SUGADORES DE ENERGIA


Parece mentira, mas há pessoas que parecem "sugar" energia da gente! O Ph.D. em Administração de Empresa Luiz Almeida Marins Filho, relatou em um dos seus livros, que certa vez estava muito
bem, alegre e satisfeito. E encontrou-se num shoping com um amigo e em meia hora de conversa, o amigo deixou-o um verdadeiro "trapo", deprimido, triste.
Depois ficou pensando no que aconteceu e logo percebeu que aquela conversa horrível do “amigo”, falando só de doenças, roubos, estupros, filhos de amigos que haviam caído no vício, desemprego, falta de dinheiro, etc. acabou roubando-lhe a sua energia positiva! Quando acabou a conversa (onde só o amigo falou) ele parecia estar melhor do que nunca e, diz o Dr. Luiz, eu... em profunda depressão.

Cuidado com esses “sugadores de energia positiva”. Eles estão em todo o lugar:
no trabalho, na família, na roda de amigos. Eles só sabem falar de desgraças.
Só lêem obituário dos jornais e a seção de crimes horrendos, Gravam em vídeo o noticiário policial. Fazem estatísticas e sabem de cor quantos sequestros ainda não foram desvendados, quantas crianças continuam desaparecidas, quantos sem-teto, semterra, sem-emprego, sem-tudo existem no mundo!

Essas são aquelas pessoas que quando você propõe um piquenique elas logo dizem:
"- Vai chover!". São pessoas que azedam baldes de sal-de-fruta.
Eles são sempre "do contra". Avisam que "não vai dar certo"
e torcem para que nada aconteça. Depois dizem: "- Eu sabia que não ia dar certo...".

Esses "sugadores de energia" vivem da energia alheia e é muito difícil conviver com alguém "puxando você prá baixo" o tempo todo.
Não seja você também um "sugador de energia"

Que felicidade que seria a nossa, se aprendêssemos a expulsar da nossa memória as coisas desagradáveis, idéias tristes e deprimentes. Com certeza, nossa força iria multiplicar se pudéssemos conservar só os pensamentos que elevam e animam.

Há pessoas que não podem se lembrar das coisas agradáveis. Quando nos encontram, tem sempre algo de triste a contar. Com qualquer mal que sofreram, se angustiam muito. Como se não bastasse, se preocupam até com que vão sofrer... Sabem lembrar-se só de fatos discordantes.
Dão a idéia de um armazém de quinquilharias, objetos inúteis e deteriorados.
Retém tudo mentalmente, com medo de precisarem uma vez ou outra, disto ou daquilo, de maneira que o seu armazém mental está entulhado de detritos...
Bastaria que estas pessoas fizessem uma limpeza regular, que as livrassem dos montões inúteis e depois, organizassem o que sobrou, para terem êxitos. No entanto, não são incomuns, pessoas que se "enterraram" na infelicidade e na desarmonia.

Outras, fazem exatamente o contrário. Falam sempre de coisas agradáveis e interessantes experiências que têm feito.
São indivíduos que passaram até perdas, aflições, mas falam delas tão poucas vezes, que parece nunca terem tido na vida, senão boa sorte e amigos. Estas pessoas fazem-se amar.
O hábito de mostrar aos outros o nosso aspecto positivo, é o resultado do nosso equilíbrio interior.
Quando estamos tristes por algum sofrimento, devemos procurar a sua causa para eliminá-lo.
Geralmente, porém, quando sofremos, buscamos a causa fora de nós.

Vemos pessoas se queixando que tem má sorte, suspeitando que seu vizinho é a causa, porque não se dá com ele, ao passo que ele é bem favorecido com a sorte nos negócios, na vida familiar, sendo estimado inclusive, pelos conhecidos.
Se examinarmos as circunstâncias da vida destas pessoas, verificaremos que a queixosa é negligente, gastadora, intolerante nas opiniões e indisciplinada, ao passo que a outra pessoa é cumpridora dos seus deveres, econômica, modesta, não calunia, nem adula.
Emprega bem o seu tempo disponível lendo bons livros, fazendo cursos, esportes, ajudando seu próximo, sendo útil. Por isso, é estimada. Ao passo que a queixosa, está sempre perdendo (tempo, trabalho, fregueses, dinheiro, a família e os amigos), e sempre não tem tempo.

Vamos eliminar dos nossos corações, a desconfiança, o ódio, a inveja e a descrença e vamos cultivar a alegria, a fé e a crença no amor e na Justiça Divina, e será certo que venceremos na luta que a vida nos destina.


(Jornal da Mocidade – Ago/97 e Revista Espírita Allan Kardec – Mar/98)

Exibições: 4059

Responder esta

Respostas a este tópico

Os seres sencientes, aqueles que têm sensações e têm consciência de q as têm; os seres vivos.  

Exato. E cada um a seu modo segundo a sua própria lei.

Sinto dizer q o amigo se engana, pois não é isso q a doutrina ensina; a codificação ensina que todos somos criados absolutamente iguais; logo, o modo de todos e a lei de todos tb teriam de ser perfeitamente iguais.  

Sim, fomos criados absolutamente iguais em essência, mas não em identidade. Portanto, o modo de cada um é próprio do ser individual.

Novamente o amigo se engana pois porq sofrerão os homens se erram conforme o modo de cada um e, como vc diz, o modo de cada um é próprio dele, isto é, foi Deus que lhe deu o modo pelo qual age?

Não. Deus nos deu a lei. A decisão de segui-la é de cada um. Aquele que não aderiu a Lei tenta criar a sua própria lei à seu modo.

Se Deus nos deu a lei, e a decisão, a escolha de segui-la, é de cada um de nós, porq uns a seguem e outros não, se somos, segundo a codificação, criados perfeitamente iguais?

Criados perfeitamente iguais em essência e não em identidade.

A doutrina ensina que, devido a ser Deus justo, somos todos, absolutamente todos, criados perfeitamente iguais qto a todos os requisitos necessários à evolução; logo, se nos tornamos desiguais devido à identidades diferentes Deus não é justo, pois é exatamente ele que nos cria, segundo vc, com identidades desiguais.

Certo, e assim tem que ser para que cada qual seja responsável pelas consequências das suas escolhas. Isso é justiça, pois Deus é justo e bom. Do contrário seríamos autômatos e não poderíamos dizer "eu sou".

Mas, se Deus é justo e bom, porq é q absolutamente todas as suas criaturas sofrem?

Errado. Não é "absolutamente todas as criaturas sofrem", mas sim, relativamente as criaturas sofrem.

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Últimas atividades

Denilson Ferrara curtiram o evento “Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denilson Ferrara de Carlos Pretti - SCEE
33 minutos atrás
Conceição Valadares curtiram o evento “Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denilson Ferrara de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog Injusto “passar em branco” – Orson Peter Carrara de PATRIZIA GARDONA
6 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Libertemo-nos": https://t.co/ZMhNQyzPEW
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

Libertemo-nos

O homem, na essência, é um espírito imortal, usando a vestimenta transitória da vida física. A existência regular no corpo terrestre é uma série de alguns milhares de dias – átomos de tempo na Imortalidade – concedidos à criatura para o aprendizado de elevação. A Crosta do Mundo é o campo benemérito, onde cada um de nós realiza a sementeira do próprio destino.A ciência é o serviço do raciocínio, erguendo a escola do conhecimento.A filosofia é o sistema de indagação que auxilia a pensar.A…Ver mais...
6 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Injusto “passar em branco” – Orson Peter Carrara": https://t.co/f9XfZjr9xF
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
6 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog No Umbral de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"O  CPP (Código de Processo Penal) e a prova ilegal. Art. 157. São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilícitas, assim entendidas as obtidas em violação a normas…"
7 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denilson Ferrara de Carlos Pretti - SCEE
9 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denilson Ferrara de Carlos Pretti - SCEE
9 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denilson Ferrara em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

23 junho 2019 de 9 a 10:15
“Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, este será o tema da palestra do pesquisador, músico e orador Denilson Ferrara de Posto da Mata, no próximo domingo 23 de junho de 2019, de 09 às 10h. da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Denilson usa a música para levar mensagens de paz, amor e compreensão ao próximo. Ele é trabalhador do Grupo…Ver mais...
9 horas atrás
Posts no blog por LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA

No Umbral

Bandidos no Umbralhttp://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2019/06/bandidos-no-umbral.htmlhttps://paespirita.blogspot.com/2019/06/bandidos-no-umbral.htmlMicróbios e bandidos fazem grandes estragos, tanto quanto as guerras.A peste bubônica doença bacteriana matou milhões na Europa e Ásia.Ligou-se o problema ao aumento da população de…Ver mais...
9 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Não se pode servir a Deus e a Mamon - Evangelho na Rede com Simone Neto assista pelo youtube… https://t.co/Z69qeYW3Bl
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Não se pode servir a Deus e a Mamon - Evangelho na Rede com Simone Neto assista pelo youtube… https://t.co/DzcmAOvWRw
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet
Angela Nardelli e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
20 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
O Cisco e a Trave no Olho: a necessidade de autodescobrimento - Raffaela Morais assista pelo youtube… https://t.co/XX7A72aZai
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O Cisco e a Trave no Olho: a necessidade de autodescobrimento - Raffaela Morais assista pelo youtube… https://t.co/eqU519rE60
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O Cisco e a Trave no Olho: a necessidade de autodescobrimento - Raffaela Morais assista pelo youtube… https://t.co/UsmVXLE76K
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Odiar os Pais (Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap: XXIII -Itens 1 a 3) - Lúcia Lage assista no youtube… https://t.co/AtD7g6iyIK
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Orgulho - Palestra de Márcia Maue assista pelo youtube https://t.co/H3LmRi2vCJ https://t.co/vbk22LMtDz
Twitter23 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço