REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Bem pessoa,

Este é o meu primeiro post. A questão 124 ,acima proposta, sempre foi difícil pra mim por se tornar um paradoxo no meu entendimento. Ei-la : 

"124. Pois que há Espíritos que desde o princípio seguem o caminho do bem absoluto e outros o do mal absoluto, deve haver, sem dúvida, gradações entre esses dois extremos. Não?

“Sim, certamente, e os que se acham nos graus intermediários constituem a maioria.”

Então, que princípio é este? Antes da evolução ou depois da evolução? 

Na questão 122, os espíritos dizem que só teremos livre-arbítrio após adquirirmos consciência de nós mesmos para que a escolha seja livre, e então, muitos escolheram o caminho do mal absoluto e outros o do bem absoluto conforme a 124.

Da maneira que está, dá a entender que na origem, antes de entrar na linha da evolução, o espírito adquire consciência de si mesmo e toma uma decisão influenciada por outros, que também já decidiram antes, e esta influência externa é de onde vem a causa da sua queda. 

Portanto, a pergunta que fica é esta:Será possível adquirir consciência de si mesmo sem passar pela linha da evolução? Por favor, não me venha falar que o espírito passa pelo mineral, vegetal e animal para depois chegar no homem e finalmente poder decidir, pois que, neste caso, já não estaríamos falando da origem e sim processo evolutivo.

Exibições: 5416

Responder esta

Respostas a este tópico

Sim somos responsáveis pelas ilusões do ego pois o egoísmo é fruto da nossa entrega ao ego.

Concordo. Belo exemplo. E tem muitos outros exemplos...

Bem lembrado Tulio. Vamos falar de ego, ilusão e entrega?

Assim como o que difere o remédio do veneno é a quantidade. Tanto que muitas pessoas tentam e, algumas, conseguem o suicídio com o excesso de medicamentos. Assim como alguns dizem de uma taça de vinho por dia não ser prejudicial e que beber demais pode surgir cirrose. Além como dos transtornos de ordem de comportamento que pode resultar em acidentes de transito etc, etc...A entrega tem que ser muito bem avaliada. Se Deus nos deu o livre arbítrio significa que temos que manter a consciência ativa. E é por isto que sempre questionei a mediunidade inconsciente. Como deixar com que os espíritos se manifestem em nós sem que tenhamos a consciência do que está acontecendo? Este sempre foi a minha preocupação no momento dos trabalhos mediúnicos. E, talvez por eu nunca ter perdido a consciência em nenhum momento em que a exerci, talvez nem acredite que ela aconteça. Sou um pouco que nem São Tomé. Ver pra crer. Sentir para entender certas coisas... Por isto eu não me entrego. Assim como não conseguia acreditar nos médicos. Porém, no momento em que tive que enfrentar uma cirurgia grande, esta fé se reacendeu e me entreguei, completamente ao tratamento que, graças a Deus, a dedicação dos médicos e enfermeira, o carinho e amor da minha família e amigos e muita oração à Deus e espiritualidade, foi muito bem sucedida. E o que me fez não acreditar nos médicos? As informações que recebi de muita gente dizendo que eles, também erram na cirurgia. De saber que alguns, até, usam medicamentos psicotrópicos. De saber que alguns, também bebem etc....E só acreditei que determinado médico iria estar sóbrio e tranquilo na cirurgia quando eu descobri sobre a sua idoneidade.
Então a entrega tem o momento certo e o motivo para que ela aconteça. Acredito que quando nos entregamos ao ego significa pensar somente em si. E isto está errado. Não devemos pensar somente em nos. Tão pouco somente no outro. E este equilíbrio é que devemos ter. Porém existem momentos em nossas vidas em que dependemos quase que completamente do outro. E quando eu estava com câncer foi este momento..
Eu não sei o que tu quis dizer com esta frase. "Sim somos responsáveis pela ilusão do ego poiso egoísmo é fruto da nossa entrega ao ego". Não sei em que situação te baseaste.Jesus falava por parábolas para que o povo compreendesse melhor. E as parábolas eram exemplos das situações que aconteciam na época com o povo daquela região. Tu colocas muito conceitos e afirmações nas tuas palavras. Já pensou na possibilidade de exemplificar? Fica mais fácil de ajudar alguém. Teu exemplo pode não ser o caso de alguns. Mas pode ser o caso de outros...Não sei o que procuras neste fórum...Não deve ser o Reino dos Céus. Eu procuro, entre tantos perguntas e argumentações respostas para as dificuldades do dia a dia. Pois o futuro. O Reino dos Céus, a Deus pertence...

Marco Túlio Ferreira Silva disse:

Sim somos responsáveis pelas ilusões do ego pois o egoísmo é fruto da nossa entrega ao ego.

Ora, ora. Vejam só!
Eu coloquei, no início da minha argumentação, belo exemplo. Mas tu não estava exemplificando nada. Estavas afirmando...Mas afirmando em cima de um exemplo. E,diante desta afirmação eu te respondo: As ilusões não são, somente do ego. Nos iludimos por vários motivos. Nos iludimos por altruísmo também, quando esquecemos de nós mesmos. O que seria um suicídio. Quem sabe tu tente contar uma historinha como Jesus contava para que eu, uma criança espiritual, entenda?

...

Isso também é uma ilusão ego.

O que é ilusão do ego? Eu falei tanta coisa

Isso também é uma ilusão ego.

A jovem Rosangela;

Todos os acontecimentos da vida, nos chegam através do ego (que Deus deu para cada um de nós e que é causador de todo sentimento de egoísmo do mundo), ego que os interpreta sempre a nosso favor, de modo parcial, portanto! Qdo estamos revestidos deste pesado e perturbador corpo carnal, nosso espírito se vê tolhido em relação às faculdades de espirito que ele é. Como a própria doutrina ensina, qdo na carne, o espírito fica "preso como que a um lodo visguento" que lhe tolhe a liberdade e os conhecimentos que possui, e só permite que vejamos os eventos do mundo como se os estivéssemos vendo através de um "vidro muito opaco"; devido a essas dificuldades, muitas vezes a vida é interpretada incorretamente e, devido a isso, agimos incorretamente; é a essas interpretações erradas, que do ego nos vem, fazendo-nos errar, que se dá o nome de "ilusões do ego"!

Acho que entendi. É o modo de interpretarmos que nos faz criar as ilusões? E as ilusões são criações do ego porque cada pessoa vive a sua própria realidade?

luis conforti junior disse:

A jovem Rosangela;

Todos os acontecimentos da vida, nos chegam através do ego (que Deus deu para cada um de nós e que é causador de todo sentimento de egoísmo do mundo), ego que os interpreta sempre a nosso favor, de modo parcial, portanto! Qdo estamos revestidos deste pesado e perturbador corpo carnal, nosso espírito se vê tolhido em relação às faculdades de espirito que ele é. Como a própria doutrina ensina, qdo na carne, o espírito fica "preso como que a um lodo visguento" que lhe tolhe a liberdade e os conhecimentos que possui, e só permite que vejamos os eventos do mundo como se os estivéssemos vendo através de um "vidro muito opaco"; devido a essas dificuldades, muitas vezes a vida é interpretada incorretamente e, devido a isso, agimos incorretamente; é a essas interpretações erradas, que do ego nos vem, fazendo-nos errar, que se dá o nome de "ilusões do ego"!

À Rosangela: 

As ilusões são criações do ego porq, qdo encarnados, vemos todos os acontecimentos da vida através da miopia do ego que é este o único obstáculo que existe entre nós e Deus. Removido esse obstáculo vamos poder dizer, como Jesus: "eu e o Pai somos um!".

.

Eu e o Pai somos um eu acredito que quer dizer...Eu e o Pai nos completamos...Será que não? Será que Deus não precisa de nós? Quem iria criar um paraíso para viver sozinho?

À Rosangela: 

As ilusões são criações do ego porq, qdo encarnados, vemos todos os acontecimentos da vida através da miopia do ego que é este o único obstáculo que existe entre nós e Deus. Removido esse obstáculo vamos poder dizer, como Jesus: "eu e o Pai somos um!".

.

À Rosangela: 

Minha querida, só existe "UM"; todas coisas, diversidades etc, são "UMA SÓ COISA", verdade que não conseguimos perceber porq estamos dentro deste pesado e perturbador corpo material que nos dá uma interpretação equivocada sobre a vida e nos enche a todos de ilusões (como a própria DE ensina).

Jesus, certamente, percebeu isso e pode dizer isso que ele disse; mas não foi só Jesus que afirmou que ele e o Pai são um; outros tb afirmaram. Como sábios buscadores de Deus disseram: "a doença da humanidade é ver dois onde só existe um!"; e os cientistas (Einstein, entre outros notáveis) que formularam a ciência mais bem arquitetada e mais avançada do mundo, e que dividiu a ciência dos homens em "antes" e "depois", afirmam "só existe uma mente (ou consciência universal, ou "eu"), e nós somos essa mente".

.

Vou além: Se existe o livre arbítrio é porque o mal de certa forma fora criado juntamente ao bem. E pergunto: Por que foi criado? Por que existe? Por que não deu livre arbítrio para escolher entre ser mais ou menos acelerado em praticar o bem? Se assim não o foi, posso entender que o primeiro ser criado influencia todos os outros? Aff...

Luis. Tua filosofia se parece com um livro que estou lendo sobre Homeopatia e energia...Fizemos parte de um todo. Tanto que tudo que fizermos aos nossos semelhantes e ao meio ambiente retorna a nós mesmos. E vem de encontro a o que Jesus disse "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei". https://www.youtube.com/watch?v=Fku_HFA3QaM

À Rosangela: 

Minha querida, só existe "UM"; todas coisas, diversidades etc, são "UMA SÓ COISA", verdade que não conseguimos perceber porq estamos dentro deste pesado e perturbador corpo material que nos dá uma interpretação equivocada sobre a vida e nos enche a todos de ilusões (como a própria DE ensina).

Jesus, certamente, percebeu isso e pode dizer isso que ele disse; mas não foi só Jesus que afirmou que ele e o Pai são um; outros tb afirmaram. Como sábios buscadores de Deus disseram: "a doença da humanidade é ver dois onde só existe um!"; e os cientistas (Einstein, entre outros notáveis) que formularam a ciência mais bem arquitetada e mais avançada do mundo, e que dividiu a ciência dos homens em "antes" e "depois", afirmam "só existe uma mente (ou consciência universal, ou "eu"), e nós somos essa mente".

.

Responder à discussão

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

ADRIANA VIEIRA MARTINS está participando do evento de Amigo Espírita
Miniatura

6º Congresso Espírita de Mato Grosso em Hotel Fazdeda Mato Grosso

17 agosto 2017 às 20 a 20 agosto 2017 às 14
2 horas atrás
Ícone do perfilsilvia maria pereira mulinary, Beth, MARCIO SENGIK FIALHO e mais 4 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
2 horas atrás
Antonio Carlos Navarro curtiu o vídeo de Amigo Espírita
2 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/vIDoChhg71
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Edilza de Castro Silva compartilhou o grupo de Ari Carrasco Silveira em Facebook
2 horas atrás
Edilza de Castro Silva curtiram o evento Reforma Intima de Ari Carrasco Silveira
2 horas atrás
Antonio Carlos Navarro curtiram a discussão Eu, espírito transformador (Por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
2 horas atrás
Maria Fernanda Franco A.Pessanha curtiram a discussão Eu, espírito transformador (Por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
3 horas atrás
cecy bragança curtiram a discussão Eu, espírito transformador (Por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
4 horas atrás
cecy bragança curtiram o evento “A contribuição de Kardec para o autoconhecimento”, cosme Cosme Massi de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás
cecy bragança curtiu o vídeo de Amigo Espírita
4 horas atrás
cecy bragança curtiu a postagem no blog Gestação frustrada de Antonio Carlos Navarro
4 horas atrás
cecy bragança curtiram o evento “As doze vozes que mudaram o Mundo” com Hélio Tinoco Reis ao vivo na Rede Amigo Espírita de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás
cecy bragança curtiu o vídeo de Amigo Espírita
4 horas atrás
Luiz Claudio C. Souza compartilhou a discussão de Amigo Espírita em Facebook
5 horas atrás
Anna Maria MMiranda curtiram a discussão Eu, espírito transformador (Por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
5 horas atrás
Maria Luiza Cezar Borges curtiram a discussão Eu, espírito transformador (Por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
5 horas atrás
tatyana barbosa valim entrou no grupo de Amigo Espírita
5 horas atrás
Luiz Claudio C. Souza curtiram a discussão Eu, espírito transformador (Por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
5 horas atrás
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
5 horas atrás

Regras de uso e de publicação

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço