Bem pessoa,

    Este é o meu primeiro post. A questão 124 ,acima proposta, sempre foi difícil pra mim por se tornar um paradoxo no meu entendimento. Ei-la : 

"124. Pois que há Espíritos que desde o princípio seguem o caminho do bem absoluto e outros o do mal absoluto, deve haver, sem dúvida, gradações entre esses dois extremos. Não?

“Sim, certamente, e os que se acham nos graus intermediários constituem a maioria.”

 Então, que princípio é este? Antes da evolução ou depois da evolução? 

Na questão 122, os espíritos dizem que só teremos livre-arbítrio após adquirirmos consciência de nós mesmos para que a escolha seja livre, e então, muitos escolheram o caminho do mal absoluto e outros o do bem absoluto conforme a 124.

Da maneira que está, dá a entender que na origem, antes de entrar na linha da evolução, o espírito adquire consciência de si mesmo e toma uma decisão influenciada por outros, que também já decidiram antes, e esta influência externa é de onde vem a causa da sua queda. 

Portanto, a pergunta que fica é esta:Será possível adquirir consciência de si mesmo sem passar pela linha da evolução? Por favor, não me venha falar que o espírito passa pelo mineral, vegetal e animal para depois chegar no homem e finalmente poder decidir, pois que, neste caso, já não estaríamos falando da origem e sim processo evolutivo.

Exibições: 6659

Responder esta

Respostas a este tópico

A quem puder responder, pergunto: toda a criação de humanos, todos os homens estão errados? Pois todos, sem exceção, sofrem!

Sim.

Bom dia...

Tenho um pouco de dificuldade para conceber uma fé raciocinada. Acredito que através da razão podemos confirmar ou não as nossas crenças, não fundamentar a nossa fé. Vejo a fé como algo mais sutil, como a mediunidade. Tenho imensa dificuldade em crer nos episódios das cadeiras girantes, mas sou profundamente tocado pelas palavras de Emmanuel, que muitas vezes me levam às lágrimas. Razão, fé e instinto talvez sejam expressões daquela energia divina para a qual ainda não tempos nome.

luis conforti junior disse:



Para Marco Túlio Ferreira Silva:

      Olá amigo, como, é evidente, devemos ter uma "fé raciocinada" e percebo q o amigo é um estudioso interessado em compreender a doutrina e, consequentemente, a vida, deixo para vc uma pergunta: e nisso tudo, onde está, ou qual é a causa dos sofrimentos dos espíritos?

      Abç.

Como Marco Túlio disse acima,, estranho para um seguidor da DE, toda a criação divina está errada. Concorda então, o amigo, com os q dizem q: "O bicho-homem é uma criação de Deus q não deu certo!"?

O bicho homem não é uma criação do Criador, mas da criatura. Já disse antes e repito: você não vai conseguir imputar à Deus a culpa pelas nossas dores. Você deu errado pelo seu livre arbítrio e não por ordem Divina.

Quem cria é Deus. Causa primária de todas as coisas. Dor faz parte processo de despertamento da consciencia humana.

Marco Túlio Ferreira Silva disse:

O bicho homem não é uma criação do Criador, mas da criatura. Já disse antes e repito: você não vai conseguir imputar à Deus a culpa pelas nossas dores. Você deu errado pelo seu livre arbítrio e não por ordem Divina.



Euripedes Mariano da Cunha disse:

Quem cria é Deus. Causa primária de todas as coisas. Dor faz parte processo de despertamento da consciencia humana.

A primeira questão de O Livro dos Espiritos, se não for compreendida no íntimo, teremos dificuldades em entender as demais. Por outro lado, se bem compreendida e vivenciada no intimo, promove a libertação do ser da consciência humana. O restante das demais perguntas é apenas desdobramento da primeira.

Deus é a inteligência suprema do Universo. Inteligência que idealiza, que cria e executa. Ou seja, quem cria e quem manda é Deus.

Também é causa primária de TODAS AS COISAS. Tem espírita que acha que Deus é a causa primária de algumas coisas, mas não de todas. Pois Deus é a causa primária de TODAS AS COISAS, pois do contrário não seria Deus.

Desta forma, segundo a resposta do Espirito de Verdade, Deus não necessita da “Mariazinha”parar de tomar anticoncepcional para o “Joãozinho”reencarnar. Não! Deus não fica negociando com os homens; Ele simplesmente executa para vivermos aquela circunstancia na nossa intimidade, sempre objetivando a nossa evolução. O que achamos de sofrimento, ou desgraça, na realidade representa mecanismos de despertamento. Assim, Deus cria as circunstâncias para vivermos a prova no íntimo. O que acontece no plano externo não temos muita liberdade. Quem está em prova aqui neste mundo material é o espirito e não o corpo. O problema é que nós achamos que somos seres humanos e temos um espírito. Não somos seres humanos. Somos espíritos. Ser humano é uma ilusão que o espírito cria para viver uma personalidade temporária.

Quando falamos em evolução, não estamos dizendo que evoluir é adquirir coisas, mas é o contrario, é abandonar as ilusões que a consciência humana sedimentou. Se somos filhos de Deus, já somos perfeitos como o Pai, pois se Deus é perfeito não poderia criar algo imperfeito. Desta forma, o mergulho na carne tem por objetivo despertar uma outra consciência. Aquela que o Cristo trouxe até nós. 

Portanto não adianta querermos ser um ser humano melhor, ou perfeito, pois isto é impossível. Segundo o Cristo só tem vida na consciência que ele veio trazer. “Eu vim para que tenha vida e a tenham em abundância”Jo. 10:10. Ou seja, fora desta consciência estamos “mortos”.

Espirito sempre foi Espírito. Aliás só existem 03 coisas no Universo. Matéria, Espírito e acima Deus. O que chamam de princípio espiritual, mônada, etc, é Espirito. Espirito não é algo que se transformou. É Espirito desde o instante que foi criado por Deus e jamais deixará de ser Espírito.

Porque se o princípio espiritual não é Espirito, então é matéria. E matéria não se transforma em Espírito.

Nas questões 85 e 86, conforme abaixo, o Espirito de Verdade deixa claro que o Espírito já existia antes da matéria. Ou seja, se o universo material atual, que conhecemos, foi elaborado a partir de uma explosão, há 15 bilhoes de anos atrás, o Espirito já existia antes de disto. Ou seja, o universo material está em expansão, mas tudo o que existe de matéria já estava contida num ponto de singularidade que explodiu. E o que havia antes? Será que havia um outro universo que se comprimiu e depois explodiu? E que hoje está em expansão, para depois de contrair?

  1. Qual dos dois, o mundo espírita ou o mundo corpóreo, é o principal, na ordem das coisas?

“O mundo espírita, que preexiste e sobrevive a tudo.”

  1. O mundo corporal poderia deixar de existir, ou nunca ter existido, sem que isso alterasse a essência do mundo espírita?

“Decerto. Eles são independentes; contudo, é incessante a correlação entre ambos, porquanto um sobre o outro incessantemente reagem.”

Desta forma, o Espírito já existia antes deste mundo material que conhecemos.

Mas voltando à questão número 01 de o Livro dos Espíritos, Deus é a causa primária de todas as coisas. Inclusive da dor, que faz parte do processo de despertamento da consciência espiritual.

Aliás hoje vivemos a consciência humana e na consciência humana, temos o sofrimento, pois a base e o fundamento desta consciência chama-se egoísmo. O que o Cristo veio trazer àqueles que estão mergulhados nesta consciência, foi uma outra consciência: a consciência em que ele vive, ou seja, a consciência Crística, que é o oposto da consciência humana.

Jesus costumava chamar de “mortos”aqueles que estão mergulhados na consciência humana.

Na consciência humana, temos a lei de causa e efeito e livre arbítrio, coisas que não existem na consciência Crística. Por isto que São Paulo, vai dizer que o Evangelho nos isenta da lei, ou seja, da lei de causa e efeito e por conseguinte do sentimento de culpa que traz o sofrimento.

Quanto ao livre arbítrio, escolher o que quiser, é fundamento da consciência humana. Quanto mais evoluído é o Ser, menos ele escolhe e compreende que ajustar-se à vontade Deus é o caminho para a felicidade.

Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra. João 4:34



Marco Túlio Ferreira Silva disse:

O bicho homem não é uma criação do Criador, mas da criatura. Já disse antes e repito: você não vai conseguir imputar à Deus a culpa pelas nossas dores. Você deu errado pelo seu livre arbítrio e não por ordem Divina.

"124. Pois que há Espíritos que desde o princípio seguem o caminho do bem absoluto e outros o do mal absoluto, deve haver, sem dúvida, gradações entre esses dois extremos. Não?

Olá amigos, 

uma reflexão sobre a questão.

Fomos feitos por Deus que é todo amor, amparados por agentes da luz, portanto não pode acontecer o que muitos pensam ,,de que alguns espíritos desde a sua origem entregam-se ao mal.

Se julgarmos assim , colocamos Deus como sendo um criador imperfeito.

Como não há injustiça em ponto algum da criação, somente recebemos aquilo que merecemos em qualquer lugar onde estivermos.

Tudo que passamos são processos usados para o progresso, se precisamos da dor, ela nos vem para despertar em nós as qualidades nobres.

A luz não desconhece as trevas e as trevas nos impulsionam para luz.

Não existe órfão ante a paternidade de Deus, Jesus não esquece nenhuma de suas ovelhas

O que há é a transição em muitos aspectos da vida , quando analisamos o despertamento das qualidades que possuímos

Os espíritos não foram feitos de uma só vez, é nesse ponto que as diferenças são enormes na escala da evolução espiritual.

No entanto ,quem está na frente já esteve atrás e quem está no meio se encontra mais perto da libertação.

Toda subida exige sacrifícios .

Certamente que a maioria da humanidade se encontra em um grau intermediário , onde os cursos funcionam intensivamente, queiramos ou não ,isso é uma lei, no entanto ninguém se perde, todos são filhos da luz.

E assim sendo, como poderia uns terem sido criados para viverem eternamente nas trevas, esse pensamento seria menosprezar a paternidade que é, e sempre será somente amor.

Se nos julgamos em um grau intermediário, a nossa tarefa é trabalharmos para nossa própria melhoria.

Essa é a justiça e misericórdia que existe para todas as criaturas.

Bom, no index do espiritismo existem obras que afirmam um princípio, anterior a este que você menciona (o processo evolutivo na materialidade) que podem atender a sua inquietação. São afirmações ainda não aceitas pelo espiritismo enquanto movimento por que não possuem um caráter universal, não foram afirmadas em várias partes do mundo como acontecia com as verdades espíritas na época de Kardec.

São afirmações que não nos alteram a jornada, a "fé" em si, apenas dão um banho de água fria em quem se julga a bondade em pessoa. rsrsrs. 

Se você de fato ainda não encontrou algum deles, a indicação é começar por escritos do Espírito Adamastor, pela mediunidade de Gilson Freire. Indicamos primeiro o livro 'Tabernáculo Eterno' e depois 'Sendas Redentoras'.

Caso queira, pode buscar meios de entrar em contato com Gilson Freire para conversas, ele é de Nova Lima, Belo Horizonte - MG. 

Se o bicho homem não é criação de Deus, então existe outra Inteligencia superior a Deus que contraria a vontade de Deus e cria por sua conta própria, ou sjea, Deus já não é mais a causa primária de todas as coisas. A questão de bem ou mal, bonito ou feio, certo ou errado, só existe na consciencia humana. O que é a lei de Deus: O QUE ACONTECE!



Euripedes Mariano da Cunha disse:



Euripedes Mariano da Cunha disse:

Quem cria é Deus. Causa primária de todas as coisas. Dor faz parte processo de despertamento da consciencia humana.

A primeira questão de O Livro dos Espiritos, se não for compreendida no íntimo, teremos dificuldades em entender as demais. Por outro lado, se bem compreendida e vivenciada no intimo, promove a libertação do ser da consciência humana. O restante das demais perguntas é apenas desdobramento da primeira.

Deus é a inteligência suprema do Universo. Inteligência que idealiza, que cria e executa. Ou seja, quem cria e quem manda é Deus.

Também é causa primária de TODAS AS COISAS. Tem espírita que acha que Deus é a causa primária de algumas coisas, mas não de todas. Pois Deus é a causa primária de TODAS AS COISAS, pois do contrário não seria Deus.

Desta forma, segundo a resposta do Espirito de Verdade, Deus não necessita da “Mariazinha”parar de tomar anticoncepcional para o “Joãozinho”reencarnar. Não! Deus não fica negociando com os homens; Ele simplesmente executa para vivermos aquela circunstancia na nossa intimidade, sempre objetivando a nossa evolução. O que achamos de sofrimento, ou desgraça, na realidade representa mecanismos de despertamento. Assim, Deus cria as circunstâncias para vivermos a prova no íntimo. O que acontece no plano externo não temos muita liberdade. Quem está em prova aqui neste mundo material é o espirito e não o corpo. O problema é que nós achamos que somos seres humanos e temos um espírito. Não somos seres humanos. Somos espíritos. Ser humano é uma ilusão que o espírito cria para viver uma personalidade temporária.

Quando falamos em evolução, não estamos dizendo que evoluir é adquirir coisas, mas é o contrario, é abandonar as ilusões que a consciência humana sedimentou. Se somos filhos de Deus, já somos perfeitos como o Pai, pois se Deus é perfeito não poderia criar algo imperfeito. Desta forma, o mergulho na carne tem por objetivo despertar uma outra consciência. Aquela que o Cristo trouxe até nós. 

Portanto não adianta querermos ser um ser humano melhor, ou perfeito, pois isto é impossível. Segundo o Cristo só tem vida na consciência que ele veio trazer. “Eu vim para que tenha vida e a tenham em abundância”Jo. 10:10. Ou seja, fora desta consciência estamos “mortos”.

Espirito sempre foi Espírito. Aliás só existem 03 coisas no Universo. Matéria, Espírito e acima Deus. O que chamam de princípio espiritual, mônada, etc, é Espirito. Espirito não é algo que se transformou. É Espirito desde o instante que foi criado por Deus e jamais deixará de ser Espírito.

Porque se o princípio espiritual não é Espirito, então é matéria. E matéria não se transforma em Espírito.

Nas questões 85 e 86, conforme abaixo, o Espirito de Verdade deixa claro que o Espírito já existia antes da matéria. Ou seja, se o universo material atual, que conhecemos, foi elaborado a partir de uma explosão, há 15 bilhoes de anos atrás, o Espirito já existia antes de disto. Ou seja, o universo material está em expansão, mas tudo o que existe de matéria já estava contida num ponto de singularidade que explodiu. E o que havia antes? Será que havia um outro universo que se comprimiu e depois explodiu? E que hoje está em expansão, para depois de contrair?

  1. Qual dos dois, o mundo espírita ou o mundo corpóreo, é o principal, na ordem das coisas?

“O mundo espírita, que preexiste e sobrevive a tudo.”

  1. O mundo corporal poderia deixar de existir, ou nunca ter existido, sem que isso alterasse a essência do mundo espírita?

“Decerto. Eles são independentes; contudo, é incessante a correlação entre ambos, porquanto um sobre o outro incessantemente reagem.”

Desta forma, o Espírito já existia antes deste mundo material que conhecemos.

Mas voltando à questão número 01 de o Livro dos Espíritos, Deus é a causa primária de todas as coisas. Inclusive da dor, que faz parte do processo de despertamento da consciência espiritual.

Aliás hoje vivemos a consciência humana e na consciência humana, temos o sofrimento, pois a base e o fundamento desta consciência chama-se egoísmo. O que o Cristo veio trazer àqueles que estão mergulhados nesta consciência, foi uma outra consciência: a consciência em que ele vive, ou seja, a consciência Crística, que é o oposto da consciência humana.

Jesus costumava chamar de “mortos”aqueles que estão mergulhados na consciência humana.

Na consciência humana, temos a lei de causa e efeito e livre arbítrio, coisas que não existem na consciência Crística. Por isto que São Paulo, vai dizer que o Evangelho nos isenta da lei, ou seja, da lei de causa e efeito e por conseguinte do sentimento de culpa que traz o sofrimento.

Quanto ao livre arbítrio, escolher o que quiser, é fundamento da consciência humana. Quanto mais evoluído é o Ser, menos ele escolhe e compreende que ajustar-se à vontade Deus é o caminho para a felicidade.

Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra. João 4:34



Marco Túlio Ferreira Silva disse:

O bicho homem não é uma criação do Criador, mas da criatura. Já disse antes e repito: você não vai conseguir imputar à Deus a culpa pelas nossas dores. Você deu errado pelo seu livre arbítrio e não por ordem Divina.

Não o bicho homem, mas todo esse universo. A criação Divina está antes desse universo. O homem, o animal, o tempo, o espaço, a energia, enfim , a matéria é criação da criatura que negou o verdadeiro e Divino universo, imaterial, espiritual e preexistente à esse.

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Últimas atividades

Isabelly Tomazini talvez participe do evento de Erika Silvira
Miniatura

18° Encontro Amigos da Boa Nova em Internacional Eventos Guarulhos

25 abril 2020 de 10 a 19
18° Encontro Amigos da Boa Nova No dia 25 de abril acontece o 18° Encontro Amigos da Boa Nova no Espaço Internacional…Ver mais...
13 horas atrás
Isabelly Tomazini entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Mediunidade

Grupo para estudo da Mediunidade e sua prática conforme os ensinamentos de Allan Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco e espíritos de Escol. Vídeos, textos e todo material disponível nesta área.Ver mais...
13 horas atrás
Isabelly Tomazini curtiram a discussão Reflexões sobre as Leis Naturais. de Wellington Balbo
14 horas atrás
Isabelly Tomazini entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Joanna de Ângelis e Divaldo Franco

Grandes Ensinamentos que iluminam e esclarecem.Grupo destinado aos ensinamentos do médium Divaldo Franco e da Benfeitora Joanna de Angelis. Ver mais...
14 horas atrás
Alexandre Nunes comentou a postagem no blog Ante o Convid-19 empreguemos a disciplina mental e os recursos da prece (Jorge Hessen) de os pae
"Divaldo P. Franco Periodicamente a sociedade é sacudida por sofrimentos coletivos que a fazem estertorar. Calamidades de vário tipo tomam conta das multidões e se descobre que os grupos sociais não estão…"
22 horas atrás
Alexandre Nunes curtiu a postagem no blog Ante o Convid-19 empreguemos a disciplina mental e os recursos da prece (Jorge Hessen) de os pae
ontem
Angelita Bagatin curtiu a postagem no blog Falsas cartas mediúnicas na era de Facebook (Jorge Hessen) de Codificador do Paracleto
ontem
Alexandre Nunes curtiu a postagem no blog Epítome descritivo sobre o cenário e a vida além da sepultura (Jorge Hessen) de os pae
ontem
Angelita Bagatin curtiu a postagem no blog Livro do Espiritos - cap VI - Lei de Destruição de Arthur Silva Filho
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog CUIDADO COM A OVER-DOSE! “VIVER É MELHOR QUE SONHAR" de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Na no final da década de 1990, uma menina foi a óbito por causa da difteria. Tinha sido competentemente medicada num Hospital Universitário. Como aceitar e explicar a ocorrência? Esse agente etiológico é…"
ontem
Carlus Martel comentou a postagem no blog Epítome descritivo sobre o cenário e a vida além da sepultura (Jorge Hessen) de os pae
"Com certeza por “lá” não há “vasos sanitários” e mictórios.  Infelizmente o livro "Violetas na Janela"  descreve que há banheiro nas colônias…"
ontem
os pae curtiu a postagem no blog Epítome descritivo sobre o cenário e a vida além da sepultura (Jorge Hessen) de os pae
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço