Quando indagado sobre sua religião, o que você responde? O que você considera seja o Espiritismo?

Esse tópico tem por finalidade arrecadar as opiniões daqueles simpatizantes e estudiosos da doutrina Espírita sobre esta questão tão discutida dentro da sua comunidade.

Exibições: 5330

Responder esta

Respostas a este tópico

DIGO SOU ESPIRITA KARDECISTA, AI PORQUE KARDECISTA PARA Q N FAÇAM CONFUSÃO COM OUTRAS VISÕES ESPIRITUALISTA QUE MUITOS AINDA FAZEM CONFUSÃO, MAS SOU ESPIRITA OU ESPIRITISTA.

Considerando que Espiritismo é uma filosofia, não posso dizer que seja a minha religião. Mas sou simpatizante da Filosofia, que estuda os fenômenos que ocorrem entre o espírito e a matéria, a começar por mim mesma, as reações que ocorrem entre minha alma e meu corpo e vice-versa. É muito interessante....Eu gosto muito de saber sobre o assunto.

Quando um evangélico me pergunta digo que sou cristã espírita, porque eles se acham "a última bolacha do pacote", ou seja, só eles são cristãos, só eles se salvam, para aceitar Jesus tem de ir numa igreja evangélica, só eles são o "povo de Deus".Isso para mim se chama prepotência, arrogância. Então, eu não digo espírita cristã, mas sim cristã espírita, para que eles percebam que não são os únicos cristãos, mas que espíritas e católicos também o são, inclusive os umbandistas que representam o orixá Oxalá na figura de Jesus.

Orleide  querida, adorei tua franqueza. De fato essa turma se julga a "última bolacha do pacote".

Acontece que tem um probleminha: eles se consideram cristãos porque acreditam na Ressurreição da Carne, na Virgindade de Maria antes e depois do parto, eles acreditam no fogo do Inferno, no Diabo e nas Penas Eternas, eles não acreditam na Reencarnação, eles condenam a Mediunidade, eles tem SAcerdotes, Bispos, Pastores e rituais. Tudo isso é ser cristão na atualidade. Então eles estão certos em não querer que nós espíritas sejamos cristãos.

Pense nisso, depois me responda. Um grande beijo no seu coração.

Orleide Felix de Matos disse:

Quando um evangélico me pergunta digo que sou cristã espírita, porque eles se acham "a última bolacha do pacote", ou seja, só eles são cristãos, só eles se salvam, para aceitar Jesus tem de ir numa igreja evangélica, só eles são o "povo de Deus".Isso para mim se chama prepotência, arrogância. Então, eu não digo espírita cristã, mas sim cristã espírita, para que eles percebam que não são os únicos cristãos, mas que espíritas e católicos também o são, inclusive os umbandistas que representam o orixá Oxalá na figura de Jesus.

eu respondo muito simples!! sou espirita !!! pq muitas vezes estou em algum lugar e vem alguem.ponto de onibus,na fila de banco ,enfim em lugares que se está esperando algo e vem alguem e começa á conversar e e dizer problemas e contar coisas que vc nem imagina sem mais nem menos.derepente estamos diante de uma pessoa com dificuldades e nessa hora eu ouço e peço ajuda pra ter uma palavra pra essa pessoa que todas as vezes consegui. ao termino a pessoa pergunta se sou evangelico e eu de pronto respondo, sou espirita muitas sorriem e vão embora outras viram as costas mas no meu intimo fico feliz pq aprendi mais um pouco e quero aprender mais e mais .

paz e força

Adão, você está certo em sua visão. Considerando-se assim, eles realmente são os maiores cristãos, mas infelizmente tantos(incluindo muitos espíritas) não o mostram nas atitudes. Já trabalhei com uma pessoa evangélica que recebendo um convite de casamento de uma pessoa de sua família que se casaria numa igreja católica disse "eu não ponho meus pés numa igreja católica".Então, eu pensei:"e se considera salva!"já que os evangélicos se consideram todos salvos.

Eu pareço uma ilha: estou rodeada de evangélicos por todos os lados no meu trabalho: funcionários e pacientes que atendo.

Bem, é melhor parar, porque daqui a pouco as pessoas que lerem minhas palavras vão me censurar, mas como dizia "Seu Bicalho" da Escolinha do Professor Raimundo: "mas dei o meu recado".

Mas e o Evangelho, segundo o Espiritismo?

Marlei Brock disse:

Considerando que Espiritismo é uma filosofia, não posso dizer que seja a minha religião. Mas sou simpatizante da Filosofia, que estuda os fenômenos que ocorrem entre o espírito e a matéria, a começar por mim mesma, as reações que ocorrem entre minha alma e meu corpo e vice-versa. É muito interessante....Eu gosto muito de saber sobre o assunto.

O Evangelho Segundo o Espiritismo é um estudo dos ensinos de Jesus. E Jesus não fundou nenhuma religião. Portanto...

Jandyra Helena disse:
Mas e o Evangelho, segundo o Espiritismo?

Marlei Brock disse:

SOU SIMPATIZANTE DO ESPIRITISMO.PARA RESPONDER QUE SOU ESPIRÍTA TENHO QUE ESTUDAR , ENTENDER  E PRATICAR MUITO BEM A DOUTRINA ESPIRÍTA,

Jesus nao tinha religiao e Deus ama a todos sem distincao.

Atualmente eu sou espirita, estudo e tento praticar os ensinamentos de Jesus.

Vai saber o que eu ja fui antes, portanto...

Cada um, em sua propria maneira de ver o cristianismo, vai subindo a escada.

Eh como a matematica, se perguntar quanto eh 5 x 100, alguns vao ter que colocar no papel pra resolver, outros vao fazer de cabeca e outros irao demorar muito pra acertar, mas o resultado ja existe, e eh um so. E a matematica sera sempre a mesma. (Li isto em algum lugar, acho que Ramatis).

Que bom se todos vissem dessa maneira...

Abs.

Jandyra, o meu conceito sobre o espiritismo, resumindo em uma frase é o seguinte: O espiritismo veio  nos trazer o conhecimento da lei universal, nos esclarecendo (dentre muitas outras coisas) que o unico caminho para a nossa  evolução, é o da reforma intima. Um abraço... Ani

Pode ser que na época de Allan Kardec, no início de seus estudos, não houvesse ritos, nem cultos, nem templos, mas não se pode dizer o mesmo agora. Temos os centros espíritas, onde nos encontramos para estudar a doutrina, em dias precisos, com um ritual próprio, oração de abertura, solicitação de amparo do plano espiritual, com água fluida, posição corporal pré-disposta a receber bons fluidos. Temos Federações locais e Nacionais que orientam a conduta desses centros, quanto às leituras aceitas, quanto a conduta espírita esperada dos seus membros, etc., etc.,. Estou errada?

Pode não ocorrer a estrutura das outras religiões quanto à hierarquia rígida e quanto aos dogmas, mas de sã consciência não podemos negar que existem ritos sim, bem menos rígidos, mas existem e, de certa forma, mas veladamente, uma hierarquia que controla em nome do não desvio da Doutrina.Penso que não podemos mais fazer esses tipos de afirmações.

Edmilson Grabski disse:

Eu sou Espírita, sigo a religião codificada por Alan Kardec que veio cumprir a promessa de Jesus o Cristo, através dos espíritos superiores, por intermédio dos médiuns; trazendo-nos a 3ª Revelação.conforme consta no Evangelho:

3. Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vosenviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: -  O Espírito deVerdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o nãoconhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. -Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito. (S. JOÃO, cap.XIV, vv. 15 a 17 e 26.)

O [...] Espiritismo repousa sobre as bases fundamentais da religião e respeita todas as crenças; [...] um de seus efeitos é incutir sentimentos religiosos nos que os não possuem, fortalecê-los nos que os tenham vacilantes. Allan Kardec: O livro dos médiuns – Primeira parte. Cap. 3, item 24.

O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos, como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai ter às bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma e a vida futura. Mas, não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos, nenhum tomou, nem recebeu o título de sacerdote ou de sumo-sacerdote. Allan Kardec: Obras póstumas – Ligeira resposta aos detratores do espiritismo.

No sentido filosófico, o Espiritismo é uma religião, e nós nos vangloriamos por isto, porque é a Doutrina que funda os vínculos da fraternidade e da comunhão de pensamentos, não sobre uma simples convenção, mas sobre bases mais sólidas: as próprias leis da natureza. Allan Kardec: Revista espírita. Dezembro de 1868 – discurso de abertura pelo senhor Allan Kardec.

Fé inabalável só o é a que pode encarar frente afrente a razão, em todas as épocas da Humanidade. Evangelho Segundo o Espiritismo.

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/AE0jxn53oa
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Margarida Maria Madruga e MILTON RAMOS LAMIM agora são amigos
1 hora atrás
Lucas Prado de Carvalho agora é amigo de Carlos Pretti - SCEE e Raimundo Nonato Soares
2 horas atrás
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/TomjHbP1Iz
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/qv9m32VyZi
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/wBQqQauG9r
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/fwdWyucUSS
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de José Carlos de Carvalho
4 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de RAINES C DE ALMEIDA
4 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Lucas Prado de Carvalho
4 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Iara da Silva Brandão
4 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Marcelo Henrique Sampaio Brito
4 horas atrás
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/THwLBVpnDa
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/6FCd7FcpAz
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Xandy Ribeiro curtiu a postagem no blog Um “médium curador” [não espírita] e o rebuliço na mídia global (Jorge Hessen) de os pae
6 horas atrás
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/zdl21zZulR Musical: "O Sermão da Montanha" com Fernando Arrobas
Twitter9 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

Badge

Carregando...

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço