NEUMATIFOBIA – Medo dos Espíritos

 

Originário do Grego “pneuma” que significa ar, vento, e “Fobia” que significa, medo. Logo

 

O Livro dos Médiuns - 2ª. Parte, cap. IX, item 132, pergunta 12ª:

 

“Será racional temerem-se os lugares assombrados pelos Espíritos?”

 

“Não. Os Espíritos que freqüentam certos lugares, produzindo neles desordens, antes querem divertir-se à custa da credulidade e da poltronaria dos homens, do que lhes fazer mal. Aliás, deveis lembrar-vos de que em toda parte há Espíritos e de que, assim, onde quer que estejais, os tereis ao vosso lado, ainda mesmo nas mais tranqüilas habitações. Quase sempre, eles só assombram certas casas, porque encontram ensejo de manifestarem suas presenças.”

 

É dos tormentos humanos um dos mais antigos, a estrutura do medo que perturba multidões.

 

Filho da ignorância, apóia-se na insegurança que, gradualmente, lhe dá nutrientes perfeitos para infelicitar indefinidamente.

 

Embora o medo esteja presente em todos os campos de atividade humana, é super expressivo quando se refere aos seres que já se desalojaram do corpo carnal. O medo dos mortos, ou dos Espíritos, chega às raias do desespero ou da loucura, sem que os portadores dessa anomalia atentem para a necessidade de mudança ou se animem para se impor o devido controle.

 

No círculo da crença espiritual, surge o que se convencionou chamar de lugares assombrados, porque neles os Espíritos aparecem, impressionando as mentes de um grande número de pessoas, que são as que mais padecem com o medo, do qual não se conseguem libertar.

 

Urge raciocine o individuo, verificando que os encarnados é que são minoria no mundo, onde os desencarnados vivem em multiplicada vantagem. O número de Espíritos livres do corpo, que vibram na psicosfera planetária, é quase cinco vezes maior, indicando que o número de seres invisíveis no Mais Além é quase o quíntuplo dos que estão estagiando no corpo biológico. Por que, então, o medo, se onde quer que esteja o homem, aí estará nos contatos, conscientes ou não, com uma verdadeira multidão de desencarnados?

 

As dimensões do mundo invisível interpenetram as do mundo material, como a água na esponja, influenciando-se reciprocamente, uma vez que os seres que estão no corpo denso vieram do campo diáfano e os que nesse se acham, dentro de algum tempo, nas brumas terrestres estarão.

 

Quem são, pois, os Espíritos, senão os homens sem o corpo denso de matéria grosseira? Quem são os homens, senão os Espíritos vestidos no escafandro de carne, do qual se despegarão dentro de maior ou de menor tempo?

 

Medo, por quê? Na vasta Casa do Pai, todos somos irmãos, necessitando uns dos outros para que todos logremos a palma de ventura que hemos de alcançar quando superarmos as limitações infelizes que ainda nos caracterizam o íntimo.

 

A superstição tem contribuído com sua quota de barbaridades para a manutenção do medo. A irreflexão tem dado a sua oferta para a exploração do misterioso, que não é mais do que aquilo que se acha na sombra do desconhecido para cada ser.

 

O Espiritismo, que é a doutrina da lucidez e da liberdade real, oferece o seu contributo valioso para o aclaramento de tudo, retirando os indivíduos das valas do pavor injustificado.

 

Areja a tua mente com estudos sérios sobre aquilo que desconheças e que te faça falta à elucidação.

 

Ilumina o teu entendimento com a luz de amadurecidas meditações, a fim de que o teu conhecimento das questões da alma não se perca nas superficialidades que geram insegurança.

 

Deixa-te penetrar pela alegria de participares da inumerável prole do Criador, herdeiro das imensuráveis riquezas que vibram em todo o Cosmo.

 

Alija do teu caminho tudo o que ressume superstição, pois o verdadeiro espírita, que é, a seu turno, o verdadeiro cristão, sabe que Jesus é o Senhor dos Espíritos, como o nomearam seus companheiros, pela autoridade moral de que se revestia, pela grandeza da sua vida, uma vez que se mantinha em permanente estado de comunhão com o Pai.

 

Comunga também tu com a verdade que liberta e afasta-te das ruelas aparvalhantes do medo, aprendendo a te identificares com todos os Espíritos que, como tu mesmo, marcham para o Grande Amanhã da própria redenção, no seio de Deus.

 

Tu és também Espírito. Vive dessa realidade e deixa que a vida perene, que estua em ti, exteriorize as bênçãos de coragem e entendimento para os que seguem contigo para a paz do futuro.

 

 

Raul Teixeira (médium) Camilo (espírito)

Fonte: Livro: Correnteza de Luz

Exibições: 388

Responder esta

Respostas a este tópico

Dezenas de feitiços e oferendas para abertura de caminho, prosperidade e dinheiro!
http://www.youtube.com/watch?v=g86Wq1V-KzU

Acesse: www.editoraimperio.com.br

E qual é a causa porq, como diz o tópico, o medo está presente em todas atividades humanas? Porq o medo é, digamos, um defeito ou imperfeição "natural" a todos nós, pois Deus nos colocou num mundo ameaçador, num mundo onde desconhecemos o que nos aguardará no próximo minuto, na próxima esquina; um mundo cheio de de desastres naturais, seres perversos e pervertidos, egoístas, criminosos, que matam por nada, que produzem como diz a doutrina, todos os horrores (males) do mundo, os mais terríveis, desesperadores e mesmo que podem ser tão insuportáveis que, a cada ano, cerca de 20 milhões de irmãos nossos, escolhem dele fugir pela porta do suicídio!

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Um tempo atrás, quando saía do centro espírita, um senhor me abordou para narrar curioso fato.

Aspas pra…

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Últimas atividades

Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
13 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Procura-se urgentemente quem ouça. E ouça com atenção!

Este seria um cartaz que procura ansiosamente pessoas dispostas a doar sua atenção à quem precise desabafar.Espero que ele nunca seja divulgado, espero mesmo que nunca precisemos chegar a este ponto.Mas o fato é que realmente estamos carecendo de quem possa doar um pouquinho mais de seus ouvidos.Isso é caridade pura.Disse Allan Kardec que “Fora da caridade não há salvação”, e…Ver mais...
13 horas atrás
Auera do Rosario Neves curtiram o evento “Alegria de Viver”, com Valmia Ferrari de Carlos Pretti - SCEE
15 horas atrás
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog No Umbral de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"“Não podemos sequer começar uma investigação a partir de prova ilícita”. O desembargador Victor Laus, presidente do…"
domingo
Ícone do perfilluciane Duarte de souza, André M, Alberto Neto e mais 3 pessoas entraram em RAE
domingo
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Fé em meio à Novela

Até gostei do início de uma das novelas de determinado canal aberto de TV. Narrou sobre troca de exames de análise clínica de pacientes, coisa comum de acontecer, sendo que um dos diagnósticos demonstra estado grave de saúde, que não sendo tratado imediatamente pode ensejar o óbito do doente.Também mostra que a rede pública…Ver mais...
domingo
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Suicídio. Quando ... de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"QUE TAL SAIR POR AÍ SEMEANDO ESPERANÇA?   Título questão convite espírita (1). O Centro Espírita poderia formar um grupo pequeno, cinco pessoas, para elaborar um projeto para divulgar o Espiritismo aos…"
sábado
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Somos Responsáveis de PATRIZIA GARDONA
sexta-feira
Ori Pombal Franco curtiram o evento “Alegria de Viver”, com Valmia Ferrari de Carlos Pretti - SCEE
sexta-feira
Conceição Valadares curtiram o evento “Alegria de Viver”, com Valmia Ferrari de Carlos Pretti - SCEE
sexta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Alegria de Viver”, com Valmia Ferrari de Carlos Pretti - SCEE
sexta-feira
Rosângela Felicio curtiu a postagem no blog Preparação de Trabalhadores Espíritas - O Trabalho de Feeak Minas
sexta-feira
Rosângela Felicio curtiram a discussão Ridículo silêncio de Feeak Minas
sexta-feira
Rosângela Felicio curtiram a discussão 21º ESDE - Retorno da vida corporal - Infância de Feeak Minas
sexta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Suicídio. Quando ... de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
quinta-feira
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Alegria de Viver”, com Valmia Ferrari em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

15 setembro 2019 de 9 a 10:15
Palestra no próximo domingo 15 de setembro de 2019, de 09h às 10h da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, com o tema “Alegria de Viver”, será ministrada pela militar e conferencista Valmia Ferrari de Guarapari-ES. Valmia é natural de Nova Venécia-ES, é trabalhadora e uma das fundadoras do Lar Espírita Cristão, em Guarapari. Muita saúde, paz e alegrias!…Ver mais...
quinta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Suicídio. Quando ... de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
quinta-feira
Gabriele Riccardo Giacomo Carlet e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
quinta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço