O que a mágoa pode ocasionar a nossa saúde fisica e espiritual? Quial a causa de sentirmos mágoa?

Para fazer com que pensemos melhor sobre esse sentimento tão corriqueiro nas nossas vidas, deixo-lhes esta página maravilhosa.

Mágoa

Síndrome alarmante, de desequilibro, a presença da mágoa faculta a fixação de graves enfermidades físicas e psíquicas no organismo de quem a agasalha.

A mágoa pode ser comparada à ferrugem perniciosa que destrói o metal em que se origina.

Normalmente se instala nos redutos do amor-próprio ferido e paulatinamente se desdobra em seguro processo enfermiço, que termina por vitimar o hospedeiro.

De fácil combate, no início, pode ser expulsa mediante a oração singela e nobre, possuindo, todavia, o recurso de, em habitando os tecidos delicados do sentimento, desdobrar-se em modalidades várias, para sorrateiramente apossar-se de todos os departamentos da emotividade, engedrando cânceres morais irreversíveis. Ao seu lado, instala-se, quase sempre, a aversão, que estimulam o ódio, etapa grave do processo destrutivo.

A mágoa, não obstante desgovernar aquele que a vitaliza, emite verdadeiros dardos morbíficos que atingem outras vítimas incautas, aquelas que se fizeram as causadoras conscientes ou não do seu nascimento.

Borra sórdida, entorpece os canais por onde transita a esperança, impedindo-lhe o ministério consolador.

Hábil, disfarça-se, utilizando-se de argumentos bem urdidos para negar-se ao perdão ou fugir ao dever do esquecimento. Muitas distonias orgânicas são o resultado do veneno da mágoa, que, gerando altas cargas tóxicas sobre a maquinaria mental, produz desequilíbrio no mecanismo psíquico com lamentáveis conseqüências nos aparelhos circulatório, digestivo, nervoso...

O homem é, sem dúvida, o que vitaliza pelo pensamento. Sua idéias, suas aspirações constituem o campo vibratório no qual transita e em cujas fontes se nutre.

Estiolando os ideais e espalhando infundadas suspeitas, a mágoa consegue isolar o ressentido, impossibilitando a cooperação dos socorros externos, procedentes de outras pessoas.

Caça implacavelmente esses agentes inferiores, que conspiram contra a tua paz. O teu ofensor merece tua compaixão, nunca o teu revide.

Aquele que te persegue sofre desequilíbrios que ignoras e não é justo que te afundes, com ele, no fosso da sua animosidade.

Seja qual for a dificuldade que te impulsione à mágoa, reage, mediante a renovação de propósitos, não valorizando ofensas nem considerando ofensores.

Através do cultivo de pensamentos salutares, pairarás acima das viciações mentais que agasalham esses miasmas mortíferos que, infelizmente, se alastram pela Terra de hoje, pestilenciais, danosos, aniquiladores.

Incontáveis problemas que culminam em tragédias quotidianas são decorrência da mágoa, que virulenta se firmou, gerando o nefando comércio do sofrimento desnecessário.

Se já registras a modulação da fé raciocinada nos programas da renovação interior, apura aspirações e não te aflijas. Instado às paisagens inferiores, ascendo na direção do bem. Malsinado pela incompreensão, desculpa. Ferido nos melhores brios, perdoa.

Se meditares na transitoriedade do mal e na perenidade do bem, não terás outra opção, além daquela: amar e amar sempre, impedindo que a mágoa estabeleça nas fronteiras da tua vida as balizas da sua província infeliz.

"Quando estiveres orando, se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, para que vosso Pai que está nos Céus, vos perdoe as vossas ofensas". - Marcos: 11-25.

"Não sou feliz! A felicidade não foi feita para mim! exclama geralmente o homem em todas as posições sociais. Isto, meus caros filhos, prova melhor do que todos os raciocínios possíveis, a verdade desta máxima do Eclesiastes: "A felicidade não é deste mundo". - Cap.V - Item 20.

* * *

Franco, Divaldo P.. Da obra: Florações Evangélicas.
Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis.\

Exibições: 524

Responder esta

Respostas a este tópico

Jandyra querida...

É humanamente "quase" impossível não carregar dentro de nós alguma mágoa, visto que ainda somos seres imperfeitos, buscando ascensão espiritual. No nível em que a Terra se encontra, só Madre Tereza de Calcutá, Xico Chavier e outros é que consegue estirpar essa "doença" da alma.
Eu, minha amiga tenho desde Nov.2010 lutado tanto para que não carregue comigo esse sentimento, oro muito buscando ajuda do pai e dos amigos espirituais, faço Evangelho no Lar, frequento centro espírita, busco ajuda de todas as formas e ainda continuo machucada, ferida por ter sido abandonada pelo meu companheiro que me deixou com duas cças pequenas, no qual tenho que prover todas as necessidades e qdo. vejo meus filhos sofrendo com a ausência do pai aí é que é pior. Sem querer, já me vejo sofrendo com a mágoa. Não é possível que alguém possa trocar filhos bonitos, felizes e perfeitos e uma esposa que sempre se preocupou com a FAMÍLIA", pois é isso que eu queria ter na vida, uma FAMÍLIA... tanto que sempre trabalhei, estudo ainda para "ser feliz" e consequentemente com ele e ele nos trocou por uma pessoa desequilibrada emocionalmente, pois esfaqueou o ex marido dela no trabalho, mãe de outros filhos, mas que tb. deixou os filhos com a mãe para ir morar com o meu ex. É difícil de acreditar que alguém em sã consciência possa agir dessa forma.
Sei que eu estou no caminho certo em educando meus filhos, trabalhando e estudando, mas essa mágoa eu queria arrancar de dentro de mim, como se arranca uma erva daninha para eu não sofrer e chorar mais.
Que DEUS me ajude e tenha piedade de mim me fazendo aceitar essa situação.
"Dor é aviso, obstáculo é medida de resistência, desilusão é reajuste,contratempo é lição. Se sabemos aceitá-los, transformam-se-nos sempre em dispositivos para obtenção da felicidade maior."

Cara colega,

Já passei por uma situação semelhante a sua, mas com fé e tbém tentando perdoar (porque é muito difícil) consegui superar. Sofri bastante, porque pra mim não existe "ex-filho", filho é compromisso pra vida toda. Mas, lutei, sofri, chorei e confiei que um dia seria abençoada por DEUS com um companheiro, não apenas com um marido, mas com alguém que se dedicasse aos filhos, à família e que me aceitasse tbém com minha filha do relacionamento anterior, respeitando-a e amando-a, ajudando-me a criá-la e educá-la, já que meu ex simplesmente a abandonou para constituir outra família. Isso me deixou ferida, indignada, mas o tempo é remédio para todos os males. Hoje, minha filha mais velha já está com dezenove anos, linda, sabedora de tudo que passei para criá-la e temos uma forte ligação. Talvez, ela ainda se ressinta do pai ausente, mas não demonstra. Penso que fui abençoada por ter tido filhas maravilhosas, sendo que a mais nova tem um pai super, hiper-presente, um pai para todas as horas, totalmente o oposto de meu ex.

Por isso, acredite que este momento é de provação, de aprendizado, de que acima da "chuva" brilha o SoDEUSl e não tardará dias melhores. Tenha fé de que DEUS colocará em seu caminho alguém muito especial, um companheiro para todas as horas, que lhe ajudará a superar esta mágoa e fazer com que o Amor renasça em seu coração. Torço por vc!!! Um forte abraço!!!
Maria Aparecida Gomes de Lima disse:

Jandyra querida...

É humanamente "quase" impossível não carregar dentro de nós alguma mágoa, visto que ainda somos seres imperfeitos, buscando ascensão espiritual. No nível em que a Terra se encontra, só Madre Tereza de Calcutá, Xico Chavier e outros é que consegue estirpar essa "doença" da alma.
Eu, minha amiga tenho desde Nov.2010 lutado tanto para que não carregue comigo esse sentimento, oro muito buscando ajuda do pai e dos amigos espirituais, faço Evangelho no Lar, frequento centro espírita, busco ajuda de todas as formas e ainda continuo machucada, ferida por ter sido abandonada pelo meu companheiro que me deixou com duas cças pequenas, no qual tenho que prover todas as necessidades e qdo. vejo meus filhos sofrendo com a ausência do pai aí é que é pior. Sem querer, já me vejo sofrendo com a mágoa. Não é possível que alguém possa trocar filhos bonitos, felizes e perfeitos e uma esposa que sempre se preocupou com a FAMÍLIA", pois é isso que eu queria ter na vida, uma FAMÍLIA... tanto que sempre trabalhei, estudo ainda para "ser feliz" e consequentemente com ele e ele nos trocou por uma pessoa desequilibrada emocionalmente, pois esfaqueou o ex marido dela no trabalho, mãe de outros filhos, mas que tb. deixou os filhos com a mãe para ir morar com o meu ex. É difícil de acreditar que alguém em sã consciência possa agir dessa forma.
Sei que eu estou no caminho certo em educando meus filhos, trabalhando e estudando, mas essa mágoa eu queria arrancar de dentro de mim, como se arranca uma erva daninha para eu não sofrer e chorar mais.
Que DEUS me ajude e tenha piedade de mim me fazendo aceitar essa situação.

Dezenas de feitiços e oferendas para abertura de caminho, prosperidade e dinheiro!
http://www.youtube.com/watch?v=g86Wq1V-KzU

Acesse: www.editoraimperio.com.br

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

A convivência familiar na pandemia.

A convivência familiar na pandemia.

A impermanência das situações existenciais necessita estar em  nossas reflexões .

Por quê?

Simples, porque as mudanças são uma realidade tão palpável quanto a morte.

De um momento para o outro, por exemplo, podemos ter as nossas rotinas capturadas pelos mais variados motivos.

E o ano de 2020 escancarou…

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ? - Nelson Xavier

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ?

“Quanto mais eu escrevo, mais as palavras aparecem. Quanto mais eu vivo, mais a vida me esquece.

Quanto mais eu choro, mais as lágrimas descem. Quanto mais eu amo,…

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Wellington Balbo – Salvador BA

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA respondeu à discussão VIROSES - Conheça a melhor terapia para vencê-las por Divaldo Franco de Amigo Espírita no grupo Joanna de Ângelis e Divaldo Franco
"“PsicoImunologia”.  Soluções Mágicas e Problemas Psicológicos https://juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=7032117"
18 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Joanna de Ângelis e Divaldo Franco

Grandes Ensinamentos que iluminam e esclarecem.Grupo destinado aos ensinamentos do médium Divaldo Franco e da Benfeitora Joanna de Angelis. Ver mais...
18 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Então, chega para lá

Certa feita há muitos anos, conversávamos com uma das grandes figuras femininas do movimento espírita da cidade de São…Ver mais...
ontem
Hilton Cesar respondeu à discussão Mediunidade - dom ou castigo? de Bárbara Martins de Castro
"Médiuns somente os são, os que possuem a faculdade de sentir a influência do mundo espiritual, de forma nítida e ostensiva. O Livro dos Médiuns » Segunda parte - Das manifestações…"
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Quando o bom não é tímido pode ser reprovado, mas constrói o passado para ser lembrado com profundo respeito. Parabéns Brasílio Marcondes Machado. A tese de Machado foi apresentada no dia 29 de agosto de…"
segunda-feira
Luciano Franco Ramos entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Joanna de Ângelis e Divaldo Franco

Grandes Ensinamentos que iluminam e esclarecem.Grupo destinado aos ensinamentos do médium Divaldo Franco e da Benfeitora Joanna de Angelis. Ver mais...
segunda-feira
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
"Excelente descrição João Nodari"
domingo
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Médiuns. 171. de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"“Sandálias Douradas”.  Credibilidade é fundamental. Alguns médiuns ganham credibilidade, mas são infectados pelo orgulho e/ou vaidade. Fator complicador - obsessão. A entidade passa a exercer…"
sábado
Antonio Carlos G. Sarmento e Edileuza R. Rodrigues agora são amigos
sábado
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
" Sincera solidariedade agrega, solidariedade forçada segrega. O humanista de boutique precisa do preconceito. É o oxigênio vital dele, diz jornalista em Hipocrisia in…"
sexta-feira
augusta curtiu a postagem no blog Amor antigo - Alma afim. de Nilton Cardoso
3 Ago
augusta curtiram o perfil de Nadia Rosangela
3 Ago

Regras de uso e de publicação

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço