"E a outro disse Jesus: Segue-me. E ele lhe disse: Senhor, permite-me que vá eu primeiro enterrar meu pai. E Jesus lhe respondeu: Deixa que os mortos enterrem os seus mortos, e tu vai e anuncia o Reino de Deus. (Lucas, IX: 59-60)."

No Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 23, itens 7 e 8 Kardec explica de maneira fácil o que isso poderia significar dizendo que a verdadeira vida é a vida espiritual e não a material dando à entender que quem vive na matéria está morto. Também Emmanuel no livro Fonte Viva capítulo 143 nos traz outras explicações sobre o ensinamento dizendo que: "O cadáver é carne sem vida, enquanto que um morto é alguém que se ausenta da vida".

De qualquer maneira, parece mesmo que estamos mortos, pois ainda estamos presos à matéria. Portanto, seríamos nós os mortos que enterram os seus mortos, lembrando que, ainda que "vivendo" numa colônia espiritual, ou extra-física, não estaremos na vida espiritual, pois que nesse plano ainda é matéria, mesmo que em outra dimensão. Somente viveremos a vida espiritual real, quando nos libertarmos de toda a matéria que nos envolve e nos tornamos puros espíritos. Então somos nós, os mortos que enterram os seus mortos, porque, paradoxalmente, estamos vivendo a morte, a morte do espírito na matéria.

Exibições: 7278

Responder esta

Respostas a este tópico

Para deixar mais claro: Os mortos da parábola, somos todos, absolutamente todos nós, habitantes da dimensão material.

Não penso dessa forma, a não ser que vc esteja falando a nível matéria e não de alma, aquele que se alimenta e crê estará vivo.  

Não é uma questão psicológica ou de fé o fato de estar vivo ou não. Se considerarmos a matéria como sendo o oposto do do espírito, ou seja, o inverso, então sim, estamos mortos. Mortos na matéria. Jesus sabia disso e nos revelou isso em seu evangelho, como por exemplo:  "Se queres ( … ) entrar na vida, guarda os mandamentos" Mateus 19:17.

Mas o que é isso? Então ainda não estamos na vida? Não, não estamos na vida. O objetivo final da evolução é a depuração total do espírito, ou a sua total desmaterialização até nos tornarmos espíritos puros, sem nenhum resquício de matéria.

Marco: por isso que disse se vc está falando de matéria na minha última resposta.

Ref resp de Marco Túlio Ferreira Silva 

Marco disse: Para deixar mais claro: Os mortos da parábola, somos todos, absolutamente todos nós, habitantes da dimensão material.

Luis: segundo o amigo Marco, que, me perdoe, mas infelizmente ainda não percebeu o quanto Ubaldi "pisou na bola" e escorregou, somos todos mortos devido a termos escolhidos ser mortos, isto é, estamos todos nós habitando a dimensão material cheia de misérias, tragédias, desgraças e toda sorte de males doenças, angústias, dores e lágrimas e sofrimentos etc, devido a que, de um modo absurdo e incompreensível, pois qdo fizemos essa escolha éramos perfeitos, escolhemos criar esta dimensão maligna para nós mesmos, para nela vivermos e para satisfaz os nossos desejos, desejos próprios de masoquistas e sádicos, de sofrer desesperadamente, insuportavelmente, os sofrimentos, as incoerências próprias, inerentes a esta dimensão material.

Segundo Ubaldi, nós todos, conscientemente, de livre e espontânea vontade, e sem sermos dementados, mas ao contrário, mesmo sendo perfeitos sábios e perfeitamente lúcidos, usamos nosso livre-arbítrio para exatamente escolhemos sofrer desesperadamente!!!

Quem puder ver alguma sabedoria nisso, alguma lógica, alguma coerência, alguma lucidez, que "levante a mão" e se manifeste!

.

Luis,

Como você continua demonstrando não ter conhecimento da obra de Ubaldi, principalmente no que diz respeito à queda, vou tentar esclarecer os pontos:

1 - Ubaldi não pisou na bola e escorregou, como você disse acima, mas, como livre pensador que era, obteve uma visão interior e a apresentou ao mundo através de seus livros. Visão, que diga-se de passagem, não é fácil de ser compreendida rapidamente sem um mínimo de esforço;

2 - Quando fizemos a escolha não foi com o intuito de sofrer desesperadamente como você disse acima, mas com a intenção de sermos felizes do nosso jeito, ou seja, através do egoísmo, pelo exagero do egocentrismo, criando as nossas próprias leis negando-nos a nos coordenar na ordem do Sistema perfeito criado por Deus, Sistema que é fundamentado nos três principais pilares: Amor, Egocentrismo e Liberdade. É claro que Deus permitiu a escolha contrária pois não era, não é e não será o Seu método usar a coerção para aderirmos à sua oferta. A mínima coerção já violaria o princípio da Liberdade. 

3 - Evidentemente que ao fazermos a "escolha errada" não poderíamos saber as consequências por um motivo muito simples: da mesma maneira que qualquer coerção violaria o princípio da liberdade, qualquer interesse egoísta, o mínimo que fosse, violaria o princípio do Amor. Se soubéssemos de antemão as consequências poderíamos optar pelo Sistema não por iniciativa de amor ao Pai, mas por não querermos sofrer as consequências que hoje estamos sofrendo, ou seja pelo interesse, pelo cálculo. Mas nem todos fizeram essa escolha, muitos aceitaram o convite do Pai sem cogitar pela outra opção. Segundo o apocalipse, apenas um terço do infinito sofreu a queda.

4 - Ser perfeito e sábio não significa ser robótico e autômato. Não é porque o ser era perfeito que ela deveria, de maneira coerciva, optar pelo Sistema, ou pelo "certo".Era perfeito para a função à qual foi criado mas se ele não tivesse vontade própria o princípio do Egocentrismo seria violado e o ser seria uma máquina.

Marco - Tudo se resume em vontade própria, não somos marionetes numa cidade de formigas.

Não Cristina. Não é apenas uma questão de ter vontade própria. Estamos falando de por que é assim?!!!! Mas me parece que você ainda não compreendeu a profundidade da questão. Quando Jesus fala em entrar na vida é porque nós ainda estamos fora dela. O espírito, aqui nessa dimensão, está morto na matéria, ou para ficar mais claro, a matéria é o espirito morto, e a evolução é o caminho de retorno ao reino do espírito, inclusive para a própria matéria, que em última análise é apenas espírito invertido.

Ué, não estou dizendo da frase do tópico estou dizendo da sua última colocação, estou dizendo do seu último post, quem não entendeu foi vc ;)

4 - Ser perfeito e sábio não significa ser robótico e autômato. Não é porque o ser era perfeito que ela deveria, de maneira coerciva, optar pelo Sistema, ou pelo "certo".Era perfeito para a função à qual foi criado mas se ele não tivesse vontade própria o princípio do Egocentrismo seria violado e o ser seria uma máquina.

Então me explica melhor, por favor.

Marco estou me referindo ao seu último comentário, apenas concordei. Vcs escrevem tão didaticamente tão literalmente que um fica copiando o que o outro escreveu, que daqui a pouco ninguém mais entende nada. Se colocassem os pontos de vista de uma forma mais natural facilitaria para todo mundo o entendimento e talvez até outras pessoas participassem dos fóruns. De uma coisa tão simples, vira uma coisa tão complicada e complexa sem necessidade. Um pouco mais de simplicidade. É como os livros de André Luiz tem que gostar para ler, tem pessoas que simplesmente não conseguem eu gosto mas sei de pessoas que não passam do primeiro parágrafo. Parece disputa de professor de português. 

Ok Cristina, obrigado pela explicação. Vou tentar ser mais simples.

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

Wellington Balbo – Salvador BA

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

Marcelo Henrique – Florianópolis SC

Wellington Balbo – Salvador BA

O Espiritismo nos fornece uma visão bem legal da…

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

Há, para uma boa parcela de gente, até para aqueles que conhecem um pouco mais os Espíritos e a sua natureza, uma espécie de medo do que eles – os Espíritos – podem fazer…

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Últimas atividades

Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NA VISÃO ESPÍRITA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
20 minutos atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Finanças e aflições – os boletos vencem… – Orson Peter Carrara de PATRIZIA GARDONA
32 minutos atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Direta ou Indiretamente de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
39 minutos atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Direta ou Indiretamente de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
39 minutos atrás
Lucival Silva curtiram a discussão MÚSICA PARA RELAXAR de Margarida Maria Madruga
17 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog É Admissível o Aborto em caso de Estupro? de PATRIZIA GARDONA
"Legalização do aborto “o mais rápido possível” O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, disse que pretende fazer “sair o mais rápido possível” a…"
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Os Cinco Pilares da Doutrina Espírita de PATRIZIA GARDONA
domingo
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Talismãs e Amuletos, e o que kardec diz sobre a força desses objetos? de PATRIZIA GARDONA
domingo
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
domingo
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
domingo
os pae postou um evento

CONVITE AOS AMIGOS DO PAE-TAGUATINGA-DF em QNM 40 ÁREA ESPECIAL NUMERO 2

16 novembro 2019 de 18 a 19
domingo
Angela Smanio curtiram o perfil de Adriano Moraes
sábado
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Cesar Fontes Gerhard