A sua (Ver)dade

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"- João 8:32

 

     O autoconhecimento é o suprassumo da evolução, graças ao conhecimento entre o bem e o mal, através de seu livre arbítrio, você adquire a cidadania de homem de bem. Sendo oportuno recordarmos algumas características comuns para este nível de evolução. A predominância do bem passa ser sua conduta, sem se PREOCUPAR com o que é errado, por estar Ocupado em fazer o bem e que por sua vez, sabe que tudo tem seu tempo. Assim como um dia resolveu mudar para não mais sofrer, sabe que os outros também um dia conhecerão a verdade. E esta verdade nunca é usada para difamar a quem quer que seja... Dias atrás estava rolando no FACEBOOK uma analogia que a meu ver, não combina com que aprendemos no Espiritismo. Colocaram a meiga figura de Chico Xavier fazendo comparações com um membro de outra religião, que segundo alguns veículos de comunicação, cometeu alguns equívocos, que não cabe aqui nenhuma referência... Mas será que nós precisamos fazer algum alarde com os erros dos outros? Não deveríamos divulgar tão somente o que é bom? Ou o que sirva de bom exemplo? E outra, será que Francisco Candido Xavier apoia essas atitudes?

     Acredito que não. As abelhas podem passar pelo lixo, mas o que lhes chama atenção são as flores... Moscas ignoram as flores e procuram o lixo.

     Recordemos de Jesus que nos chama atenção: “A cada um segundo suas obras”. Ser Espírita com “E” maiúsculo é para quem deixou o Espiritismo entrar em si.

     O Conhecimento ou sua compreensão não lhe faz um focado em ver os erros alheios, pelo contrário, o homem de bem admira os que realmente são exemplos dignos, tendo como modelo      Superior nosso Senhor Jesus Cristo.

     Todo aquele que vive sob a custódia do ódio sofre consequências horríveis, onde se colhe aquilo que se planta, ou seja, a lei de causa e efeito...

     A base de todo sofrimento é a falta de compreensão das LEIS UNIVERSAIS que não raro gera revolta por parte daquele que pratica um delito, assumindo um comportamento não convencional com o que recebe da vida. Sendo ingrato com a mesma, dessa forma, acaba esbarrando nas mazelas pessoais e procura um RESPONSÁVEL pelo seu problema. E acredite, não perca tempo em procurar, pois encontrará a si mesmo. Você é responsável por sua conduta, seja para bem ou mal, você é o autor de suas virtudes ou de seus vícios.

     Para aquele que está estagnado em aborrecimentos e vive em meio aos problemas, tais como polêmicas que giram em torno de seus procedimentos, pare e reflita: em que escala você se encontra? Na Revista Espírita de fevereiro de 1858 encontramos a seguinte referência logo no primeiro parágrafo:

     “Caracteres gerais. - Predominância da matéria sobre o Espírito. Propensão ao mal. Ignorância, orgulho, egoísmo e todas as más paixões que lhes são a consequência. Têm intuição de Deus, mas não o compreendem.”

Isso é muito claro quando observamos episódios que são soltos hoje em dia pela mídia, ou pela internet, casos que não dá para acreditar, tamanha é sua barbárie, que não vem o caso aqui citá-los, mas que estão acontecendo.

     Por isso em verdade lhe digo, só existe um caminho para sair dessa prisão que mantém muitos aprisionados ao sofrimento. É uma formula bem simples, GCEE, Gerando Comportamento Espírita Exemplar.  Que você pode encontrar no Evangelho segundo o Espiritismo. No capitulo XX item 4 – Missão dos Espíritas. Dê uma olhadinha no último parágrafo desse item:

     “Perguntareis, então: Se entre os chamados para o Espiritismo, muitos se transviaram, como reconhecer os que se acham no bom caminho?

      Responderemos: Podeis reconhecê-los pelos ensinos e a prática dos verdadeiros princípios da caridade; pela consolação que distribuírem aos aflitos; pelo amor que dedicarem ao próximo; pela sua abnegação e o seu altruísmo. Podeis reconhecê-los, finalmente, pela vitória dos seus princípios, porque Deus quer que a sua lei triunfe, e os que a seguem são os escolhidos, que vencerão. Os que, porém, falseiam o espírito dessa lei, para satisfazerem sua vaidade e sua ambição, esses serão destruídos.”

     O conhecimento é um processo observativo que leva o individuo para a verdade de planejamentos, ponderando o que é o bem e o mal. E à medida que assimila entra no gozo da liberdade.

     A verdade que prega o Espiritismo não precisa acusar a ninguém para se sobressair, só existe uma Verdade, aquela que não ofende a ninguém quando revelada, o resto são apenas fragmentos de opiniões pessoais.

     Qual é a sua verdade, aquela anunciada por Jesus e Esclarecida pelo Espiritismo ou a verdade do “Achismo”?

      Pense bem, pois a primeira te liberta de si mesmo e a segunda te aprisiona na cela dos orgulhosos e egoístas.

      Você é militante do Espiritismo ou praticante do “Achismo”?

      Amigo(a) desejo boas reflexões e faço votos de paz !

*Célio Faria



*Célio Faria da Silva é Psicoterapeuta Holístico, Escritor, Coach, Palestrante Motivacional e pesquisador do comportamento humano.

Orador, escritor e trabalhador espírita da Sociedade Guarapari de Estudos Espíritas. Para Solicitar palestras e outros trabalhos realizados pelo autor, escreva paraassessoria.terapeutacelio@gmail.com  ou ligue para (27)3361-3442 ou 3261-0973

Blog: www.terapeutacelio.blogspot.com

 

 

Exibições: 939

Respostas a este tópico

Parabéns pela bela mensagem que nos faz refletir como e importante ter em nosso caminho pessoa que possa nos orientar e melhorar a nossa reforma intima.Obrigada gosto muito de ter orientação para que eu possa aprender cada dia obras que e muito gratificante para mim.Jesus te abençoa.

Parabéns pelo texto, muito bem observado e colocado!!

Parabéns pelo belo texto, isso só vem mostra o quanto precisamos ser verdadeiros em tudo que estar na nossa caminhada de vida. Porque mostra que quanto mais duro seja a verdade ela deve ser dita em todas as circustâncias de nossas vidas.

excelente texto e profunda reflexão!!!!!

Parabéns. Quem procura ficar em cima do muro sabe que a qualquer momento pode cair.

abraços.

 Muito bom este artigo,interessante e elucidativo,propiciando uma boa reflexão. Todo Espírita deve ter em mente que é através do estudo das obras básicas do Espiritismo que se chega ao conhecimento, mesmo que aos poucos, e,certamente, pela observação,

 pela prática dos bons princípios, pela contínua vigilância , pelo apoio da prece é que aos poucos vai acontecendo

a mudança da conduta no íntimo.  E, quando a boa conduta se instala no dia-a-dia do ser humano, não existe mais espaço para o mal, que, na verdade,(o mal) só se sobressai (ou se impõe) na ausência do Bem.Sabe-se que o homem possui o livre-arbítrio,podendo fazer suas escolhas e, em escolhendo o Bem, vai encontrar sua verdade, seu caminho, sua evolução.

LUZ E PAZ PARA TODOS!

Amigo obrigada de lembrar a todos a importancia dos estudos e a riqueza das praticas DEUS te inspire sempre abraços fraternos

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

 

Marcelo Henrique – Florianópolis SC

Wellington Balbo – Salvador BA

 

O Espiritismo nos fornece uma visão bem legal da…

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

 

Há, para uma boa parcela de gente, até para aqueles que conhecem um pouco mais os Espíritos e a sua natureza, uma espécie de medo do que eles – os Espíritos – podem fazer…

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog É Admissível o Aborto em caso de Estupro? de PATRIZIA GARDONA
"Legalização do aborto “o mais rápido possível” O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, disse que pretende fazer “sair o mais rápido possível” a…"
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Os Cinco Pilares da Doutrina Espírita de PATRIZIA GARDONA
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Talismãs e Amuletos, e o que kardec diz sobre a força desses objetos? de PATRIZIA GARDONA
ontem
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
ontem
os pae postou um evento

CONVITE AOS AMIGOS DO PAE-TAGUATINGA-DF em QNM 40 ÁREA ESPECIAL NUMERO 2

16 novembro 2019 de 18 a 19
ontem
Angela Smanio curtiram o perfil de Adriano Moraes
ontem
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Cesar Fontes Gerhard
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Ana Paula D Aquino
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de José Maria Ramalho Pinto Júnior
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de katia maria brinco
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Robson Carlos Rocha Chicarino
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Carmen Angela Guimarães Leal
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Marcelo Myrrha
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Neldalia Silva Fort Bastos
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Elisangela Vargas da Silveira
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Maria Helena
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Olimpia Maria dos Santos
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Conceição A. Fernandes dos Anjos
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Ane Elise de Freitas Farias
sexta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço