Quando indagado sobre sua religião, o que você responde? O que você considera seja o Espiritismo?

Esse tópico tem por finalidade arrecadar as opiniões daqueles simpatizantes e estudiosos da doutrina Espírita sobre esta questão tão discutida dentro da sua comunidade.

Exibições: 5549

Responder esta

Respostas a este tópico

bom, uma segunda chance: 'o que eu considero que seja o espiritismo" : eu professo que o plano superior espiritual se manifesta a humanidade através da revelação num processo progressivo ... o Espiritismo é uma revelação de Deus à humanidade terrena, quando seres espirituais elevados, capazes de instruir a humanidade, para influenciar sua evolução, se comunicaram, para confirmar a missão de Jesus, seus ensinos morais e complementar esses ensinos em uma ´serie de pontos que não puderam ser apresentados e elucidados em maior profundidade anteriormente : a reeencarnação, a pluralidade dos mundos habitados, a comunicabilidade dos espíritos com os encarnados, as condições da vida futura, para os seres que deixam este plano- essas doutrinas foram transmitidas à humanidade terrena através de médiuns autênticos e qualificados para essa tarefa, sob a direção do Professor A. Kardec, que iniciou esse trabalho de pesquisa com os médiuns ... então o espiritismo, como se costuma ensinar, tem um tríplice aspecto: científico, quando estuda seriamente os fatos da mediunidade, que evidenciam a imortalidade da alma ,a vida futura, a comunicabilidade dos seres espirituais com os encarnados mediante o concurso de médiuns autênticos; filosófico, que são as reflexões dos encarnados a partir dos fatos observados e das doutrinas reveladas mediunicamente (para ilustrar, os comentários de kARDEC na codificação); religioso, porque reapresenta a humanidade terrena conceitos inerentes às religiões : Deus, A IMORTALIDADE DA ALMA, a vida futura, a evolução intelecto-moral do ser espiritual na Terra e após deixar a Terra - então, o Espiritismo é uma filososfia espiritualista fundamentada em fatos ... creio que RESPONDI a pergunta, pois , grosseiramente, em linhas gerais , respondi " o que eu considero", que é como está formulada a pergunta ... o Senhor não concorda ? não conseguyi deduzir se o Senhor é espírita (parece-me que não ), católico, evangélico, ateu, agnóstico ou outra opção, seja qual for tem meu respeito - em conclusão, recomendo-lhe, sendo de seu interesse, buscar as respostas que o interessam na própria Codificação do Espiritismo, sendo que sugiro o Sr começar por um livrinho precioso (ao menos para quem é espírita, lógico ) intitulado "o Espiritismo em sua mais simples expressão", de autoria do Professor Allan Kardec, meu bemfeitor e bemfeitor de tantos outros companheiros nossos ... se me permite, ESPIRITISMO PARA MIM foi uma verdadeira ressureição pessoal, Vida e renovação da vida, UM RESGATE, UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE, pois só eu sei em que ponto cheguei antes de minha conversão a Doutrina espírita, nos anos em que professava ateísmo ... um abraço, SEJA FELIZ EM SUA BUSCA - And.

luis conforti junior disse:

Andre Costa - oi, amigo; isso é uma verdade: estamos ainda digerindo o espiritismo. Vc nem ajudou, nem complicou, pois não deu resposta à pergunta que fiz acerca da 2a pergunta contida no título deste tópico. Agradeço pela tentativa de ajudar.

André Costa, 

Grato por sua resposta.

Sr. lUÍS, agradeço a oportunidade de nossa breve permuta de idéias, eu reconheço que não é tão simples assim responder "o que é ..." , pois,  são muitos conceitos inter-relacionados e alguns deles não tem um consenso absoluto no seio da própria comunidade espírita, como costuma acontecer em diversas outras correntes doutrinárias. Felicidades na caminhada - And.



luis conforti junior disse:

André Costa, 

Grato por sua resposta.

Nasci sensitivo, ainda penso e a procura da vida espirita está em mim.

Cristovao Luiz Santana disse:

Tambem respondo "EU SOU ESPIRITA"

Não vejo como uma pergunta ameaçadora ou algo do tipo, respondo normalmente que sou espírita, assim como poderia responder a comida que mais me agrada :) 

Para mim, o espiritismo é principalmente, acreditar na evolução dos espíritos, que estamos aqui, nesta reencarnação ( e nas passadas e futuras), para aprendermos  um pouco mais. É aprender sobre o evangelho, e acima de tudo, se esforçar para viver o Evangelho :)

Respondo que sou espírita mas com certa dificuldade. 

Minha visão de espiritismo cobra que eu seja mais atuante e minha rotina atual não permite.

Assim, acho que no fundo não sou um bom exemplo de espírita.

Certamente, para muitos há certas e mesmo sérias dificuldades para serem espíritas; o mesmo acontece em relação às demais doutrinas religiosas, pois todas elas se apoiam sobre uma base que não existe, no livre-arbítrio.

Tem razão. O livre-arbítrio como o conhecemos, na verdade é um grande determinismo derivado do verdadeiro livre-arbítrio o qual, depois de usado por nós, degenerou-se em determinismo no nosso atual campo de ação.

Pode nos esclarecer o q é q constitui esse "verdadeiro livre arbítrio"?!

Não é o que constitui, mas em que constituiu o verdadeiro livre arbítrio. 

Corrijo: em q constituiu (ou constituía) esse verdadeiro livre-arbítrio, pois livre-arbítrio significa agir de conformidade com a própria vontade, isto é, ter liberdade para escolher como agir, possibilidade/capacidade para escolher agir no campo do bem ou do mal? E porq chamá-lo de "verdadeiro"? Na codificação não existe referência a um "verdadeiro" ou a um "não verdadeiro" livre-arbítrio!

Aquilo que hoje chamamos de livre arbítrio é apenas determinismo consequente da primeira vez que de fato escolhemos livremente.

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Últimas atividades

luis conforti junior respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Logo, é exatamente Deus que nos faz todos desiguais; está aí a explicação para o porq uns são calmos, pacientes, pacíficos, bom-caráter, honestos, e outros são nervosos, impacientes,…"
3 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"Absolutamente TODAS as criaturas de Deus sofrem, sem qq exceção, e muitas durante a vida inteira. Ninguém conseguirá apontar nem uma só, uma única, q não sofra; e pior, para ninguém o…"
3 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Pois é, como entender isso, pois vc diz, e repete dezenas de vezes, q "o problema é do ego", e é Deus o criador dos egos de cada um dos seres vivos animais?!"
3 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"Mas é Deus o criador do ego! É ele q concede um ego a cada ser vivo humano e não-humano!"
3 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog Um Leão por Dia de PATRIZIA GARDONA
6 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog CONTINGENCIAMENTOS, FINS E MEIOS. de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
8 horas atrás
Posts no blog por LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA

CONTINGENCIAMENTOS, FINS E MEIOS.

Ao Materialismo, o Espiritismo prova a existência da alma. Destruindo-o, elimina a maior chaga social. Podemos contribuir para o progresso. (1, 2)Na Tchecoslováquia os regimes políticos materialistas acabaram com o Espiritismo, o que sobreviveu ao Nazismo foi destruído pelo Comunismo.Na resistência, Vlado nunca abandonou o ideal, mas os comunistas enlouqueceram sua esposa…Ver mais...
10 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Um Leão por Dia de PATRIZIA GARDONA
10 horas atrás
Diovani Souza curtiu a postagem no blog O PERISPÍRITO, SUBSISTE ALÉM DO TÚMULO ( Emmanuel ) de Jocélia Quintiliano Maurício
18 horas atrás
Diovani Souza curtiu a postagem no blog BÊNÇÃOS E MALDIÇÕES - POR RICHARD SIMONETTI de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
18 horas atrás
Ícone do perfilSAMANTA VIANA GARCIA, Thiago Barbosa, carla vinagre e mais 2 pessoas entraram em RAE
19 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Um Leão por Dia

Conta-se que um experiente caçador se encontrava em caça, quando uma situação inusitada se deu.Seguindo a pista de um leão, apartou-se do seu grupo de caçadores e embrenhando-se na vegetação acabou por alcançar uma pequena clareira na qual, coincidentemente, o leão também adentrou, porém, em posição diametralmente oposta à sua.Sozinho…Ver mais...
23 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"Dizer que o problema é o ego não é dizer que o problema é Deus. O ego é responsável por suas decisões egoístas."
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Não. O problema é do ego."
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"Errado. Não é "absolutamente todas as criaturas sofrem", mas sim, relativamente as criaturas sofrem."
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Sim. Isso mesmo."
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Se no princípio, éramos absolutamente iguais, porq nos tornamos tão imensamente desiguais? O q é q, no princípio, surge e destrói aquela perfeita igualdade original? Pois, se é a diferente identidade…"
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"Mas, se Deus é justo e bom, porq é q absolutamente todas as suas criaturas sofrem?"
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Como dizer q o problema está no ego, se o ego é atributo da criação de Deus? Sendo assim, o problema é de Deus???"
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"Dizer q o ego é o problema é igual a dizer q Deus é o problema; como entender isso?"
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço