REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Quando indagado sobre sua religião, o que você responde? O que você considera seja o Espiritismo?

Esse tópico tem por finalidade arrecadar as opiniões daqueles simpatizantes e estudiosos da doutrina Espírita sobre esta questão tão discutida dentro da sua comunidade.

Exibições: 4835

Responder esta

Respostas a este tópico

Verdade, o preconceito vai existir independente do adjetivo. Quem aceita a religião vai entender e respeitar como espirita independente de kardecista, umbanda ou racionalismo. Quem não aceita vai pensar que é o demônio ou bruxaria de qualquer forma.

Adão de Araujo disse:

O Espiritismo codificado por Allan Kardec não necessita de adjetivação. "Espiritismo Kardecista", "Espiritismo de mesa branca", "Espiritismo Racionalista", etc, são invencionices desnecessárias e até de mau gosto. O Espiritismo é simplesmente ESPIRITISMO e ponto! Muita paz.

Oi Alice, se todos os efeitos têm suas causas, qual é a causa da haver tantos homens que são preconceituosos? E não sendo todos preconceituosos, porq é que uns são e outros não, se, no princípio, todos somos perfeitamente iguais?? 

Bom eu não estudei a fundo este assunto, mas em geral os defeitos de caráter (ao menos defeitos aos olhos humanos) tem a ver com atraso espiritual. O preconceito vem muito do apego natural da mente as próprias ideias (me lembro de alguma coisa, mas não estudei muito a psicologia). Não sei dizer se são todos preconceituosos (se todos tem algum resquício de preconceito) apenas que a quantidade parece maior em uns do que em outros.

luis conforti junior disse:

Oi Alice, se todos os efeitos têm suas causas, qual é a causa da haver tantos homens que são preconceituosos? E não sendo todos preconceituosos, porq é que uns são e outros não, se, no princípio, todos somos perfeitamente iguais?? 

Alice,

Pois é, minha querida, é exatamente a isso que se refere minha pergunta: porq uns são atrasados espiritualmente e outros não, se, como vc, sendo espírita, sabe, Deus a todos criou perfeitamente iguais?

Fomos criados iguais mas nos tornamos diferentes. O princípio inteligente nasce em algum ponto da evolução e se transforma em espírito a partir dos animais. Não é um consenso já que poderia se dizer que o espírito já nasce humano, mas isso não muda o fato que nascemos de forma muito próxima aos animais, o tempo na terra de cada espírito não é o mesmo e nem o tempo de aprendizado de todos os espíritos é o mesmo. Então alguns estão atrás simplesmente porque são espíritos mais novos, outros porque demoram mais a aprender. Eu observo muitas vezes o que chamamos de defeito é muito mais reflexo daquilo que funcionava no reino animal, com a dádiva do livre arbítrio é que nos tornamos responsáveis por tais recursos e o bom ou mau uso destes.

luis conforti junior disse:

Alice,

Pois é, minha querida, é exatamente a isso que se refere minha pergunta: porq uns são atrasados espiritualmente e outros não, se, como vc, sendo espírita, sabe, Deus a todos criou perfeitamente iguais?

Alice, 

Minha querida, vc, sendo espírita, deve saber que todos os efeitos têm suas causas; por isso perguntei: se Deus nos cria todos perfeitamente iguais, qual é a causa de nos tornarmos tão desiguais?

Quem não souber essa resposta, ou não souber porq uns são bons e outros maus, não pode estar entendendo a doutrina, já que na doutrina, como na vida, tudo gira em torno do bem e do mal!

Assim, como este é um fórum de estudos, convido vc a raciocinar sobre o que vc mesma escreveu,  para ter ”, como a doutrina aconselha, aquela "fé-raciocinada", para entendê-la melhor:

- se somos criados perfeitamente iguais, porq nos tornamos tão gigantescamente desiguais, uns seguindo o caminho do amor e da felicidade, e outros, o caminho da falta de amor e das mais extremas infelicidades?

- O que é que destrói aquela perfeita igualdade inicial?

- E porq, sem considerar o tempo na Terra, o tempo de criação, porq é que o aprendizado de todos os espíritos não é o mesmo? Porq uns demoram mais para aprender?

- E porq, mesmo tendo o livre-arbítrio, escolhemos fazer o mal, se podemos sempre escolher fazer o bem?

.

Eu falo que sou ESPÍRITA, muitas pessoas ficam com o pé atrás mas explico que sou ESPÍRITA decodificado pelo Alan Kardec ou como as pessoas preferem chamar a nossa religião Kardecista.

As pessoas me perguntam pq eu acredito nisso, eu falo que no livro dos espírito tira muita dúvida e outra coisa, faço pergunta do sim e do não, explico melhor.
Eu pergunto p/ a pessoa quem é DEUS, ele responde aquilo que já sabemos, então começo a fazer várias perguntas, como um nasce pobre e outro nasce rico, pq um nasce aleijado e outro nasce normal, pq um nasce com saúde e outro sem saúde e por aí afora, são várias perguntas, depois na pergunta final faço a pergunta se DEUS é nosso PAI, pq ele permite que aconteça essas coisas ruins com o seu filho? Depois faço a pergunta vc não gostaria tudo de bom para os seus filhos igualmente ou prefere que seja diferente ? A pessoa me responde que quer tudo de bom para os seus filhos igualmente então eu faço a pergunta final se DEUS é nosso PAI pq ele permite que isso aconteça entre os seus filhos?

Eu falo isso para a pessoa corretamente sobre o ESPIRITISMO

Respondo:  SOU ESPÍRITA.  Daí fico esperando a próxima pergunta: De mesa branca, né?

Se eu estiver sem tempo respondo: Sou sou Kardecista. A mesa é madeira, portanto, marrom.  

Se eu estiver com tempo respondo: Sou espírita, não sou do candomblé. O termo espírita foi cunhado por Kardec e não deve ser usado para denominar nenhuma outra religião. Daí discorro sobre o que já aprendi, que é pouco, mas serve para tirar algumas dúvidas.

Minha querida Giavanice,

A pergunta que eu lhe faria não é essa, mas esta: porq vc optou pelo espiritismo? Porq não segue uma outra doutrina religiosa?

Querido Luiz , bom dia,

Conheci o espiritismo aos 8 anos de idade, ía para as aulinhas de evangelização infantil na FEP, em PE, com minha tia e minhas primas.  Agradeço a ela muuuito por isto. 

Ainda criança, minha outra tia tentou me levar para o catolicismo, fui a procissões, à missa. A repetição de trechos decorados, o senta levanta na missa, para mim tudo isso não tinha lógica, não fazia sentido algum para mim. 

Fiz o ensino fundamental numa escola católica. Nas aulas de religião estudei apenas o catolicismo. 

Apesar de muita influência católica, apenas quando estava nas salas de evangelização infantil e de jovens, nos centros espíritas, é que me sentia entusiasmada, interessada.

Conheço muitas pessoas protestantes, de diversas denominações, e já fui a alguns cultos como convidada.  Observei que eles falam mais no diabo do que em Deus. Ao inquirir sobre as injustiças sociais, ou não têm resposta ou  repetem a frase: Deus é quem sabe. 

Passei um tempo afastada do espiritismo, a vida direcionou minha atenção para outros assuntos.

Quando voltei me senti em casa.  

Minha sede de conhecimento e as respostas que no espiritismo encontro me faz permanecer. 

Agora com a internet é tudo de bom!  

Givanice,

É exatamente como vc disse; assim, vc pode perceber que escolheu seguir o espiritismo exatamente porq a "vida" lhe mostrou que comparado a essas outras duas ou três religiões, a doutrina espírita é a melhor. E, agora, como podemos saber se vc escolheu mesmo a religião certa, a melhor, pois vc não estudou outras religiões e não sabe se comparado às outras religiões do mundo, como o budismo, o islamismo, judaísmo, hinduísmo/bramanismo, que são as mais importantes, é o espiritismos a melhor?

Espiritismo kardecistas, dá a entender que a doutrina é ou foi de Kardec. A doutrina, é dos Espíritos ou de Kardec? Que diz o codificador a respeito, ele designa a mesma como sendo de Kardec? Sabemos que o codificador resolveu adotar o pseudônimo Kardec, talvez para não influenciar com o seu nome aqueles que resolveram estudar a Doutrina. Então, KARDECISTA OU APENAS ESPÍRITA? Isto sem falar que aquele que foi batizado com o nome Allan Kardec viveu alguns séculos antes da vinda do Cristo, como Jesus, que em sua trajetória teve outras encarnações. Certo que o Espírito Zéfiro o reconheceu da época em que como sacerdote tinha esse nome, mas, não tinha esse nome de batismo o codificador. 

Responder à discussão

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/CNyK0hEj82º O que é o Espiritismo? "Padre x Kardec" Parte III com Allê
Twitter12 minutos atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfilFernanda Figueiredo Ferreira, marise teles de oliveira, Elizangela Abreu e mais 4 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
13 minutos atrás
Denilson Ferrara curtiram o evento "O Bem que se faz, anula o mal que se fez", com Denilson Ferrara ao vivo pela Rede Amigo Espírita de Carlos Pretti - SCEE
3 horas atrás
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/O6KQ8SRUPT
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
O evento de Carlos Pretti - SCEE foi destacado
Miniatura

"O Bem que se faz, anula o mal que se fez", com Denilson Ferrara ao vivo pela Rede Amigo Espírita em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

24 setembro 2017 de 9 a 10:15
5 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

"O Bem que se faz, anula o mal que se fez", com Denilson Ferrara ao vivo pela Rede Amigo Espírita em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

24 setembro 2017 de 9 a 10:15
6 horas atrás
Casa de Jaco - Lar do idoso compartilhou o post do blog deles em Facebook
15 horas atrás
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/NNCvalwwzV
Twitter16 horas atrás · Responder · Retweet
Celina Sobral e Mônica Cristina Silva agora são amigos
16 horas atrás
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/8KRZDVc66p
Twitter17 horas atrás · Responder · Retweet
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/Mle67PUP9o
Twitter18 horas atrás · Responder · Retweet
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/u6ZM1FQURe
Twitter18 horas atrás · Responder · Retweet
Ricardo Onishi agora é amigo de Rosangela Araujo Pereira e Débora Susana
19 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
20 horas atrás
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
22 horas atrás
Rosangela Araujo Pereira respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
ontem
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/CJUD8nAbyM expulsos do templo - Evangelho na Rede com Elisabete
Twitterontem · Responder · Retweet
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
ontem
ontem
"HEREDITARIEDADE e REENCARNAÇÃO, qual a relação ?" : https://t.co/HJ2Ew46f0O
Twitterontem · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço