Queridos companheiros de jornada espírita, lanço aqui uma sugestão que ao meu ver nunca foi discutida entre nós adeptos dessa maravilhosa Doutrina de Esclarecimentos. Os outros "movimentos religiosos" (católicos, evangélicos, protestantes, testemunhas de jeová, e etc) "VELAM" seus entes queridos, e, mesmo quando encarnados nunca deram sequer uma singela rosa a esse ente querido, já no velório abarrotam o ambiente com dezenas e até centenas de bouquet de flores, sem falar das inúmeras velas acessas, e chamam isso de "VELÓRIO". Peço aqui a vocês uma sugestão de um nome apropriado para esse momento em que nós vamos precisar "velar" um ente querido, já que não usamos velas e outros adereços, que nome poderíamos dar a esse momento??? Favor respoderem com suas sugestões e espero que algumas delas sirvam para mim, ou para vocês, quem sabe?

Grato!

Carlos José Pretti Leal

Exibições: 5824

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Com certeza.

Abraços

Fátima Gonçalves disse:

Velório é um ritual. A doutrina espírita não possue rituais.  O respeito sincero com quem começa uma viagem de volta a sua verdadeira pátria  e a vontade verdadeira de que está viagem seja repleta de calma, tranquilidade é o mais importante.

Gostaria mto q,todos os q nos viessem p/despedida,prestasse a homenagem q mais lhe aprovesse,contando q fosse de paz e amor,já q o bem pensar se transforma em prece automaticamente,e eu,agora mesmo, estudando e fazendo o meu melhor p/q a viagem seja farta de beleza q meus olhos aprenderam a ver,baseada em MINHAS atitudes.O q e como meu irmão vai prestar sua homenagem,é com ele e seu coração. Sugiro "Momento de Reflexão". Abraço,

Amigo , quando eu me for espero deixar saudades de como eu fui...

Acho que a cada encarnação é mais uma etapa que conquistamos na escola chamada Terra. Para mim a mesma dor que diexamos e sentimos com a separação  do desencarne é a mesa que sentimos em relação aos entes queridos  que deixamos no plano espiritual quando reencarmos . É como encerrarmos mais um capitulo de um infinito livro que é a nossa mera existencia como ser espiritual.

Ainda não consegui criar um nome para o velorio espirita, talvez  um "Segmento".

Portal para verdadeira vida!!!

Olá Carlos e demais amigos.

A reflexão é bem interessante sim.

Só algumas observações a fazer: o termo velar que dá origem a veolório não se refere às "velas" existentes, mas ao verbo "velar" de cuidar, zelar. O Dicionário Aulete menciona velar como "ficar acordado ao lado de (alguém)", "ficar acordado durante (um tempo)" e ainda "manter-se de guarda, vigia" dentre outras definições.

A origem da palavra vem do latim "vigilare", que dá esta noção de vigilância.

O termo teria uma conotação exata se de fato as pessoas que vão "velar" o morto, realmente o fizessem com atitude de respeito e de despedida do corpo que serviu ao espírito durante a experiência que se encerra.

E isso sem atitude lúgubre, de final da vida, ou ainda como cerimônia ou ritual; mas com respeito.

Sugiro a quem interessar a leitura do livro Voltei do Irmão Jacob, psicografado pelo Chico Xavier, no qual o espírito conta a sua experiência no momento do velório, e que nos dá uma idéia da nossa responsabilidade neste momento.

Abraços e que um dia qualquer que seja o nome que se chame, que signifique apenas um até breve.

Sou totalmente contra o que se chama de velório. Não vejo sentido nenhum nesse tipo de ritual. Uma vez constatado o fato, em no máximo algumas poucas horas deveriam ser feitos os preparativos para o enterro ou outra forma de desfecho do corpo. Salvo algumas situações extraordinárias.
PONTO DE PARTIDA. " O REORNO"

Eu, penso que a morte é um momento de "ascensão espiritual", onde o espírito transcede  as esferas carnais.

No velório sou partidaria de alguem que falou em música e também acredito que o tempo deve ser reduzido, somente para os familiares despedirem-se, já que  sentem tal necessidade.

RETORNO A PÁTRIA ESPIRITUAL.

"De VOLTA A VERDADEIRA VIDA"

"A Viagem Espiritual" 

"Passagem além da Vida"

"Cerimonia de Despedida"

"Embarque ao Mundo Real".

Muita Paz!!!

Momento em que todos nós podem dedicar aos familiares do desecarnado instante preciosos, pois as vezes dada nossa vida movimentada ficamos devendo, não que isso seja um ideal para velório espírita, como muitas vezes se quer pensamos pois sabemos que o desencarne é só um retorno a pátria espiritual, talvez seja mais fácil deixar como esta cada um faz da forma que achar melhor sabendo que o importante é lembrar de manter-se em oração e respeito, pelo companheiros que talvez não tenham o mesmo ideal e conhecimento desta passagem.

VIAGEM DA ESPERANÇA

NOSSO ESPIRITO FAZ UMA VIAGEM,ESPERANÇA O QUE IRÁ ENCONTRAR NO OUTRO LADO DA VIDA

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

Wellington Balbo – Salvador BA

Um tempo atrás, quando saía do centro espírita, um senhor me abordou para narrar curioso fato.

Aspas pra…

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

…

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog No Umbral de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"“Não podemos sequer começar uma investigação a partir de prova ilícita”. O desembargador Victor Laus, presidente do…"
13 horas atrás
Ícone do perfilluciane Duarte de souza, André M, Alberto Neto e mais 3 pessoas entraram em RAE
16 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Fé em meio à Novela

Até gostei do início de uma das novelas de determinado canal aberto de TV. Narrou sobre troca de exames de análise clínica de pacientes, coisa comum de acontecer, sendo que um dos diagnósticos demonstra estado grave de saúde, que não sendo tratado imediatamente pode ensejar o óbito do doente.Também mostra que a rede pública…Ver mais...
17 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Suicídio. Quando ... de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"QUE TAL SAIR POR AÍ SEMEANDO ESPERANÇA?   Título questão convite espírita (1). O Centro Espírita poderia formar um grupo pequeno, cinco pessoas, para elaborar um projeto para divulgar o Espiritismo aos…"
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Somos Responsáveis de PATRIZIA GARDONA
sexta-feira
Ori Pombal Franco curtiram o evento “Alegria de Viver”, com Valmia Ferrari de Carlos Pretti - SCEE
sexta-feira
Conceição Valadares curtiram o evento “Alegria de Viver”, com Valmia Ferrari de Carlos Pretti - SCEE
sexta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Alegria de Viver”, com Valmia Ferrari de Carlos Pretti - SCEE
sexta-feira
Rosângela Felicio curtiu a postagem no blog Preparação de Trabalhadores Espíritas - O Trabalho de Feeak Minas
sexta-feira
Rosângela Felicio curtiram a discussão Ridículo silêncio de Feeak Minas
sexta-feira
Rosângela Felicio curtiram a discussão 21º ESDE - Retorno da vida corporal - Infância de Feeak Minas
sexta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Suicídio. Quando ... de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
quinta-feira
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Alegria de Viver”, com Valmia Ferrari em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

15 setembro 2019 de 9 a 10:15
Palestra no próximo domingo 15 de setembro de 2019, de 09h às 10h da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, com o tema “Alegria de Viver”, será ministrada pela militar e conferencista Valmia Ferrari de Guarapari-ES. Valmia é natural de Nova Venécia-ES, é trabalhadora e uma das fundadoras do Lar Espírita Cristão, em Guarapari. Muita saúde, paz e alegrias!…Ver mais...
quinta-feira
quinta-feira
Gabriele Riccardo Giacomo Carlet e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
quinta-feira
Cláudia de Jesus curtiu a postagem no blog O HOMEM: CORPO, ALMA E PERISPÍRITO de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
quarta-feira
Cláudia de Jesus curtiu a postagem no blog O HOMEM: CORPO, ALMA E PERISPÍRITO de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Luciana Morales Leite
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Saul Alves de Souza
quarta-feira

Regras de uso e de publicação

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço