Planejamento Reencarnatório

 

O espírito sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai; assim é todo aquele que foi gerado do Espírito. (Jesus - João 3:8)*

 

 

No diálogo com Nicodemos, o Doutor da Lei, Jesus diz que o Espírito sopra onde quer.

 

O fato de querer nos remete a idéia de consciência a respeito do que se quer, e por isso mesmo quem quer algo ou alguma coisa tem motivos, necessidades, objetivos.

 

Depreende-se do texto que a imortalidade é apresentada, com a existência do espírito antes e depois da formação e decomposição do corpo físico, e que o espírito tem consciência daquilo que está querendo. Por extensão, se o espírito quer soprar a vida em determinado lugar, tem consciência de quem serão seus pais, se há irmãos o aguardando, a posição moral de todos, condição social, educacional, material e financeira, a religião praticada pela família, etc.

 

Com isso podemos dizer que o espírito sabe onde vai reencarnar, e quais as condições externas gerais que o aguardam, e como há reencarnações em todos os tipos de famílias e condições, das mais favoráveis às mais críticas, podemos ainda deduzir que quanto às dificuldades, os espíritos as escolhem em função de suas necessidades e objetivos.

 

Esta interpretação nos remete a questão 258 e seguintes de O Livro dos Espíritos, onde o Codificador interpela a Espiritualidade Superior sobre o conhecimento, por parte do espírito, do tipo de vida que terá em sua próxima reencarnção, e a resposta é afirmativa, e que o próprio espírito planeja sua futura existência, baseado na sua condição atual, e quanto e o que lhe falta para se aproximar da perfeição. Planeja então suas provas e expiações, visando seu progresso.

 

Naturalmente, pode-se entender, que o espírito não pode simplesmente determinar sua vida futura, sem consultar os envolvidos, porque estes também têm seus planejamentos, seus direitos e livrearbítrio. Isto significa que temos que “negociar” nossa presença em programas alheios, a começar pelos pais, mas principalmente pela mãe, quando não, pedir , ou até mesmo implorar pelo aceite de nossa participação em suas vidas, o que nos leva a necessidade de sermos gratos àqueles que caminham conosco em nossas vidas, principalmente os que nos causam problemas e repulsões, porque estes representam a Misericórdia Divina nos concedendo a oportunidade de nos reconciliarmos “enquanto estamos a caminho”.

 

Portanto, as provas e expiações que se apresentam em nossas vidas foram escolhidas por nós mesmos, em função de nossas necessidades espirituais, visando uma condição melhor para nossos espíritos no futuro, e foram concedidas por Deus a fim de que possamos nos aproximar da perfeição.

 

Não podemos reclamar de nada e de ninguém, senão de nós mesmos, entendendo que só há uma saída para as dificuldades que nos envolvem: adaptarmo-nos à Lei de Amor, que nos remete a necessidade de espalharmos o Bem em todas as oportunidades de nossas vidas, para todas as pessoas, e à Lei de Progresso, que nos dá ensejo de crescermos primordialmente como espíritos e não necessariamente como ser social.

 

Temos teimado, até agora, em reclamar e acusar, desculpando-nos baseados em comportamentos alheios, fugindo de nossos próprios compromissos espirituais, mas o Consolador nos dá, de maneira clara e lógica, a explicação necessária para que nos assentemos no compromisso que assumimos antes de encarnarmos, e a consciência de que somos os construtores de nossa própria felicidade ou desgraça, que é ratificada por Jesus no ensinamento “a cada segundo suas obras”.

 

Pensemos nisso, e tomemos a decisão de vivermos a vida como ela se nos apresenta, buscando soluções inteligentes, fundamentadas no Evangelho, e seremos mais felizes desde já, porque agindo no bem alivia-se a consciência, e esta, por sua vez, nos proporcionará a felicidade possível nesta terra de expiação e provas.

 

*Novo Testamento – Tradução de Haroldo Dutra Dias

Exibições: 1611

Responder esta

Respostas a este tópico

Grande Navarro!

Você precisa postar mais textos, querido!

Que seu coração esteja em paz.

Abraços do amigo André.

Olá, meu caro André.

Obrigadíssimo pelos votos e incentivo.

Aproveitando, estivemos ontem a noite em Frutal, e o pessoal me disse que gostaram muitíssimo da sua exposição.

Parabéns.

Abraço.

André Luiz Iesi Sobreiro disse:

Grande Navarro!

Você precisa postar mais textos, querido!

Que seu coração esteja em paz.

Abraços do amigo André.

Os espíritos escolhem as dificuldades em função de suas necessidades e objetivos?

Qual o papel dos obsessores “encarnados e desencarnados” na Disforia de Gênero?

O transexualismo é uma anomalia da identidade sexual. O indivíduo se identifica como pertencente ao sexo oposto e experimenta grande frustração ao tentar se expressar através do contexto do seu sexo genético. Mas, nem sempre é fácil distinguir convicções transexuais de ilusões psicóticas. O transexualismo seria uma forma inespecífica de psicopatologia, porque mesmo não sendo psicose, apresenta as duas fases características da psicose? Saída da realidade (do próprio sexo) e criação de uma nova realidade (troca do sexo corporal e do papel sexual)?

A criança, espírito recém-encarnado, é ser imaturo, indiferenciado, com ampla plasticidade psicossexual; não é um "perverso polimorfo" como o qualificou Freud, mas um PERVERTÍVEL polimorfo. (1)

A sexualidade no inicio da vida, é, ainda, psicologicamente falando, mais ou menos indiferenciada e sujeita a desvios, porém não polimorfa.

Emmanuel comenta que, observadas as tendências dos companheiros reencarnados nessa faixa de prova ou de experiência, é forçoso se lhes dê o amparo educativo adequado.

Pressões políticas alheias à ciência médica e aos conhecimentos psiquiátricos, podem trazer ideias e informações erradas.

Emmanuel diz que a vida espiritual pura e simples se rege por afinidades eletivas essenciais; no entanto, através de milênios e milênios, o Espírito passa por fileira imensa de reencarnações, ora em posição de feminilidade, ora em condições de masculinidade, o que sedimenta o fenômeno da bissexualidade, mais ou menos pronunciado, em quase todas as criaturas. Não há, portanto especificação psicológica absoluta.

Surge  grande dúvida: crianças com distúrbios sexuais transitórios, perfeitamente superáveis, poderão ser privadas de poderosos estímulos, que lhes permitiriam acesso a outro estilo de vida?

A delicadeza da idade infantil os torna brandos e acessíveis aos conselhos da experiência e dos que devam fazê-los progredir. Nessa fase é que se lhes pode reformar os caracteres e reprimir os maus pendores. Livro dos Espíritos, 385.

No link abaixo, o vídeo (2), narra a história de um garoto da Austrália que foi submetido a tratamento hormonal, mas ao alcançar a adolescência expressou o desejo de manter seu sexo original, ou seja, o masculino.

 

(*) Transexualismo

 https://www.news-medical.net/health/Symptoms-of-Gender-Dysphoria-(P...

  1. http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_t...
  2. http://aluizioamorim.blogspot.com/2018/06/tarados-comunistas-deixem...

 


Luiz Carlos Duarte Formiga

Pode nos dizer porq TODAS as criaturas de Deus têm de sofrer, e em todas as suas reencarnações? O processo evolutivo criado por Deus, baseia-se em fazer sofrer? Quem não sofre não evolui?!



luis conforti junior disse:


Luiz Carlos Duarte Formiga

Pode nos dizer porq TODAS as criaturas de Deus têm de sofrer, e em todas as suas reencarnações? O processo evolutivo criado por Deus, baseia-se em fazer sofrer? Quem não sofre não evolui?!



LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA disse:



luis conforti junior disse:


Luiz Carlos Duarte Formiga

Pode nos dizer porq TODAS as criaturas de Deus têm de sofrer, e em todas as suas reencarnações? O processo evolutivo criado por Deus, baseia-se em fazer sofrer? Quem não sofre não evolui?!

O processo evolutivo, criado por Deus, baseia-se em fazer sofrer?

Após comentário surge a questão que lembrou o educador Rubem Alves.

http://www.redeamigoespirita.com.br/forum/topics/planejamento-reenc...

Também nos estimulou a enviar um artigo à Revista “O Consolador”. Seu título: A Anestesia, Deus e a Dor Humana.

Eis a questão, o texto do educador e o link da revista.

Pode nos dizer por que TODAS as criaturas de Deus têm de sofrer, e em todas as suas reencarnações?  O processo evolutivo, criado por Deus, baseia-se em fazer sofrer?

Milho de Pipoca. Rubem Alves

A transformação do milho duro em pipoca macia, é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser.  O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro.

https://www.youtube.com/watch?v=XB0Rl7hIs3Y

https://www.youtube.com/watch?v=_Pmq4KoI9Yo

https://www.youtube.com/watch?v=qcz3xxSXLps

Anestesia, Deus e Dor Humana. Revista O Consolador. Aguardando publicação, enviado em junho de 2018. http://www.oconsolador.com.br/ano12/575/principal.html

 

Peço ao amigo Luiz Carlos Duarte Formiga que, por favor, nos esclareça sobre o que quis dizer  com essa comparação ao milho da pipoca; o amigo quer dizer que Deus cria TODOS os animais, humanos e não-humanos, sem exceção, "duros como o milho cru da pipoca", isto é, já carregados ou inclinados para o egoísmo, as maldades, ódios, perversões, vícios, já com as mais monstruosas imperfeições, cheios de defeitos morais, e já destinados todos eles, pois que TODOS sofrem, desde o instante em que vêm ao mundo material, a sofrerem o calor do "fogo" dos sofrimentos para se tornarem "macios" como a pipoca? Sinceramente, não entendi! Sendo assim, então devemos crer que Deus, q é amor, justiça, sabedoria e perfeição, errou ao nos criar?!!! Criou todas as suas criaturas já destinadas a sofrer?!!! Serão os homens e animais uma criação de Deus que não deu certo? 

No “Anestesia, Deus e Dor Humana”. Revista O Consolador. Aguardando publicação, enviado em junho de 2018. http://www.oconsolador.com.br/ano12/575/principal.html , dissemos que “a compreensão do sofrimento está associada à evolução da própria humanidade, assim como a concepção pessoal de Deus.” Estamos considerando o exame da evolução através da técnica antropológica.

Mas, se Deus é amor, porq todos, humanos e não-humanos, sofrem? Porq os filhos de Deus são, talvez, o oposto exato, do que o Pai é: Ele, amor infinito, nós egoísmo, ódio, violência, inveja; Ele justiça, nós imensamente injustos; Ele sabedoria, nós extremamente ignorantes; Ele perfeição; nós carregados de monstruosas imperfeições? Como explicar isso? 

Dois textos talvez possam ser úteis para reflexão, sem grande extensão e profundidade.

A Ciência do Amor (1), Ciência com Amor. (2)

Perguntamos, no segundo, aos jovens cientistas na formatura, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Que é Deus? Eram apenas 15 minutos para fazermos comentários: não venham aqui só pela excitação da polêmica, mas apenas para aprender...; nossos esforços nunca deverão produzir monstros cultos ou psicopatas hábeis; pouca ciência afasta o homem de Deus. Verdadeiros cientistas acabam dele se aproximando.

Em uma cabeça de alfinete vamos encontrar 8 sextilhões de átomos, separados uns dos outros por distâncias maiores do que suas dimensões. Se pudéssemos contá-los com a velocidade de um milhão a cada segundo, contaríamos o último 2530 séculos depois.

O cientista deve fazer esforço para apreender e compreender a verdadeira realidade. Muito daquilo que vemos não é mais do que aparência. A realidade é outra.

Deslumbramo-nos com Mozart em seu harmonioso concerto encantando-nos os ouvidos. O som não existe! É impressão dos nossos sentidos, vibrações do ar de certa amplitude e velocidade, silenciosas por si mesmas. Sem o nervo auditivo não haveria sons, só movimento.

Podemos encontrar 5 milhões de hemácias em um mililitro de sangue e em alguns meses nosso corpo é reconstituído de novo.

Quem – ou o que – decidiu sobre nossa existência, sobre o seu valor?

 Por mais que procuremos se abrem apenas três caminhos – os da religião, da filosofia e da ciência. O maior problema da filosofia que a ciência positiva não resolve, nem está em condições de resolver, é o da conduta ou do valor da ação humana.

Como explicar a existência da ordem no âmago do caos?

Num universo submetido a entropia, irreversivelmente arrastado para uma desordem crescente, por que e como aparece a ordem?

Nossas certezas sobre o tempo, o espaço e a matéria não passam de perfeitas ilusões, sem dúvida mais fáceis de apreender do que a própria realidade.

A realidade em si não existe; depende do modo pelo qual decidimos observá-la. As entidades elementares que a compõem podem ser uma coisa (uma onda) e ao mesmo tempo outra (uma partícula).

Qual o sentido último do Universo e da existência humana?

 Kant, lançando as bases da moderna Antropologia Filosófica resume estas indagações numa só: “Que é o homem?”

  1. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2013/09/a-ciencia-do-amo...
  2. http://portalespirito.com/neurj/ciencia-com-amor.htm

Repito aqui uma pergunta q absolutamente ninguém, nem os estudiosos da doutrina espírita, nem a própria doutrina, consegue responder: se Deus é amor, porq TODAS as criaturas que Ele criou, e continua criando, humanas e não humanas, sem exceção, sofrem? 

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Podemos contribuir para o progresso destruindo o materialismo    (Jorge Hessen) de os pae
1 hora atrás
Ícone do perfil via Twitter
III Simpósio Espiritismo na atualidade 2019 - Depressão e Suicídio - Marcia Pacciulio assista pelo youtube… https://t.co/bLJRwOXgjj
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O óbulo da Viúva - Palestra de Afonso Moreira Jr. assista pelo youtube https://t.co/5Q94yKSS3E https://t.co/x9UDKHHbQZ
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Aprendendo a comunicar-se com amorosidade", com Dr. Aldeniz Leite assista pelo youtube https://t.co/1Hc0pFHvDq https://t.co/bJElTNr4Ow
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
III Simpósio Espiritismo na atualidade 2019 - Depressão e Suicídio Oradores: Dr. Kennedy Martins - Psicólogo e Mar… https://t.co/lEPNtmcDJJ
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Peça e receba, o universo conspira a seu favor" - José Lázaro Boberg assista pelo youtube https://t.co/HKJz9FJDEk https://t.co/kuNE5avKpa
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Seminário: "Mediunidade Gloriosa: Chico Xavier" - Suely Caldas Schubert assista pelo youtube… https://t.co/Qjtu0F4ld7
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Aprendendo a comunicar-se com amorosidade", com Dr. Aldeniz Leite assista pelo youtube https://t.co/1Hc0pFHvDq https://t.co/NVJ40UpnKc
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
os pae curtiu a postagem no blog Podemos contribuir para o progresso destruindo o materialismo    (Jorge Hessen) de os pae
12 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Esperança Sempre - Palestra de Érico Miranda assista no youtube https://t.co/KBXMYWHkBy https://t.co/DNfgwODGB9
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Esperança Sempre - Palestra de Érico Miranda assista no youtube https://t.co/KBXMYWHkBy https://t.co/AclM0MGvMK
Twitter16 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Código Penal da Vida Futura e as tragédias coletivas - Suely Caldas Schubert assista pelo youtube… https://t.co/4tRwTc66Qe
Twitter16 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Os centros de forças espirituais - Ricardo Cabral Miranda assista pelo youtube https://t.co/AfpGSnYuVp https://t.co/mmEkBkBjKu
Twitter17 horas atrás · Responder · Retweet
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Podemos contribuir para o progresso destruindo o materialismo    (Jorge Hessen) de os pae
"Revista Espírita novembro de 1861: “O Espiritismo aos materialistas prova a existência da alma; aos que não creem senão no nada, prova a vida eterna; aos que pensam que Deus não se ocupa das…"
17 horas atrás
francisco carvalho da Silva comentou a postagem no blog CADA UM COM SUA MISSÃO de Nilton Cardoso Moreira
"Concordo e aceito é verdade tudo isso ……………… Teria mais a dizer!  Só gostava de dar este texto a mais pessoas a ler."
18 horas atrás
francisco carvalho da Silva curtiu a postagem no blog CADA UM COM SUA MISSÃO de Nilton Cardoso Moreira
18 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"Sinto dizer q o amigo se engana, pois não é isso q a doutrina ensina; a codificação ensina que todos somos criados absolutamente iguais; logo, o modo de todos e a lei de todos tb teriam de ser perfeitamente…"
19 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"Exato; e minha pergunta é: se Deus nos criou perfeitamente iguais em essência, porq nela nos tornamos tão imensamente desiguais, uns, segundo a doutrina, desde o princípio trilhando o caminho do bem, e outros, tb desde o…"
19 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Me perdoe o amigo, mas não entendi porq discorda do que eu disse, q, "se não é por escolha nossa q nos tornamos egoístas, é a vida q Deus nos deu q nos faz ser egoístas". "
19 horas atrás
José Roberto Almeida Valente curtiram a página Regras de Publicação de Amigo Espírita
19 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço