No capítulo 6 de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" encontraremos um afirmação muito interessante do espírito de verdade no item 5 parágrafo 5º dizendo: 

  • "Espíritas; amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo. Todas as verdades se encontram no Cristianismo;" Então vamos buscar a verdade e verdade nos libertará. Por exemplo, disse Jesus: "O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poder dizer: "está aqui' ou "está alí"

  • porque o Reino de Deus está dentro de vós (Lc 17,20-21)" . Meus amigos se o reino de Deus está dentro de nós, o que está fora de nós?

Exibições: 4639

Responder esta

Respostas a este tópico

Em toda à vida há momentos bons e ruins, alegria e tristeza, felicidade e sofrimento. Tudo isso faz parte do amadurecimento do Ser. É um ciclo natural da vida. 

Causa e efeito; ação e reação impregna no ser humano o sentimento de culpa e eu não sou a favor dessa linha de pensamento. A vida segue para frente. Um segundo que se passa em nossas vidas jamais será o mesmo novamente. A vida é aprendizado sempre!!!

luis conforti junior disse:

Mas se ainda estamos em evolução, isto é,  se ainda estamos aprendendo, porq é q sofremos qdo erramos?

João Carlos dos Reis de Souza

Sinceramente, meu amigo, não consigo entender; vc diz q sofremos porq ainda estamos aprendendo, mas se a causa de errarmos é o fato de ainda não termos ainda aprendido, não somos responsáveis pelos erros q cometemos, pois ainda não aprendemos! Isso não é óbvio?  Vimos para o mundo, ainda não aprendemos a fazer o certo, e sofremos por não ter ainda aprendido a fazer o certo! Onde aí estão a justiça e o amor divinos? 

É necessário entender que não estamos aqui para apenas para aprender a fazer o certo e sofrermos por não o fazer. O aprendizado da nossa caminhada evolutiva tem como principal objetivo nos tirar definitivamente daqui, rumo ao reino do espírito. onde não existe o certo e o errado mas apenas a lei.

É exatamente nisso q acredito, q, como vc disse, não estamos aqui para apenas para aprender a fazer o certo e sofrermos por não o fazer. O aprendizado da nossa caminhada evolutiva tem como principal objetivo nos tirar definitivamente daqui, rumo ao reino do espírito. onde não existe o certo e o errado mas apenas a lei.

Mas vc, com isso não respondeu a pergunta que lhe fiz: vc diz q sofremos porq ainda estamos aprendendo, certo? Mas se a causa de errarmos é o fato de ainda não termos ainda aprendido, não somos responsáveis pelos erros q cometemos, pois ainda não aprendemos! Isso não é óbvio?  Vimos para o mundo, ainda não aprendemos a fazer o certo, e sofremos por não ter ainda aprendido a fazer o certo! Como justificar ou explicar o fato de sofrermos devido a ainda não termos aprendido? 

Fale Luiz, Feliz Ano Novo (psra todos também!).

1) Ser racional significa errar, indagar, aprender, errar novamente e ai, vamos crescendo e evoluindo;

2) Ação e reação: sofrimento proporcional à intensidade do erro cometido. (intencional ou por ignorância);

3) Essa relação não cessa, pelo menos, para nosso nível evolutivo, vai demorar.....

Abs!

Respondendo:

             1 - Mas se a causa de errarmos é o fato de ainda não termos ainda aprendido, não somos responsáveis pelos erros q cometemos, pois ainda não aprendemos! Isso não é óbvio?

              R - Seria óbvio se fôssemos criados simples e ignorantes na origem, mas a origem é Deus e Deus não é simples e nem ignorante, portanto, seus filhos também não o são.

              2 - Vimos para o mundo, ainda não aprendemos a fazer o certo, e sofremos por não ter ainda aprendido a fazer o certo! Como justificar ou explicar o fato de sofrermos devido a ainda não termos aprendido? 

              R - Não sofremos pelo fato de ainda não termos aprendido. Sofremos pelo fato de vivermos no reino da desordem  e do caos, onde o aprendizado é obviamente duro e sofrido.

Ao Marco, q é o único a responder as perguntas q faço, na procura de solucionar dúvidas q tenho com o estudo da DE; me perdoe q tenho de trazer novas perguntas e comentar sua resposta:

 1- sim, é óbvio q, se erramos devido a ainda não termos aprendido a acertar, não somos responsáveis pelos erros q fazemos; mas, sendo assim, porq é q os homens sofrem devido aos erros q fazem?

A essa pergunta vc respondeu:  "Não sofremos pelo fato de ainda não termos aprendido. Sofremos pelo fato de vivermos no reino da desordem  e do caos, onde o aprendizado é obviamente duro e sofrido".

Mas somos nós mesmos, as criaturas de Deus, q fazemos q esse reino seja cheio de desordem e de caos? Pq faríamos isso se para nós seria melhor viver num reino onde não houvesse nem desordem, nem caos? Porq escolhemos sofrer, se podemos escolher não sofrer?

Por pura rebeldia à lei e consequentemente à ordem.
Luiz, sempre as mesmas perguntas e nemhuma resposta ainda? Já se passaram pelo menos 3 anos.

Talvez você precise buscar outros ensinamentos e não estes, sob a ótica da filosofia e ciência.

Abs!

Sempre faço as mesmas perguntas porq para elas não consigo encontrar respostas na codificação e fico na expectativa de que algum dos amigos estudiosos da doutrina as responda ou indique onde estão.

E as respostas também serão as mesmas.

Boa noite!

Luiz, já leu "o banquete"? Vai ser bom.

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Um tempo atrás, quando saía do centro espírita, um senhor me abordou para narrar curioso fato.

Aspas pra…

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Últimas atividades

os pae curtiu a postagem no blog Implicações da culpa (Jorge Hessen) de os pae
3 horas atrás
os pae compartilhou o post do blog deles em Facebook
3 horas atrás
Jacimara Vieira dos Santos curtiram a discussão Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação. de Wellington Balbo
6 horas atrás
Jacimara Vieira dos Santos curtiu a postagem no blog O MAU HUMOR MATINAL de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
6 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco de Carlos Pretti - SCEE
9 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco de Carlos Pretti - SCEE
10 horas atrás
Posts no blog por Nilton Cardoso Moreira

ENCONTRAMOS EXPLICAÇÕES

           É comum para todos os eventos que acontecem em nossa vida querermos achar explicações. É da natureza humana o ato investigativo, pois que todos nós temos anseios de querer saber o motivo pelo qual determinado fato aconteceu, mesmo que o evento tenha sido com outra pessoa.           Existem situações na vida que embora procuremos esclarecimentos a respeito, não…Ver mais...
17 horas atrás
os pae curtiu a postagem no blog Implicações da culpa (Jorge Hessen) de os pae
ontem
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Postura Altamente Humanitária – Orson Peter Carrara

Toda cidade tem seu vulto histórico de destaque ou vários, a depender de sua história e origens no tempo. É comum que todos recordemos fatos da infância ou ainda que não tenhamos tido contato direto, até por questão cronológica, mas tenhamos conhecimento das ações e legado deixado por esses homens e mulheres que marcaram época, projetando suas ações no futuro.Vim de…Ver mais...
ontem
O evento de Carlos Pretti - SCEE foi destacado
Miniatura

“O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

22 setembro 2019 de 9 a 10:15
“O Talento Perdido!”, este será o tema da palestra do fotógrafo, pesquisador e orador espírita Rafael Brocco, de Colatina-ES, no próximo domingo 22 de setembro de 2019, de 09 às 10h. da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Rafael é um jovem talento da oratória espírita aqui de Colatina. Ele é evangelizador de juventude, estudante e trabalhador na área da…Ver mais...
ontem
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

22 setembro 2019 de 9 a 10:15
“O Talento Perdido!”, este será o tema da palestra do fotógrafo, pesquisador e orador espírita Rafael Brocco, de Colatina-ES, no próximo domingo 22 de setembro de 2019, de 09 às 10h. da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Rafael é um jovem talento da oratória espírita aqui de Colatina. Ele é evangelizador de juventude, estudante e trabalhador na área da…Ver mais...
ontem
Posts no blog por os pae

Implicações da culpa (Jorge Hessen)

Jorge Hessenjorgehessen@gmail.comBrasília-DFMuitas crianças são induzidas a agir de forma sempre “correta”, conforme o padrão do seu meio ambiente, dos valores éticos, das pressões existentes. Quando a criança é obrigada a fazer as coisas dessa ou daquela maneira, todas as vezes que faz de forma diferente desenvolve a culpa. A…Ver mais...
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Procura-se urgentemente quem ouça. E ouça com atenção! de PATRIZIA GARDONA
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Dolorosa advertência de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog O MAU HUMOR MATINAL de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão O Homem que fizer estas coisas viverás por elas - Estudo (67) Cartas de Paulo de Feeak Minas
quinta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de luciane Duarte de souza
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de André M
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Alberto Neto
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de André Psicologo
quarta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço