No capítulo 6 de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" encontraremos um afirmação muito interessante do espírito de verdade no item 5 parágrafo 5º dizendo: 

  • "Espíritas; amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo. Todas as verdades se encontram no Cristianismo;" Então vamos buscar a verdade e verdade nos libertará. Por exemplo, disse Jesus: "O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poder dizer: "está aqui' ou "está alí"

  • porque o Reino de Deus está dentro de vós (Lc 17,20-21)" . Meus amigos se o reino de Deus está dentro de nós, o que está fora de nós?

Exibições: 4508

Responder esta

Respostas a este tópico

Marco Túlio, concordo.

De onde vimos e para onde vamos? como vimos e como voltaremos? de que e como fomos feitos/criados? qual o propósito de tudo isso? Etc...

Acho que independente do credo nesta ou naquela teoria, tudo isso, acredito, se mistura com a própria criação e o criador.

Essa substância primitiva (assim denominada na época) em minha inexperiente caminhada e leituras, é a chave de tudo. É o princípio e o meio aonde todos os fenomenos de todas as áreas se desenvolveram. Como você citou.

E para aprendermos sobre essa caminhada, minha opinão particular, nada mais lógico do que usarmos a própria lógica e bom senso para buscarmos as respostas.

Amigo João Carlos, mas se o reino de Deus está dentro de nós, porq tantos agem como se fosse o reino do mal q estivesse dentro deles? E porq, nessa caminhada de aprendizado, todos têm de sofrer para aprender se, segundo a doutrina, Deus é amor e justiça?

Luis, já respondemos estas indagações uma centena de vezes, Mas:

1) "porq tantos agem como se fosse o reino do mal q estivesse dentro deles?"

2) E porq, nessa caminhada de aprendizado, todos têm de sofrer para aprender se, segundo a doutrina, Deus é amor e justiça?

Resposta
Você tem uma empresa de sucesso. Seu filho, por ser o seu filho, é empossado como diretor executivo com todas as benesses do cargo (isso significa que só você estará acima dele). Porém, ele não estagiou em nunhm departamemto da empresa, não passou pelos aprendizados e incômodos diretos e indiretos relativos ao processo de crescimento na empresa (exemplos: ter um projeto em que acredita não aprovado; trabalhar com gestores/colégas, talvez, desonestos; fazer horas extras em final de semana; engarrafamento dentro de ônibus cheios demorar horas para chegar ao trabalho; etc... ).

Pelo contrário, o filho, sempre foi para a faculdade de carro com ar condicionado. Se formou e foi empossado como diretor e desde então, vai ao trablalho de motorista particular em ar refrigerado.

Você concorda que ele não terá ideia do que os seus funcionários enfretam dia após dia (para poder orientá-los); Você concorda que ele não tem ideia dos problemas de qualquer área da empresa (para poder "tomar" as decisões corretas para conduzir a empresa).

Então, ele terá atitudes desumanas mesmo que inconscientemente. Em nivel individual, com esse ou aquele funcionário e até coletivo, com uma determinada área da empresa.

Para orientar, é necessário ter experiência para o correto direcionamento.

Sempre comento que podemos ser um Jesus em outras esferas ou orbi, basta nos desenvolvermos.

Você mesmo Luis, olhando para, por.exemplo, os seus 30 anos de idade, sabe que em determinada situação, hoje, você agiria diferente. Isso é evolução, Isso é AMOR E JUSTIÇA.

Agradeço, amigo João Carlos, por ter respondido. Infelizmente, embora doutrina recomende "instrui-vos", há companheiros q qdo leem alguma coisa q escrevemos que discorda ou q estranhe o q diz a doutrina, torcem o nariz, ficam indignados, mas não conseguem explicar nem porq ficam indignados, nem qual é o erro que vêm em nossa discordância. Qto a sua resposta, q mais uma vez agradeço, meu amigo,  tenho tb de discordar dela pois nem sequer uma só vez (e vc disse "centenas de vezes") as respostas q me deram foram satisfatórias, pois todas elas podem ser questionadas; é por isso que muitas vezes tenho repetido perguntas iguais no meu intuito de entender a doutrina do mesmo modo q os amigos a entendem. Todas as perguntas q apresento aos amigos, e as apresento porq a DE não tem as respostas, partem da questão das desigualdades q desfazem aquele perfeita igualdade com q, conforme a doutrina, sendo o Criador justo, nos teria criado. Vou lhe mostrar q talvez vc possa responder: segundo a DE, somos todos criados perfeitamente iguais, inclusive qto às faculdades objetivas e subjetivas e aos quesitos necessários à evolução, certo? Qdo perguntamos à doutrina "porq, .se somos todos criados iguais, nos tornamos tão desiguais", a resposta é q essa desigualdade se deve ao mau uso do livre-arbítrio pois q uns, "desde o princípio', escolhem seguir o caminho do bem, eqto outros, tb "desde o princípio", escolhem seguir o caminho do mal; como vc pode ver, essa resposta não responde a pergunta feita, pois como vamos poder escolher, no princípio, coisas desiguais se, no princípio, somos todos perfeitamente iguais?! Se somos todos perfeitamente iguais, porq não serão tb iguais nossos livres-arbítrios? Se somos todos iguais, porq uns fazem "bom uso" do livre-arbítrio e outros fazem "mau uso" dele?!!  Como minhas dúvidas qto à doutrina estão na falta de resposta para as desigualdades, se essa pergunta for respondida, tais dúvidas, com certeza, deixarão de existir! 

Luis, a resposta está no livre arbítrio, não adianta buscar outra. A raiz é esta.

Enquanto você não abrir o seu coração e sua mente para este situação, não vais achar a sua resposta.

Unfortunately!

Abs!

Meu amigo, João Carlos, não adianta buscar outra resposta NA doutrina, NA codificação, que ela só tem essa única resposta mesmo, essa q acima mostrei q está equivocada, pois como, no princípio, seremos desiguais devido a escolhas q fazemos, se fazemos escolhas perfeitamente iguais?!!!

Mentira. Não fizemos escolhas perfeitamente iguais. Não somos autômatos .

Aos amigos João Carlos dos Reis de Souza e Marco Túlio Ferreira Silva - Pois é a essa estranheza incompreensível a que me refiro; ela faz q, nesse ponto, a doutrina não possa ser compreendida; conforme ensina a doutrina, "somos TODOS criados perfeitamente iguais", pois Deus é perfeita justiça; mas, ao mesmo tempo, segundo diz o amigo Marco Túlio, "a doutrina ensina que NÃO somos criados perfeitamente iguais", pois q, já no princípio, como diz o amigo Marco Túlio, "fazemos escolhas desiguais"!!! Uma correção necessária: não é só o amigo Marco que diz isso; é a própria doutrina; a DE ensina que, "<desde o princípio>, uns seguem o caminho do bem absoluto e outros, tb <desde o princípio>, seguem o caminho do mal absoluto", ensinamento q necessita de ser esclarecido pois, no princípio, conforme ensina a doutrina, devido ao Criador ser justo, somos todos perfeitamente iguais. Quem é q pode nos esclarecer qto a isso?

O ego é a resposta. 

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Desde que o mundo é mundo o homem busca, por meio das previsões, antecipar-se…

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Últimas atividades

Dora Agapito curtiu o vídeo de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
9 horas atrás
Dora Agapito curtiu o vídeo de Amigo Espírita
9 horas atrás
Dora Agapito entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Tirando Dúvidas

Espaço reservado à perguntas doutrinárias, tirando as dúvidas dos membros quanto a Doutrina Espírita. Não serão respondidas perguntas particulares,  As respostas serão postadas neste mesmo grupo e serão respondidas pela Equipe da Rede Amigo EspíritaVer mais...
10 horas atrás
Dora Agapito curtiram o evento Tirando Dúvidas de Amigo Espírita
10 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Transição Planetária" - Programa Momento Espírita com André Sobreiro assista pelo youtube https://t.co/BYfyngM31Y https://t.co/UHfmxkDE8l
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet
Conceição Valadares curtiram o evento “Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp de Carlos Pretti - SCEE
10 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
A missão do Espírita - Marcelo Barros assista pelo youtube https://t.co/jiyBvDKiSQ https://t.co/WB5Q1EcYym
Twitter11 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"SAÚDE É TRABALHAR .....reflexão aos trabalhadores de uma casa espírita": https://t.co/unWxv1Ha0o
Twitter12 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
12 horas atrás
Ícone do perfilSandra Regina Ribeiro da Silva, Kátia, Édila Marinho e mais 3 pessoas entraram em RAE
12 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"DESEQUILÍBRIOS_": https://t.co/a8qZdoDxtf
Twitter12 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"A Última Hora": https://t.co/kBbTtgD2RJ
Twitter12 horas atrás · Responder · Retweet
JORGE RAMOS respondeu à discussão O que aconteceu com a diversidade das mediunidades nas reuniões mediúnicas espíritas? de Amigo Espírita no grupo Artigos Espíritas
"  Reflitamos essas colocações acerca da pouca atenção que as Casas Espíritas dispensam à diversidade das expressões da mediunidade na perspectiva dos médiuns novatos; o quão lhes…"
13 horas atrás
JORGE RAMOS entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Artigos Espíritas

Grupo destinado a divulgação de ARTIGOS da DOUTRINA ESPÍRITA através dos nossos articulistas. Não são aceitas postagens de trechos de livros e outros textos.."Material postado nessa pagina tem autorização de seus autores para publicação na REDE AMIGO ESPÍRITA, a reprodução total ou parcial dos dados aqui publicados em outros veículos de mídia podem ser interpretados como violação de direitos autorais, e seus autores agirem conforme informa a lei"Ver mais...
13 horas atrás
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão Inteligência & moralidade de Feeak Minas
18 horas atrás
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão Inteligência & moralidade de Feeak Minas
18 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Parábola do Bom Samaritano - Palestra de Rafael Papa assista pelo youtube https://t.co/d5FIqbnczG https://t.co/jqLRiVKs62
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O Divórcio - Palestra de Egle Henrique assista pelo youtube https://t.co/pHNGpXlCbs https://t.co/7or0f1Ezms
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos. de Wellington Balbo
19 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
“Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp assista pelo youtube https://t.co/JcNUNsOgU3 https://t.co/fYhXaLvLqE
Twitter20 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço