Sempre  gostei de percorrer as páginas dos jornais on line, para descobrir, em suas manchetes, um tema interessante para meus artigos espíritas. Hoje me deparei com a manchete do título desse artigo e fiquei muito surpreso. O jornal folha.com informava o seguinte:

      “O programa Visão Paranormal promete exibir nesta quarta-feira (20), às 21h, uma entrevista exclusiva com Clodovil Hernandes, que morreu em 2009. Material de arquivo? Não. Inédito mesmo. A atração, exibida no portal de TV ABDCD e no You Tube, convidou o secretario particular de Clodovil, Maurício Petiz, para participar do programa. Ele dará uma entrevista a Rosa Maria Jaques, apresentadora que tentará contatar o espírito de Clodovil durante o programa. João Tochetto, jornalista responsável pela atração, diz que Rosa costuma se comunicar muito com Clodovil, e que o estilista e deputado federal chegou a dar alguns pitacos espirituais na decoração da casa da apresentadora”.

      O Brasil é um país abençoado em termos de crença religiosa. A liberdade de expressão e de crença é plena. Qualquer pessoa pode exercitar suas crenças do modo que quiser. Entretanto, em se tratando de mediunidade, existem condições especiais para que essa qualidade se evidencie e, uma delas, é o ambiente apropriado.

      Não creio que o ambiente televisivo seja ideal, para se comunicar com um Espírito. Normalmente, os Espíritos são avessos a propaganda pessoal. Está mais do que provado e, mesmo nos Centros Espíritas, onde existe ambiente adequado e preparação cuidadosa, eles são arredios e muitas vezes não comparecem, quando invocados.

      Confesso que não sou autoridade nesse assunto. Temos grandes ícones Espíritas, com grande experiência nesse assunto, como  Divaldo Pereira Franco, Jorge Luiz Hessen, etc. Todavia, haveremos de convir de que a propaganda mediúnica, nada acrescenta ao Espiritismo, na minha modesta opinião. 

       Allan Kardec, na sua obra “O Livro dos Mediuns”, nos fala sobre a influência do meio nos médiuns:

      “O meio em que se acha o médium exerce influência nas manifestações. Todos os Espíritos que cercam o médium o auxiliam, para o bem ou para o mal. Os Espíritos Superiores podem triunfar da má-vontade do Espírito encarnado que lhes serve de intérprete e dos que o cercam, às vezes, por uma graça especial, mal grado à imperfeição do médium e do meio, mas, então, estes se conservam completamente estranhos ao fato.

      Os Espíritos Superiores não vão às reuniões onde sabem que a presença deles é inútil. Mas, vão aos meios pouco instruídos, onde há sinceridade, de boa mente, ainda mesmo que aí só instrumentos medíocres encontrem. Não vão, porém, aos meios instruídos onde domina a ironia. Em tais meios, é necessário se fale aos ouvidos e aos olhos: esse o papel dos Espíritos batedores e zombeteiros. Convém que aqueles que se orgulham da sua ciência sejam humilhados pelos Espíritos menos instruídos e menos adiantados.

      Aos Espíritos inferiores não é interdito o acesso às reuniões sérias. Algumas vezes lhes é permitido assistir a elas, a fim de aproveitarem os ensinos que vos são dados; mas, conservam-se silenciosos, como estouvados numa assembléia de gente ponderada.

 

Fontes:

a)    http://outrocanal.folha.blog.uol.com.br;

b)   O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec;

c)    Romeu Leonilo Wagner, Belém, Pará.

  

 

 

 

 

 

 

 

Exibições: 1492

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Um tempo atrás, quando saía do centro espírita, um senhor me abordou para narrar curioso fato.

Aspas pra…

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Últimas atividades

Amanda Balbino Souza curtiram o perfil de Nadia Rosangela
1 hora atrás
Amanda Balbino Souza curtiram o perfil de Amanda Balbino Souza
1 hora atrás
Amanda Balbino Souza curtiu a postagem no blog Culpa e consciência (Jorge Hessen) de os pae
1 hora atrás
FRANCIELE FINCK compartilhou o post do blog de Liudmila Carla Pinheiro em Facebook
3 horas atrás
FRANCIELE FINCK curtiu a postagem no blog Você sabe o que é:ELEMENTAIS? de Liudmila Carla Pinheiro
3 horas atrás
Douglas Alves Moreira curtiram a discussão FUNÇÃO DO DOUTRINADOR de Amigo Espírita
6 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog ENCONTRAMOS EXPLICAÇÕES de Nilton Cardoso Moreira
9 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Postura Altamente Humanitária – Orson Peter Carrara de PATRIZIA GARDONA
9 horas atrás
os pae curtiu a postagem no blog Implicações da culpa (Jorge Hessen) de os pae
20 horas atrás
os pae compartilhou o post do blog deles em Facebook
21 horas atrás
Jacimara Vieira dos Santos curtiram a discussão Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação. de Wellington Balbo
ontem
Jacimara Vieira dos Santos curtiu a postagem no blog O MAU HUMOR MATINAL de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Ori Pombal Franco curtiram o evento “O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco de Carlos Pretti - SCEE
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco de Carlos Pretti - SCEE
ontem
Posts no blog por Nilton Cardoso Moreira

ENCONTRAMOS EXPLICAÇÕES

           É comum para todos os eventos que acontecem em nossa vida querermos achar explicações. É da natureza humana o ato investigativo, pois que todos nós temos anseios de querer saber o motivo pelo qual determinado fato aconteceu, mesmo que o evento tenha sido com outra pessoa.           Existem situações na vida que embora procuremos esclarecimentos a respeito, não…Ver mais...
ontem
os pae curtiu a postagem no blog Implicações da culpa (Jorge Hessen) de os pae
ontem
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Postura Altamente Humanitária – Orson Peter Carrara

Toda cidade tem seu vulto histórico de destaque ou vários, a depender de sua história e origens no tempo. É comum que todos recordemos fatos da infância ou ainda que não tenhamos tido contato direto, até por questão cronológica, mas tenhamos conhecimento das ações e legado deixado por esses homens e mulheres que marcaram época, projetando suas ações no futuro.Vim de…Ver mais...
sexta-feira
O evento de Carlos Pretti - SCEE foi destacado
Miniatura

“O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

22 setembro 2019 de 9 a 10:15
“O Talento Perdido!”, este será o tema da palestra do fotógrafo, pesquisador e orador espírita Rafael Brocco, de Colatina-ES, no próximo domingo 22 de setembro de 2019, de 09 às 10h. da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Rafael é um jovem talento da oratória espírita aqui de Colatina. Ele é evangelizador de juventude, estudante e trabalhador na área da…Ver mais...
sexta-feira
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

22 setembro 2019 de 9 a 10:15
“O Talento Perdido!”, este será o tema da palestra do fotógrafo, pesquisador e orador espírita Rafael Brocco, de Colatina-ES, no próximo domingo 22 de setembro de 2019, de 09 às 10h. da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Rafael é um jovem talento da oratória espírita aqui de Colatina. Ele é evangelizador de juventude, estudante e trabalhador na área da…Ver mais...
sexta-feira
Posts no blog por os pae

Implicações da culpa (Jorge Hessen)

Jorge Hessenjorgehessen@gmail.comBrasília-DFMuitas crianças são induzidas a agir de forma sempre “correta”, conforme o padrão do seu meio ambiente, dos valores éticos, das pressões existentes. Quando a criança é obrigada a fazer as coisas dessa ou daquela maneira, todas as vezes que faz de forma diferente desenvolve a culpa. A…Ver mais...
sexta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço