REVELAÇÕES DE JESUS SOBRE A TRANSIÇÃO – Parte final: Os progressos definitivos do homem espiritual

Quando saberemos que a Terra já alcançou o estágio de Mundo de Regeneração? Que sinais atestarão essa transformação? O que podemos fazer para colaborar com esse processo? Que papel terá o Espiritismo nesse momento? São muitas as perguntas que assomam à mente do trabalhador espírita sobre a Transição Planetária.

Encontramos no trecho final de nossos estudos, elementos importantíssimos para o estudo dessas questões, sempre tendo por base a fala de acolhimento feita por Jesus ao primeiro grupo de cristãos sacrificados no circo romano, conforme apresentado à página 205, Capítulo VI – Alvoradas do Reino do Senhor, do livro Há Dois Mil Anos, de autoria de Emmanuel e psicografia de Francisco Cândido Xavier. 

Eis a parte final da fala do Mestre:

"Trabalharemos com amor, na oficina dos séculos porvindouros, reorganizaremos todos os elementos destruídos, examinaremos detidamente todas as ruínas buscando o material passível de novo  aproveitamento e, quando as instituições terrestres reajustarem a sua vida na fraternidade e no bem, na paz e na justiça, depois da seleção natural dos Espíritos e dentro das convulsões renovadoras da vida planetária, organizaremos para o mundo um novo ciclo evolutivo, consolidando, com as divinas verdades do Consolador, os progressos definitivos do homem espiritual".

1) Quando saberemos que a Terra já alcançou o estágio de Mundo de Regeneração?

Saberemos que a Terra alcançou o estágio de mundo de regeneração “quando as instituições terrestres reajustarem a sua vida”.  

Trata-se de uma revelação de luminosa esperança. Tanto tempo temos vivido, e com tanta amargura, problemas como a corrupção na política, a violência policial, as injustiças do poder judiciário, a falência do hospital e da escola, a exploração econômica, os terríveis abusos e violências familiares que naturalizamos esses fatos, parecendo-nos impossível que haja mudanças significativas no futuro próximo.

2) Que sinais atestarão essa transformação?

Emendando a primeira com a segunda questão, para tão profundas transformações nas instituições sociais, o próprio senso comum nos faz repetir que o mundo precisaria de um “chacoalhão”, necessitaria “começar de novo”, tudo isso sendo sinônimo das “convulsões renovadoras da vida planetária”, sem dúvida promotoras “da seleção natural dos Espíritos” já longamente anunciada. Será esse contexto de comoção e destruição, bem como de afastamento dos indivíduos mais atrasados moralmente, sem dúvida, o ambiente ideal e sinalizador para a grande transformação da Terra.

3) O que podemos fazer para colaborar com esse processo?

A perspectiva apontada para as mudanças, que se darão “na fraternidade e no bem, na paz e na justiça” nos dão, no entanto, a dimensão, o alcance, a profundidade do trabalho a ser realizado. Uma saúde, uma educação e uma família solidamente alicerçadas na fraternidade, uma política totalmente voltada ao bem, uma economia promotora de justiça social se, por um lado, parecem ser um ousado resumo de nossos melhores sonhos, por outro, surgem como um campo de trabalho extenso e árduo, embora tremendamente realizador para todos.

4) Que papel terá o Espiritismo nesse momento?

Fica claro, no entanto, que não se trata de um reformismo apenas político e institucional, havendo um gigantesco trabalho de formação moral da humanidade nesse processo, sem o qual nada irá realmente se transformar. Assim, os verdadeiramente cristãos, sob a coordenação direta do Mestre, “organizaremos para o mundo um novo ciclo evolutivo, consolidando, com as divinas verdades do Consolador, os progressos definitivos do homem espiritual".

Ratificando outras mensagens segundo as quais o Espiritismo não será a religião do futuro, mas o futuro das religiões, não se diz aqui que os progressos definitivos do homem espiritual se darão no seio de uma instituição religiosa, mas “com as divinas verdades do Consolador”. Isso exigirá de seus promotores, ao mesmo tempo, profunda clareza de princípios, enraizada em sua própria transformação interior, mas tolerância, flexibilidade e generosidade para que passem ao largo de disputas, posições, dominações e privilégios.

Exibições: 1025

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Um tempo atrás, quando saía do centro espírita, um senhor me abordou para narrar curioso fato.

Aspas pra…

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Últimas atividades

Douglas Alves Moreira curtiram a discussão FUNÇÃO DO DOUTRINADOR de Amigo Espírita
1 hora atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog ENCONTRAMOS EXPLICAÇÕES de Nilton Cardoso Moreira
4 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Postura Altamente Humanitária – Orson Peter Carrara de PATRIZIA GARDONA
4 horas atrás
os pae curtiu a postagem no blog Implicações da culpa (Jorge Hessen) de os pae
16 horas atrás
os pae compartilhou o post do blog deles em Facebook
16 horas atrás
Jacimara Vieira dos Santos curtiram a discussão Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação. de Wellington Balbo
19 horas atrás
Jacimara Vieira dos Santos curtiu a postagem no blog O MAU HUMOR MATINAL de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
19 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco de Carlos Pretti - SCEE
22 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco de Carlos Pretti - SCEE
23 horas atrás
Posts no blog por Nilton Cardoso Moreira

ENCONTRAMOS EXPLICAÇÕES

           É comum para todos os eventos que acontecem em nossa vida querermos achar explicações. É da natureza humana o ato investigativo, pois que todos nós temos anseios de querer saber o motivo pelo qual determinado fato aconteceu, mesmo que o evento tenha sido com outra pessoa.           Existem situações na vida que embora procuremos esclarecimentos a respeito, não…Ver mais...
ontem
os pae curtiu a postagem no blog Implicações da culpa (Jorge Hessen) de os pae
ontem
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Postura Altamente Humanitária – Orson Peter Carrara

Toda cidade tem seu vulto histórico de destaque ou vários, a depender de sua história e origens no tempo. É comum que todos recordemos fatos da infância ou ainda que não tenhamos tido contato direto, até por questão cronológica, mas tenhamos conhecimento das ações e legado deixado por esses homens e mulheres que marcaram época, projetando suas ações no futuro.Vim de…Ver mais...
ontem
O evento de Carlos Pretti - SCEE foi destacado
Miniatura

“O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

22 setembro 2019 de 9 a 10:15
“O Talento Perdido!”, este será o tema da palestra do fotógrafo, pesquisador e orador espírita Rafael Brocco, de Colatina-ES, no próximo domingo 22 de setembro de 2019, de 09 às 10h. da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Rafael é um jovem talento da oratória espírita aqui de Colatina. Ele é evangelizador de juventude, estudante e trabalhador na área da…Ver mais...
ontem
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

22 setembro 2019 de 9 a 10:15
“O Talento Perdido!”, este será o tema da palestra do fotógrafo, pesquisador e orador espírita Rafael Brocco, de Colatina-ES, no próximo domingo 22 de setembro de 2019, de 09 às 10h. da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Rafael é um jovem talento da oratória espírita aqui de Colatina. Ele é evangelizador de juventude, estudante e trabalhador na área da…Ver mais...
ontem
Posts no blog por os pae

Implicações da culpa (Jorge Hessen)

Jorge Hessenjorgehessen@gmail.comBrasília-DFMuitas crianças são induzidas a agir de forma sempre “correta”, conforme o padrão do seu meio ambiente, dos valores éticos, das pressões existentes. Quando a criança é obrigada a fazer as coisas dessa ou daquela maneira, todas as vezes que faz de forma diferente desenvolve a culpa. A…Ver mais...
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Procura-se urgentemente quem ouça. E ouça com atenção! de PATRIZIA GARDONA
sexta-feira
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Dolorosa advertência de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
sexta-feira
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog O MAU HUMOR MATINAL de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
sexta-feira
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão O Homem que fizer estas coisas viverás por elas - Estudo (67) Cartas de Paulo de Feeak Minas
quinta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de luciane Duarte de souza
quarta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço