REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Quando indagado sobre sua religião, o que você responde? O que você considera seja o Espiritismo?

Esse tópico tem por finalidade arrecadar as opiniões daqueles simpatizantes e estudiosos da doutrina Espírita sobre esta questão tão discutida dentro da sua comunidade.

Exibições: 4582

Responder esta

Respostas a este tópico

Segundo a doutrina, sofremos por causa da nossa ignorância e também por expiação do mal que fizemos nesta vida ou nas passadas. Evoluir é de certa forma sofrer, pois necessita tempo, esforço e paciência. Mas o mal que fazemos é que gera o verdadeiro sofrimento, ele voltará para nós de maneira semelhante ou equivalente ao que fizemos. Ninguém sai impune.

Thiago, 

Exato, meu jovem; sofremos devido à ignorância que, conforme a doutrina, é Deus mesmo que nos faz ignorantes. Mas porq é que a doutrina ensina que sofremos devido a transgredirmos, por escolha nossa, de propósito portanto, a lei de Deus?!  Onde estão aí o amor e a justiça e a sabedoria, que a doutrina afirma serem atributos de Deus, se Deus nos faz sofrer devido a sermos ignorantes, sendo que foi Ele mesmo que nos criou ignorantes? Então, Deus nos cria ignorantes e depois nos faz sofrer devido a sermos ignorantes?!!!!!!!!!!!

Uma outra pergunta: ponha-se neste caso: vc possui livre-arbítrio, certo? Se possui, porq é que vc escolhe fazer coisas erradas se pode sempre escolher fazê-las acertadas?

.

Luis. Tu não dirigiu a mim esta pergunta, mas eu vou comentá-la. Por que os humanos precisam da assistência da mãe, por mais tempo, para o seu desenvolvimento do que dos animais? Por que os animais parecem, em determinadas circunstâncias mais evoluídos que os próprios humanos? Porque, no Livro dos Espíritos, nos fala que agindo por instinto, na grande maioria dos casos, é mais acertado do que com a razão? Não sei o começo de tudo. E, talvez, não estejamos preparados para sabermos. Como explicar para um peixe que existe vida fora dágua se ele só consegue viver na água? Se o peixe tivesse inteligência o suficiente, criaria um capacete cheio dágua para invadir o espaço além das suas fronteiras para explorá-las. Deixaria de fazer parte do seu habitat para invadir o habitat de outros animais. E isto, sutilmente desequilibraria o seu próprio habitat. Não seria isto que estamos tentando fazer ao querermos respostas além do que é necessário para viver bem neste plano onde estamos inseridos? Pode, sim, a teoria da queda estar certa. Porém, é muito importante que não ultrapassemos o lugar onde estamos destinados a nos desenvolver. Seria pular etapas. Vou te dar um exemplo bem legal. Eu aprendi a datilografar em uma máquina manual. Quando fui admitida numa empresa havia nela máquinas de datilografar elétricas. Eu comecei a datilografar nela e meus dedos escorregavam com muita facilidade. Um dia faltou luz e, tendo duas máquinas manuais no depósito, trouxeram-as para que usássemos. Eu não tive dificuldades de escrever nela. Porém a colega que havia aprendido a datilografar na máquina elétrica não teve forças para datilografar na manual. É isto que acontece em querer pular etapas. É isto que acontece com os humanos. Eles dependem tanto uns dos outros que não conseguem caminhar sozinhos...Dependemos tanto da eletricidade que não saberíamos viver sem ela...Assisti um vídeo onde, após o parto, a médica colocou o bebe de pé e este deu seus primeiros passos. E sabe o que os médicos fazem quando nasce a maioria dos bebês? levam para dar um banho e colocar roupa. Quando meu segundo filho nasceu eu pedi que o colocasse rente ao meu peito e ele, instintivamente procurou meu seio. Mamou todo sujinho....Não gostei de terem afastado meu bebe do primeiro parto logo que nasceu. Eu tive que conduzir o seio a sua boca. Bem diferente do filho que não afastaram de mim. Então devemos ter cuidado para não nos afastarmos tanto da nossa REALIDADE...

Uma outra pergunta: ponha-se neste caso: vc possui livre-arbítrio, certo? Se possui, porq é que vc escolhe fazer coisas erradas se pode sempre escolher fazê-las acertadas?

.

Rosangela Araujo Pereira

Minha jovem, respondendo suas perguntas:

- primeiro: os humanos precisam da assistência da mãe, por mais tempo, porq a natureza, ou Deus, os fez assim;

- segundo: para o fato de os animais “parecerem”, em determinadas circunstâncias, mais evoluídos que os próprios humanos, a resposta é a mesma. Mas aqui há uma pergunta a ser feita: serão mesmo, nessas determinadas circunstâncias, mais desenvolvidos do que os humanos, ou, como vc disse, apenas “parece” que são??

- e de que nos adianta saber que o OLE afirma que “na grande maioria dos casos”, é mais acertado agir por instinto do que com a razão? O OLE ensina como fazer para diferenciar uma coisa da outra, isto é, como fazer para diferenciar os instintos da razão e usar o que for mais conveniente?! Não ensina!

Minha amiga, ninguém sabe o começo de tudo; nem a ciência sabe, nem a doutrina espírita se aventura em dizer alguma coisa sobre isso. Nem Stephen Hawking, considerado o maior físico de nosso tempo, sabe dizer qualquer coisa sobre isso, tanto que ele diz que tudo veio do “big-bang”, que absurdamente, ele diz que foi uma gigantesca explosão, explosão "impossível de acontecer" porque “explodiu o que não existia para explodir”!

Big-bangs devem estar acontecendo sempre, desde o início dos tempos, tanto que, no budismo, essas duas forças contrárias, a força centrífuga (causadora da expansão), e a força centrípeta (causadora da retração correspondente), são chamadas de “o inspirar e expirar do Buda”, ou de “a noite e o dia do Buda”.

Rosangela: ... E isto desequilibraria o seu (do peixe) próprio habitat. Não seria isto que estamos tentando fazer ao querermos respostas além do que é necessário para viver bem neste plano onde estamos inseridos?

Luis: minha querida, e não é exatamente isso que estamos fazendo: sempre procurando as respostas necessárias para viver bem, e sempre melhor? Esse é exatamente o papel da ciência e essa é exatamente a natureza que Deus deu aos homens: procurar saber como fazer para viver bem e melhor. Tanto que os homens estão sempre em busca da felicidade, mesmo pela prática de atos contrários à felicidade dos outros. E isso é natural, pois que a vida que Deus nos deu é sofrimento para todos, humanos e não humanos, sem exceção de ninguém.

Rosangela: Pode, sim, a teoria da queda estar certa.

Luis: qualquer teoria pode estar certa, minha querida, mas de nada nos vale saber se a certa é esta ou aquela! O que precisamos saber é, como dissemos acima, “como fazer” para viver bem e melhor.

Rosangela: ... é muito importante que não ultrapassemos o lugar onde estamos destinados a nos desenvolver. Seria pular etapas.

Luis: minha jovem, e o que é para vc “ultrapassar” isso? E, se não devemos ultrapassar, onde está a indicação do limite entre o que devemos e o que não devemos fazer para não ultrapassar o lugar destinado ao nosso desenvolvimento, entre uma etapa e outra?

Rosangela: Então devemos ter cuidado para não nos afastarmos tanto da nossa REALIDADE...

Luis: e o que é, para vc, a nossa “realidade”? E onde está o que nos mostre que estamos nos afastando dela? Existe isso, minha jovem, algo que nos mostre que estamos nos afastando de nossa Realidade?!!

Terminando: minha jovem amiga, vc nem mesmo tentou responder aquela simples pergunta que lhe fiz: “se vc possui livre-arbítrio, porq é que vc escolheu tantas vezes, e ainda continua escolhendo fazer coisas erradas, se pode sempre escolher fazê-las acertadas?”.

.

https://www.youtube.com/watch?v=25UXcKpQcqE

luis conforti junior disse:

Rosangela Araujo Pereira

Minha jovem, respondendo suas perguntas:

- primeiro: os humanos precisam da assistência da mãe, por mais tempo, porq a natureza, ou Deus, os fez assim;

- segundo: para o fato de os animais “parecerem”, em determinadas circunstâncias, mais evoluídos que os próprios humanos, a resposta é a mesma. Mas aqui há uma pergunta a ser feita: serão mesmo, nessas determinadas circunstâncias, mais desenvolvidos do que os humanos, ou, como vc disse, apenas “parece” que são??

- e de que nos adianta saber que o OLE afirma que “na grande maioria dos casos”, é mais acertado agir por instinto do que com a razão? O OLE ensina como fazer para diferenciar uma coisa da outra, isto é, como fazer para diferenciar os instintos da razão e usar o que for mais conveniente?! Não ensina!

Minha amiga, ninguém sabe o começo de tudo; nem a ciência sabe, nem a doutrina espírita se aventura em dizer alguma coisa sobre isso. Nem Stephen Hawking, considerado o maior físico de nosso tempo, sabe dizer qualquer coisa sobre isso, tanto que ele diz que tudo veio do “big-bang”, que absurdamente, ele diz que foi uma gigantesca explosão, explosão "impossível de acontecer" porque “explodiu o que não existia para explodir”!

Big-bangs devem estar acontecendo sempre, desde o início dos tempos, tanto que, no budismo, essas duas forças contrárias, a força centrífuga (causadora da expansão), e a força centrípeta (causadora da retração correspondente), são chamadas de “o inspirar e expirar do Buda”, ou de “a noite e o dia do Buda”.

Rosangela: ... E isto desequilibraria o seu (do peixe) próprio habitat. Não seria isto que estamos tentando fazer ao querermos respostas além do que é necessário para viver bem neste plano onde estamos inseridos?

Luis: minha querida, e não é exatamente isso que estamos fazendo: sempre procurando as respostas necessárias para viver bem, e sempre melhor? Esse é exatamente o papel da ciência e essa é exatamente a natureza que Deus deu aos homens: procurar saber como fazer para viver bem e melhor. Tanto que os homens estão sempre em busca da felicidade, mesmo pela prática de atos contrários à felicidade dos outros. E isso é natural, pois que a vida que Deus nos deu é sofrimento para todos, humanos e não humanos, sem exceção de ninguém.

Rosangela: Pode, sim, a teoria da queda estar certa.

Luis: qualquer teoria pode estar certa, minha querida, mas de nada nos vale saber se a certa é esta ou aquela! O que precisamos saber é, como dissemos acima, “como fazer” para viver bem e melhor.

Rosangela: ... é muito importante que não ultrapassemos o lugar onde estamos destinados a nos desenvolver. Seria pular etapas.

Luis: minha jovem, e o que é para vc “ultrapassar” isso? E, se não devemos ultrapassar, onde está a indicação do limite entre o que devemos e o que não devemos fazer para não ultrapassar o lugar destinado ao nosso desenvolvimento, entre uma etapa e outra?

Rosangela: Então devemos ter cuidado para não nos afastarmos tanto da nossa REALIDADE...

Luis: e o que é, para vc, a nossa “realidade”? E onde está o que nos mostre que estamos nos afastando dela? Existe isso, minha jovem, algo que nos mostre que estamos nos afastando de nossa Realidade?!!

Terminando: minha jovem amiga, vc nem mesmo tentou responder aquela simples pergunta que lhe fiz: “se vc possui livre-arbítrio, porq é que vc escolheu tantas vezes, e ainda continua escolhendo fazer coisas erradas, se pode sempre escolher fazê-las acertadas?”.

.

Rosangela,

Muito interessante o link que vc indicou. Tem algo a ver com nossa conversa? Qto a ele, muitos animais fazem a mesma coisa; acabam de sair do ventre da mãe e, meio sem equilíbrio, caminham...

...

Claro que tem a ver Luis. Eu não te falei que o meu primeiro filho foi afastado de mim e quando o trouxeram eu que tive que direcioná-lo ao seio? E aconteceu diferente com o segundo que eu pedi para colocar perto de mim, mesmo antes do banho e este procurou, por ele mesmo o seio? É isto que acontece conosco...Será que não tínhamos mais condições de fazer como os animais e sair caminhando logo em seguida? Será que esta super proteção de as mamães tem com seus filhos não os deixam preguiçosos? Será que a alimentação, o estilo de vida (pois algumas se comportam como se gravidez fosse doença) não atrapalham no desenvolvimento do bebê? Pois se caminhássemos mais, ao invés de dirigir carro, poderíamos ter mais qualidade de vida. Estamos fugindo da nossa Natureza ao dormirmos alta horas da noite. Algumas pessoas trocam o dia pela noite...Talvez não no teu caso que já está aos 90 anos. Mas a maioria dos idosos estão se mantendo com 5, 7, 9 tipos de remédios depois dos 70....E muito em estado de depressão. Sem contar com os jovens também. Pelo estilo de vida fora da sua Natureza....
luis conforti junior disse:

Rosangela,

Muito interessante o link que vc indicou. Tem algo a ver com nossa conversa? Qto a ele, muitos animais fazem a mesma coisa; acabam de sair do ventre da mãe e, meio sem equilíbrio, caminham...

...

Rosangela

Não há nada a estranhar, pois tudo isso é próprio da natureza dos homens.

Responder à discussão

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Marco Antonio Vasconcelos Weber e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
3 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/fge3QrRX4W
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Ori Pombal Franco compartilhou o evento de Carlos Pretti - SCEE em Google +1
12 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “Cartas Consoladoras de Fátima”, com Fernando Ben ao vivo na RAE de Carlos Pretti - SCEE
12 horas atrás
Ori Pombal Franco compartilhou o vídeo de Carlos Pretti - SCEE em Google +1
12 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
12 horas atrás
Ana Lucia de Abreu Torres curtiram o perfil de Nadia Rosangela
12 horas atrás
Ori Pombal Franco compartilhou o post do blog de Antonio Carlos Navarro em Google +1
14 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog Em busca da Salvação de Antonio Carlos Navarro
14 horas atrás
Feeak Minas postou vídeos
14 horas atrás
Vem ouvir o meu novo áudio: Estudo (41) Cartas de Paulo - Como se libertar https://t.co/Ou3OQtbVjI on #SoundCloud
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/0I47VFpbmj] Triunfo Pessoal - 8.1- Perturbações Somatoformes e
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Helena Padilha de Meneses curtiu o vídeo de Feeak Minas
15 horas atrás
Helena Padilha de Meneses curtiu o vídeo de Feeak Minas
15 horas atrás
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/DuaO3bvXcC
Twitter15 horas atrás · Responder · Retweet
Celina Sobral postou um vídeo

Dualidade - A vida agitada nas grandes cidades - José Augusto Pinheiro

A apresentadora Celina Sobral recebe o jornalista José Augusto Pinheiro para falar dos benefícios para nosso corpo físico e espiritual de nos manter-nos calm...
15 horas atrás
The Spiritist Psychological Soci postou um vídeo
15 horas atrás
ROBERTO JOSÉ DAMASCENO postou um vídeo

VÁLMIA FERRARI - " CARIDADE MATERIAL E CARIDADE MORAL " - 18/06//2017 - Irmão Tomé - Vitória/ES

Palestra de VÁLMIA FERRARI, em 18/06/2017, na Sociedade de Estudos Espíritas Irmão Tomé. em Vitória/ES.
15 horas atrás
"Em busca da Salvação" A busca pela salvação, em se tratando de religião, é um anseio natural que a natureza humana… https://t.co/o3OzmOsALN
Twitter15 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por Antonio Carlos Navarro
15 horas atrás

Regras de uso e de publicação

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço