Boa noite!

Vou trazer aqui um pequeno trecho para que possamos desenvolver este tópico e ver as opiniões sobre este tema que, a meu ver, não tem um esclarecimento ainda, totalmente compreensível.

Como o espiritismo vê a questão  da pedofilia?
Como um grave desequilíbrio mental e espiritual, necessitando severo tratamento multidisciplinar, isto é envolvendo diversos profissionais além de tratamento espiritual complementar.

(Retirado de uma entrevista com Dr. Ricardo de Bernardi)

Fonte: http://www.rcespiritismo.com.br/index.php?option=com_content&vi...

Seguem as questões:

Como o espiritismo vê a Pedofilia?

Como fica a situação da criança molestada?

Como se aplica a Lei de Causa e Efeito ?

Exibições: 2498

Responder esta

Respostas a este tópico

Meu amigo, já sabemos que essa não é a resposta apropriada, pois não é conclusiva, nem definitiva para a questão em discussão; não é inquestionável! Pois, porq os homens fazem uso "inadequado" do ego? Porq uns o usam adequadamente e outros, inadequadamente?Afinal, me parece q é muito difícil responder a esta última pergunta, pois nunca vemos alguém dar uma resposta definitiva sobre ela. Sempre caímos na questão do livre-arbítrio, mas tb ninguém, até agora, conseguiu dar uma explicação sobre porq, se, segundo a doutrina, no princípio, somos todos perfeitamente iguais, já, no princípio, nossos livres-arbítrios são desiguais.

Fomos criados perfeitamente iguais na substância,  porém,  não em identidade.

Aquele que faz mau uso do ego o faz porque se tornou egoísta.

Essa resposta é assaz apropriada e conclusiva.

Meu Deus, meu amigo, a DE afirma que somos todos criados perfeitamente iguais qto às faculdades objetivas e subjetivas e aos quesitos necessários ou q têm relação com a evolução! É exatamente devido a isso que cabe muito bem a pergunta: se fomos criados tão iguais assim, porq, ou qual a causa de nos tornarmo tão gigantescamente desiguais, uns escolhendo trilhar o caminho do bem e da consequente felicidade, ao passo q outros escolhem trilhar o caminho do mal e da consequente infelicidade? Infelizmente temos de acreditar que nunca encontraremos essa resposta, pois ninguém tem compreensão ou entendimento suficiente para dar essa resposta, pois nem a codificação tem essa resposta e nem os que estudam a doutrina a têm!!!

Isso não muda o fato de que cada um é único na criação, mesmo tendo sido criado com a mesma estrutura.

Imagine uma fábrica de carros  que fabricasse 1000 carros e os colocasse no pátio carros de uma mesma marca, de um mesmo modelo, de mesmo ano e da mesma cor . A estrutura, os comandos, o material são os mesmos No entanto, cada um é um. Qual é a diferença entre eles? O que os identifica individualmente? Nesse caso seria o chassi.

No caso dos espíritos não temos chassi, mas temos o ego. Portanto, o ego, é a resposta. É ele que nos torna únicos e nos permite ser diferentes e tomarmos decisões diferentes.

Não podemos confundir com Lei de causa e efeito com olho por olho, dente por dente. Pra expiarmos, não necessariamente, precisamos sofrer. Pedro já dizia que: o amor cobre uma multidão de pecados. É isso que Deus espera de todos nós... AMOR. Quem por exemplo numa vida, vem como pedófilo, numa outra encarnação pode vir com o firme propósito de proteger essas crianças... quem sabe criando abrigos, orfanatos, etc e assim resgatar seus débitos. A terra é uma escola e, mais ou mais tarde, todos aprenderemos a amar.
Os desequilíbrios mentais são frutos do mau uso do livre arbítrio gerando consequências graves pra uma próxima encarnação... e isso não os isenta da responsabilidade dos fracasso na vida quando encarnados. Todas as faltas serão computadas e deverão ser quitadas. A justiça Divina já se cumpre no tormento que esses espíritos sofrem através de seus desequilíbrios mentais. Lembremos... nada é por acaso e não nada está fora do controle de Deus. Todos nós temos um planejamento reencarnatório e a ninguém é dado um fardo maior do que possa suportar. Se alguém reencarna com transtornos mentais... mesmos que não entendamos... tenhamos a certeza que esse é o remédio pra curar as mazelas da sua alma.
Não podemos confundir com Lei de causa e efeito com olho por olho, dente por dente. Pra expiarmos, não necessariamente, precisamos sofrer. Pedro já dizia que: o amor cobre uma multidão de pecados. É isso que Deus espera de todos nós... AMOR. Quem por exemplo numa vida, vem como pedófilo, numa outra encarnação pode vir com o firme propósito de proteger essas crianças... quem sabe criando abrigos, orfanatos, etc e assim resgatar seus débitos. A terra é uma escola e, mais cedo ou mais tarde, todos aprenderemos a amar.
Os desequilíbrios mentais são frutos do mau uso do livre arbítrio gerando consequências graves para o psiquismo do espírito... e isso não os isenta da responsabilidade dos fracasso na vida quando encarnados. Todas as faltas serão computadas e deverão ser quitadas. A justiça Divina já se cumpre no tormento que esses espíritos sofrem através de seus desequilíbrios mentais. Lembremos... nada é por acaso e não nada está fora do controle de Deus. Todos nós temos um planejamento reencarnatório e a ninguém é dado um fardo maior do que possa suportar. Se alguém reencarna com transtornos mentais... mesmos que não entendamos... tenhamos a certeza que esse é o remédio pra curar as mazelas da sua alma. Há muitas possibilidades pra uma pessoa nascer pedófilo, por exemplo: essa mesma pessoa ter sofrido abuso durante a infância, ou, ter sido vítima de Bullying por crianças... mas como eu disse... há uma infinidade de situações... porém, acho que não é se prendendo a isso que vamos avançar. O que precisamos focar é no de como podemos ajudar... e a resposta é só uma: Amor e Amor.

Ao amigo, q me parece um bom estudioso da doutrina, Ricardo Guedes; há muito tempo aguardo uma oportunidade de colocar aqui uma pergunta e vc ma deu agora: qual é a causa de as criaturas de Deus, as humanas, fazerem mau-uso do livre-arbítrio, se o mau-uso poderá lhes acarretar terríveis sofrimentos e infelicidades? E porq, se sempre temos livre-arbítrio, fizemos tantas escolhas erradas, no passado, e ainda continuamos a fazer escolhas erradas, no presente?

Bom dia, amigo!!! É sempre uma alegria compartilhar conhecimento!!! Espero, humildemente, que possa estar colaborando com você. Quanto a sua indagação... não é de difícil explicação. Primeiro... não quer dizer que ao usarmos nosso livre arbítrio fazemos sempre escolhas erradas... não!!! Também fazemos muitas escolhas corretas. O problema é que os enganos geram consequências desagradáveis e daí a falsa impressão. Vejamos você... o que você é hoje é o resultado de todos os erros e ACERTOS cometidos até hoje, ou seja, és o produto das experiências vividas. Se hoje você és uma pessoa do "bem" é porque através dessas experiências você foi assimilando conhecimentos, ganhando maturidade... tendo mais clareza do que é certo e do que é errado. Veja bem, somos espíritos que já vemos muitas encarnações e com certeza já fomos muito piores do que somos hoje... mas graças a bondade Divina que nos possibilita a reencarnação... temos a possibilidade de rever nossas atitudes e assim repararmos todos os nossos erros. E quanto mais nos esclarecemos... mais nos tornamos melhores... pois, por consequência... passamos a fazer escolha melhores. Ninguém chegará a perfeição sem experimentar o certo e o errado... isso faz parte do nosso processo evolutivo. Tenha certeza... um dia todos nós seremos anjos.

Olá, Ricardo Guedes, grato por tentar explicar. O q acontece é q estudo a doutrina desde muitos anos, mas sempre me restam dúvidas, cujas soluções não encontro na doutrina. Vamos então conversar. Sem dúvida que, pelo uso do livre-arbítrio, podemos acertar ou errar nas escolhas q fazemos; mas porq temos de sofrer qdo erramos? Entendo qdo vc diz q escolhas erradas provocam enganos q geram consequências desagradáveis, mas porq temos de sofrer por isso se fazemos escolhas erradas devido a sermos ignorantes, e a própria doutrina afirma q somente sofre quem transgride “propositadamente” as leis divinas?

Sem dúvida, somos o produto das experiências vividas; e isso nos mostra q, se as experiências vividas nos ensinarem a agir corretamente, agiremos corretamente; se elas nos ensinarem a agir incorretamente, agiremos incorretamente. Assim, se somos produto da vida, nenhuma responsabilidade nos cabe nem pelos acertos nem pelos erros q fazemos, pois é a escola da vida q nos faz acertar ou errar, concorda? Assim, se hoje sou uma pessoa do “bem”, é porq as experiências vividas me fizeram assimilar conhecimentos que me levam a proceder bem; e vice-versa, se hoje sou uma pessoa do “mal” é porq as experiências vividas me fizeram assimilar conhecimentos q me levam a proceder mal.

Vc diz q, com certeza, já fomos muito piores do que somos hoje, mas porq nos diz isso se somos todos criados por Deus? O q foi q nos fez ser piores do q somos hoje se procedemos de uma criação divina? Não entendi!

E porq erramos tanto, no passado, q agora temos de tb sofrer tanto para saldar nossos erros? Segundo a doutrina, Deus nos cria a todos simples e ignorantes, mas não desequilibrados mentalmente ao ponto de escolhermos sofrer se, tendo livre-arbítrio, sempre podemos escolher ser felizes, não sofrer!

Se é com as experiências q passamos a fazer escolhas melhores, qual é a causa de sofrermos devido a não termos passado ainda pelas experiências q nos ensinarão a fazer escolhas melhores? Então, fazemos escolhas piores porq somos ignorantes, certo? E escolhas melhores à medida que as experiências nos levam a fazer escolhas melhores, certo? Aí está outra dúvida a ser esclarecida: se fazemos escolhas mais corretas à medida que as experiências vividas nos levam a fazê-las mais corretas, e fazemos incorretas à medida q as experiências nos levam a fazê-las incorretas, qual é a justificativa para nossos sofrimentos? E como falar de “bondade divina”, se absolutamente toda a criação, de humanos e não-humanos, sem qq exceção, sofre miseravelmente?

 

Somente os puros de coração conseguirão ver a Bondade Divina, pois,  verão à Deus, mesmo no caos desse inferno em que vivemos.

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

ASSISTA AO VIVO

Artigos Espíritas

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Desde que o mundo é mundo o homem busca, por meio das previsões, antecipar-se…

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Últimas atividades

Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

1 – Enfatiza-se no meio espírita o fato de que estamos em plena transição na sociedade planetária, de Mundo de Provas e Expiações para Mundo de Regeneração. É isso mesmo?Depende do ponto de vista. Imaginemos que façamos uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro como andarilhos. Desde a saída estaremos em trânsito a caminho do Rio, mas ainda longe de nosso destino. Imagino que o fato de estarmos em transição para o Mundo de Regeneração não significa que estejamos às suas portas.2 – No que você…Ver mais...
14 horas atrás
Erika Silvira postou um evento
Miniatura

Workshop Controle da Mente- Desperte o Poder da sua Consciência em Local: Hotel Braston

28 setembro 2019 de 9 a 16:30
Diante de tantos desafios diários quais são os passos para ter uma mente mais saudável? Como podemos evitar síndromes da mente ?Todas essas respostas estarão no Workshop Controle da Mente - Desperte o Poder da sua Consciência.O encontro contará com um time de palestrantes especialistas de destaque na área da saúde mental, unindo medicina e espiritualidade.Participação: Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, Dr. João Lourenço Navajas, Marcelo Bispo e Raquel BacchiegaGaranta já seu ingresso ligando para…Ver mais...
14 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Anália Franco-"A Grande Dama da Educação Brasileira". de Liudmila Carla Pinheiro
"Anália Franco. Gratidão O lar Anália Franco, Rio de Janeiro (1, 2) foi fundado em 22 de outubro de 1922. Em 2017 a direção programou o Seminário Anália Franco, o Evangelho Aplicado à…"
ontem
Armando Jorge Pereira Carvalho curtiram o perfil de Georgia
ontem
Sergio Bini curtiram a discussão Chorando para realizar de Maria Luci Sales Marques
ontem
Sergio Bini curtiram a discussão DIAS DE SOMBRA - JOANNA DE ÂNGELIS E DIVALDO PEREIRA FRANCO de Maria Luci Sales Marques
ontem
Ícone do perfilAna Mafalda Candy, Shirley Cristiane Amaral, Augusto Cesar Sousa e mais 3 pessoas entraram em RAE
domingo
Shirley Cristiane Amaral curtiu a postagem no blog SABER SOFRER - Richard Simonetti ::: de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
domingo
Shirley Cristiane Amaral curtiu a postagem no blog SABER SOFRER - Richard Simonetti ::: de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
domingo
Posts no blog por LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA

“Dia dos Pais”

Alguns podem pensar e admitir que a lei  é exageradamente generosa. (1) Tremembé, São Paulo, possui pais famosos. (2) Mesmo condenado pela Justiça após ter matado uma filha, o detento paradoxalmente poderá deixar a Penitenciária devido ao “benefício da saída temporária de Dias dos Pais”.“No projeto de lei anticrime, consta a vedação de saídas temporárias da prisão para condenados por crimes hediondos”. (3) O texto final poderá apresentar alterações advindas da Câmara dos deputados e do…Ver mais...
domingo
Elmira Vaz Malheiros comentou a página Colabore com a Rede Amigo Espírita de Amigo Espírita
"CANCELAR MEU NOME IMEDIATAMENTE. DESISTO DO RAE. obrigada !"
domingo
Fernanda de Moraes Cippiciani entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Joanna de Ângelis e Divaldo Franco

Grandes Ensinamentos que iluminam e esclarecem.Grupo destinado aos ensinamentos do médium Divaldo Franco e da Benfeitora Joanna de Angelis. Ver mais...
domingo
Fernanda de Moraes Cippiciani curtiram o evento Joanna de Ângelis e Divaldo Franco de Amigo Espírita
domingo
Fernanda de Moraes Cippiciani curtiram o perfil de Fernanda de Moraes Cippiciani
domingo
Fernanda de Moraes Cippiciani curtiram o perfil de Fernanda de Moraes Cippiciani
domingo
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Ondas do Pensamento

A questão de número oitenta e oito de O Livro dos Espíritos nos esclarece que o Espírito pode ser comparado a um clarão, uma fagulha, uma centelha etérea.Na questão seguinte, oitenta e oito “a”, o Emérito Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, pergunta se o espírito tem cor, e a resposta dos Orientadores Espirituais diz que sim, e que essa cor pode variar do escuro…Ver mais...
domingo
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog O aforismo “Fora da caridade não há salvação” de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
sábado
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
sábado
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog SAIR PELA MESMA PORTA. SUPERSTIÇÕES. de Nilton Cardoso Moreira
sexta-feira
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog LUZ PARA TODOS de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
sexta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço