Quanto ao aspecto evolutivo da Doutrina Espírita, acho que o que está fazendo falta é a FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA, que trará:

  • Uniformidade na divulgação da doutrina.

  • Menos palestrantes despreparados.

  • Menos divisões internas.

  • Um critério cientifico de progresso dos livros de Kardec através de teses de Mestrado e Doutorado.

  • Um ambiente fechado para debater novos progressos, antes de vir a público.

  • Diminui as relações pessoais e torna mais logico e cientifico a escolha de ideia ou palestrante.

  • Hoje há muitos argumentos baseados apenas na autoridade de determinado médium ou espirito.



Assim após um curso regular, reconhecido pelo MEC, de 5 anos, onde o aluno toma contato com todas as Doutrinas Filosóficas fará:

  • 3 anos de pós graduação

  • 3 anos de Mestrado

  • 3 anos de Doutorado. ( nesta fase é que está apto a agregar novos descobrimentos numa especialidade que escolheu, porem muitos deixam isto para o pós-doutorado, até aqui apenas reproduzem o que já foi descoberto)



Hoje, na Ciência, somente após  estes 11 anos de especialização, geralmente de tempo integral, é que o pesquisador tem condições de de agregar novos conhecimentos sobre uma área, muito especifica, e geralmente não o faz sozinho sempre é acompanhado por uma equipe multidisciplinar. A maioria apenas repete experiencias já feitas para agregar uma novidade no pós-doutorado.

Nós espiritas nos ufanamos de repetir :

"É preferível rejeitar dez verdades que aceitar uma mentira."

Porém, a Ciência é muito mais restritiva. Caso você apresente, nestes 11 anos de dedicação integral, uma única frase ou formula, na sua monografia, que não está em acordo com o edifício teórico experimental , você será reprovado e não terá condições de agregar uma inovação.

Um médico que cursar a faculdade de filosofia espírita poderá defender tese sobre questões de fronteira a nível de mestrado dentro apenas de sua especialidade como:

  • Engenharia Genética e o espírito.

  • Pacientes em coma.

  • Doenças e Carma.

  • Transplante



Mario Fontes

Reconhece-se o verdadeiro Espírita
pela sua transformação moral,
e pelos esforços que faz para
domar suas más inclinações.
 
(Allan Kardec, ESE., XVII, 4)

  • A Faculdade de Medicina não faz o bom profissional de Medicina.

  • A Faculdade de Engenharia não faz o verdadeiro bom Engenheiro.

  • A Faculdade de Direito não faz o bom profissional de Direito.

  • A roupa, melhor, o hábito não faz o monge.

Analogamente:

A Faculdade de Filosofia Espírita não fará o verdadeiro Espírita.

Muitos, diria cerca de 80% optam por uma faculdade ou profissão por diferentes razões:

  • Os pais ou outro familiar queriam e influenciaram.

  • Ouviu dizer que era facil arrumar emprego nesta area, e que pagavam bem.

  • É o curso da moda e dá Status, sendo facil impressionar o sexo oposto.

  • Resolver algum problema pessoal.

  • Não conseguiu arrumar nada melhor e não aguentava mais fazer cursinho.

  • Curiosidade ( uma vez satisfeita abandonam).

  • O Brasil se sobressaiu no setor e tem mais chances.

Conheço muitos médicos, advogados e engenheiros que se tornaram empresarios da alimentação ou se tornaram políticos e ganham muita mais desta forma, e não conseguem mais retornar a sua profissão que se formaram.

Afirmo que após 30 anos de formado, pouquissimos dos meus colegas continuam trabalhando na area, por diversos motivos, sem contudo terem deixado de serem influenciados para sempre, pela sua titulação de Engenharia, no seu modo de pensar e agir.

Assim vale mesmo vale a pena a Faculdade de Filosofia Espírita, pelas mesmas razões que valem para qualquer outra Faculdade.

Exibições: 15065

Responder esta

Respostas a este tópico

Meu amigo, vc tem razão; sem dúvida que o ego, criação de Deus, é a resposta para todas as tragédias dos homens, com exceção daquelas misérias q nos são mandadas "diretamente" por Deus por meio dos desastres e catástrofes produzidas pela própria natureza divina, como os tsunamis, terremotos, erupções vulcânicas, alagamentos, deslizamentos e soterramentos, epidemias, tempestades, q destroem homens, animais e tudo q o homem, com o suor de seu rosto, edificou por anos a fio, trazendo misérias, tragédias desgraças e consequentes terríveis sofrimentos para milhões de filhos de Deus. E o ego tb tem a mesma origem de todas essas desgraças, pois tb é proporcionado a cada um dos humanos e não-humanos pelo próprio criador de todas as coisas boas e de todas as coisas más.

Não há exceção. Todos os nossos males têm sua raiz direta ou indiretamente no ego, mesmo as ditas naturais, que aliás, você tenta sutilmente atribuir à Deus dizendo que "são mandadas diretamente por Deus". 

É bom que todo espírito satânico, como você, saiba, de uma vez por todas, que de Deus não emana destruição e nem violência. Os desastres, catástrofes, como tsunamis, terremotos, erupções vulcânicas, alagamentos, deslizamentos e soterramentos, epidemias, tempestades e outros mais, são, de fato, produzidos pela própria natureza, porém, não divina, mas satânica. Isto porque a natureza é misto de divino com satânico.

Os seres que aqui vivem, não apenas os homens, mas todos, sem exceção, estão sujeitos à estas tragédias porque este é modo operante do inferno. É assim que o inferno funciona. Do contrário não seria inferno. 

Como se vê, mais uma vez sua tentativa enfurecida e satânica de culpar à Deus pelas nossas dores falhou de novo.

Ué, Marco, quem é que nos manda as misérias, tragédias, desgraças e sofrimentos resultantes dos desastres naturais?!

Ué, o próprio inferno. Queria que fosse diferente?

Sinto muito, meu amigo Marco Túlio; acreditei q vc, como está sempre presente nos estudos relativos à doutrina, pudesse esclarecer, dar alguma luz, sobre, pelo menos, algumas das dúvidas q a codificação provoca e que tenho citado aqui; no entanto, vejo que me enganei, pois vc ainda se refere àquele inimigo que Deus não conseguia derrotar, mas que já se aposentou, há muito tempo, da concepção dos homens, e que só existe nas mentes dos ingênuos, dos supersticiosos e das criancinhas inocentes, como se ele ainda estivesse ativo e perturbando a vida dos filhos de Deus. Agradeço pelas conversas que tivemos! Fique com Deus! Vou procurar esclarecimentos junto ao amigo Joel Ramos q tem aparecido por aqui. Vamos ver se dele consigo alguma coisa.

Não sinta. E só pra lembrar, satanás não é um ser com chifres e patas que vem nos aterrorizar como o bicho papão faz às criancinhas. Isso só existe na cabeça delas e dos velhinhos que ainda não conseguiram entender que o inferno é aqui e que satanás somos todos nós quando reunidos pensamos e agimos contra a Lei e contra o Amor de Deus.


Mas saiba que, neste fórum, se me for permitido, você não vai espalhar a "Fake News" de que Deus é o culpado por todos os nossos males. Não enquanto eu estiver por aqui pois, à cada postagem sua, nesse sentido, eu me manifestarei para combater o espírito satânico e perverso que quer desacreditar Deus e tornar gélido de intelectualismo vazio os corações ainda incautos que por aqui passarem e, confundidos, se encantarem com as suas perguntas maliciosas, perversas, astutas, enfim, satânicas que somente as levarão à descrença e à dúvida.

Escreva junto a Joel Ramos ou à qualquer um aqui do fórum e lá eu estarei, caso perceba que você quer continuar com essa infame tarefa.

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Últimas atividades

Denilson Ferrara curtiram o evento “Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denilson Ferrara de Carlos Pretti - SCEE
15 minutos atrás
Conceição Valadares curtiram o evento “Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denilson Ferrara de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog Injusto “passar em branco” – Orson Peter Carrara de PATRIZIA GARDONA
6 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Libertemo-nos": https://t.co/ZMhNQyzPEW
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

Libertemo-nos

O homem, na essência, é um espírito imortal, usando a vestimenta transitória da vida física. A existência regular no corpo terrestre é uma série de alguns milhares de dias – átomos de tempo na Imortalidade – concedidos à criatura para o aprendizado de elevação. A Crosta do Mundo é o campo benemérito, onde cada um de nós realiza a sementeira do próprio destino.A ciência é o serviço do raciocínio, erguendo a escola do conhecimento.A filosofia é o sistema de indagação que auxilia a pensar.A…Ver mais...
6 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Injusto “passar em branco” – Orson Peter Carrara": https://t.co/f9XfZjr9xF
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
6 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog No Umbral de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"O  CPP (Código de Processo Penal) e a prova ilegal. Art. 157. São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilícitas, assim entendidas as obtidas em violação a normas…"
7 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denilson Ferrara de Carlos Pretti - SCEE
8 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denilson Ferrara de Carlos Pretti - SCEE
9 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denilson Ferrara em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

23 junho 2019 de 9 a 10:15
“Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, este será o tema da palestra do pesquisador, músico e orador Denilson Ferrara de Posto da Mata, no próximo domingo 23 de junho de 2019, de 09 às 10h. da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Denilson usa a música para levar mensagens de paz, amor e compreensão ao próximo. Ele é trabalhador do Grupo…Ver mais...
9 horas atrás
Posts no blog por LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA

No Umbral

Bandidos no Umbralhttp://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2019/06/bandidos-no-umbral.htmlhttps://paespirita.blogspot.com/2019/06/bandidos-no-umbral.htmlMicróbios e bandidos fazem grandes estragos, tanto quanto as guerras.A peste bubônica doença bacteriana matou milhões na Europa e Ásia.Ligou-se o problema ao aumento da população de…Ver mais...
9 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Não se pode servir a Deus e a Mamon - Evangelho na Rede com Simone Neto assista pelo youtube… https://t.co/Z69qeYW3Bl
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Não se pode servir a Deus e a Mamon - Evangelho na Rede com Simone Neto assista pelo youtube… https://t.co/DzcmAOvWRw
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet
Angela Nardelli e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
20 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
O Cisco e a Trave no Olho: a necessidade de autodescobrimento - Raffaela Morais assista pelo youtube… https://t.co/XX7A72aZai
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O Cisco e a Trave no Olho: a necessidade de autodescobrimento - Raffaela Morais assista pelo youtube… https://t.co/eqU519rE60
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O Cisco e a Trave no Olho: a necessidade de autodescobrimento - Raffaela Morais assista pelo youtube… https://t.co/UsmVXLE76K
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Odiar os Pais (Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap: XXIII -Itens 1 a 3) - Lúcia Lage assista no youtube… https://t.co/AtD7g6iyIK
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Orgulho - Palestra de Márcia Maue assista pelo youtube https://t.co/H3LmRi2vCJ https://t.co/vbk22LMtDz
Twitter23 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço