás
JORGE RAMOS entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Artigos Espíritas

Grupo destinado a divulgação de ARTIGOS da DOUTRINA ESPÍRITA através dos nossos articulistas. Não são aceitas postagens de trechos de livros e outros textos.."Material postado nessa pagina tem autorização de seus autores para publicação na REDE AMIGO ESPÍRITA, a reprodução total ou parcial dos dados aqui publicados em outros veículos de mídia podem ser interpretados como violação de direitos autorais, e seus autores agirem conforme informa a lei"Ver mais...
21 minutos atrás
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão Inteligência & moralidade de Feeak Minas
4 horas atrás
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão Inteligência & moralidade de Feeak Minas
4 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Parábola do Bom Samaritano - Palestra de Rafael Papa assista pelo youtube https://t.co/d5FIqbnczG https://t.co/jqLRiVKs62
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O Divórcio - Palestra de Egle Henrique assista pelo youtube https://t.co/pHNGpXlCbs https://t.co/7or0f1Ezms
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos. de Wellington Balbo
6 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
“Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp assista pelo youtube https://t.co/JcNUNsOgU3 https://t.co/fYhXaLvLqE
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Palestra com Vinicius Lara (CEFA-Rio Preto) assista pelo youtube https://t.co/l31R6rSArT https://t.co/B0hpqnuQIA
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Palestra "Cairbar Schutel" - Cássio Carrara e David Liesenberg assista pelo youtube https://t.co/mXkBB9LTW9 https://t.co/zr7fsQyU08
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfilEmillay Lima Pimentel, joseli caldas terra e Juliana da Costa Siqueira Serran entraram em RAE
8 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp de Carlos Pretti - SCEE
17 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp de Carlos Pretti - SCEE
17 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

21 julho 2019 de 9 a 10:15
“Eu encontrando Eu mesmo”, este será o tema da palestra do odontólogo e orador Dr. Virgilio Knupp de Colatina-ES, será no próximo domingo 21 de julho de 2019, de 09 às 10h da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Dr. Virgilio é um dos fundadores e está como presidente da SCEE. Ele faz abordagens didáticas baseadas em estudos de O Livro dos Espíritos e O…Ver mais...
17 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Colocar a vida em ordem: inadiável tarefa espiritual - Oscar de Lira assista pelo youtube https://t.co/dCLIynb8Qr https://t.co/UvkfDZOUy1
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Colocar a vida em ordem: inadiável tarefa espiritual - Oscar de Lira assista pelo youtube https://t.co/dCLIynb8Qr https://t.co/5JmyP8Lg0l
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Colocar a vida em ordem: inadiável tarefa espiritual - Oscar de Lira assista pelo youtube https://t.co/dCLIynb8Qr https://t.co/oYOsCNLuK5
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Colocar a vida em ordem: inadiável tarefa espiritual - Oscar de Lira assista pelo youtube https://t.co/dCLIynb8Qr https://t.co/WrEv0GmL3l
Twitter20 horas atrás · Responder · Retweet
luis conforti junior respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Já encontrei e acabo de publicar um tópico relativo ao q estamos falando, isto é, q Jesus e Paulo disseram q não existe livre-arbítrio, q não são as obras q nos salvam e q e os pensamentos não…"
21 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Seminário Transição Planetária (Parte 3) com Anete Guimarães assista pelo youtube https://t.co/fy6NnE49PA https://t.co/RDKCwy96oZ
Twitter21 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço