Queridos companheiros de jornada espírita, lanço aqui uma sugestão que ao meu ver nunca foi discutida entre nós adeptos dessa maravilhosa Doutrina de Esclarecimentos. Os outros "movimentos religiosos" (católicos, evangélicos, protestantes, testemunhas de jeová, e etc) "VELAM" seus entes queridos, e, mesmo quando encarnados nunca deram sequer uma singela rosa a esse ente querido, já no velório abarrotam o ambiente com dezenas e até centenas de bouquet de flores, sem falar das inúmeras velas acessas, e chamam isso de "VELÓRIO". Peço aqui a vocês uma sugestão de um nome apropriado para esse momento em que nós vamos precisar "velar" um ente querido, já que não usamos velas e outros adereços, que nome poderíamos dar a esse momento??? Favor respoderem com suas sugestões e espero que algumas delas sirvam para mim, ou para vocês, quem sabe?

Grato!

Carlos José Pretti Leal

Exibições: 5920

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Cerimônia da Passagem. Quem sabe?
Velório  é uma cerimõnia em que todas as religiões  se  servem como un ritual de despedida deste  mundo para outro melhoe.leia,quem tem medo da morte;de Richard simonetti.portal do espirito.
Caro amigo Carlos, gostei da sugestão; realmente nunca ouvi alguém se preocupando com o tema mas, lembremo-nos de Francisco de Assis que após seu desencarne pede permissão para agradecer ao corpo carnal por tê-lo amparado em sua jornada. Realmente e pensando bem, quero que particularmente o meu se estribe na música, .....quando eu morrer não quero choro nem vela.... então, quando de minha passagem, quero alegria, sem flores, velas, etc. etc, e que cada um que venha visitar meu corpo, traga 01 Kg de alimento não perecível a ser entrege a nossas casas assistenciais. Quero musica, violão de preferência e o toque do surdo de minha escola preferida.   Ufa que tema..............      LUZ E PAZ       delmo

Nobre amigo

 

em poucas palavras vc conseguiu resumir tudo o que eu penso em relação ao "velório", mas fica ainda a pergunta que não quer calar: que nome devemos usar para o "velório espírita"?

 

abraço fraterno...

 

Carlos Pretti

Legal o tema, porém eu nunca gostei de rituais nenhum, o Velório é um Ritual, igual missa de 7º Dia e etc...

Aqui em casa já decidimos que seremos cremados, sem velórios ou qualquer outro momento que reuna pessoas para ficarem tristes.

Quem quiser faça uma prece de coração para nos ajudar o momento dificil da passagem.

No mais os amigos estarão sempre no coração, até que, talvez um dia iremos nos encontrar novamente.

Abraços.

Nós seremos humanos vamos vivendo está vida passageira e não paramos para pensar no inadiável a morte. Que bom termos pessoas consciente da realidade nossa de cada um e abordar este assunto. Que tal o nome:: Pausa e Vida.

Abraços a todos. Marlene

Ia me esquecendo...

Não podemos dar um nome para O Velório Espírita, é um ritual que não existe na Doutrina.

Abraços.

Carlos pra falar a verdade nunca pensei nisso.

Talvez  uma placa escrita "O SILÊNCIO É UMA PRECE".

Ao invés de rezar os rosários FAZER A LEITURA DO EVANGELHO, LIVRO DOS ESPÍRITOS ONDE SE POSSA DAR CONFORTO E TAMBÉM ESCLARECIMENTOS AOS ENCARNADOS E AOS DESENCARNADOS Q. ALI ESTEJAM.

ESTÁ AQ MINHA CONTRIBUIÇÃO. CREIO Q SE TENHA Q. APRIMORAR A FORMA C SE FARIA, JÁ Q. NOSSA CULTURA É EXTREMAMENTE CATÓLICA.

ABRAÇO

MARGARETE

"ATÉ BREVE" seria o ideal. A poucos meses uma irmã minha desencarnou, e em minha prece, criticada pelo grande número de evangélicos na familia, eu disse até breve... abraços e que Jesus continue o iluminando.

eu me esqueci da sugestão do nome:

"ESTAÇÃO DE DESPEDIDA" creio q. Estação seria o lugar do embarque p/ a viagem e DESPEDIDA seria nosso adeus ao nosso desencarnado.

me veio a inspiração agora

abraço a tds

 

Pra mim,não gostaria que colocasse flores sobre meu corpo,pois flores são muito bonitas no pé,ou sendo enviadas por alguem em vida,qto ao comportamente,acho que so poderiam ir ao velorio  pessoas capacitadas,,digo em relaçaõ daquelas q vão apenas para ficar fiscalizando os demais,quem envelheceu,,quem estar mal trajado etc...Pois esse momento pra mim e´tão forte,´e a hora q devo ficar em prece,e depois feliz é ELE que  está indo para sua verdadeira morada.Espero que qdo chegar minha hora ,que meu corpo fique fora dos curiosos,não quero choros e nem flores,se alguem quizer fazer por mim ,que faça agora.

PERTINENTE TODAS AS CONSIDERAÇÕES.

         Mas Que tal "TRANSIÇÃO" ?

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

ASSISTA AO VIVO

Artigos Espíritas

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

 

Marcelo Henrique – Florianópolis SC

Wellington Balbo – Salvador BA

 

O Espiritismo nos fornece uma visão bem legal da…

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

 

Há, para uma boa parcela de gente, até para aqueles que conhecem um pouco mais os Espíritos e a sua natureza, uma espécie de medo do que eles – os Espíritos – podem fazer…

Últimas atividades

Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Questão 124 de "O Livro dos Espíritos" de Marco Túlio Ferreira Silva
"Não o bicho homem, mas todo esse universo. A criação Divina está antes desse universo. O homem, o animal, o tempo, o espaço, a energia, enfim , a matéria é criação da criatura que negou…"
7 horas atrás
Euripedes Mariano da Cunha respondeu à discussão Questão 124 de "O Livro dos Espíritos" de Marco Túlio Ferreira Silva
"Se o bicho homem não é criação de Deus, então existe outra Inteligencia superior a Deus que contraria a vontade de Deus e cria por sua conta própria, ou sjea, Deus já não é mais a causa…"
21 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA respondeu à discussão SUICÍDIOS E TIRANOS DISFARÇADOS de Amigo Espírita no grupo Artigos Espíritas
"O Ator Carlos Vereza comentou que é preciso deixar de olhar o mundo através de viseiras…"
ontem
Luiz Claudio Macedo de Oliveira curtiu a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
ontem
Luiz Claudio Macedo de Oliveira curtiram o perfil de Nadia Rosangela
ontem
Luiz Claudio Macedo de Oliveira curtiram a página Bate-Papo de Amigo Espírita
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Afastemo-nos, das nossas inibições e aprendamos com o Cristo a “sair para semear”. Fonte Viva, 64. Emmanuel/Chico Xavier http://bibliadocaminho.com/ocaminho/txavieriano/livros/Fv/Fv64.htm"
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
" Nós temos uma missão nesta Terra, nesta vida, temos que cumpri-la e fazer com que esses ensinamentos possam ser cada vez mais divulgados e propagados nas nossas atividades para a nossa sociedade como um todo. Homenageio aqui…"
ontem
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“O que fazer quando não há mais nada a fazer?”, com Dr. Aldeniz Leite em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

26 janeiro 2020 de 9 a 10:15
“O que fazer quando não há mais nada a fazer?”, este será o tema da palestra do psiquiatra, pesquisador e escritor Dr. Aldeniz Leite de São Paulo-SP, no próximo domingo 26 de janeiro de 2020, de 09 às 10h. da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Dr. Aldeniz Leite da Silva Júnior nasceu em Belém do Pará, formou-se médico em sua cidade natal e transferiu-se…Ver mais...
sábado
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Eusébio, “No Mundo Maior”. André Luiz/Chico Xavier, cap.2. Sejamos instrumentos do bem, acima de expectantes da graça. A tarefa demanda coragem e suprema devoção a Deus. Sem que nos convertamos em luz,…"
sábado
LENICE AGEMIRO SILVEIRA curtiram o evento Estreia no teatro A História Nunca Contada de Allan Kardec, O Cientista do Infinito de Erika Silvira
sábado
LENICE AGEMIRO SILVEIRA curtiram o evento Palestras de Dr. Sérgio Thiesen em Birigui e São José do Rio Preto-SP de Amigo Espírita
sábado
LENICE AGEMIRO SILVEIRA curtiu a postagem no blog " HOMENAGEM A TODAS AS MAMÃES"!!!!! de Jesus Carlos Sanchez Perez
sábado
LENICE AGEMIRO SILVEIRA curtiu a postagem no blog " VOCÊ JÁ SORRIU HOJE"???? de Jesus Carlos Sanchez Perez
sábado
José Valdir de Oliveira curtiram o evento Mensagens de Reflexão de Amigo Espírita
sábado
José Valdir de Oliveira curtiram o evento Mediunidade de Amigo Espírita
sábado
José Valdir de Oliveira curtiram o evento Joanna de Ângelis e Divaldo Franco de Amigo Espírita
sábado
José Valdir de Oliveira curtiram o evento Gestos e Valores: Série Roteiro de Amigo Espírita
sábado
José Valdir de Oliveira curtiram o evento Wellington Balbo de Espírita Online
sábado
José Valdir de Oliveira curtiram o evento Mensagens PPS de Amigo Espírita
sábado

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço