REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Quanto ao aspecto evolutivo da Doutrina Espírita, acho que o que está fazendo falta é a FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA, que trará:

• Uniformidade na divulgação da doutrina.

• Menos palestrantes despreparados.

• Menos divisões internas.

• Um critério cientifico de progresso dos livros de Kardec através de teses de Mestrado e Doutorado.

• Um ambiente fechado para debater novos progressos, antes de vir a público.

• Diminui as relações pessoais e torna mais logico e cientifico a escolha de ideia ou palestrante.

• Hoje há muitos argumentos baseados apenas na autoridade de determinado médium ou espirito.

Assim após um curso regular, reconhecido pelo MEC, de 5 anos, onde o aluno toma contato com todas as Doutrinas Filosóficas fará:

• 3 anos de pós graduação

• 3 anos de Mestrado

• 3 anos de Doutorado. ( nesta fase é que está apto a agregar novos descobrimentos numa especialidade que escolheu, porem muitos deixam isto para o pós-doutorado, até aqui apenas reproduzem o que já foi descoberto)

Hoje, na Ciência, somente após  estes 11 anos de especialização, geralmente de tempo integral, é que o pesquisador tem condições de de agregar novos conhecimentos sobre uma área, muito especifica, e geralmente não o faz sozinho sempre é acompanhado por uma equipe multidisciplinar. A maioria apenas repete experiencias já feitas para agregar uma novidade no pós-doutorado.

Nós espiritas nos ufanamos de repetir :

"É preferível rejeitar dez verdades que aceitar uma mentira."

Porém, a Ciência é muito mais restritiva. Caso você apresente, nestes 11 anos de dedicação integral, uma única frase ou formula, na sua monografia, que não está em acordo com o edifício teórico experimental , você será reprovado e não terá condições de agregar uma inovação.

Um médico que cursar a faculdade de filosofia espírita poderá defender tese sobre questões de fronteira a nível de mestrado dentro apenas de sua especialidade como:

• Engenharia Genética e o espírito.

• Pacientes em coma.

• Doenças e Carma.

• Transplante

Mario Fontes

Reconhece-se o verdadeiro Espírita
pela sua transformação moral,
e pelos esforços que faz para
domar suas más inclinações.

(Allan Kardec, ESE., XVII, 4)

• A Faculdade de Medicina não faz o bom profissional de Medicina.

• A Faculdade de Engenharia não faz o verdadeiro bom Engenheiro.

• A Faculdade de Direito não faz o bom profissional de Direito.

• A roupa, melhor, o hábito não faz o monge.

Analogamente:

A Faculdade de Filosofia Espírita não fará o verdadeiro Espírita.

Muitos, diria cerca de 80% optam por uma faculdade ou profissão por diferentes razões:

• Os pais ou outro familiar queriam e influenciaram.

• Ouviu dizer que era facil arrumar emprego nesta area, e que pagavam bem.

• É o curso da moda e dá Status, sendo facil impressionar o sexo oposto.

• Resolver algum problema pessoal.

• Não conseguiu arrumar nada melhor e não aguentava mais fazer cursinho.

• Curiosidade ( uma vez satisfeita abandonam).

• O Brasil se sobressaiu no setor e tem mais chances.

Conheço muitos médicos, advogados e engenheiros que se tornaram empresarios da alimentação ou se tornaram políticos e ganham muita mais desta forma, e não conseguem mais retornar a sua profissão que se formaram.

Afirmo que após 30 anos de formado, pouquissimos dos meus colegas continuam trabalhando na area, por diversos motivos, sem contudo terem deixado de serem influenciados para sempre, pela sua titulação de Engenharia, no seu modo de pensar e agir.

Assim vale mesmo vale a pena a Faculdade de Filosofia Espírita, pelas mesmas razões que valem para qualquer outra Faculdade.

Exibições: 11930

Responder esta

Respostas a este tópico

Luis,

Envio abaixo para você recordar:

Excluir
Caro Luis,

Comento abaixo:

""porque escolhemos fazer tantas coisas erradas, se podemos escolher fazê-las sempre corretas?"

O que é coisas erradas e corretas?
Será que o que entendo por correto é o mesmo que outras pessoas em outras culturas entenderiam?
Será que o noção de certo e errado e inalterável com o tempo? Só um trabalho serio de estudo de Filosofia resolve isto.

---------------------------------
"doutrina espírita está cheia de dogmas?!"
A palavra Dogma usada por Kardec foi usada numa época em que não havia um consenso ainda sobre o significado das palavras na Epistemologia
----------------------------------

"E lhe peço que, se vc se lembrar, cite aqui algumas (ou uma só) evidências experimentais que dão suporte ao que a doutrina ensina"

Lamentável você desconhecer qualquer uma experiência mediúnicas:
Já gravou EVP?
Já viu mesas girantes?
Já entrou em transe aos 7 anos de idade começou cavar, o chão duro, com as mãos nuas, e desenterrou um oficial militar que estava há 35 anos enterrado?
Eu já!

Abraço

luis conforti junior disse:

Mario Fontes,

Sinceramente, me perdoe, amigo Fontes, mas não me recordo de qualquer experiência que vc houvesse sugerido que eu fizesse! Terei mesmo satisfação em fazê-las, desde que vc me lembre quais são elas!

MARIO FONTES

Luis (msg anterior):"porque escolhemos fazer tantas coisas erradas, se podemos escolher fazê-las sempre corretas?"

Mario respondeu: O que é coisas erradas e corretas? Será que o que entendo por correto é o mesmo que outras pessoas em outras culturas entenderiam? Será que o noção de certo e errado e inalterável com o tempo? Só um trabalho sério de estudo de Filosofia resolve isto.

Luis: meu querido amigo, estamos falando da doutrina espírita, não das mutáveis concepções terrenas produzidas pelas mentes dos homens, mutáveis em suas conceituações. Assim, lhe pergunto:

- a ética, a moral espírita ou divina tb variam com o tempo, como variam o que é considerado correto ou incorreto na concepção mutável dos homens?!!!

- O certo e o errado na doutrina espírita ontem foram uma coisa e hoje podem ser outras?!!!

- Aquilo que está nos nas lições do Cristo, no Novo Testamento, e na codificação, hoje pode ter-se tornado diferente?      

- Afinal, meu amigo idealista, pela doutrina, a coisa, ou ação correta, é aquela que é feita com amor; a incorreta é a que não é feita com amor, concorda? Isso pode variar co o tempo?!!!

Mario: "doutrina espírita está cheia de dogmas?!"

A palavra Dogma usada por Kardec foi usada numa época em que não havia um consenso ainda sobre o significado das palavras na Epistemologia

Luis: sem dúvida que está cheia de dogmas; vários deles, talvez nem todos, mas alguns, já citei mais acima! E tb, como todas as demais doutrinas religiosas do mundo, e suas filosofias, a espírita contém questões confusas, obscuras, incoerentes e até mesmo contraditórias! 

Luis (msg ant): "E lhe peço que, se vc se lembrar, cite aqui algumas (ou uma só) evidências experimentais que dão suporte ao que a doutrina ensina"

Mario: Lamentável você desconhecer qualquer uma experiência mediúnicas.

Luis: engana-se, amigo Mario; vc me fez lembrar das palavras de um sábio, Jesus, que aconselhou: "nunca julgueis!", pois absolutamente todos os julgamentos que fazemos são nada mais do que "pseudo-julgamentos" porq absolutamente ninguém tem a capacidade de conhecer todas as causas que deram lugar ao que está sendo julgado. E se engana pois conheço todos os tipos de experiências mediúnicas; estudo o espiritismo desde alí por 1946; conheço toda sua literatura básica doutrinária, filosófica, científica, a subsidiária, romances etc; tudo que já se escreveu a favor e contra a doutrina. Conheço todos os tipos de sessões mediúnicas, pois já participei de todos eles. Fui médium psicográfico por mais de 40 anos e me preparava para editar um livro. E não entrei em transe qdo menino aos 7 anos de idade, como vc diz q aconteceu com vc, mas qdo adulto, aos 46 anos, numa experiência que me fez abrir os olhos e abriu minha compreensão e me fez compreender muitas coisas que antes não compreendia. 

Abraços!

Mario Fontes, 

Amigo Mario, mais algumas perguntinhas, para vc refletir: como poderá ser explicado na sua Faculdade o "porq um é bom e outro é mau"? O "como fazer" aquele que é mau para se tornar bom? O "como fazer" o egoísta para deixar de ser egoísta? O porq os livre-arbítrios se tornaram desiguais, se no princípio das coisas, conforme diz a doutrina, todos somos perfeitamente iguais?

Raciocine um pouco, meu amigo!

Mario Fontes, 

Observe que as perguntas que fiz logo acima se referem a conhecimentos básicos, necessários, imprescindíveis  para o entendimento da doutrina e que, se não forem respondidas, não será possível a ninguém entendê-la! Pois como  alguém poderá entender a doutrina se não souber nem mesmo porq um é bom e outro é mau?!!!

Me espanto que ninguém coloque aqui argumentos contra o q tenho publicado sobre a não existência do livre-arbítrio, mesmo sendo este um dos pilares da DE! Pois, se este pilar cai, a verdade do espiritismo tb cai!!!

Luis Conhecemos praticamente nada  deste Universo material. Todo Universo material que podemos perceber com os sentidos físicos tem apenas cerca de 4,9% de toda massa existente neste Universo. Parece que existem outros Universos.

Portanto no sentido material somos menos que poeira das estrelas e no sentido espiritual estamos no inicio também.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Universo

Você continua falando de verdades absolutas respostas definitiva dogmas.

Desista disso tenha um pouco de bom senso e humildade.

Nós sabemos muito pouco para termos acesso a qualquer verdade absoluta.

Luis,

Você fugiu completamente a uma pergunta muito simples.

Fez ou não fez seus experimentos?

Funcionou?

MARIO FONTES disse:

Luis Conhecemos praticamente nada  deste Universo material. Todo Universo material que podemos perceber com os sentidos físicos tem apenas cerca de 4,9% de toda massa existente neste Universo. Parece que existem outros Universos.

Portanto no sentido material somos menos que poeira das estrelas e no sentido espiritual estamos no inicio também.

23% de matéria escura. 72% de energia escura? É isto 4,6 % de átomos. Então átomos é matéria e energia branca? Não entendi este desenho. Existe a matéria e anti matéria. Escutei pela Discovery ontem...Mas os cientistas, ainda, não provaram.

MARIO FONTES disse:

Luis,

Funcionou?

MARIO FONTES disse:

Rosângela,

A matéria visível representa apenas 4% da massa deste Universo. Os outros 96% da massa representam matéria e energia escura que ninguém sabe o que é, mas é possível mapear pela atração gravitacional que massa da matéria escura exerce nos 4% de matéria/energia visível.

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-4760730/Huge-map-cos...

Há lugares que são vazios, mas a luz aparece curvada pela massa da matéria escura .

Rosangela Araujo Pereira disse:

23% de matéria escura. 72% de energia escura? É isto 4,6 % de átomos. Então átomos é matéria e energia branca? Não entendi este desenho. Existe a matéria e anti matéria. Escutei pela Discovery ontem...Mas os cientistas, ainda, não provaram.

MARIO FONTES disse:

Luis,

Funcionou?

MARIO FONTES disse:

MARIO FONTES

Mario disse: Luis, Você fugiu completamente a uma pergunta muito simples. Fez ou não fez seus experimentos? Funcionou?

Luis: meu querido amigo (a quem cumprimento pelo seu ideal de “construir” uma Faculdade de Filosofia Espirita, mas que, ao mesmo tempo, afirmo que será impossível, a vc e aos demais professores, solucionar todas as questões que os alunos propuserem, pois a doutrina espírita não tem todas as respostas), se não me falha a memória já respondi sua pergunta (que nem me lembro mais qual foi ela) e na resposta falei que fiz os experimentos que vc sugeriu!  Mas, se minha memória está falhando e não fiz nem a resposta, nem os experimentos, por favor, me repita a pergunta e me lembre quais são os experimentos que vc sugeriu que eu fizesse, que, sinceramente, terei mesmo satisfação em responder e em fazer os experimentos e lhe dizer se funcionaram ou não!

E se, como vc mesmo disse, “conhecemos praticamente nada deste Universo material e, portanto no sentido material somos menos que poeira das estrelas e no sentido espiritual estamos no início também” (e sem qualquer dúvida, devemos esse desconhecimento e esse início exatamente a Deus), digo que é exatamente devido a isso, ao fato sermos desconhecedores de tudo (como o Criador nos fez) e estarmos no início de entender o sentido espiritual (com tb o Criador nos fez), que cometemos tantos erros que resultam nesses sofrimentos terríveis para os nossos semelhantes e, afinal, para nós mesmos. Aqui devo lhe perguntar: onde é que está aí a nossa responsabilidade ou culpa pelos erros que cometemos?

Mario disse: Você continua falando de verdades absolutas respostas definitivas dogmas.

Desista disso tenha um pouco de bom senso e humildade. Nós sabemos muito pouco para termos acesso a qualquer verdade absoluta.

Luis: pois é, meu querido, o que tenho de sobra é muito bom-senso e muita humildade, mas não porq quero ter bom-senso e humildade, mas porq as experiências/lições pelas quais passei na vida, me fizeram ter! E continuo falando de verdades absolutas, de respostas definitivas e de dogmas porq tudo isso existe! Ou para vc nada disso existe? E como vc pode afirmar que sabemos muito pouco para termos acesso a qualquer verdade absoluta? Vc conhece a mente de todos os indivíduos? Lembre-se que, só neste pequenos planeta, somos cerca de 7 bilhões! Vc conhece o que cada um desses 7 bilhões tem em sua mente? Ou, para vc, é impossível que alguém tenha acesso a verdades absolutas? 

Responder à discussão

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/CNyK0hEj82º O que é o Espiritismo? "Padre x Kardec" Parte III com Allê
Twitter9 minutos atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfilFernanda Figueiredo Ferreira, marise teles de oliveira, Elizangela Abreu e mais 4 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
10 minutos atrás
Denilson Ferrara curtiram o evento "O Bem que se faz, anula o mal que se fez", com Denilson Ferrara ao vivo pela Rede Amigo Espírita de Carlos Pretti - SCEE
3 horas atrás
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/O6KQ8SRUPT
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
O evento de Carlos Pretti - SCEE foi destacado
Miniatura

"O Bem que se faz, anula o mal que se fez", com Denilson Ferrara ao vivo pela Rede Amigo Espírita em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

24 setembro 2017 de 9 a 10:15
5 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

"O Bem que se faz, anula o mal que se fez", com Denilson Ferrara ao vivo pela Rede Amigo Espírita em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

24 setembro 2017 de 9 a 10:15
6 horas atrás
Casa de Jaco - Lar do idoso compartilhou o post do blog deles em Facebook
15 horas atrás
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/NNCvalwwzV
Twitter15 horas atrás · Responder · Retweet
Celina Sobral e Mônica Cristina Silva agora são amigos
16 horas atrás
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/8KRZDVc66p
Twitter17 horas atrás · Responder · Retweet
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/Mle67PUP9o
Twitter18 horas atrás · Responder · Retweet
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/u6ZM1FQURe
Twitter18 horas atrás · Responder · Retweet
Ricardo Onishi agora é amigo de Rosangela Araujo Pereira e Débora Susana
19 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
20 horas atrás
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
22 horas atrás
Rosangela Araujo Pereira respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
ontem
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/CJUD8nAbyM expulsos do templo - Evangelho na Rede com Elisabete
Twitterontem · Responder · Retweet
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
ontem
ontem
"HEREDITARIEDADE e REENCARNAÇÃO, qual a relação ?" : https://t.co/HJ2Ew46f0O
Twitterontem · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço