Amigo leitor, Deus conosco!

Com muita satisfação vimos, neste minifúndio artigo, divulgar uma bela página psicografada por Francisco Cândido Xavier, ditada pelo Espírito Humberto de Campos.

O autor espiritual, no livro Doutrina Escola, aborda o tema Kardec e Huss – personalidades do mesmo Espírito.

Convidamos o amigo do blog para refletir sobre a pesquisa do autor espiritual, verificando a linha mental entre as duas personalidades.

Quando se toca no tema vidas pregressas, associando personalidades, deve-se ter cuidados extremos, uma vez que deduções podem acarretar graves erros.

É sabido no meio espírita, desde os tempos do próprio codificador, da possibilidade do retorno de Huss — assassinado pela inquisição católica no século XV—, na França do século XIX como o Mestre Denizard Rivail, conhecido como Allan Kardec. Esta informação foi dada para Kardec, que a guardou com o critério que lhe era peculiar.

Passada muitas décadas, Humberto de Campos, pela mediunidade singular de Chico Xavier, vem corroborar a tese, revelando o resultado de suas pesquisas na biblioteca de Além Túmulo, .

Que o perfil psicológico dos dois se parece, não resta dúvida; que eles contribuíram decisivamente para quebrar o poderio heterônomo do sistema religioso não se questiona.

No entanto, quando estamos estudando à luz do Espiritismo cristão, devemos lembrar que as conclusões e o que fazemos destas, devem ser de cada um, uma vez que o processo de aprendizado é individual, intransferível.

Mas, de tudo isso o mais relevante é o resultado que podemos trazer para nossa transformação moral. Ter a informação, apenas por satisfação pessoal, apenas encharca o intelecto.

Por isso, nossa singela sugestão é a de adotar o critério kardequiano nessas comparações, e procurar nas vidas destes dois apóstolos exemplos que possam nos ajudar na evolução com Jesus.

Carlos Alberto Braga

********************************************************************

LEMBRANDO ALLAN KARDEC

IRMÃO X 

Depois de se dirigir aos numerosos missionários da Ciência e da Filosofia, destinados à renovação do pensamento do mundo no século XIX; o Mestre aproximou-se do abnegado João Huss e falou, generosamente:

—Não serás portador de invenções novas, não te deterás no problema de comodidade material à civilização, nem receberás a mordomia do dinheiro ou da autoridade temporal, mas deponho-te nas mãos a tarefa sublime de levantar corações e consciências.

A assembléia de orientadores das atividades terrestres estava comovida. E ao passo que o antigo campeão da verdade e do bem se sentia alarmado de santas comoções, Jesus continuava.

—Preparam-se os círculos da vida planetária a grandes transformações nos domínios do pensamento. Imenso número de trabalhadores no mundo, desprezando o sentido evolucionário da vida, crê na revolução e nos seus princípios destruidores, organizando-lhe movimentos homicidas. Em breve, não obstante nossa assistência desvelada, que neutralizará os desastres maiores, a miséria e o morticínio se levantarão no seio de coletividades invigilantes. A tirania campeará na Terra, em nome da liberdade, cabeças rolarão nas praças públicas em nome da paz, como se o direito e a independência fossem frutos da opressão e da morte. Alguns condutores do pensamento, desvairados de personalismo destruidor, convertem a época de transição do orbe em turbilhão revolucionário, envenenando o espírito dos povos. O sacerdócio organizado em bases econômicas não pode impedir a catástrofe. A Filosofia e a Ciência intoxicaram as próprias fontes de ação e conhecimento!…

É indispensável estabelecer providências que amparem a fé, preservando os tesouros religiosos da criatura. Confio-te a sublime tarefa de reacender as lâmpadas da esperança no coração da humanidade.

O Evangelho do Amor permanece eclipsado no jogo de ambições desmedidas dos homens viciosos!… Vai, meu amigo. Abrirás novos caminhos à sagrada aspiração das almas, descerrando a pesada cortina de sombras que vem absorvendo a mente humana. Na restauração da verdade, no entanto, não esperes os louros do mundo, nem a compreensão de teus contemporâneos.

Meus enviados não nascem na Terra para serem servidos, mas por atenderem às necessidades das criaturas. Não recebem palmas e homenagens, facilidades e vantagens terrestres, contudo, minha paz os fortalece e levanta-os, cada dia… Muitas vezes, não conhecem senão a dificuldade, o obstáculo, o infortúnio, e não encontram outro refúgio além do deserto. É preciso, porém, erigir o santuário da fé e caminhar sem repouso, apesar de perseguições, perdidas, cruzes e lágrimas!…

Ante a emoção dos trabalhadores do progresso cultural do orbe terrestre, o abnegado João Huss recebeu, a elevada missão que lhe era conferida, revelando a nobreza do servo fiel, entre júbilos de reconhecimento.

Daí a algum tempo, no albor do século XIX, nascia Allan Kardec em Lyon, por trazer a divina mensagem.

Espírito devotado, jamais olvidou o compromisso sublime. Não encontrou escolas de preparação espiritual, mas nunca menosprezou o manancial de recursos que trazia em si mesmo. E, como se quisera demonstrar que as fontes do profetismo devem manar de todas as regiões da vida para sustentáculo e iluminação do espírito eterno, embora no quadro dos grandes homens do pensamento, estimou desferir os primeiros vôos de sua missão divina na zona comum onde permanece a generalidade das criaturas. Consoante a previsão do Cristo, a Revolução Francesa preparara com sangue o império das guerras napoleônicas.

Enquanto os operários da cultura moderna lançavam novas bases ao edifício do progresso mundial, o grande missionário, sem qualquer preocupação de recompensa ou exibicionismo, dá cumprimento à tarefa sublime. E foi assim que o século XIX, que recebeu a navegação a vapor, a locomotiva, a eletrotipia, o telégrafo, o telefone, a fotografia, o cabo submarino, a anestesia, a turbina a vapor, o fonógrafo, a máquina de escrever, a luz elétrica, o sismógrafo, a linotipo, o radium, o cinematógrafo e o automóvel, tornou-se receptor da Divina Luz da revivescência do Evangelho.

O discípulo dedicado rasgou os horizontes estreitos do ceticismo e o plano invisível encontrou novo canal a fim de projetar-se no mundo, atenuando-lhe as sombras densas e renovando as bases da fé.

Alguns dos companheiros de luta espiritual, embora em seguida às hostilidades do meio, recebiam aplausos do mundo e proteção de governos prestigiosos, mas emissário de Jesus, no deserto das grandes cidades, trabalhava em silêncio, suportando calúnias e zombarias, vencendo dificuldades e incompreensões.

Ao fim da laboriosa tarefa, o trabalhador fiel triunfara.

Em breve, a doutrina consoladora dos Espíritos iluminava corações e consciências, nos mais diversos pontos do globo.

É que Allan Kardec, se viera dos círculos mais elevados dos processos educativos do mundo, não esquecera a necessidade de sabedoria espiritual. Discípulo eminente de professores consagrados, como Pestalozzi, não esqueceu a ascendência do Cristo. Trabalhador no serviço da redenção, compreendeu que não viera à Terra por atender a caprichos individuais e sim aos poderes superiores da vida.

Sua exemplificação é um programa e um símbolo. Conquistando a auréola dos missionários vitoriosos, não se incorporou à galeria dos grandes do mundo, por que apenas indicasse o caminho salvador à humanidade terrestre.

Allan Kardec não somente pregou a doutrina consoladora; viveu-a. Não foi um simples codificador de princípios, mas um fiel servidor de Jesus e dos homens.

Irmão X                .

(Mensagem recebida em 22.9.42. Lida aos 3.10.1942, durante a 3a. Concentração Espírita de São Paulo, no Ginásio do Pacaembu).

Livro: “DOUTRINA-ESCOLA” - ESPÍRITOS DIVERSOS – Psicografia: FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Exibições: 287

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
O Livro dos Espíritos - Adauri Soprani assista no youtube https://t.co/MEfqHWZ2oz https://t.co/XkN3y08BOe
Twitter10 minutos atrás · Responder · Retweet
Nadia Rosangela curtiu a postagem no blog “ENCONTRANDO ESPÍRITOS FAMILIARES DURANTE O SONO” de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
Nadia Rosangela curtiu a postagem no blog Charlatanismo, redes sociais e a fake new do além (Jorge Hessen) de os pae
2 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Quando Um não Quer, Dois não Brigam" : https://t.co/zRQriAZry0
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Quando Um não Quer, Dois não Brigam

Quando Um não Quer, Dois não BrigamDurante o embarque de passageiros em rodoviária de uma conhecida cidade brasileira, presenciamos um fato no interior do ônibus que nos chamou a atenção.Um senhor, aparentemente de meia idade, adentrou o veículo e assumiu, depois de conferir, a poltrona indicada em seu bilhete. Passados alguns minutos, um outro senhor, com idade aparente…Ver mais...
3 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"A felicidade não é desse mundo" - Evangelho na Rede com Americo Nunes Neto assista pelo youtube… https://t.co/vVxW8aztSR
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O anjo do abismo - (145) Apocalipse / Carlos Alberto Braga assista pelo youtube https://t.co/W123cwdVSJ https://t.co/CwO3Yf59pz
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Celso Leonardo comentou a postagem no blog POLÊMICA RELIGIOSA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
""Enquanto muitos polemizam a respeito do bem a ser feito, o mal continua se propagando e fazendo milhares de vítimas no mundo todo."   E quanto a passagem do E.S.E. Capítulo X, item 13 " A censura de conduta…"
8 horas atrás
daniele santos curtiu a postagem no blog O CENTRO ESPÍRITA "FORTE de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
8 horas atrás
daniele santos curtiu a postagem no blog O CENTRO ESPÍRITA "FORTE de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
8 horas atrás
daniele santos curtiu a postagem no blog O CENTRO ESPÍRITA "FORTE de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
8 horas atrás
daniele santos curtiu a postagem no blog O CENTRO ESPÍRITA "FORTE de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
8 horas atrás
Maria Fernanda Franco A.Pessanha curtiu o vídeo de André Ariovaldo
22 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
A Paixão do Cristo - Narrativa de Chico Xavier (por Carlos Alberto Braga) assista pelo youtube… https://t.co/VNtU9eqAsF
Twitterontem · Responder · Retweet
luis conforti junior respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"E porq nós mesmos escolhemos ser ignorantes? Qual terá sido o criador de espíritos tão profundamente ignorantes ao ponto de podendo escolher no Reino dos Céus, escolhem viver fora dele?"
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"O espírito não foi criado nem simples e nem ignorante mas se tornou assim em função da queda."
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Até um certo ponto, sim. Depois, não."
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Não. O ego é livre. Se não fosse seria Deus."
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Nasa estuda a aura de Chico Xavier.(LENDA URBANA) de Francisco Amado
"Sim."
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão Nasa estuda a aura de Chico Xavier.(LENDA URBANA) de Francisco Amado
"Se é o ego que constrói a desigualdade entre os homens, é Deus q constrói essa desigualdade, já q o ego é criação de Deus;."
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço