No capítulo 6 de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" encontraremos um afirmação muito interessante do espírito de verdade no item 5 parágrafo 5º dizendo: 

  • "Espíritas; amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo. Todas as verdades se encontram no Cristianismo;" Então vamos buscar a verdade e verdade nos libertará. Por exemplo, disse Jesus: "O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poder dizer: "está aqui' ou "está alí"

  • porque o Reino de Deus está dentro de vós (Lc 17,20-21)" . Meus amigos se o reino de Deus está dentro de nós, o que está fora de nós?

Exibições: 3925

Responder esta

Respostas a este tópico

Ref resp de Hilton Cesar 13 07 16

      Hilton: Seria o mesmo que perguntar o por que uma criança prefere ficar dormindo ao invés de acordar para estudar, ou o por que os jovem bebem tanto álcool, mesmo sabendo que isso prejudica a saúde.

      Luis: exato, a mesma coisa; então pergunte para vc mesmo: porq terá a criança escolhido fazer assim? E pergunte tb para vc mesmo, se ela tem culpa por ser assim?

      Hilton: Se a natureza não nos provesse o prazer na degustação de certos alimentos, muito frequentemente deixaríamos de nos alimentar e sucumbiríamos.

      Luis: mas se é a natureza que nos dá prazer na degustação de certos alimentos, raciocine, porq há quem sinta mais prazer nisso e, em consequência exagere ao ponto de se tornar até doente, e há quem seja mais comedido e não exagere? Porq uns sentirão, mais do que outros, prazer em certos alimentos, ao ponto de não se contentarem com o necessário?

      A questão, meu jovem, para tudo que estamos falando é apenas uma, esta:  se todos, conforme ensina a doutrina, somos, no princípio, perfeitamente iguais, qual é a causa que fez que nos tornássemos tão gigantescamente desiguais?! Só isso! Se vc responder esta terá respondido todas as outras que estamos fazendo!

...

Luis, para você, a resposta correta dessa desigualdade seria a resposta para tudo, se fosse o caso da resposta ser o que você considera correto.

Você já explicou alguns de seus objetivo em estar levantando essas questões aqui na RAE.
Mas responda amigo, já que tens uma resposta, por que não  a compartilha conosco? Será que você seria capaz de mudar um pouco seu objetivo inicial e responder você mesmo?

Acredito que uma resposta sua levaria a conversa para outro patamares ainda não explorados.

Ref resp de Hilton Cesar 18 07 16


Hilton: Luis, para você, a resposta correta dessa desigualdade seria a resposta para tudo, se fosse o caso da resposta ser o que você considera correto.


Luis: com essa resposta, se vc a fizesse correta, poderia vir a entender tudo, a vida, o que acontece nela, os sofrimentos, as misérias, desgraças, guerras etc etc etc. E não sou eu que simplesmente a considero correta: ela é correta pois se alicerça em dados corretos!


Hilton: Você já explicou alguns de seus objetivo em estar levantando essas questões aqui na RAE. Mas responda amigo, já que tens uma resposta, por que não a compartilha conosco? Será que você seria capaz de mudar um pouco seu objetivo inicial e responder você mesmo?


Luis: já expliquei também porq não compartilho a resposta; por duas razões: em atenção às regras da RAE e porq a resposta que lhe for dada, a vc ou a quem quer que seja, não convencerá ninguém; serão apenas palavras e palavras não são a coisa que elas representam; será apenas mais uma resposta, entre tantas outras. Por isso, não adianta dar qualquer resposta; cada um tem que buscá-la pelo trabalho pessoal, exercitando seu esforço, seu estudo, reflexão, raciocínio, comparando... Por isso mesmo, dei uma dica para os amigos: começar atendendo àquele sábio conselho da doutrina, contido em o LM, cap 3, item 35; aí, poderá estar o começo do caminho para executar a busca que o levará àquela resposta. E digo “poderá” porq tb poderá não levar a essa caminhada, pois depende de muitas outras coisas, como entendimento, compreensão, raciocínio, tempo, determinação, eliminação de preconceitos, paciência, calma, temperamento e “n” coisas mais. Como bem afirmou o Buda: “tudo é incerto”; assim, uns podem entrar por esse caminho e outros não encontrarão a entrada. Buda afirmou isto que é a base de toda filosofia do Budismo: “tudo é incerto e tudo é impermanente!". A única certeza que existe é que não existe certeza para nada!


Assim, quem estiver determinado a compreender, tem de se arriscar, pois poderá encontrar ou não encontrar. Por isso, muitos não buscam por receio de estarem perdendo seu tempo, de estarem se enganando etc. Como dizem sábios: “enqto vc não pisar no sangue de seu próprio coração, não encontrará a verdade!” E outros: “a busca é semelhante àquele homem que, há muito, por toda vida, persegue o maior tesouro que existe e, um dia, percebe que ele está bem ali, na sua frente, mas que uma parede de pedra o impede de alcança-lo; então, determinado, tira sangue das mãos e dos pés para derrubar o obstáculo que o separa do tesouro e tomar posse dele”.


Foi o que Jesus também tentou dizer em várias parábolas, como aquela de “quem não abandonar seu pai e sua mãe, não é digno de mim” e “o reino de Deus é como aquele valioso tesouro que um homem encontrou num campo; então, se desfez de tudo que tinha e comprou aquele campo”, ou aquela em que um jovem queria segui-lo, mas desejava primeiro acompanhar o seu pai em seus últimos dias e Jesus lhe disse: “Deixa que os mortos enterrem seus mortos e segue-me tu!” e outras.

...

Luis, se a resposta que você insiste em ocultar, não passa apenas de palavras que não serão suficientes para convencer a ninguém, qual é o problema em compartilhar? Não seria verdade que ao analisarmos um outro ponto de vista, poderíamos ao cabo de certo tempo, tentar buscar a compreensão, com raciocínio, como você mesmo diz?

Parece mesmo que você não tem resposta alguma, pois que ainda não aceitou nenhuma das respostas apresentadas.

O livre-arbítrio, que é a vontade de cada individualidade, é a grande responsável pelas desigualdades. Visto que o homem teria a liberdade de fazer ou não essa ou aquela ação, com o conhecimento de causa.

Uma pessoa pode deixar de olhar o relógio, por estar em cima da hora de um compromisso. Sem olhar o relógio, não fica sabendo se chegará dentro do horário ou atrasada. Porém, mesmo sem saber se está atrasada, sofrerá as consequências do seu atraso.
A pessoa teve a oportunidade de acompanhar o horário e se preparar melhor, evitando um atraso.

Para a vida moral também é similar. Temos a regra do bem proceder, quando à ignoramos, sofreremos diversas consequências, por infringir a lei do amor.

Para os cristãos, Jesus é o modelo, é o homem que todos devemos nos esforçar para seguir os exemplos e sermos felizes.

Aquele que diz ser um sofrimento, incompatível com o amor de Deus, o ato de amar os inimigos e bem-dizer os que nos mal dizem, comporta-se como uma criança que não quer ir a escola para ficar brincando.

Todos nós temos a voz direta de Deus, nos conduzindo da melhor forma possível. Porém, quando questionamos, deixamos de somente seguir as ordens de Deus, para seguir o nosso próprio raciocínio. Aí que nascem os erros.

O mal é o bem que faço somente para mim.
Por isso que disse que não há egoísmo sem o interesse pessoal, pois é este que alimenta o egoísmo.

Hilton Cesar 12 minutos atrás

Hilton: Luis, se a resposta que você insiste em ocultar, não passa apenas de palavras que não serão suficientes para convencer a ninguém, qual é o problema em compartilhar? Não seria verdade que ao analisarmos um outro ponto de vista, poderíamos ao cabo de certo tempo, tentar buscar a compreensão, com raciocínio, como você mesmo diz?

Luis: meu jovem, lhe respondo com duas perguntas: primeira: porq vc segue a doutrina dos espíritos e não a dos católicos, ou dos muçulmanos, ou outra qualquer? Simplesmente decidiu e escolheu segui-la, ou algo a fez segui-la?

- segunda: porq vc está seguindo uma doutrina cujas bases fogem ao seu entendimento? A doutrina, como tudo que existe, gira em torno dos polos do bem e do mal, não concorda? Sendo assim, como vc pode estar seguindo uma doutrina se nem mesmo entende as bases dela, o porq um é bom e outro é mau?”.

E não concordei com nenhuma das respostas apresentadas, pois nenhuma está correta, nenhuma é conclusiva, nenhuma é “inquestionável”! Qdo perguntamos à doutrina, ou a qualquer de seus seguidores (e isso não acontece só com a doutrina espírita), porq uns são bons e outros são maus, a resposta que nos dão é apenas esta: porq uns usaram corretamente o livre-arbítrio e outros incorretamente, lembra-se? Se perguntarmos qual é a causa do mal, de todos os males do mundo, Kardec responde tb que todos os males têm como causa o fato de os homens usarem o livre-arbítrio erradamente, lembra-se? Mas, se perguntarmos porq usamos incorretamente o livre-arbítrio, não recebemos nem mesmo uma tentativa de resposta!

E como vc se prende ao livre-arbítrio, lhe pergunto apenas isto: porq é que vc está habitando ainda este planeta, se ele é um mundo de expiações? O que é que vc fez no passado que agora está expiando? Porq se conduziu no passado, fazendo de propósito escolhas erradas que hoje o mantêm aqui, se podia ter feito somente escolhas corretas?

....

Nessa dimensão uns são bons e outros maus porque diferentes são os graus de consciência de cada um e, portanto, diferentes manifestações da Bondade Divina por cada um e consequente manifestação da negação da Bondade Divina(mal) em cada um. Mas no início não foi assim. Atualmente, nessa dimensão, de tão fechada se encontra a nossa consciência que poderíamos praticamente dizer que não temos livre arbítrio se compararmos com a liberdade que tínhamos no início. Perdendo essa liberdade em função de uma escolha inadequada praticamente perdemos o livre arbítrio que, agora, através do longo e doloroso caminho da evolução, estamos paulatinamente reconquistando de maneira, que a maldade em nós ,ainda existente, vai se desfazendo junto com a matéria, até alcançarmos a bondade absoluta no espírito.

Em um evangelho encontrado em Nag Hammadi existe a seguinte passagem nos escritos designados a tomé:

Jesus disse: "Se aqueles que vos guiam disserem, ‘Olhem,
o reino está no céu,’ então, os pássaros do céu vos precederão,
se vos disserem que está no mar, então, os peixes vos
precederão. Pois bem, o reino está dentro de vós, e também
está em vosso exterior. Quando conseguirdes conhecer a vós
mesmos, então, sereis conhecidos e compreendereis que sois
filhos do Pai vivo. Mas, se não vos conhecerdes, vivereis na
pobreza e sereis essa pobreza."

Devemos tomar cuidado ao pegar passagens da bíblia, pois já é sabido que o livro foi adulterado.
O próprio espirito de verdade faz um alerta sobre isso:

No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram (espírito de verdade).

Ou seja, essa passagem de Lucas poderia estar incompleta ou não?

Encontramos em Mateus e em Lucas as seguintes passagens das bem-aventuranças.
Mateus = Bem aventurados os pobres de espíritos, pois deles é o reino dos céus.
Lucas = Bem aventurados os pobres, pois deles é o reino dos céus.

O sentido muda totalmente.
Em Mateus é como se jesus estivesse confrontando as idéias dos escribas e fariseus, que na época diziam compreender tudo sobre espiritualidade, ou seja, os cheios de espíritos.

Em Lucas está afirmando que é melhor ser pobre do que rico. Igualmente quando se fala que é mais fácil o camelo passar no fundo da agúlha do que o rico entrar no reino. 

Ainda nos escritos de tomé encontramos o seguinte:

Jesus disse: "Seria uma maravilha se a carne tivesse
surgido por causa do espírito. Mas seria a maior das maravilhas
se o espírito tivesse surgido por causa do corpo. Estou
realmente surpreso pela forma como essa grande riqueza fez
morada nessa pobreza."

Quando o espirito de verdade diz que todas as verdades se encontram no cristianismo, ele não quis dizer que se encontram na bíblia. Cristianismo surgiu em uma época e é muito mais do que se encontra na bíblia.

Então é de suma importância conhecer mais sobre aquela época para podermos compreender quem realmente foi Jesus,  suas verdadeiras mensagens e ideais.

Quanto mais escritos aparecerem daquela época, estaremos mais próximos de compreendê-lo.


Uma pergunta: se o Reino dos Céus está dentro de nós, qual é a causa de tantos procederem como se dentro deles estive o reino do mal?

Segundo a DE tanto os homens quanto os mundos estão em evolução, ou seja, em processo progressivo.
O homem quem idealizou um reino perfeito de acordo com seu ponto de vista. Mas se observarmos todas as histórias de outrora, veremos que em todas as épocas o bem e o mal andaram lado a lado. Se observarmos os romances e literaturas ditas psicografadas, veremos que do outro lado também há o lado bom e ruim da vida espiritual.
O progresso se dá a partir de algo que precisa ser melhorado. Se algo é ruim, imperfeito ou inferior, será a partir dele que poderá surgir algo melhor. Ou seja, tudo isso faz parte do reino.

Mas se ainda estamos em evolução, isto é,  se ainda estamos aprendendo, porq é q sofremos qdo erramos?

Fale Luis, ainda nas perguntas?

Sofremos para aprender a não errar mais.

Causa e efeito; ação e reação; lógica.

Evolução.

Abs!

Amigo João Carlos dos Reis de Souza, foi essa exatamente a pergunta que fiz: se estamos em evolução, estamos ainda aprendendo, e se erramos devido a ainda estarmos aprendendo, porq é q sofremos?

\uadl class="discussion clear i0 xg_lightborder"> \ua
\ua
\ua Excluir\ua
\ua
\ua
\ua
\ua

Mas se ainda estamos em evolução, isto é,  se ainda estamos aprendendo, porq é q sofremos qdo erramos?

\ua
\ua
\ua
\ua
\ua \ua
\ua/dl> \uadl class="discussion clear i0 xg_lightborder"> \ua \ua
\ua
\ua
\ua Fale Luis, ainda nas perguntas?\ua
\ua
Sofremos para aprender a não errar mais.\ua
\ua
Causa e efeito; ação e reação; lógica.\ua
\ua
Evolução.\ua
\ua
\ua
\ua/dl> \uap>

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Perdoe e Perdoe-se”, com Dr. Aldeniz Leite de Carlos Pretti - SCEE
3 horas atrás
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
5 horas atrás
Ícone do perfilDavid, Regiana Lucia de Oliveira e Vinicius Claudino Ferraz entraram em RAE
5 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Perdoe e Perdoe-se”, com Dr. Aldeniz Leite em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

27 janeiro 2019 de 9 a 10:15
5 horas atrás
João Carlos dos Reis de Souza respondeu à discussão O reino dos céus está dentro de Vós(Lc 17,20-21) de Marco Túlio Ferreira Silva
14 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiu o vídeo de ROBERTO JOSÉ DAMASCENO
14 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Palestra A escada de Jacó - Orlando Ribeiro: https://t.co/u94JDs3wSB via @YouTube
Twitter15 horas atrás · Responder · Retweet
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Dever Negligenciado – Orson Peter Carrara de PATRIZIA GARDONA
17 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/4L624X8CoD
Twitter17 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/fqVIuPPtf7
Twitter17 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/gbIlBQQzAn
Twitter17 horas atrás · Responder · Retweet
luis carlos souza silva junior curtiram o perfil de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
20 horas atrás
luis carlos souza silva junior comentou a postagem no blog Sintomas da mediunidade de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
20 horas atrás
luis carlos souza silva junior curtiu a postagem no blog Sintomas da mediunidade de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
20 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/MaVwXd1kho
Twitter21 horas atrás · Responder · Retweet
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão O reino dos céus está dentro de Vós(Lc 17,20-21) de Marco Túlio Ferreira Silva
22 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão O reino dos céus está dentro de Vós(Lc 17,20-21) de Marco Túlio Ferreira Silva
23 horas atrás
Maria Fernanda Franco A.Pessanha curtiu o vídeo de Alexandre Xavier de Camargo
ontem
Ícone do perfil via Twitter
Senhor o que queres que eu faça? - Evangelho na Rede com Elisabete Azevedo: https://t.co/XSRRY3cISe via @YouTube
Twitterontem · Responder · Retweet
Joao Iudes Nodari compartilhou o vídeo de Beto Ramos em Facebook
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço