No capítulo 6 de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" encontraremos um afirmação muito interessante do espírito de verdade no item 5 parágrafo 5º dizendo: 

• "Espíritas; amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo. Todas as verdades se encontram no Cristianismo;" Então vamos buscar a verdade e verdade nos libertará. Por exemplo, disse Jesus: "O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poder dizer: "está aqui' ou "está alí"

• porque o Reino de Deus está dentro de vós (Lc 17,20-21)" . Meus amigos se o reino de Deus está dentro de nós, o que está fora de nós?

Exibições: 4844

Responder esta

Respostas a este tópico

Marco Túlio, concordo.

De onde vimos e para onde vamos? como vimos e como voltaremos? de que e como fomos feitos/criados? qual o propósito de tudo isso? Etc...

Acho que independente do credo nesta ou naquela teoria, tudo isso, acredito, se mistura com a própria criação e o criador.

Essa substância primitiva (assim denominada na época) em minha inexperiente caminhada e leituras, é a chave de tudo. É o princípio e o meio aonde todos os fenomenos de todas as áreas se desenvolveram. Como você citou.

E para aprendermos sobre essa caminhada, minha opinão particular, nada mais lógico do que usarmos a própria lógica e bom senso para buscarmos as respostas.

Amigo João Carlos, mas se o reino de Deus está dentro de nós, porq tantos agem como se fosse o reino do mal q estivesse dentro deles? E porq, nessa caminhada de aprendizado, todos têm de sofrer para aprender se, segundo a doutrina, Deus é amor e justiça?

Luis, já respondemos estas indagações uma centena de vezes, Mas:

1) "porq tantos agem como se fosse o reino do mal q estivesse dentro deles?"

2) E porq, nessa caminhada de aprendizado, todos têm de sofrer para aprender se, segundo a doutrina, Deus é amor e justiça?

Resposta
Você tem uma empresa de sucesso. Seu filho, por ser o seu filho, é empossado como diretor executivo com todas as benesses do cargo (isso significa que só você estará acima dele). Porém, ele não estagiou em nunhm departamemto da empresa, não passou pelos aprendizados e incômodos diretos e indiretos relativos ao processo de crescimento na empresa (exemplos: ter um projeto em que acredita não aprovado; trabalhar com gestores/colégas, talvez, desonestos; fazer horas extras em final de semana; engarrafamento dentro de ônibus cheios demorar horas para chegar ao trabalho; etc... ).

Pelo contrário, o filho, sempre foi para a faculdade de carro com ar condicionado. Se formou e foi empossado como diretor e desde então, vai ao trablalho de motorista particular em ar refrigerado.

Você concorda que ele não terá ideia do que os seus funcionários enfretam dia após dia (para poder orientá-los); Você concorda que ele não tem ideia dos problemas de qualquer área da empresa (para poder "tomar" as decisões corretas para conduzir a empresa).

Então, ele terá atitudes desumanas mesmo que inconscientemente. Em nivel individual, com esse ou aquele funcionário e até coletivo, com uma determinada área da empresa.

Para orientar, é necessário ter experiência para o correto direcionamento.

Sempre comento que podemos ser um Jesus em outras esferas ou orbi, basta nos desenvolvermos.

Você mesmo Luis, olhando para, por.exemplo, os seus 30 anos de idade, sabe que em determinada situação, hoje, você agiria diferente. Isso é evolução, Isso é AMOR E JUSTIÇA.

Agradeço, amigo João Carlos, por ter respondido. Infelizmente, embora doutrina recomende "instrui-vos", há companheiros q qdo leem alguma coisa q escrevemos que discorda ou q estranhe o q diz a doutrina, torcem o nariz, ficam indignados, mas não conseguem explicar nem porq ficam indignados, nem qual é o erro que vêm em nossa discordância. Qto a sua resposta, q mais uma vez agradeço, meu amigo,  tenho tb de discordar dela pois nem sequer uma só vez (e vc disse "centenas de vezes") as respostas q me deram foram satisfatórias, pois todas elas podem ser questionadas; é por isso que muitas vezes tenho repetido perguntas iguais no meu intuito de entender a doutrina do mesmo modo q os amigos a entendem. Todas as perguntas q apresento aos amigos, e as apresento porq a DE não tem as respostas, partem da questão das desigualdades q desfazem aquele perfeita igualdade com q, conforme a doutrina, sendo o Criador justo, nos teria criado. Vou lhe mostrar q talvez vc possa responder: segundo a DE, somos todos criados perfeitamente iguais, inclusive qto às faculdades objetivas e subjetivas e aos quesitos necessários à evolução, certo? Qdo perguntamos à doutrina "porq, .se somos todos criados iguais, nos tornamos tão desiguais", a resposta é q essa desigualdade se deve ao mau uso do livre-arbítrio pois q uns, "desde o princípio', escolhem seguir o caminho do bem, eqto outros, tb "desde o princípio", escolhem seguir o caminho do mal; como vc pode ver, essa resposta não responde a pergunta feita, pois como vamos poder escolher, no princípio, coisas desiguais se, no princípio, somos todos perfeitamente iguais?! Se somos todos perfeitamente iguais, porq não serão tb iguais nossos livres-arbítrios? Se somos todos iguais, porq uns fazem "bom uso" do livre-arbítrio e outros fazem "mau uso" dele?!!  Como minhas dúvidas qto à doutrina estão na falta de resposta para as desigualdades, se essa pergunta for respondida, tais dúvidas, com certeza, deixarão de existir! 

Luis, a resposta está no livre arbítrio, não adianta buscar outra. A raiz é esta.

Enquanto você não abrir o seu coração e sua mente para este situação, não vais achar a sua resposta.

Unfortunately!

Abs!

Meu amigo, João Carlos, não adianta buscar outra resposta NA doutrina, NA codificação, que ela só tem essa única resposta mesmo, essa q acima mostrei q está equivocada, pois como, no princípio, seremos desiguais devido a escolhas q fazemos, se fazemos escolhas perfeitamente iguais?!!!

Mentira. Não fizemos escolhas perfeitamente iguais. Não somos autômatos .

Aos amigos João Carlos dos Reis de Souza e Marco Túlio Ferreira Silva - Pois é a essa estranheza incompreensível a que me refiro; ela faz q, nesse ponto, a doutrina não possa ser compreendida; conforme ensina a doutrina, "somos TODOS criados perfeitamente iguais", pois Deus é perfeita justiça; mas, ao mesmo tempo, segundo diz o amigo Marco Túlio, "a doutrina ensina que NÃO somos criados perfeitamente iguais", pois q, já no princípio, como diz o amigo Marco Túlio, "fazemos escolhas desiguais"!!! Uma correção necessária: não é só o amigo Marco que diz isso; é a própria doutrina; a DE ensina que, "<desde o princípio>, uns seguem o caminho do bem absoluto e outros, tb <desde o princípio>, seguem o caminho do mal absoluto", ensinamento q necessita de ser esclarecido pois, no princípio, conforme ensina a doutrina, devido ao Criador ser justo, somos todos perfeitamente iguais. Quem é q pode nos esclarecer qto a isso?

O ego é a resposta. 

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

ASSISTA AO VIVO

Clique no título para acessar o vídeo no Youtube

Pede e receberás - Antonio César R. Léllis

10/12 - 16:00 as 17:00h

Virgens loucas a prudentes - Paulo Pina

10/12 - 19:30 as 21:00h

Palestra com Tadeu (Araxá-MG)

10/12 - 20:00 as 21:00h

Há espíritos? - Elo Invisível 26 - Eliomar Borgo e Marcos Bentes

11/12 - 20:30 as 21:30h

Artigos Espíritas

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Wellington Balbo – Salvador BA

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

Marcelo Henrique – Florianópolis SC

O Espiritismo nos fornece uma visão bem legal da…

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

Há, para uma boa parcela de gente, até para aqueles que conhecem um pouco mais os Espíritos e a sua natureza, uma espécie de medo do que eles – os Espíritos – podem fazer…

Últimas atividades

Joao Iudes Nodari curtiram a discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
3 horas atrás
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
3 horas atrás
André Goes curtiram a discussão Não precisamos terceirizar a fé - João de Deus não é um milagreiro! de Amigo Espírita
4 horas atrás
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
"O professor Walach elaborou um relatório da Comissão Galileu de 132 páginas, maravilhosamente escrito e apresentado, além de uma cosmovisão materialista: rumo a uma ciência expandida, que deve ser lido por…"
5 horas atrás
Conceição Valadares curtiram o evento “Levanta-te e Anda”, com Cristiano Abreu Paiva de Carlos Pretti - SCEE
7 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “Levanta-te e Anda”, com Cristiano Abreu Paiva de Carlos Pretti - SCEE
11 horas atrás
alice silvina de almeida curtiu a postagem no blog Netflix e o "grupelho" Porta dos fundos achincalham o Cristo e os cristãos (Jorge Hessen) de os pae
13 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Netflix e o "grupelho" Porta dos fundos achincalham o Cristo e os cristãos (Jorge Hessen) de os pae
" “Especial de Natal” é Repudiado. Carta a Revista Semanal de Divulgação Espírita. O Consolador Até Muçulmanos repudiam o “especial de Natal” do Porta dos Fundos e anunciam…"
23 horas atrás
Ícone do perfilAlguém deu um presente para Ivan Carneiro Vieira Júnior
23 horas atrás
Nadir Nunes curtiram a discussão Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves. de Wellington Balbo
ontem
Casa de Jaco - Lar do idoso comentou a postagem no blog Netflix e o "grupelho" Porta dos fundos achincalham o Cristo e os cristãos (Jorge Hessen) de os pae
"Até Muçulmanos repudiam o ‘especial de Natal’ do Porta dos Fundos e anunciam processo12/12/2019 às 06:45 A Associação Nacional dos Juristas Islâmicos (Anaji), divulgou nota repudiando o filme…"
ontem
Raul Barroquelo respondeu à discussão Por que nos sentimos mal em determinados ambientes? de Wellington Balbo no grupo Artigos Espíritas
"    Ora! Ora! deparo aqui, um texto que despertou em mim a curiosidade de avaliar o meu patamar evolutivo, pois conforme me fez entender um dos companheiros. que se expressou anteriormente, há uma variável enorme de…"
ontem
Alexandre Nunes comentou a postagem no blog Netflix e o "grupelho" Porta dos fundos achincalham o Cristo e os cristãos (Jorge Hessen) de os pae
ontem
Liliana Rebellatto curtiram a discussão Por que nos sentimos mal em determinados ambientes? de Wellington Balbo
ontem
Maria Aparecida dos Santos e RuiRomualdo agora são amigos
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Levanta-te e Anda”, com Cristiano Abreu Paiva de Carlos Pretti - SCEE
ontem
os pae comentou a postagem no blog Netflix e o "grupelho" Porta dos fundos achincalham o Cristo e os cristãos (Jorge Hessen) de os pae
"Petição contra Especial de Natal do Porta dos Fundos passa de 730 mil assinaturas Marcel Plasse 3 horas atrás Conheça 20 formas de renovar seu relacionamento 32 mercados imobiliários estão…"
ontem
os pae comentou a postagem no blog Netflix e o "grupelho" Porta dos fundos achincalham o Cristo e os cristãos (Jorge Hessen) de os pae
"Petição contra Especial de Natal do Porta dos Fundos passa de 730 mil…"
ontem
"Petição contra Especial de Natal do Porta dos Fundos passa de 730 mil…"
ontem
ontem

Regras de uso e de publicação

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço