REVELAÇÕES DE JESUS SOBRE A TRANSIÇÃO – Parte final: Os progressos definitivos do homem espiritual

Quando saberemos que a Terra já alcançou o estágio de Mundo de Regeneração? Que sinais atestarão essa transformação? O que podemos fazer para colaborar com esse processo? Que papel terá o Espiritismo nesse momento? São muitas as perguntas que assomam à mente do trabalhador espírita sobre a Transição Planetária.

Encontramos no trecho final de nossos estudos, elementos importantíssimos para o estudo dessas questões, sempre tendo por base a fala de acolhimento feita por Jesus ao primeiro grupo de cristãos sacrificados no circo romano, conforme apresentado à página 205, Capítulo VI – Alvoradas do Reino do Senhor, do livro Há Dois Mil Anos, de autoria de Emmanuel e psicografia de Francisco Cândido Xavier. 

Eis a parte final da fala do Mestre:

"Trabalharemos com amor, na oficina dos séculos porvindouros, reorganizaremos todos os elementos destruídos, examinaremos detidamente todas as ruínas buscando o material passível de novo  aproveitamento e, quando as instituições terrestres reajustarem a sua vida na fraternidade e no bem, na paz e na justiça, depois da seleção natural dos Espíritos e dentro das convulsões renovadoras da vida planetária, organizaremos para o mundo um novo ciclo evolutivo, consolidando, com as divinas verdades do Consolador, os progressos definitivos do homem espiritual".

1) Quando saberemos que a Terra já alcançou o estágio de Mundo de Regeneração?

Saberemos que a Terra alcançou o estágio de mundo de regeneração “quando as instituições terrestres reajustarem a sua vida”.  

Trata-se de uma revelação de luminosa esperança. Tanto tempo temos vivido, e com tanta amargura, problemas como a corrupção na política, a violência policial, as injustiças do poder judiciário, a falência do hospital e da escola, a exploração econômica, os terríveis abusos e violências familiares que naturalizamos esses fatos, parecendo-nos impossível que haja mudanças significativas no futuro próximo.

2) Que sinais atestarão essa transformação?

Emendando a primeira com a segunda questão, para tão profundas transformações nas instituições sociais, o próprio senso comum nos faz repetir que o mundo precisaria de um “chacoalhão”, necessitaria “começar de novo”, tudo isso sendo sinônimo das “convulsões renovadoras da vida planetária”, sem dúvida promotoras “da seleção natural dos Espíritos” já longamente anunciada. Será esse contexto de comoção e destruição, bem como de afastamento dos indivíduos mais atrasados moralmente, sem dúvida, o ambiente ideal e sinalizador para a grande transformação da Terra.

3) O que podemos fazer para colaborar com esse processo?

A perspectiva apontada para as mudanças, que se darão “na fraternidade e no bem, na paz e na justiça” nos dão, no entanto, a dimensão, o alcance, a profundidade do trabalho a ser realizado. Uma saúde, uma educação e uma família solidamente alicerçadas na fraternidade, uma política totalmente voltada ao bem, uma economia promotora de justiça social se, por um lado, parecem ser um ousado resumo de nossos melhores sonhos, por outro, surgem como um campo de trabalho extenso e árduo, embora tremendamente realizador para todos.

4) Que papel terá o Espiritismo nesse momento?

Fica claro, no entanto, que não se trata de um reformismo apenas político e institucional, havendo um gigantesco trabalho de formação moral da humanidade nesse processo, sem o qual nada irá realmente se transformar. Assim, os verdadeiramente cristãos, sob a coordenação direta do Mestre, “organizaremos para o mundo um novo ciclo evolutivo, consolidando, com as divinas verdades do Consolador, os progressos definitivos do homem espiritual".

Ratificando outras mensagens segundo as quais o Espiritismo não será a religião do futuro, mas o futuro das religiões, não se diz aqui que os progressos definitivos do homem espiritual se darão no seio de uma instituição religiosa, mas “com as divinas verdades do Consolador”. Isso exigirá de seus promotores, ao mesmo tempo, profunda clareza de princípios, enraizada em sua própria transformação interior, mas tolerância, flexibilidade e generosidade para que passem ao largo de disputas, posições, dominações e privilégios.

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