Educação aos filhos e os compromissos espirituais

E mais um dia vem ao descerrar da lua. Trabalho, filhos para escola, trânsito, mercado e tantos afazeres tomam conta do nosso repleto dia. A sensação de saturação e impotência é real: o que estou fazendo da minha vida? E com a vida dos meus filhos?

Bate a culpa, o descontentamento e uma tristeza toma o coração aflito.

Mães e pais lamentam o que deixam de fazer pelos seus filhos e então como forma de recompensa “agradam” com os presentes e carregam na permissividade.

“O Evangelho Segundo o Espiritismo nos alerta no capítulo catorze – Instrução dos espíritos: ...” compreendei que, quando produzis um corpo, a alma que nele encarna vem do espaço para progredir; inteirai-vos dos vossos deveres e ponde todo o vosso amor em aproximar de Deus essa alma; tal a missão que vos está confiada e cuja recompensa recebereis, se fielmente a comprirdes. Os vossos cuidados e a educação que lhe dareis auxiliarão o seu aperfeiçoamento e o seu bem-estar futuro. Lembrai-vos de que a cada pai e a cada mãe perguntará Deus: Que fizestes do filho confiado à vossa guarda?”.....

Magnânimo compromisso em receber um espírito a fim de conduzi-lo a Deus. Espírito com o qual temos a missão da reconciliação através do amor. Quem ama diz não e também coloca limites. E é justamente isso que os nossos filhos esperam de nós.

Testam nossos limites a fim de pedir que os limitemos com amor. Pedem em entrelinhas para lhes dar a segurança de que necessitam a fim de que se formem homens de bem com valores morais, materiais e espirituais.

E nós? Acuados com o dinamismo infanto-juvenil da última era, nos perdemos na educação, julgando rebeldia nas crianças e nos jovens, mediante as atitudes que não sabemos interpretar. Quando na verdade eles pedem apenas, limite, amor, olhe para mim, fique comigo.

E  tudo isso supre a correria insana pelo dinheiro, pois quanto mais nós ganhamos, mais aumentamos as nossas necessidades materiais e mais escravos delas ficamos, quando na verdade sabemos que podemos viver com muito menos.

Assim, sem a culpa e sem a permissividade podemos elaborar programas em família, simples, mas juntos. Vamos aos “limites” e ao “não” com a autoridade que o amor nos confere. Vamos ao diálogo esclarecedor. Vamos à prática do Evangelho no Lar como balsamo reconfortante e instrutor da elevação moral – exemplos aos filhos da prática cristã.

É preciso pouco, bem pouco para recuperarmos nossa infância que grita por um porto seguro. É preciso equilíbrio e segurança dos pais pautados na fé em Deus e no amor. Necessária é a prece edificante que nos traz um norte como muito bem apontado por Emmanuel em “Vinha de luz” ... “Em qualquer posição de desequilíbrio, lembra-te de que a prece pode trazer-te sugestões divinas, ampliar-te a visão espiritual e proporcionar-te consolações abundantes; todavia para o Senhor não bastam as posições convencionais ou verbalistas.

É preciso, sobretudo ser e não apenas ter.

Que Jesus seja conosco na missão de ensinar e aprender e nos despedimos com Emmanuel: “Ensinar é repetir a lição com bondade e entendimento, quantas vezes forem necessárias”.

Um abraço amoroso a todos os corações.

Rosangela Pires

Março/2013

Rosângela Pires (Guarulhos/SP) 

É membro da Rede Amigo Espírita, nascida em Guarulhos/SP. Fundadora do Centro Cultural Espírita Reflorescer na cidade de Arujá/SP, onde trabalha como dirigente do tratamento espiritual e com o passe magnético. Ministra cursos doutrinários, faz palestras pelo Brasil e apresenta as videoaulas "Aprendendo Espiritismo". Pedagoga com extensão em gestão de pessoas.

Tags: Pires, Rosângela, educação, espirituais, filhos

Exibições: 1884

Respostas a este tópico

Linda Msg Rosangela, e muito oportuna ao nosso tempo. Bjs

Rosângela querida !!  

Lendo esse despertou em mim a dúvida de estar agindo certo ou não com relação a educação de meus filhos (14 e 7 anos), visto que fui deixada a sós com eles pelo meu companheiro que decidiu viver um outro relacionamento.

Hoje é uma luta constante dentro de mim pois nunca sei se estou agindo certo com eles. O pai vem de vez em quando vê-los, mas não dá a mínima para a educação deles, e eu as vezes não sei como agir em determinadas situações.

Temo em errar, pois sou ciente que mais tarde vou ter que responder por tudo que fizer com e por eles. Que DEUS não me desampare !

Um forte abraço e muita paz !!

Acredito sempre na educação que obtemos de nossos pais, que nos auxilião na formação, mesmo sabendo hoje, que somos viajantes do universo e que trasemos conosco os conhecimentos adquiridos em encarnações passadas e que despontaram à medida que desenvolvermos nosso consciência do pretérito na atual existência demonstrando realmente quem somos. Por isso valorizar os pais que se dedicam ao ensinamento aos filhos, que apesar disso não são nossos, são irmãos aos quais estamos encaminhando com novas aquisições para o bom combate. Luz e paz em todo aquele que se dedica em instruir um espiríto ao seu lado.

Acredito que  nossos desejos são de  educar nossos  filhos e transmitir o melhor de nossa formação . A duvida  é  saber  onde falhamos ... para  fazer com que nossos filhos  honrem pai e mãe  acima de tudo.

Obrigada Rosangela Pires pelo esclarecimento!

Ana Claudia

Essa mensagem, nos auxilia, a seguirmos em frente, c/ a missão que assumimos no plano espiritual. nos ajude cada vez mais, irmã Rosângela. Paz e luz de Jesus a todos!!! ♥

Joniceia e familia.

Obrigada Sônia. Saudades! Abraços a tds os amigos de Jales e Votuporanga. Luz e paz aos nossos dias para seguirmos sempre em frente. Bjs. 

Sônia Regina Belinello P da Silv disse:

Linda Msg Rosangela, e muito oportuna ao nosso tempo. Bjs

Que bom Joniceia, que tenham excelente proveito e mto sucesso na missão maternal sob a orientação e proteção divina. O capítulo XIV do Evangelho Segundo o Espiritismo - Instruções dos Espíritos é um excelente norte para a criação dos filhos. E vamos lá, nós conseguimos. Bjs

Joniceia Paranhos do Amaral disse:

Essa mensagem, nos auxilia, a seguirmos em frente, c/ a missão que assumimos no plano espiritual. nos ajude cada vez mais, irmã Rosângela. Paz e luz de Jesus a todos!!! ♥

Joniceia e familia.

Verdade Sandro - herança dos nossos ancestrais. E nos filhos se vê a virtude dos pais, salvo as exceções. Luz e paz! Abs.

SANDRO ALEX DA SILVA disse:

Acredito sempre na educação que obtemos de nossos pais, que nos auxilião na formação, mesmo sabendo hoje, que somos viajantes do universo e que trasemos conosco os conhecimentos adquiridos em encarnações passadas e que despontaram à medida que desenvolvermos nosso consciência do pretérito na atual existência demonstrando realmente quem somos. Por isso valorizar os pais que se dedicam ao ensinamento aos filhos, que apesar disso não são nossos, são irmãos aos quais estamos encaminhando com novas aquisições para o bom combate. Luz e paz em todo aquele que se dedica em instruir um espiríto ao seu lado.

Olá Maria, Luz e paz!

A dúvida e o medo perseguem  todas as mães. Tranquilize o seu coração e a sua mente.  Eu também tive medo e muito, mas recorria sempre a Jesus em prece para me nortear, pois não sabia mais o que fazer para não perder as rédeas da educação. Era infalível, sempre obtinha respostas e assim procedia.

Utilizei e utilizo o compromisso compartilhado em tudo, escola, casa, brinquedos, roupas, calçados etc, cada qual é responsável por determinados afazeres e cuidados. Chamo os filhos para uma conversa e digo que preciso muito da ajuda deles com tal coisa e que assim não ficará ruim para nenhum de nós três, pois sou eu e dois meninos.

Hoje meus filhos são adolescentes em conclusão do Ensino médio, o mais novo já trabalha por iniciativa própria, o mais velho é especial. Já vão para matine, festas nas casas dos amigos. Procuro saber quem é a família, levo às festas e o pai de um dos amigos deles vai buscar. Vez ou outra mando mensagem via celular lembrando que os amo e que confio neles, a fim de evitar que caiam em tentação, pois as ofertas ao mal feito são fartas.

Tudo e sempre norteado por Jesus que dirige o meu coração de mãe a fim de ajudá-los na condução as Leis divinas.

Posso indicar também um livro que colaborou imensamente para a mudança da relação familiar para melhor. Não é um livro espírita e nem ganho nada com a referência, mas de fato e bastante positivo, agrega valores sobremaneira. O livro é “A Mãe Minuto” de Johnson Spencer – Editora Record. Não é extenso. É didático e com uma linguagem bem acessível.

Agrego como indicação a leitura, ou melhor, o estudo do “Evangelho Segundo o Espiritismo”, capítulo catorze em especial o item intitulado “Instruções dos Espíritos”. Vai te ajudar bastante. Lia, relia e leio constantemente a fim de não fraquejar em minha missão.

Com o objetivo apenas de motivá-la compartilho com você a minha vivência para que tenha certeza de que você pode sim e que vai conseguir.

Criei e crio dois meninos sozinha há 15 anos, inclusive sem apoio paternal, seja presencial ou financeiro. Não me associei a outro casamento. O meu filho mais velho nasceu “especial”. Terapias, médicos e exames de segunda a segunda. Mais a vida profissional e do lar para administrar. Sem falar a minha intensa participação no meio espírita com as palestras e com os filhos a tira colo e naquela época, sem carro. E graças a Deus a vida espiritual me deu sustento de modo a não sucumbir, foi a minha tábua de salvação.

Deu certo, tenho dois adolescentes e volto para a casa com a maior a alegria para reencontrá-los. São rapazes de valores, companheiros e muito compreensivos. Só recebo elogios deles.

Agradeço a Deus todos os dias por ter me guiado e me fortalecido. Com fé tudo é possível e é possível a qualquer pessoa e muitas vezes em condições totalmente adversas. O outro é mais forte? Pode até ser forte, mas eu também sou e vou conseguir. Meu lema é: dar certou ou dar certo, não há outra alternativa.

Então borá lá Maria, daqui  há alguns anos você estará com um relato maravilhoso a compartilhar com a gente e com filhos bem criados. 

Fé, alegria e gratidão ao Senhor da vida. Não solte da mão dele não e já deu certo!

Outro forte abraço e mta paz.

Maria Aparecida Gomes de Lima disse:

Rosângela querida !!  

Lendo esse despertou em mim a dúvida de estar agindo certo ou não com relação a educação de meus filhos (14 e 7 anos), visto que fui deixada a sós com eles pelo meu companheiro que decidiu viver um outro relacionamento.

Hoje é uma luta constante dentro de mim pois nunca sei se estou agindo certo com eles. O pai vem de vez em quando vê-los, mas não dá a mínima para a educação deles, e eu as vezes não sei como agir em determinadas situações.

Temo em errar, pois sou ciente que mais tarde vou ter que responder por tudo que fizer com e por eles. Que DEUS não me desampare !

Um forte abraço e muita paz !!

Olá Ana,

Sempre as ordens. Pode ser que a resposta que passei a Maria também responda a sua dúvida, por favor dá uma olhada.

Bjs e boa sorte. Já deu certo!

ANA CLAUDIA FRAGA COSTA disse:

Acredito que  nossos desejos são de  educar nossos  filhos e transmitir o melhor de nossa formação . A duvida  é  saber  onde falhamos ... para  fazer com que nossos filhos  honrem pai e mãe  acima de tudo.

Obrigada Rosangela Pires pelo esclarecimento!

Ana Claudia

Tenho certeza que a nossa missão é grandiosa, temos que estar atentos para que não nos desviemos do caminho.Vale ressaltar que amar também é impor limites.

Rosangela, gostei muito de sua explanação...gostaria muito que você viesse fazer essa palestra na minha cidade de Ibiúna..Responda-me se for possível..providenciarei sua vinda com muita alegria...O nosso Centro Espírita leva o nome de Bezerra de Menezes...abraços fraternos... 

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

SIGA-NOS

Últimas atividades

Janete Borges Tenório Noleto comentou o vídeo de JEFFERSON P B TENORIO
8 minutos atrás
Viviane Pereira curtiram o perfil de Eva Moraes
8 minutos atrás
Daniel Sidney 1305 curtiram a discussão TOMADAS MENTAIS" - 4ª parte - ESTUDANDO A MEDIUNIDADE nº 38 (por André Sobreiro) de André Luiz Iesi Sobreiro
14 minutos atrás
ZENITA MELO DE MOURA curtiram a discussão TOMADAS MENTAIS" - 4ª parte - ESTUDANDO A MEDIUNIDADE nº 38 (por André Sobreiro) de André Luiz Iesi Sobreiro
26 minutos atrás
Tony Gonçalves compartilhou um perfil em Google +1
27 minutos atrás
Tiago Aquino e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
28 minutos atrás
Sandoval Coutinho Gama curtiu o vídeo de Amigo Espírita
1 hora atrás
Patrizia Gardona curtiram o evento “Evangelho: Plataforma da minha Felicidade!”, com Denilson Ferrara ao vivo no Canal 500 de Carlos Pretti - SCEE
1 hora atrás
Patrizia Gardona curtiram a discussão TOMADAS MENTAIS" - 4ª parte - ESTUDANDO A MEDIUNIDADE nº 38 (por André Sobreiro) de André Luiz Iesi Sobreiro
1 hora atrás
Nadia Gomes curtiram a discussão TOMADAS MENTAIS" - 4ª parte - ESTUDANDO A MEDIUNIDADE nº 38 (por André Sobreiro) de André Luiz Iesi Sobreiro
2 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de REINALDO CRISPIM NASCIMENTO
4 horas atrás
Gislene Divina Rabelo Rosa curtiu o vídeo de JEFFERSON P B TENORIO
5 horas atrás
Ícone do perfilMaria da Graça Valente Schüler e Fábio Neves entraram no grupo de Amigo Espírita
6 horas atrás
Maria da Graça Valente Schüler curtiram o evento Joanna de Ângelis e Divaldo Franco de Amigo Espírita
6 horas atrás
João Batista Xavier Oliveira curtiram a discussão TOMADAS MENTAIS" - 4ª parte - ESTUDANDO A MEDIUNIDADE nº 38 (por André Sobreiro) de André Luiz Iesi Sobreiro
7 horas atrás
Fábio Neves entrou no grupo de Amigo Espírita
7 horas atrás

Regras de uso e de publicação

© 2014   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço