Porque a Reencarnação passou a ser condenada pela Igreja Católica

Do Portal do Espírito :

Porque a Reencarnação passou a ser condenada pela Igreja Católica

Vivaldo J. de Araújo

O Concílio de Constantinopla – 553 D.C Até meados do século VI, todo o Cristianismo aceitava a Reencarnação que a cultura religiosa oriental já proclamava, milênios antes da era cristã, como fato incontestável, norteador dos princípios da Justiça Divina, que sempre dá oportunidade ao homem para rever seus erros e recomeçar o trabalho de sua regeneração, em nova existência. Aconteceu, porém, que o segundo Concílio de Constantinopla, atual Istambul, na Turquia, em decisão política, para atender exigências do Império Bizantino, resolveu abolir tal convicção, cientificamente justificada, substituindo-a pela ressurreição, que contraria todos os princípios da ciência, pois admite a volta do ser, por ocasião de um suposto juízo final, no mesmo corpo já desintegrado em todos os seus elementos constitutivos. É que Teodora, esposa do famoso Imperador Justiniano, escravocrata desumana e muito preconceituosa, temia retornar ao mundo, na pele de uma escrava negra e, por isso, desencadeou uma forte pressão sobre o papa da época, Virgílio, que subira ao poder através da criminosa intervenção do general Belisário, para quem os desejos de Teodora eram lei. E assim, o Concílio realizado em Constantinopla, no ano de 553 D.C, resolveu rejeitar todo o pensamento de Orígenes de Alexandria, um dos maiores Teólogos que a Humanidade tem conhecimento. As decisões do Concílio condenaram, inclusive, a reencarnação admitida pelo próprio Cristo, em várias passagens do Evangelho, sobretudo quando identificou em João Batista o Espírito do profeta Elias, falecido séculos antes, e que deveria voltar como precursor do Messias (Mateus 11:14 e Malaquias 4:5). Agindo dessa maneira, como se fosse soberana em suas decisões, a assembléia dos bispos, reunidos no Segundo Concílio de Constantinopla, houve por bem afirmar que reencarnação não existe, tal como aconteceu na reunião dos vaga-lumes, conforme narração do ilustre filósofo e pensador cristão, Huberto Rohden, em seu livro " Alegorias ", segundo a qual, os pirilampos aclamaram a seguinte sentença, ditada por seu Chefe D. Sapiêncio, em suntuoso trono dentro da mata, na calada da noite: " Não há nada mais luminoso que nossos faróis, por isso não passa de mentira essa história da existência do Sol, inventada pelos que pretendem diminuir o nosso valor fosforescente ". E os vaga-lumes dizendo amém, amém, ao supremo chefe, continuaram a vagar nas trevas, com suas luzinhas mortiças e talvez pensando - "se havia a tal coisa chamada Sol, deve agora ter morrido". É o que deve ter acontecido com Teodora: ao invés de fazer sua reforma íntima e praticar o bem para merecer um melhor destino no futuro, preferiu continuar na ilusão de se poder fugir da verdade, só porque esta fora contestada pelos deuses do Olimpo, reunidos em majestoso conclave. Vivaldo J. de Araújo é Professor e Procurador de Justiça do Estado de Goiás.

Exibições: 2262

Responder esta

Respostas a este tópico

 

Prof. Vivaldo,

Parabenizo-o pela excelente explicação, pois hoje tirei o dia para ler sobre Reencarnação. Bendita reencarnação, pois ela não só nos estimula a ser melhores como também nos enche de esperança para continuamos a nossa escala evolutiva em direção ao Alto, sem ela acho que entraria em pânico e desespero se Deus não nos desse a chance de repetir a lição. Se nós os professores damos novas chances aos alunos, imagine o Criador. Ele seria injusto, pois o mundo é muito desigual e quando sofremos, temos o entendimento do porquê de tal sofrimento. Reencarnação é consolo e esperança!

                                 Obrigada, pela rica reportagem.

                                                Welse

 

Prof. Vivaldo,

 

Ia me esquecendo, não só a Igreja Católica rejeita a Reencarnação, mas também os Evangélicos que por sinal, são bastante radicais. Já vi muitos católicos que dizem em crer numa nova vida, mas evangélicos nenhum crê em reencarnação, pois tenho ido a um Templo Evangélico, sabem que não abro mão da minha fé raciocinada, sempre tentam fazer com que eu mude os meus conceitos.  Jamais abrirei mão, pois tenho uma fé com raciocínio lógico em não creio em um Deus tão carraco, ao ponto de mandar suas criaturas que erraram para o inferno eterno.

                              

                          Um abraço de uma goiana que virou candanga, depois de viver em Brasília por 50 anos mas sempre que posso estou ai desfrutando dessa nossa maravilhosa Goiânia.

                          Welse

                           .

 

Excelente matéria, para muitos Evandélicos, católicos e alguns outros seguimentos religiosos, não aceitam o que o Espiritísmo aceita , encarnação, reencarnação, ressureição e outros tantos termos mais.

Dentro de cada segmento religioso, as suas crenças são verdadeiras pois todos os seguem fielmente, sendo que eles não estão errados, pois se os contestar-mos, perdesse o direito de ir e vir de cada um. Estaríamos ferindo o livre-arbítrio, o que

conta e no que cada um de nós acredita e segue os ensinamentos que são nos mostrado, através do nosso grande livro, -

"O EVANGELHO SEGUNDO O ESPÍRITISMO, nosso guia modelo em cada seguidor do Espirítismo. Se nem o Divino Mestre JESUS CRISTO, quando encarnado, quantos não o aceitaram, quantos repúdios ele teve, olha que foi em outra época, se até o hoje, depois de tantos anos, quantos ainda não o aceitam. Bela matéria, irmã JUliana vc foi muito feliz em postar essa bela mensagem, tão necessária a tantos. Receba o abraço fraternal desse ir. Jesus Carlos,.

Ótimo texto, excelente explicação, traganos mais informações como esta.

Muitas pessoas sem conhecer ou acreditar na reencarnação inúmeras vezes dizem: "Eu não pedi para nascer," Porém, mal sabem que muitas vezes não apenas pediram, mas suplicaram. E que tantas outras pessoas pediram para "nascer" e ter nova chance para refazerem suas vidas e ainda não tiveram oportunidade. Li num livro espírita que muitos esperam ainda por uma oportunidade e passam muitos anos esperando por isso. Por isso devemos valorizar cada vez mais a nossa vida, as nossas reencarnações, sabendo que são grandes oportunidades para nosso resgate e evolução. Abraço a todos!

welse gonçalves sant anna disse:

 

Prof. Vivaldo,

Parabenizo-o pela excelente explicação, pois hoje tirei o dia para ler sobre Reencarnação. Bendita reencarnação, pois ela não só nos estimula a ser melhores como também nos enche de esperança para continuamos a nossa escala evolutiva em direção ao Alto, sem ela acho que entraria em pânico e desespero se Deus não nos desse a chance de repetir a lição. Se nós os professores damos novas chances aos alunos, imagine o Criador. Ele seria injusto, pois o mundo é muito desigual e quando sofremos, temos o entendimento do porquê de tal sofrimento. Reencarnação é consolo e esperança!

                                 Obrigada, pela rica reportagem.

                                                Welse

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

ASSISTA AO VIVO

Artigos Espíritas

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Desde que o mundo é mundo o homem busca, por meio das previsões, antecipar-se…

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Últimas atividades

Ori Pombal Franco curtiram o evento "Equilíbrio do Corpo e da Alma", com Dalva Silva Souza de Carlos Pretti - SCEE
1 hora atrás
Conceição Valadares curtiram o evento "Equilíbrio do Corpo e da Alma", com Dalva Silva Souza de Carlos Pretti - SCEE
6 horas atrás
Raquel Eilert curtiu a postagem no blog SABER SOFRER - Richard Simonetti ::: de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
9 horas atrás
Raquel Eilert curtiram o evento "Equilíbrio do Corpo e da Alma", com Dalva Silva Souza de Carlos Pretti - SCEE
9 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog CUIDADO COM A OVER-DOSE! “VIVER É MELHOR QUE SONHAR" de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Entrevista 27 agosto 2019 Aspectos Espiritas da Dependência Quimica https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2389351081304967&set=a.1876084972631583&type=3&theater"
19 horas atrás
Ina Maria A. S.Lima curtiu a postagem no blog TRANSIÇÃO PLANETÁRIA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Ina Maria A. S.Lima curtiu a postagem no blog TRANSIÇÃO PLANETÁRIA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Shirley Cristiane Amaral curtiram a discussão MÉDIUNS E MEDIUNIDADE de Amigo Espírita
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog O IDEAL DE CADA UM - André Luiz de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Luiz Otavio Lemos Bastos curtiram a discussão Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas? de Wellington Balbo
ontem
Michel Jean Quete curtiu a postagem no blog Vigoroso convite! – Orson Peter Carrara de PATRIZIA GARDONA
ontem
Michel Jean Quete curtiu a postagem no blog TRANSIÇÃO PLANETÁRIA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Michel Jean Quete curtiu a postagem no blog TRANSIÇÃO PLANETÁRIA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

CHICO XAVIER FALOU DA IMPORTÂNCIA DE AJUNTARMOS TESOUROS DA ALMA

"Sobre a Terra, tudo é ilusão, tudo passa, tudo se transforma de um instante para outro. O que conta é o que guardamos dentro de nós; tudo mais há de ficar com o corpo, que se desfará em pó... Não vale a pena tanta luta por nada! Precisamos crescer interiormente, adquirir valores que sejamos eternos... Uma simples célula cancerígena que nos apareça no corpo joga tudo no chão. Vamos partir para o Além com os tesouros da alma. Como é que haveremos de nos apresentar aos que nos endossaram a…Ver mais...
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento "Equilíbrio do Corpo e da Alma", com Dalva Silva Souza de Carlos Pretti - SCEE
ontem
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

"Equilíbrio do Corpo e da Alma", com Dalva Silva Souza em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

25 agosto 2019 de 9 a 10:15
Palestra no próximo domingo 25 de agosto de 2019, de 09 às 10h. da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, com a professora, escritora e oradora Dalva Silva Souza de Vitória-ES. Ela abordará o tema “Equilíbrio do Corpo e da Alma”. Dalva Souza é ex-presidente da FEEES – Federação Espírita de Estado do Espírito Santo. Ela utiliza seu talento de poetiza e nos…Ver mais...
ontem
Ícone do perfilSergio Bini e Shirley Cristiane Amaral entraram no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Joanna de Ângelis e Divaldo Franco

Grandes Ensinamentos que iluminam e esclarecem.Grupo destinado aos ensinamentos do médium Divaldo Franco e da Benfeitora Joanna de Angelis. Ver mais...
quinta-feira
Sergio Bini curtiram o evento Joanna de Ângelis e Divaldo Franco de Amigo Espírita
quinta-feira
Sergio Bini curtiram a discussão O uso da palavra, segundo Joanna de Ângelis de Amigo Espírita
quinta-feira
Shirley Cristiane Amaral entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Mediunidade

Grupo para estudo da Mediunidade e sua prática conforme os ensinamentos de Allan Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco e espíritos de Escol. Vídeos, textos e todo material disponível nesta área.Ver mais...
quinta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço