REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Estou lendo o livro transição planetária e me lembrei do livro Escutando Sentimentos em que o Espírito Calderaro, na introdução do livro fala sobre os habitantes do nosso planeta 30 há 40 mil anos passados e fiquei pensando na forma das evoluções planetárias. Caderado fala que naquela época viviam aqui os habitantes singelos da Terra e os deportados e que as noções de abandono  e castigo trazidos com os deportados incitaram os habitantes singelos da Terra a imitarem as atitudes de rebeldia, orgulho, revolta e desvalor. A transição já começou no planeta Terra e, apesar de muito longa, resultará no expurgo de espíritos tais quais foram na época recebidos aqui. Fiquei pensando então, se todo processo de evolução planetária se daria dessa forma ou se existiriam outros meios de fazer uma sociedade planetária evoluir?

Exibições: 399

Responder esta

Respostas a este tópico

Prezada Vanessa,

gostaria de comentar que devido a gama de espiritos existentes a ser reencarnado neste orbi e a singela lei di livre arbitrio muito provavelmente, todos nåo conseguirao atingir a evolucao moral suficiemte para permanecer rencarnando neste planeta, mas, suponho que se todis os espiritos atingisse a evolucao necessaria, nao haveria a necessidade do expurgo.

 

De quqlquer maneira, os mundos estao no universo para esta empretada, ou seja, para ajudat e serem ajudados. 

outos fatores existem para ajudar a evolucao dos mundos, quero dizer, a todo o momento espiriyos benevolentes estao reencarnando no nosso e em outros mundos para ajudae a humanidade nesta evolucao tambem.

 

Puxa Vanessa , estou chegando agora na Rede Amigo Espirita e aí vi seu comentário.

Achei uma boa pergunta para pesquisa, tendo em vista ser nossa querida Terra um pequeno planeta nesse vasto horizonte do Universo. Creio mesmo que deve haver outros meios sim. Assim como temos diversos intercambios entre paises na Terra, entre planetas e galáxias a diversidade de maneiras desse fato acontecer deve ser infinitamente maior!!

Mas acredito também que mais flexiveis e menos orgulhosos e egoistas, sofremos menos.

Na condição moral de rebeldia e orgulho em que se encontravam os degredados de outros planetas e o egoismo infantil traduzindo ignorância  dos habitantes da Terra, qualquer "intercambio" seria traumático. Tanto um quanto outro precisariam ceder em algum momento, cansar dessa corrida entre "cão e gato" que vemos todos os dias nos Centros Espiritas e na "Vida Real".

Muito boa sua reflexão.

Obrigada por compartilhar!

Falei também do que me acalenta o coração quando penso que só boas companhias, se tivéssemos desde sempre, talvez hoje já estivéssemos em melhores condições espirituais.

Mas Deus nos pede nossa cota de contribuição pessoal .

Obrigada

Leila

 

Resp ao amigo João Carlos dos Reis de Souza

      João Carlosd escreveu: gostaria de comentar que devido à gama de espíritos existentes a serem reencarnados neste orbi, e à singela lei de livre arbítrio, muito provavelmente, todos não conseguirão atingir a evolução moral suficiente para permanecer reencarnados neste planeta, pois acredito que, se todos os espíritos atingissem a evolução necessária, não haveria a necessidade do expurgo.

      Luis: querido jovem João, mas porq é que deve haver algum expurgo? Porq nós nos tornamos tão desiguais, se, no princípio, somos perfeitamente iguais? O que é que nos traz essa gigantesca desigualdade? E porq vc considera "singela" a lei do do livre-arbítrio se é dela que resultam os maiores, mais desesperadores e mais insuportáveis sofrimentos para os demais e para nós mesmos?!

      E, se existem outros fatores que tornam mais suave a nossa evolução, porq Deus não se utiliza deles? Porq Deus, prefere aquele método mais usado e mais eficiente, o fazer sofrer, desesperadamente, para nos ajudar na empreitada da evolução, quais serão eles? Existem, mas a doutrina não nos permite saber quais são?

      Mas, afinal, quais são as causas de nossos sofrimentos? E porq não as evitamos se, segundo as doutrinas cristãs, temos todos o livre-arbítrio?! E se a própria doutrina não permite que conheçamos quais são essas causas, como conseguiremos evitá-las se não sabemos quais são?! 

      Até mais!

É raciocino da seguinte forma: Todos os espíritos evoluem e também os mundo evoluem. Uns espíritos evoluem mais rápido que outros. Com os planetas também deve ter grande variação na velocidade que evoluem. Acredito que alguns mundos devem evoluir muito mais lentamente que a maioria dos espíritos e por isso não aconteceria esta expulsão. Dessa maneira, os espíritos é que se mudam de lá a medida que evoluem.

Nosso planeta está sofrendo essa evolução agora porque evoluiu bastante tecnologicamente, mas não evoluiu da mesma forma moralmente. Exemplo disso é a invenção da bomba nuclear e essa ameaça constante de uma possível guerra. Este desequilíbrio deixará de existir quando os espíritos mais atrasados se forem.

Bom, isso é o que eu penso.

Thiago, novo amigo, 

Se o amigo é espírita kardecista sabe que, conforme ensina a doutrina, somos todos criados perfeitamente iguais, inclusive qto às faculdades objetivas e subjetivas e a todos os requisitos necessários à evolução; sendo assim, porq, como vc diz, "uns espíritos evoluem mais rápido do que outros"? 

Lembrei de ti Luis, na aula da semana passado na casa espírita. Uma senhora fez a mesma pergunta "Se fomos criados iguais, por que uns evoluíram mais rápido do que os outros". A respostas é pq alguns tem mais boa vontade que outros. Tanto é que Jesus disse "Paz na Terra aos homens de boa vontade". Depois ela perguntou

como saber as decisões certas? Então um colega deu um exemplo. "Alguém me toma um objeto das mãos e eu mato ele para ter o objeto de volta. Mais tarde observo o mesmo fato com outra pessoa que consegue recuperar o objeto puxando da mão dele. Então eu observo que deste jeito pode dar resultado. Da próxima vez eu, ao invés de matar quem me toma o objeto eu tento recuperá-lo. Porém, em sucessivas encarnações este fato se repete, mas sempre observo que alguém tomou uma atitude mais acertada. Uns imitam outros e vão aprimorando suas atitudes. Já em outra situação eu nem tento recuperar o objeto e sim desapego, procurando adquirir outro, até, de melhor qualidade. O mal, propriamente dizendo, não existe. O que existe são atitudes cada vez mais coerentes com a evolução e caminhada de cada um. Todos sofremos nesta caminhada, mas todos temos momentos de felicidade e de paz também. Quanto mais descobrimos meios melhores de agir mais felizes seremos. Quanto mais rebeldes, mais sofremos. O que era considerado um bem em determinado momento em outro já pode ser considerado um mal. Te pergunto Luis o que é o mal nesta situação: Uma mãe nunca bateu no seu filho. Mas também nunca faz carinho e nem cuida direito dele. Deixa ele a vontade e não dá limites. Não "enche o saco", como muitos filhos costumam dizer. A outra mãe bateu várias vezes no seu filho, mas conversa, também, com ele. Tenta ajudá-lo e estimulá-lo nos estudos. Impõe limites e "enche o saco" dele, até que ele tenha mais liberdade de seus atos. Bater, neste caso é um mal? Aquela que nunca bateu pode alegar. "Que horror! Eu nunca batei num filho!" Ela pode se considerar mais evoluída do que a outra mãe que bateu? Ora, ora, meu amigo. Tu nunca ouviu a frase "É melhor apanhar de mim do que, mais tarde da polícia?" E hoje já existe a Lei da Palmada. Onde os pais não podem bater nos seus filhos e sim dar assistência e atenção, conversando e estando mais presente na vida deles...
luis conforti junior disse:

Thiago, novo amigo, 

Se o amigo é espírita kardecista sabe que, conforme ensina a doutrina, somos todos criados perfeitamente iguais, inclusive qto às faculdades objetivas e subjetivas e a todos os requisitos necessários à evolução; sendo assim, porq, como vc diz, "uns espíritos evoluem mais rápido do que outros"? 

Rosangela Araujo Pereira,

Luis: olá, minha querida, que bom que te lembraste de mim. Mas, isso que vc citou, que uma senhora fez a mesma pergunta "Se fomos criados iguais, por que uns evoluíram mais rápido do que os outros" e que a resposta é “pq alguns tem mais boa vontade que outros”, já apresenta um erro que torna a resposta invalidada pois, se somos todos criados iguais, todos terão a mesma vontade; ninguém terá mais boa vontade do que outro!

E quanto ao restante de sua mensagem, tenho a dizer o seguinte: se vc diz que vamos na vida aprendendo uns com os outros, porq enqto ainda estamos aprendendo, temos de sofrer miseravelmente devido aos erros que cometemos?

 

Luis: E se, como vc disse, “as atitudes são cada vez mais coerentes com a evolução e caminhada de cada um”, porq eqto não evoluímos e caminhamos convenientemente, temos de sofrer? Porq é que, como vc tb disse, “todos sofremos nesta caminhada”? Onde estão aí o amor e a justiça de Deus, se Ele nos faz sofrer por errarmos devido a ainda não termos evoluído convenientemente? Deus nos cria todos ignorantes e depois faz que todos sofram devido a sermos todos ignorantes, devido a termos sido criados ignorantes?!!!!!

 

 

 

O livre arbítrio. A vida. Liberdade é o maior presente de Deus. Ele nos quer livre. Livre dos vícios. Livre das dependências emocionais. Enquanto insistirmos em nos comprazer nisto, pq uma vez experimentamos e gostamos, não iremos descobrir as delícias que é viver segundo a sua vontade. Sofremos pq é natural que sintamos dor quando algo não está de acordo com as Leis Divinas, Tal como uma sinaleira amarela que nos avisa ATENÇÃO...E não ligamos para ela, só resta a sinaleira VERMELHA, que quer dizer PARE. Pois se continuar corremos o risco de sermos atropelados...

Rosangela, 

Onde que vc vê o livre-arbítrio agindo, minha querida? Tente se recordar de alguma escolha que vc tenha feito, em algum momento de sua vida, que tenha sido livre! Não existe liberdade de escolher; todas as nossas escolhas estão completamente presas ao que a vida nos ensinou; nenhuma escolha é livre. Podemos dizer que a escolha não é nossa, pois é a vida que escolhe por nós e, como escravos fiéis, nós fazemos exatamente o que a escola de bem e do mal, que é a vida, determina que façamos.


Querido amigo. Tu me fez lembrar agora um filme intitulado "O Advogado do Diabo". Onde ele (o advogado), fala bem parecido: "Que Deus brinca conosco". Nosso livre arbítrio é relativo e o mal só é mal quando descobrimos o bem. O mal é a ausência do bem...Já te expliquei isto no exemplo daquela mãe que bateu em seu filho para ele não apanhar da polícia...
luis conforti junior disse:

Rosangela, 

Onde que vc vê o livre-arbítrio agindo, minha querida? Tente se recordar de alguma escolha que vc tenha feito, em algum momento de sua vida, que tenha sido livre! Não existe liberdade de escolher; todas as nossas escolhas estão completamente presas ao que a vida nos ensinou; nenhuma escolha é livre. Podemos dizer que a escolha não é nossa, pois é a vida que escolhe por nós e, como escravos fiéis, nós fazemos exatamente o que a escola de bem e do mal, que é a vida, determina que façamos.

Uns evoluem mais rápido que outros porque se tornam diferentes com as experiencias que adquirem. Uns se dedicam mais e outros se dedicam menos. Uns preferem evitar os sofrimentos, outros enfrentam as dificuldades com mais força. Uns aprendem e fazem o certo e não perdem tanto tempo reparando seus erros, outros aprendem e teimam no errado e sofrem as punições disso. Outros ainda ficam parados sem evoluir por algum tempo não fazendo nada de errado, mas também não fazendo nada de útil. Tudo isso é consequência das ações que cada um pratica. Um pode evoluir lentamente sem desafios muito grandes, outro pode enfrentar uma guerra contra suas más tendencias e dar um grande salto evolutivo. Tudo é da escolha de cada um.

Responder à discussão

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
"CUIDADO COM O NOSSO VEÍCULO (corpo)" A mente invigilante pode instalar doenças no organismo?… https://t.co/sCZuwHdqNQ
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
Luís Paulo Sirvinskas compartilhou o vídeo de Dercio Conceicao em Facebook
2 horas atrás
Luís Paulo Sirvinskas curtiu o vídeo de Dercio Conceicao
2 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog GÊMEOS NA ÓTICA ESPÍRITA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog HOMEOPATIA AGE NO PERISPÍRITO? de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog Simpatia e bondade de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog PERTUBAÇÃO ESPIRITUAL DEPOIS DA MORTE de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog Paulo e a ética cristã de Grupo de Est. Esp. Chico Xavier
2 horas atrás
Ícone do perfilRosangela Alves, Clarianne Luiza Santos do Nascim, Danila Grininger e mais 3 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
3 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/csFFFBgXRl
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/aVy0qTBjto
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet
Helena Padilha de Meneses curtiu o vídeo de Feeak Minas
4 horas atrás
Margarida Maria Madruga e SIMONE SILVA agora são amigos
5 horas atrás
Maria Fernanda Franco A.Pessanha curtiu o vídeo de Amigo Espírita
6 horas atrás
Josimar Cordeiro curtiu a postagem no blog Transformação Interior e o Mundo de Regeneração de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
6 horas atrás
Clarianne Luiza Santos do Nascim curtiram o evento "Justiça Divina: perdoa ou condena?", com Anete Guimarães ao vivo pela Rede Amigo Espírita de Carlos Pretti - SCEE
8 horas atrás
Rosangela Araujo Pereira respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
11 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"GÊMEOS NA ÓTICA ESPÍRITA": https://t.co/yLW9mHxogF
Twitter11 horas atrás · Responder · Retweet
Cida Teixeira curtiu o vídeo de Amigo Espírita
12 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço