O que realmente significa o filho do homem? pergunta para Haroldo Dutra, pois temos várias explicações . o meio espírita precisa se firmar nos conhecimentos de JESUS. NÃO SOU A FAVOR DE QUALQUER ESPÍRITA FAZER PALESTRAS POIS TEM NOS TRAZIDO MUITAS CONFUSÕES SOBRE A DOUTRINA ESPIRITA.CADA UM DA UMA VERSÃO P/ O FILHO DO HOMEM!

 PERGUNTEI AO PALESTRANTE ORSON UMA VÊZ E ÊLE ME DISSE SER FILHO DE MARIA  E DE JOSÉ 

Exibições: 838

Responder esta

Respostas a este tópico

A explicação que proporciono  está baseada em conceitos teológicos da igreja ortodoxa  não me lembro de qual dos alexandrinos (Clemente ,Orígenes ou Justino)   "Digo-vos , entre os que  nasceram  de mulher nenhum é maior  que  João ; e todavia , o menor no reino de Deus é maior do que ele "(Lukas cap 7 versículo 28 versão apresentada pela TEB ) 

"Mas doravante o Filho do Homem se assentará à dextra de Deus" .(Lukas cap 22 versículo 69 versão apresentada pela TEB) Em meu exemplar em grego baseado no codex sinaítico consta como : Ἀπό τοῦ νῦν θέλει εἱσθαι ὁ Υἱός τοῦ 'Aνθρώπου καθήμενος ἐκ δεξιῶν τῆς δυνάμεος τοῦ Θεοῦ  (ΤΑ ΙΕΡΑ ΓΡΑΜΜΑΤΑ  ΕΥΑΓΓΕΛΙΟΝ ΚΑΤΑ ΛΟΥΚΑ  ΚΕΦ.κβ`69). Que eu traduzo como : desde o agora quer , estareis ou que estejam(verbo ser estar na segunda pessôa do plural  no aoristo , presente indefinido) o Filho do Homem (humano) assentado , a dextra das forças (do poder) de Deus , numa sintaxe mais compreensível em português : Desde o agora quer o filho do Homem assentado(o verbo encarnado) que vós estejam a direita das forças (do poder) de Deus . Suponho que o filho do homem seja o Jesus a partir do momento que encarnou na terra , mas não é filho da terra , Ele a creou , não creio que possa haver alguma peculiaridade linguística na língua original em hebraico ou aramaico , pois os textos supracitados são de Lukas que escreveu em grego , e neste caso está como ἁνθρώπou genitivo de humano e não de  ἀνδρoς genitivo de humano do gênero masculino , e  τὡν γεννηθέντων ἐκ γυναικών , os nascidos de mulheres no caso de João o maior dos da terra . Eu penso que Jesus assim se referia a si próprio para nos lembrar de sua humanidade enquanto encarnado e após seu desencarne , simbolizando a possível elevação da humanidade para o reino de Deus , já João batista , o maior entre os nascidos de mulheres é filho da terra  por isto este , o maior dos profetas , é menor que os menores do reino de Deus .Esta explicação da igreja ortodoxa em nada conflita com o espiritismo ,  

Outra possibilidade que se cogita , é a de Ramatís em que ele considerava Jesus o médium e o espirito crístico o espirito comunicante que se referia ao aparelho , o médium Jesus , como filho do homem , quando este , o espírito crístico se comunicava através de Jesus , sinceramente ainda não tenho opinião formada a esta proposta de Ramatís .

Nicolas Ramatis faz observações importantes sobre Jesus.

O Sublime Peregrino - Ramatis

PERGUNTA: — Alguns espíritas afirmam que a evolução de Jesus processou-se em linha reta. Podeis esclarecer-nos a esse respeito?

RAMATíS: — Essa afirmação não tem fundamento coerente, pois a simples presunção de Jesus ter sido criado espiritualmente e com um impulso de inteligência, virtude ou sabedorla inata, constituiria um privilégio de Deus a uma alma de sua preferência! Isso desmentiria o atributo divino de bondade e Justiça infinitas do próprio Criador. Aliás,não há desdouro algum para o Mestre ter evoluído sob o regime da mesma lei a que estão sujeitos os demais espíritos, pois isso ainda confirma a grandeza do seu espírito aperfeiçoado pelo próprio esforço. Nenhum espírito nasce per¬feito, nem possui qualquer sentido especial para a sua ascese espiritual à parte; todos são criados simples e ignoran¬tes,com consciência ou "livre arbítrio" se manifesta atra¬vés do "tempo-eternidade", mas sem anular o esforço pes¬soal na escalonada da angelitude.
E Jesus não fugiu á essa regra comum, pois forjou a sua consciência de Amor e Sabedoria Cósmica ao nível dos homens, lutando, sofrendo e aprendendo os valores espiri¬tuais no intercâmbio dos mundos materiais. Ele tornou-se um ente sublime porque libertou-se completamente das paixões e dos vícios humanos; mas não se eximiu do contato com as impurezas do mundo carnal! A sublimidade da flor não reside apenas na sua conformação formosa

 

 

Ramatis explica de forma racional, que Jesus foi criado IGUAL aos outros Espíritos, ele foi criado simples e ignorante, e ele foi evoluindo como os outros espíritos, através de múltiplas reencarnações, sem favores e sem privilégios .

Deus cria todos os espíritos iguais, simples e ignorantes, todos tem a mesma ORIGEM e o mesmo destino, todos evoluem pelo seu próprio esforço pessoal.

Jesus já foi um espírito inferior, simples e ignorante.

Os privilégios e os favores políticos e humanos só existe no plano terreno, no mundo invisível todos são iguais perante as Leis do Criador incriado, a grandeza moral de Jesus esta exatamente no seu esforço pessoal e na sua luta para conquistar a Ciência e as Virtudes Superiores, ele mesmo  foi construindo a sua Evolução  através de varias reencarnações.

 

O Criador é Justo e Imparcial e suas Leis são iguais para todos os Espiritos, não existe privilégios e nem favores do Criador incriado, todos somos iguais perante as Leis naturais e imutaveis do Universo. Todos os Espiritos são criados iguais simples e ignorantes, sem Virtudes e sem Ciência, e eles vão Evoluindo gradativamente no campo Moral e no campo Intelectual, atraves de reencarnações sucessivas, até se tornarem Espiritos Puros ou anjos.Os Espiritos Superiores de hoje já foram no passado Espiritos atrasados sem conhecimentos e sem Virtudes e eles foram Evoluindo gradativamente, sem favores e sem previlegios, evoluindo pelo seu próprio esforço pessoal e sua luta. O Mestre Jesus, o Mestre Buda e outros Mestres, já foram Espiritos inferiores e atrasados, e eles Evoluiram como os outros Espiritos, pelo seu próprio esforço pessoal. Não existe Espíritos especiais, todos somos iguais perante as Leis do Criador incriado. A Evolução é Obra nossa, cada um deve construir a sua própria evolução pelo seu aprimoramento Moral e Intelectual, praticando o Bem e as Virtudes. As religiões deveriam estudar esses assuntos, por que, o ser humano é um Espírito encarnado no mundo terra para Evoluir, gostaria de conhecer os religiosos nessas questões, espero algum contato. Devemos promover o bem, as virtudes, o amor pelo próximo, o amor pelos animais, precisamos de Espiritualidade, nós somos filhos da Grande LUZ, devemos buscar sempre a LUZ e não ficar presso aos condutores da Luz.

 

Caro Levi, grande dúvida de todos.

Primeiro gostaria de comentar que o estado (nível) de evoluçäo a que nos encontramos, realmente nao temos condiçöes de compreender determinados ensinamentos e conceitos à humanidade apredentada.

 

O próprio conceito de Deus nos é confuso (seria um ser, uma energia, a natureza ou todos nós somos células de um organismo denominado Deus?).

 

Entäo proponho conhrcermos Deus primeiro pars sabermos o significado de "filho de Deus".

 

Com relaçäo a Jesus Cristo, há de separar o homem "Jesus", do espírito "Cristo".

 

 

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

A convivência familiar na pandemia.

A convivência familiar na pandemia.

 

A impermanência das situações existenciais necessita estar em  nossas reflexões .

Por quê?

Simples, porque as mudanças são uma realidade tão palpável quanto a morte.

De um momento para o outro, por exemplo, podemos ter as nossas rotinas capturadas pelos mais variados motivos.

E o ano de 2020 escancarou…

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ? - Nelson Xavier

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ?

“Quanto mais eu escrevo, mais as palavras aparecem. Quanto mais eu vivo, mais a vida me esquece.

Quanto mais eu choro, mais as lágrimas descem. Quanto mais eu amo,…

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Últimas atividades

Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Então, chega para lá

Certa feita há muitos anos, conversávamos com uma das grandes figuras femininas do movimento espírita da cidade de São…Ver mais...
4 horas atrás
Hilton Cesar respondeu à discussão Mediunidade - dom ou castigo? de Bárbara Martins de Castro
"Médiuns somente os são, os que possuem a faculdade de sentir a influência do mundo espiritual, de forma nítida e ostensiva. O Livro dos Médiuns » Segunda parte - Das manifestações…"
17 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Quando o bom não é tímido pode ser reprovado, mas constrói o passado para ser lembrado com profundo respeito. Parabéns Brasílio Marcondes Machado. A tese de Machado foi apresentada no dia 29 de agosto de…"
ontem
Luciano Franco Ramos entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Joanna de Ângelis e Divaldo Franco

Grandes Ensinamentos que iluminam e esclarecem.Grupo destinado aos ensinamentos do médium Divaldo Franco e da Benfeitora Joanna de Angelis. Ver mais...
ontem
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
"Excelente descrição João Nodari"
domingo
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Médiuns. 171. de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"“Sandálias Douradas”.  Credibilidade é fundamental. Alguns médiuns ganham credibilidade, mas são infectados pelo orgulho e/ou vaidade. Fator complicador - obsessão. A entidade passa a exercer…"
sábado
Antonio Carlos G. Sarmento e Edileuza R. Rodrigues agora são amigos
sábado
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
" Sincera solidariedade agrega, solidariedade forçada segrega. O humanista de boutique precisa do preconceito. É o oxigênio vital dele, diz jornalista em Hipocrisia in…"
sexta-feira
augusta curtiu a postagem no blog Amor antigo - Alma afim. de Nilton Cardoso
3 Ago
augusta curtiram o perfil de Nadia Rosangela
3 Ago
ANDREA REGINA DE SA curtiram a discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
3 Ago
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Ao tentar processar o Porta dos Fundos, por retratar Jesus como um gay, igreja teve um prejuízo de R$ 82…"
1 Ago

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço