A SALVAÇÃO É COM A EVOLUÇÃO, E ESTA É COM A REENCARNAÇÃO

José Reis Chaves (Belo Horizonte/SP)

 Há uma evolução espiritual e moral individual e outra global ou coletiva envolvendo todas as pessoas do nosso Planeta. Exemplos de evolução individual são os santos da Igreja: são Francisco de Assis, são Vicente de Paulo, Santa Teresa de Calcutá, são João XXIII e Irmã Dulce da Bahia; do Hinduísmo: Gandhi e Ramacrishna; do Protestantismo: Luter King; do Espiritismo: Bezerra de Menezes, Pai dos Pobres, Eurípedes Barsanulfo e Chico Xavier. E exemplos da evolução global são a diminuição da pena de morte e do aborto e os esforços que se fazem para a manutenção da paz e fim da fome no mundo.

 E o excelso Mestre disse: “... Mas agora meu reino não é daqui.” (João 18: 36). Mas com a nossa evolução, um dia, o será, quando o ímpio não existirá mais (Salmo 37: 10 e 11; e Apocalipse 21: 3 e 4).

 Essas evoluções individual e global vão acontecendo com várias vidas terrenas dos espíritos, aqui no nosso mundo ou em outras moradas da casa do Pai, que são justamente os lugares para a nossa evolução espiritual e moral individual e global.

  Uma só vida, com apenas alguns segundos, dias, meses e anos, não daria nem para começarmos a nossa evolução espiritual. E isso sem falar nos espíritos que ‘nascem de novo’, mas com seus corpos já mortos!

 E eis outros exemplos bíblicos que falam dessa nossa evolução: “Quanto àquele que vencer, eu o farei uma coluna no templo do meu Deus; ele estará firme, e não sairá mais...” (Apocalipse 3: 12). Observe-se que, neste texto, trata-se de um fato que acontecerá no futuro, ou seja, de acordo com a nossa evolução espiritual, o que nos demonstra que nós, como espíritos, realmente, temos necessidade de reencarnar, muitas vezes, até que atinjamos o grau de evolução necessário, para que nos tornemos colunas do reino de Deus, e de que assim sempre continuaremos, pois os espíritos não andam para trás, daí o texto apocalíptico dizer: ‘ele, o vencedor, não sairá mais’, o que quer dizer que ele, o espírito,  não regredirá, mas estará mesmo sempre evoluindo, o que é um dos ensinos fundamentais da doutrina dos espíritos codificada por Kardec, ‘o bom senso encarnado’.

  Mais outro exemplo da nossa evolução e da necessária reencarnação para que ela aconteça: “Eu era, sem dúvida, criança bem dotada e recebera, em quinhão, boa alma; ou antes, como era bom, viera a um corpo sem mancha.” (Sabedoria 8: 19 e 20). Esse texto, além de demonstrar-nos claro como água cristalina o pensamento da reencarnação, traz também as ideias da preexistência do espírito antes da concepção do corpo no ventre materno e da existência da lei de causa e efeito ou cármica (colhe-se o que se planta). Explicando esse texto de modo bem claro, ele fica mais ou menos assim: Eu era (no passado, em outra vida), uma boa alma (pessoa), pelo que, por quinhão (por mérito ou um bom carma), eu vim em um corpo perfeito.

 E finalizamos esta coluna com mais uma passagem bíblica, em que o tetrarca Herodes refere-se a Jesus como sendo a reencarnação de João Batista: “...Este é João Batista; ele ressuscitou dos mortos...” (Mateus 14: 2). Atentemos para o fato de que os judeus contemporâneos de Jesus entendiam ressurreição como sendo reencarnação. Ademais, Jesus jamais a condenou, pelo contrário, por várias vezes, defendeu-a. É que, sem ela, realmente, não poderia haver a grande verdade da nossa evolução espiritual e moral!

Autor^:

 

José Reis Chaves (Belo Horizonte/SP)

estudou para padre na Congregação dos Redentoristas, é formado em Comunicação e Expressão na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É Escritor, durante vários anos lecionou Português, Literatura, História, Geografia e Latim. É Teósofo, parapsicólogo, biblista, e ao longo de toda a sua vida, o autor vem desenvolvendo pesquisas sobre a Bíblia, as religiões e a Parapsicologia. Por último, passou a estudar o Espiritismo, Doutrina que assimilou com facilidade, tendo em vista o seu longo tempo de estudo da Bíblia, da História e da Teologia Cristãs. Aposentado, atualmente dedica-se ao trabalho de escrever e proferir palestras na área espiritualista, mas principalmente Espírita, por todo o Brasil.

É autor dos livros, entre outros:  “A Reencarnação Segundo a Bíblia e a Ciência”,

“Quando chega a Verdade” e "A Face Oculta das Religiões. 

e-mail: jreischaves@gmail.com

 

 

Exibições: 217

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
“A Necessidade da Caridade na Seara de Jesus ” - Evangelho na Rede com Cleusa Severino: https://t.co/ZYcftfm7FA via @YouTube
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Galdino Pereira de Aguiar e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
3 horas atrás
sheila sobrinho compartilhou o vídeo de Amigo Espírita em Facebook
4 horas atrás
sheila sobrinho curtiu o vídeo de Amigo Espírita
4 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Preconceito”, com Ana Paula de Almeida Gesualdo de Carlos Pretti - SCEE
5 horas atrás
Araci de sousa Rodrigues entrou no grupo de Amigo Espírita
10 horas atrás
Araci de sousa Rodrigues entrou no grupo de Amigo Espírita
10 horas atrás
Raquel Eilert curtiu o vídeo de Amigo Espírita
11 horas atrás
Raquel Eilert curtiram o evento Mediunidade de Amigo Espírita
12 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/K32kQuhoU0
Twitter12 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfilCintia Alen Coutinho, Paulo Teixeira de Castro, Lucila Calado e mais 8 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
14 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/BzYP7LfuHA
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/Fd6rMs0HVx
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/JiktDp8nmi
Twitter16 horas atrás · Responder · Retweet
Virgilio Augusto Esteves curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
16 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/9vJt63WufF. Amanhã será outro dia - O Evangelho & Nós com Rosangela
Twitter16 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
18 horas atrás
Lucila Calado curtiram o evento Filmes e Documentários de Amigo Espírita
19 horas atrás
Aline Esnarriaga comentou a postagem no blog Em boa companhia de PATRIZIA GARDONA
19 horas atrás
Aline Esnarriaga curtiu a postagem no blog Em boa companhia de PATRIZIA GARDONA
19 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço