Quando indagado sobre sua religião, o que você responde? O que você considera seja o Espiritismo?

Esse tópico tem por finalidade arrecadar as opiniões daqueles simpatizantes e estudiosos da doutrina Espírita sobre esta questão tão discutida dentro da sua comunidade.

Exibições: 5832

Responder esta

Respostas a este tópico

Mas, pq, amigo Marco Túlio, hoje, o determinismo (q é como vc chama as consequências da primeira escolha de cada um), é tão gigantescamente diferente entre os homens, pois leva uns para o caminho do bem, e tantos para o caminho do mal, se a primeira escolha foi igual para todos, pois q todos somos criados perfeitamente iguais? Afinal, isso significa que aquela perfeita igualdade q Deus deu aos seus filhos ao nos criar foi destruída, concorda? O que foi q a destruiu? Qual foi a causa q a destruiu, se, afinal, sabemos que todos os efeitos, como as desigualdades, têm suas causas? Essa é uma questão de extrema importância pois, sem q se conheça a resposta para essa tão séria dúvida, nunca vamos conseguir entender a doutrina, particularmente no que ela ensina sobre a lei de ação e reação e qto às justificativas q ela oferece para os sofrimentos dos homens. Sem q se conheça essa explicação/justificativas, estarão mentindo aqueles que digam q  entendem a doutrina espírita, pois não saberão nem mesmo o porq dos sofrimentos dos homens. 

A primeira escolha não foi igual para todos.

Não, meu amigo, assim estás discordando da própria doutrina, pois ela afirma que, no princípio, no ato da criação, somos todos perfeitamente iguais.

Perfeitamente iguais na substância, não na identidade.

Meu amigo, me perdoe. mas vc se esqueceu, ou não sabe, o q a doutrina afirma sobre o tema igualdade-desigualdade.

Isso não muda o fato de cada qual ser único na criação.

Todo o  Ser é único, mas formado por uma única parte de um todo universo.

Não sigo nenhuma religião formal. Sou adepta da Doutrina Espirita

Sou espírita.

Acredito que o espiritismo nos leva a questionar porque estamos aqui? Nos leva a procurar respostas e ao mesmo tempo tentar colocar em prática o que aprendemos com os ensinamentos de Jesus, a sermos mais tolerantes com os outros e com nós mesmos.

Léia,

   Permita -me perguntar: por que estamos aqui?

O Espíritismo e a “ciência que trata da origem, natureza e destino dos espíritos bem como das relações entre o mundo corporal e o mundo espiritual.” seus ensinos repousam na crença em deus, na imortalidade da alma, na comunicabilidade dos espíritos, na reencarnação, na pluralidade dos mundos habitados e que tem a sua estrutura filosófica estatuída
em ”O Livro dos Espíritos. “

O Espiritismo, como ciência prática, consiste nas relações que se estabelecem entre nós e as almas dos homens que já viveram na terra. Como filosofia, compreende todas as consequências morais derivadas dessas relações, sem a ciência o espírito será desatento, sem a filosofia não terá habilidade analítica, não terá sólida argumentação racional.

Com o Espiritismo os valores humanos projetam-se além da existência corpórea; a existência material é superada pela espiritualidade da essência, o ser eterno é responsável perante a sua consciência, em face da Lei Natural, de caráter pedagógico.

Demonstrando leis nascidas da observação, despoja seus seguidores de tudo que é supérfluo, inútil e sem fundamento. liberta de falsas regras morais, de crenças, preconceitos e superstições. Nela não há proibições, escolhe-se o que é mais conveniente. A Doutrina Espírita amplia o discernimento no uso do livre-arbítrio, para evitar o que conflita com a evolução do espírito imortal.

O Espiritismo além de ser um fenômeno científico é uma nova interpretação do homem, de seu destino espiritual e ético relacionado com o processo social e histórico da humanidade. O espírito encarna e desencarna e se instala na sociedade para transformá-la, através do seu progresso e evolução palingenésica, movimenta a história dando ao seu processo verdadeira intencionalidade teleológica.

Fonte  Esclarecendo dúvidas. Núcleo Espírita Universitário.

https://espirito.org.br/artigos/espiritismo-esclarecendo-duvidas/

Sou espírita. Mas, Espiritismo é religião?

Até no dicionário a palavra religião é de difícil compreensão. Espiritismo é um neologismo, necessário para explicar uma nova ordem de ideias apresentada em "O Livro dos Espíritos". Nele encontramos uma filosofia de caráter científico e uma ciência de consequências religiosas. Oferecendo uma filosofia existencial religa a criatura ao Criador. A compreensão pode ser ampliada com reflexão profunda usando o 2° capítulo do Livro Terceiro, Leis Morais, Lei de Adoração de "O Livro dos Espíritos".

Fonte: ESPIRITISMO na faculdade

http://cursodeespiritismo.blogspot.com/2010/12/espiritismo-na-facul...

 

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ? - Nelson Xavier

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ?

“Quanto mais eu escrevo, mais as palavras aparecem. Quanto mais eu vivo, mais a vida me esquece.

Quanto mais eu choro, mais as lágrimas descem. Quanto mais eu amo,…

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Últimas atividades

Helena Padilha de Meneses curtiram o perfil de Helena Padilha de Meneses
3 horas atrás
Ícone do perfilNilton Cardoso deu um presente para José Ricardo Fernandes
ontem
Nilton Cardoso e José Ricardo Fernandes agora são amigos
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Hanseníase. Você o conhece? de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"  N.F.P, 23, noiva, não consegue sentir mais os pés, (...) e sua sensibilidade totalmente debilitada. Ela tem hanseníase, doença mais conhecida como lepra. Sua primeira atitude foi querer se suicidar, mas agora,…"
sábado
José Ricardo Fernandes curtiu a postagem no blog Amor antigo - Alma afim. de Nilton Cardoso
sexta-feira
José Ricardo Fernandes curtiram o perfil de Nilton Cardoso
sexta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog TEORIA E PRÁTICA. O QUE É BOM FAZER de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
quinta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog "Especial de Natal" é Repudiado. de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
" A atriz Paris Jackson deve interpretar Jesus como uma mulher lésbica no próximo filme. https://observatoriodemusica.uol.com.br/noticia/filha-de-michael-jackson-vai-interpretar-jesus-em-filme-com-artista-que-fez-porno No Brasil…"
quarta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Empoderamento da Mulher. O Exemplo de Norberta de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"NASA renomeia sua sede em homenagem à engenheira Mary W. Jackson A primeira engenheira negra da agência espacial norte-americana trabalhou na construção do túnel de pressão supersônico, que…"
quarta-feira
Mauro jesus Nascimento curtiu a postagem no blog Fenômenos Mediúnicos, Metapsíquicos e Parapsicológicos de PATRIZIA GARDONA
29 Jun
Mauro jesus Nascimento curtiu a postagem no blog Não temos para onde fugir de Nilton Cardoso Moreira
29 Jun
Lucas Oliveira da Silva Farias curtiram a página Rádio Amigo Espírita 1 - Música Instrumental e Estudos ao vivo de Amigo Espírita
29 Jun

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço