Sempre me questionei sobre a veracidade das comunicações ditas, inconscientes. Talvez isto aconteça por eu me lembrar de todas as comunicações através da minha mediunidade. Difícil de controlar, às vezes, mas sempre me recordo. Pelo menos nunca me disseram que um determinado espírito falou algo que eu não me lembre. Fico, até feliz com isto. Que bom eu manter o controle sobre as comunicações. Encontrei este esclarecimento em minhas pesquisas na internet. Diante disto gostaria de relatar o início desta conversação. Pois acredito que muitos tem esta dúvida e podemos todos nos beneficiar com as trocas de experiências e conhecimentos. 

"Em uma reunião de estudos em nosso Centro, estudavamos a mediunidade, quando nos deparamos com uma série de controvérsias, pois estava escrito em certa Apostila que na verdade não existe Médium Inconsciente. Pesquisamos no Livro dos Médiuns, e Kardec, fala em médium natural ou inconsciente, Divaldo e José Raul Teixeira, no Livro Diretrizes de Segurança, afirmam que existe médium inconsciente, e que eles são responsáveis pelas manifestações. Ai ficamos com mais dúvidas ainda, pois se alguém é inconsciente, como pode ser responsável pelos seus atos?

A questão da consciência ou inconsciência do médium diz respeito ao fato deste ter ou não conhecimento de seu concurso para a produção do fenômeno espírita. Sabemos que para a produção desse tipo de fenômeno é indispensável o concurso de um médium, isto é, de um espírito que esteja ligado à matéria, a quem caberá doar fluidos animalizados necessários à consecução do fenômeno. Em O Livro dos Médiuns, Kardec nos fala de manifestações físicas espontâneas, que se operam sem que o médium que serve de instrumento esteja consciente deste fato. É um exemplo
do que o Codificador chamou de médium natural ou inconsciente.

Foram desses tipos de fenômenos que se utilizaram os Espíritos com o objetivo de chamar a atenção da humanidade para as suas manifestações. Com elas se iniciaram as pesquisas do Prof. Rivail que deram origem a essa magnífica obra que estudamos. As irmãs Fox não tinham conhecimento de suas mediunidades, mas, nem por isso,
deixavam de servir como instrumento mediúnico dos espíritos comunicadores. Eram, portanto, médiuns inconscientes. Quanto à afirmação dos dois insignes Autores citados, seria preciso se verificar em que contexto foi ela efetuada. Podem eles ter se referido à consciência do médium quanto ao conteúdo da comunicação mediúnica, ou seja, quanto ao fato de o médium ter ou não conhecimento do teor da mensagem da qual está servindo como intermediário. Com efeito, conhecemos os fenômenos de psicografia e psicofonia mecânicas, por exemplo. Em ambos os tipos de comunicação, o médium não tem conhecimento do conteúdo da mensagem. Somente pode ficar sabendo dele posteriormente. Pode-se dizer, nestes casos, que o médium está inconsciente quanto ao teor da mensagem, mas não quanto à produção do fenômeno. Nestes casos, o médium é responsável, sim, pela comunicação, embora sem conhecer o seu conteúdo, pois cabe-lhe a decisão de consenti-la ou não, de dar ou não passagem ao espírito comunicante. Agora, nos casos de fenômenos inconscientes propriamente ditos, aqueles em que o médium sequer sabe que está sendo utilizado, nos parece que não se lhe pode atribuir qualquer responsabilidade. Pode, até, acontecer que o médium desconheça ser possuidor dessa aptidão ou, até mesmo, da existência desse fenômeno. Fonte: http://cvdee.org.br/duv_resptexto.asp?cat=01&id=467 "

Alguém tem alguma coisa para acrescentar a respeito? Pois encontro, em apostilas sobre a mediunidade, informações que não fecham com O Livro dos Médiuns. E acredito que esta seja uma delas. Um abraço.

Exibições: 1174

Responder esta

Respostas a este tópico

Alguns são MAIS egoísta....Querido Tulio. Leia este texto...https://radaresoterico.wordpress.com/2013/03/05/individualista-egoi...

Marco Túlio Ferreira Silva disse:

Sim somos todos egoístas porque precisamos do ego para existir e dizer "eu sou".O inadequado uso do egoísmo é que é o problema. Sem o ego o ser não teria individualidade, seria um robô, um autômato.

Aprenda a prestar mais atenção Luis. Eu não escrevi  “são egoístas porq nada enxergam além de seus umbiguinhos” Eu escrevi "São MAIS egoistas...Ego faz parte da nossa individualidade. Sem o ego, como disse Tulio, seríamos um robô. Eu não queria usar a palavra egocêntrico, pois ela não é muito usada....Mas seria a ideal, no caso.

De outro modo uma pessoa classificada como egoísta é isto mesmo 

O que é Egoísmo:

Egoísmo é um substantivo masculino que nomeia um amor próprio excessivo, que leva um indivíduo a olhar só para os suas opiniões, interesses e necessidades, e que despreza as necessidades alheias.

Egoísmo é um exclusivismo que faz o indivíduo se referir tudo a si próprio. É um orgulho, uma presunção.

A pessoa que trata só de seus interesses, que carrega consigo os sentimentos do egoísmo é adjetivada de egoísta.

Em psicologia, a atitude intelectual daquele que tudo se refere ao próprio eu, é chamada de egocentrismo.

O egoísmo é um comportamento que leva o indivíduo a desejar total exclusividade sobre o sentimento alheio, gerando ciúme, um sentimento negativo, que quando exagerado torna-se uma paranoia.

O contrário de egoísmo é o altruísmo, ou seja, um comportamento de quem tem amor ao próximo, que é abnegado, solidário com os outros.

Para os budistas, ao se atingir o estado de Nirvana, através da meditação, se chega à libertação, considerada a última etapa a ser alcançada pela filosofia budista. Nele é possível se livrar do egoísmo, do orgulho, da inveja etc. sentimentos que afligem o ser humano.

luis conforti junior disse:

Para a Rosangela Araujo e quem mais esteja nos lendo:

À pergunta de "porq os egoístas são egoístas", a jovem disse para perguntar aos egoístas porq eles são egoístas; mas não precisamos fazer isso, meus amigos: todos os egoístas são egoístas exatamente porq Deus os fez se tornarem egoístas; nada mais do que isso. Isso está muito bem explicado na resposta já dada acima, antes da de Rosângela. Erradamente, a amiga diz que “são egoístas porq nada enxergam além de seus umbiguinhos”, esquecendo-se (me perdoe a jovem) que estamos aqui estudando a doutrina espírita e não brincando. 

E sendo os egoístas assim porq Deus os fez assim, nenhuma culpa ou responsabilidade lhes cabe pelo fato de agirem egoisticamente. Esse, o egoísmo, que é denominado defeito moral ou imperfeição, nasce em todos nós, humanos e não humanos, exatamente porq o Criador faz que seja assim. Ou alguém tem outra explicação para esse nascimento?

Continuando....Concordei contigo quando falaste que sem o ego seríamos um robô. Mas alguma coisa não ficou bem resolvido, dentro da totalidade do teu comentário pra mim. O "eu sou"...A frase de He-man "Eu tenho a força", nunca fez a minha cabeça. Se mudasse para "Eu sou a força", faria a minha cabeça em determinada época. Cresci escutando das pessoas "Tu és forte Rosângela". E, diante desta afirmação, eu tentei ser forte. Mas não somos, esta é a realidade...Estamos...Pois entre o ter e o ser eu prefiro estar....E esta idéia está crescendo muito dentro de mim. Ontem, depois de publicar alguns comentários deste tópico senti uma vontade muito grande de ler alguma coisa de Ubaldi. Talvez por ele ter me ajudado a entender um pouco mais sobre intuição. Pois depois de um dia cansativo, nos fazeres do mundo material, minha mente pedia algo relacionado a espiritualidade...E, talvez por tu estares dentro das discussões do fórum. Não tem um referencial do Luis e da Márcia (que são os que mais apareceram nos últimos comentários, além de ti). O referencial só tu apontou. Que é Ubaldi. E encontrei o Miranda, que me chamou muito a atenção pela sua forma de analisar os textos. Uma visão aprofundada e de fácil alcance, devido a seu linguajar simples...Tudo de bom, para uma não letrada como eu.Talvez tu não aprecie o seu estilo, pois sei que preferes Gilson Freire. Este não me tocou muito. Bem...Encontrei este vídeo sem me lembrar do que falava a questão 917 de O Livro dos Espíritos...Só pensei assim: Vamos estudar um pouco Kardec na visão de Miranda, digo, Ubaldi, que deve ser a mesma coisa? Conforme eu ouvia o vídeo fui observando que falavam de egoísmo. Fui averiguar em O Livro dos Espíritos a questão 917 e Pimba rsrsrs Eis aí a resposta:"Qual é o meio de destruir o egoísmo?"...Bah! Tudo a ver né? Acho que o Luis vai gostar desta resposta. Ele sempre pergunta "como fazer?"

Quase esqueci de colocar  o link https://www.youtube.com/watch?v=-1KaAT_1Sns

Rosangela Araujo Pereira disse:

Alguns são MAIS egoísta....Querido Tulio. Leia este texto...https://radaresoterico.wordpress.com/2013/03/05/individualista-egoi...

Marco Túlio Ferreira Silva disse:

Sim somos todos egoístas porque precisamos do ego para existir e dizer "eu sou".O inadequado uso do egoísmo é que é o problema. Sem o ego o ser não teria individualidade, seria um robô, um autômato.

Responder até Rosangela Araujo Pereira

Minha querida, vc tem razão e agradeço por ter me alertado; por falta de atenção não vi o seu “mais” em “são ‘mais’ egoístas”. No entanto o equívoco a que me referi continua, porq não é o fato de olhar só para seu umbigo que torna alguém egoísta; olhar só para o próprio umbigo, para seus próprios interesses, já é uma das consequências de já ser egoísta. O egoísmo, minha jovem, é um sentimento perfeitamente “natural” aos seres humanos e não humanos, pois nasce do confronto “natural” e inevitável da “natureza” que Deus deu aos espíritos encarnados, com a “natureza” ameaçadora que Deus deu ao mundo. Portanto, a causa do egoísmo está fato de Deus nos colocar neste mundo de natureza ameaçadora para todos nós; é uma defesa que criamos, inconscientemente, para nós mesmos.

Luis. Estás confundindo egoismo com a Lei da sobrevivência...Uma criança não nasce egoísta e nem preconceituosa. É a família e a sociedade que "mostra" isto a ela. Conhece o mito de Adão e Eva? Por que eles se envergonharam diante do Senhor por estarem nus? Por que comeram da árvore co conhecimento. Do bem e do mal. E, para algumas pessoas estar nu é sinal de que? Pra mim é calor...

Continuando...Hoje acordei inspirada pela Umbanda. Devo ter estado trabalhando em uma terreira durante o sono....Pesquisando sobre Aruanda...encontrei, justamente este artigo.Amo estas coincidências rsrsrs https://www.umbanda24horas.com.br/ingratidao-e-um-dos-frutos-mais-i...

Rosangela Araujo Pereira disse:

Luis. Estás confundindo egoismo com a Lei da sobrevivência...Uma criança não nasce egoísta e nem preconceituosa. É a família e a sociedade que "mostra" isto a ela. Conhece o mito de Adão e Eva? Por que eles se envergonharam diante do Senhor por estarem nus? Por que comeram da árvore co conhecimento. Do bem e do mal. E, para algumas pessoas estar nu é sinal de que? Pra mim é calor...

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

Wellington Balbo – Salvador BA

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

Marcelo Henrique – Florianópolis SC

Wellington Balbo – Salvador BA

O Espiritismo nos fornece uma visão bem legal da…

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

Há, para uma boa parcela de gente, até para aqueles que conhecem um pouco mais os Espíritos e a sua natureza, uma espécie de medo do que eles – os Espíritos – podem fazer…

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Últimas atividades

Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Diga-me como Você se Exibe e Eu lhe Direi Qual é o seu Vazio de PATRIZIA GARDONA
3 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog É uma Tolice aguardar a Dor Cobrar a Conta que o Amor pode Pagar. de PATRIZIA GARDONA
3 horas atrás
Raul Barroquelo respondeu à discussão Kardec sofre... de Wellington Balbo no grupo Artigos Espíritas
"        "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, NINGUÉM VAI AO PAI SENÃO POR MIM" - João, 14:6. É fundamental a afirmação de Jesus, a qual foi anotada por João no seu…"
8 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
10 horas atrás
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
11 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Escultores de Almas – Iniciação Mediúnica de PATRIZIA GARDONA
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog O INFERNO E OS DEMÔNIOS - Esclarecimentos por Léon Denis de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog O Futuro (somente) a Deus Pertence? de PATRIZIA GARDONA
ontem
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
"Fundamentalistas no poder, por Dora Incontri A foto de Luis Fernando Camacho invadindo o Palácio do Governo da Bolívia, de Bíblia em punho e invocando o nome de Deus; um trecho de um vídeo de partidários do golpe…"
ontem
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
"Precisamos obter o comprometimento do próximo governo de esquerda em montar a Faculdade de Filosofia Espirita. Tradução adaptada e comentada de: https://skeptiko.com/scientific-evidence-of-afterlife-overwhelming-chris-carter/"
ontem
"Isto tudo que as classe dominantes e os Neoliberais e Fascistas em geral abominam, na verdade, serve também a elas mesmas, porque a reencarnação costuma se fazer com alternância de classes sociais. Entretanto no Brasil,…"
ontem
Katia Cilene Dias Severino curtiram a discussão BENEFÍCIOS DAS REUNIÕES MEDIÚNICAS ESPÍRITAS (José Couto Ferraz) de Amigo Espírita
ontem
Katia Cilene Dias Severino curtiram o evento Mediunidade de Amigo Espírita
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog A Fraqueza dos Bons de PATRIZIA GARDONA
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog PESSOAS TÓXICAS. AMBIENTES TÓXICOS. de Nilton Cardoso Moreira
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Escultores de Almas – Iniciação Mediúnica de PATRIZIA GARDONA
ontem
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
ontem
Regina Ianagui e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
ontem
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

O INFERNO E OS DEMÔNIOS - Esclarecimentos por Léon Denis

Baseando-se nos casos de obsessão, nas manifestações ruidosas dos Espíritos frívolos e zombeteiros, a Igreja entendeu dever atribuir aos demônios todos os fenômenos do Espiritismo e condená-los como Inúteis ou perigosos.Antes de refutar essa interpretação, convém lembrar que o Catolicismo acolheu do mesmo modo todas as grandes descobertas, todos os progressos consideráveis que assinalam os fastos da História. Raras são as conquistas científicas que não foram julgadas como obras diabólicas. Era,…Ver mais...
ontem
Ícone do perfilAndréa, José Francisco Maranhão Junior, Joana D´Arc Ferreira e mais 4 pessoas entraram em RAE
ontem

Regras de uso e de publicação

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço