No capítulo 6 de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" encontraremos um afirmação muito interessante do espírito de verdade no item 5 parágrafo 5º dizendo: 

  • "Espíritas; amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo. Todas as verdades se encontram no Cristianismo;" Então vamos buscar a verdade e verdade nos libertará. Por exemplo, disse Jesus: "O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poder dizer: "está aqui' ou "está alí"

  • porque o Reino de Deus está dentro de vós (Lc 17,20-21)" . Meus amigos se o reino de Deus está dentro de nós, o que está fora de nós?

Exibições: 4390

Responder esta

Respostas a este tópico

Em toda à vida há momentos bons e ruins, alegria e tristeza, felicidade e sofrimento. Tudo isso faz parte do amadurecimento do Ser. É um ciclo natural da vida. 

Causa e efeito; ação e reação impregna no ser humano o sentimento de culpa e eu não sou a favor dessa linha de pensamento. A vida segue para frente. Um segundo que se passa em nossas vidas jamais será o mesmo novamente. A vida é aprendizado sempre!!!

luis conforti junior disse:

Mas se ainda estamos em evolução, isto é,  se ainda estamos aprendendo, porq é q sofremos qdo erramos?

João Carlos dos Reis de Souza

Sinceramente, meu amigo, não consigo entender; vc diz q sofremos porq ainda estamos aprendendo, mas se a causa de errarmos é o fato de ainda não termos ainda aprendido, não somos responsáveis pelos erros q cometemos, pois ainda não aprendemos! Isso não é óbvio?  Vimos para o mundo, ainda não aprendemos a fazer o certo, e sofremos por não ter ainda aprendido a fazer o certo! Onde aí estão a justiça e o amor divinos? 

É necessário entender que não estamos aqui para apenas para aprender a fazer o certo e sofrermos por não o fazer. O aprendizado da nossa caminhada evolutiva tem como principal objetivo nos tirar definitivamente daqui, rumo ao reino do espírito. onde não existe o certo e o errado mas apenas a lei.

É exatamente nisso q acredito, q, como vc disse, não estamos aqui para apenas para aprender a fazer o certo e sofrermos por não o fazer. O aprendizado da nossa caminhada evolutiva tem como principal objetivo nos tirar definitivamente daqui, rumo ao reino do espírito. onde não existe o certo e o errado mas apenas a lei.

Mas vc, com isso não respondeu a pergunta que lhe fiz: vc diz q sofremos porq ainda estamos aprendendo, certo? Mas se a causa de errarmos é o fato de ainda não termos ainda aprendido, não somos responsáveis pelos erros q cometemos, pois ainda não aprendemos! Isso não é óbvio?  Vimos para o mundo, ainda não aprendemos a fazer o certo, e sofremos por não ter ainda aprendido a fazer o certo! Como justificar ou explicar o fato de sofrermos devido a ainda não termos aprendido? 

Fale Luiz, Feliz Ano Novo (psra todos também!).

1) Ser racional significa errar, indagar, aprender, errar novamente e ai, vamos crescendo e evoluindo;

2) Ação e reação: sofrimento proporcional à intensidade do erro cometido. (intencional ou por ignorância);

3) Essa relação não cessa, pelo menos, para nosso nível evolutivo, vai demorar.....

Abs!

Respondendo:

             1 - Mas se a causa de errarmos é o fato de ainda não termos ainda aprendido, não somos responsáveis pelos erros q cometemos, pois ainda não aprendemos! Isso não é óbvio?

              R - Seria óbvio se fôssemos criados simples e ignorantes na origem, mas a origem é Deus e Deus não é simples e nem ignorante, portanto, seus filhos também não o são.

              2 - Vimos para o mundo, ainda não aprendemos a fazer o certo, e sofremos por não ter ainda aprendido a fazer o certo! Como justificar ou explicar o fato de sofrermos devido a ainda não termos aprendido? 

              R - Não sofremos pelo fato de ainda não termos aprendido. Sofremos pelo fato de vivermos no reino da desordem  e do caos, onde o aprendizado é obviamente duro e sofrido.

Ao Marco, q é o único a responder as perguntas q faço, na procura de solucionar dúvidas q tenho com o estudo da DE; me perdoe q tenho de trazer novas perguntas e comentar sua resposta:

 1- sim, é óbvio q, se erramos devido a ainda não termos aprendido a acertar, não somos responsáveis pelos erros q fazemos; mas, sendo assim, porq é q os homens sofrem devido aos erros q fazem?

A essa pergunta vc respondeu:  "Não sofremos pelo fato de ainda não termos aprendido. Sofremos pelo fato de vivermos no reino da desordem  e do caos, onde o aprendizado é obviamente duro e sofrido".

Mas somos nós mesmos, as criaturas de Deus, q fazemos q esse reino seja cheio de desordem e de caos? Pq faríamos isso se para nós seria melhor viver num reino onde não houvesse nem desordem, nem caos? Porq escolhemos sofrer, se podemos escolher não sofrer?

Por pura rebeldia à lei e consequentemente à ordem.
Luiz, sempre as mesmas perguntas e nemhuma resposta ainda? Já se passaram pelo menos 3 anos.

Talvez você precise buscar outros ensinamentos e não estes, sob a ótica da filosofia e ciência.

Abs!

Sempre faço as mesmas perguntas porq para elas não consigo encontrar respostas na codificação e fico na expectativa de que algum dos amigos estudiosos da doutrina as responda ou indique onde estão.

E as respostas também serão as mesmas.

Boa noite!

Luiz, já leu "o banquete"? Vai ser bom.

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Últimas atividades

luis conforti junior respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Logo, é exatamente Deus que nos faz todos desiguais; está aí a explicação para o porq uns são calmos, pacientes, pacíficos, bom-caráter, honestos, e outros são nervosos, impacientes,…"
3 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"Absolutamente TODAS as criaturas de Deus sofrem, sem qq exceção, e muitas durante a vida inteira. Ninguém conseguirá apontar nem uma só, uma única, q não sofra; e pior, para ninguém o…"
3 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Pois é, como entender isso, pois vc diz, e repete dezenas de vezes, q "o problema é do ego", e é Deus o criador dos egos de cada um dos seres vivos animais?!"
3 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"Mas é Deus o criador do ego! É ele q concede um ego a cada ser vivo humano e não-humano!"
3 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog Um Leão por Dia de PATRIZIA GARDONA
6 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog CONTINGENCIAMENTOS, FINS E MEIOS. de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
8 horas atrás
Posts no blog por LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA

CONTINGENCIAMENTOS, FINS E MEIOS.

Ao Materialismo, o Espiritismo prova a existência da alma. Destruindo-o, elimina a maior chaga social. Podemos contribuir para o progresso. (1, 2)Na Tchecoslováquia os regimes políticos materialistas acabaram com o Espiritismo, o que sobreviveu ao Nazismo foi destruído pelo Comunismo.Na resistência, Vlado nunca abandonou o ideal, mas os comunistas enlouqueceram sua esposa…Ver mais...
10 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Um Leão por Dia de PATRIZIA GARDONA
10 horas atrás
Diovani Souza curtiu a postagem no blog O PERISPÍRITO, SUBSISTE ALÉM DO TÚMULO ( Emmanuel ) de Jocélia Quintiliano Maurício
18 horas atrás
Diovani Souza curtiu a postagem no blog BÊNÇÃOS E MALDIÇÕES - POR RICHARD SIMONETTI de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
18 horas atrás
Ícone do perfilSAMANTA VIANA GARCIA, Thiago Barbosa, carla vinagre e mais 2 pessoas entraram em RAE
19 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Um Leão por Dia

Conta-se que um experiente caçador se encontrava em caça, quando uma situação inusitada se deu.Seguindo a pista de um leão, apartou-se do seu grupo de caçadores e embrenhando-se na vegetação acabou por alcançar uma pequena clareira na qual, coincidentemente, o leão também adentrou, porém, em posição diametralmente oposta à sua.Sozinho…Ver mais...
23 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"Dizer que o problema é o ego não é dizer que o problema é Deus. O ego é responsável por suas decisões egoístas."
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Não. O problema é do ego."
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"Errado. Não é "absolutamente todas as criaturas sofrem", mas sim, relativamente as criaturas sofrem."
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Sim. Isso mesmo."
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Se no princípio, éramos absolutamente iguais, porq nos tornamos tão imensamente desiguais? O q é q, no princípio, surge e destrói aquela perfeita igualdade original? Pois, se é a diferente identidade…"
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"Mas, se Deus é justo e bom, porq é q absolutamente todas as suas criaturas sofrem?"
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Como dizer q o problema está no ego, se o ego é atributo da criação de Deus? Sendo assim, o problema é de Deus???"
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"Dizer q o ego é o problema é igual a dizer q Deus é o problema; como entender isso?"
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço