Queridos companheiros de jornada espírita, lanço aqui uma sugestão que ao meu ver nunca foi discutida entre nós adeptos dessa maravilhosa Doutrina de Esclarecimentos. Os outros "movimentos religiosos" (católicos, evangélicos, protestantes, testemunhas de jeová, e etc) "VELAM" seus entes queridos, e, mesmo quando encarnados nunca deram sequer uma singela rosa a esse ente querido, já no velório abarrotam o ambiente com dezenas e até centenas de bouquet de flores, sem falar das inúmeras velas acessas, e chamam isso de "VELÓRIO". Peço aqui a vocês uma sugestão de um nome apropriado para esse momento em que nós vamos precisar "velar" um ente querido, já que não usamos velas e outros adereços, que nome poderíamos dar a esse momento??? Favor respoderem com suas sugestões e espero que algumas delas sirvam para mim, ou para vocês, quem sabe?

Grato!

Carlos José Pretti Leal

Exibições: 5866

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde queridos companheiros!

É um tema simples, porem dificil de encontrar um meio de solucionar,

Creio que poderiamos chamar "Trampolim para a Verdadeira Vida" ou Passagem para a Vida Espiritual".

Deverá ser com musica classica ou espiritualizante, com leituras de mensagens do Evangelho Segundo o Espíritismo ou mensagens de livros espíritas.

Margarete Pereira disse:

eu me esqueci da sugestão do nome:

"ESTAÇÃO DE DESPEDIDA" creio q. Estação seria o lugar do embarque p/ a viagem e DESPEDIDA seria nosso adeus ao nosso desencarnado.

me veio a inspiração agora

abraço a tds

Prezado Irmão Carlos!

Sugiro "HORA DO ADEUS", parafraseando o livro de Luis Sérgio/Irene Pacheco Machado, Na Hora do Adeus, este livro aborda tudo o que fazemos de errado nesta ocasão, quando do passamento de um confrade de nossa casa espírita fizemos leitura do evangelho de hora em hora na capela mortuária; com a finalidade óbvia, do reequilíbrio e para diminuir o zum-zum-zum que acontece neste momento (alguns são verdadeiros encontros sociais e ou de família).

Muita Paz a todos!

Gostei dessa brilhante ideia, caro irmão Samuel, penso desta forma tambem, pois sempre digo à minha esposa , em partindo antes dela, não quero que ninguem chore, mas vibre amor, compreensão pelo Evangelho por tudo od que aprendemos com essa Doutrina. e ATÉ BREVE..... Abraços a todos

Samuel de Almeida disse:
"ATÉ BREVE" seria o ideal. A poucos meses uma irmã minha desencarnou, e em minha prece, criticada pelo grande número de evangélicos na familia, eu disse até breve... abraços e que Jesus continue o iluminando.

Tambem gosei muito da denominação que você sugeriu, caro irmão Aleomar, simples mas objetivo ao alcance

do Momento em Questão.

leomar

aleomar de matos viana disse:

Como foi sugerido o livro de richard simonet eo o que explica melhor, é um momento onde devemos vibrar para aquele ser para que ele compreenda o desligamento do corpo fisico.porque sabemos que a espiritualidade de socorro tem grandes trabalhos no velorio devido aos interesses dos demais sobre aquele ser que ja não responde naquele corpo fisico e sofre muito por não poder responder pesamentos outros que não são nada edificantes. prece evangelho,e muito carinho com aquele ser que é nosso irmão.

sugiro um nome  ENCONTRO DE PAZ .

QUE  NOSSO MESTRE JESUS OS ABENÇÕE.

Desculpe-me pelo meu erro quando quis dizer Gostei, e digitei gosei,    pois é um erro de digitação, por favor.

José Luiz Mosca disse:

Tambem gosei muito da denominação que você sugeriu, caro irmão Aleomar, simples mas objetivo ao alcance

do Momento em Questão.

leomar

aleomar de matos viana disse:

Como foi sugerido o livro de richard simonet eo o que explica melhor, é um momento onde devemos vibrar para aquele ser para que ele compreenda o desligamento do corpo fisico.porque sabemos que a espiritualidade de socorro tem grandes trabalhos no velorio devido aos interesses dos demais sobre aquele ser que ja não responde naquele corpo fisico e sofre muito por não poder responder pesamentos outros que não são nada edificantes. prece evangelho,e muito carinho com aquele ser que é nosso irmão.

sugiro um nome  ENCONTRO DE PAZ .

QUE  NOSSO MESTRE JESUS OS ABENÇÕE.

Também recebí uma intuição agora, "Desmaterialização"
Oi Margarete, sua sugestão tambem é de grande alegria par o Momento da Partida, como se estivéssemos em uma Estação de Trem, em um Aeroporto ou mesmo em um Porto  despedindo-nos do nosse Ente Querido e desejando a ele uma Ótima Viiiiiiiiiiagem e Estadia Feliz no seu destino da Viagem.

Margarete Pereira disse:

"ESTAÇÃO DE DESPEDIDA" creio q. Estação seria o lugar do embarque p/ a viagem e DESPEDIDA seria nosso adeus ao nosso desencarnado.

abraço a tds

NOME - VELORIO ESPIRITA - SERIA - LIBERTAÇÃO

NESTOR RAIA

Querido amigo,

Sugiro o nome "velação", já que é derivado de velar, cuidar, tomar conta, ter cuidados...

A "velação" começa quando a pessoa está doente e precisa de ser velada, cuidada, vigiada...Antigamente não se tinha esses métodos seguros para detectar a morte da pessoa. Por isso a lei do velório de , no mínimo 24 horas. Para se ter a certeza de que a pessoa estava realmente morta.

E ainda assim sabe-se notícias de muitos q foram enterrados vivos.

Quando minha irmã desencarnou, minha mãe, que sempre foi espírita, não permitiu que pessoas fizessem chorqadeiras em voz alta e fez preces agradecendo a Deus por ter permitido que ela(mãe) tivesse usufruido da felicidade de vinte anos de convívio. E minha irmã morreu de aneurisma cerebral, repentinamente.

As pessoas da cidade em q moramos se apavoraram da calma e serenidade da mãe.

Foi uma verdadeira aula de espiritualidade.

Quando meu pai desencarnou foi outra situação de velório diferente, na visão do povo daqui.

Quando minha mãe desencarnou foi uma verdadeira romaria de pessoas que queriam ver como seria o velório

Cantamos, oramos e nos despedimos do corpo que lhe serviu 83 anos e nos permitiu, também, usufruir de um convívio maravilhoso e de muuuuuuuuita aprendizagem.

Então, penso que não é o nome e sim o ato dovelório que tem de ser diferente.

Espero ter me feito entender.

Um grande efraterno abraço.

Zaida

Gostaria que meu velório fosse uma despedida honesta, apenas com pessoas q gostam de mim, nada de curiosos. (acho q vou deixar os convites prontos já, e só entra quem for convidado).Pode ter flores, um banquinho e um violão , alguém cantando mpb, tocando minhas músicas preferidas( vou fazer uma lista).

Ninguém chorando a não ser q seja de alegria e emoção, mas não de tristeza.E q cada um faça sua oração, bem pessoal e silenciosa.

Não seria um velório, e sim uma despedida mesmo.

Margarete Pereira disse:

abraço a tds

Gostei da Estação da Despedida. Um ghrande abraço a todos.
Margarete Pereira disse:

abraço a tds

Velório é um ritual. A doutrina espírita não possue rituais.  O respeito sincero com quem começa uma viagem de volta a sua verdadeira pátria  e a vontade verdadeira de que está viagem seja repleta de calma, tranquilidade é o mais importante.

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

Wellington Balbo – Salvador BA

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

Marcelo Henrique – Florianópolis SC

Wellington Balbo – Salvador BA

O Espiritismo nos fornece uma visão bem legal da…

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

Há, para uma boa parcela de gente, até para aqueles que conhecem um pouco mais os Espíritos e a sua natureza, uma espécie de medo do que eles – os Espíritos – podem fazer…

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Últimas atividades

Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NA VISÃO ESPÍRITA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
13 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Finanças e aflições – os boletos vencem… – Orson Peter Carrara de PATRIZIA GARDONA
13 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Direta ou Indiretamente de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
13 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Direta ou Indiretamente de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
13 horas atrás
Lucival Silva curtiram a discussão MÚSICA PARA RELAXAR de Margarida Maria Madruga
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog É Admissível o Aborto em caso de Estupro? de PATRIZIA GARDONA
"Legalização do aborto “o mais rápido possível” O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, disse que pretende fazer “sair o mais rápido possível” a…"
domingo
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Os Cinco Pilares da Doutrina Espírita de PATRIZIA GARDONA
domingo
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Talismãs e Amuletos, e o que kardec diz sobre a força desses objetos? de PATRIZIA GARDONA
domingo
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
domingo
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
domingo
os pae postou um evento

CONVITE AOS AMIGOS DO PAE-TAGUATINGA-DF em QNM 40 ÁREA ESPECIAL NUMERO 2

16 novembro 2019 de 18 a 19
domingo
Angela Smanio curtiram o perfil de Adriano Moraes
sábado
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Cesar Fontes Gerhard