Caráter Revelador
Orson Peter Carrara

Matão/SP




  As informações trazidas pela Revelação Espírita abriram caminhos e perspectivas novas para a longa e difícil evolução humana. Ocorre que a clareza e lógica dessas informações possibilitaram novo entendimento das razões de nascer, viver e mesmo dos “porquês” dos desafios enfrentados por todos os seres humanos encarnados no planeta.
    A simples aceitação, através do raciocínio, da imortalidade, da reencarnação e da comunicabilidade dos espíritos, muda totalmente a visão que se passa a ter das finalidades e utilidade da presente existência, em cada criatura. Pensar que a evolução é contínua, um sistema permanente de aprendizado, e sempre visando a felicidade dos filhos de Deus, convoca-nos a todos a uma postura ativa de trabalho no bem próprio e para o próximo, considerando que esta única condição (de mesma origem como filhos do mesmo Pai, como outrora também ensinou Jesus) já indica os caminhos da solidariedade.
    Pois bem, é exatamente este caminho de solidariedade, pelo qual se deixam tocar os espíritos que já alcançaram estágios mais avançados de evolução, que faz com que gradativamente despertemos para o auxílio mútuo permanente. E esse despertamento movimentou os espíritos reveladores (obedecendo a um planejamento divino), situados em estágios superiores aos vigentes no planeta, a apresentarem a Revelação Espírita. E como uma disciplina escolar, trouxeram-na didaticamente para ser estudada e compreendida.
   Na verdade, eles comparecem como professores experientes, como mestres a ensinar um caminho a percorrer, para facilitar o processo evolutivo. Isto levou o Codificador Allan Kardec a elaborar argumentos e reflexões importantes para o entendimento da proposta espírita.
    Na Revista Espírita, de setembro de 1867 – ano X, vol. 9 -, ao apresentar o trabalho Caracteres da Revelação Espírita (também apresentado no capítulo I da obra A Gênese), o Codificador – usando o método de partir do conhecido para o desconhecido, como fez em toda sua obra, leva o leitor e estudioso da Doutrina Espírita a percorrer os caminhos do raciocínio para concluir sobre o caráter revelador do Espiritismo. Indaga no item 4: “Qual o papel do professor perante os alunos, senão a de um revelador? Ele lhes ensina o que não sabem, o que nem teriam tempo nem possibilidade de descobrir por si mesmos (...) e pondera no item seguinte, de número 5: Mas o professor só ensina o que aprendeu. É um revelador de segunda ordem. (...)” Já no item 13 declara que “Por sua natureza, a revelação tem um duplo caráter: participa, ao mesmo tempo, da revelação divina e da revelação científica (...)
    E esta última frase tem um sentido extraordinário, aliás, como tudo na Codificação Espírita. Relacionando a correlação entre a revelação divina (vinda em todos os tempos através dos espíritos) e revelação científica (esta de conquista material, mas também amparada pelos espíritos), fica patente o papel mútuo que desempenham os espíritos, estejam encarnados ou na condição de espíritos vivendo no mundo espiritual, no progresso do planeta. Há uma permanente relação entre os dois planos e os movimentos de ambos os lados da vida levam a um objetivo só: a evolução.
    Por isso os espíritos que trouxeram a Revelação Espírita apresentam-se mesmo como professores. E nós somos alunos que precisam estudar para aprender e entender.
   Por outro lado, os espíritos ainda em dificuldades, que se apresentam em reuniões mediúnicas, não deixam também de serem professores, ao trazerem as próprias experiências dos resultados das próprias ações que encontraram após a desencarnação.
   Algo para pensar, afinal para isso somos convidados.



 

 Orson Peter Carra é Escritor e orador espírita. Constultor Editorial residente em Matão/SP






Exibições: 92

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

ASSISTA AO VIVO

Artigos Espíritas

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog No Umbral de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"“Qual o pior analfabeto? O que diz odiar a política. Da sua ignorância nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos  - o político vigarista e corrupto.”…"
10 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Estudo 9 - Cap. 6 - Cristianismo (parte 5) - Vinicius Lara - Livro Depois da Morte / Léon Denis assista pelo youtu… https://t.co/ubGG1bmclM
Twitter11 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/safpIUyVp1
Twitter12 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/9d2WszBjZ4
Twitter12 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/WyPqEyUzmo
Twitter12 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/Ghw8e9aA4G
Twitter13 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Deixai que venham a mim as criancinhas - Evangelho na Rede com Simone Neto https://t.co/r2kLxGs6gO https://t.co/7UlNRdzurk
Twitterontem · Responder · Retweet
Silvia Helena Visnadi Pessenda curtiu o vídeo de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Nelson Peixoto de Souza Filho
Miniatura

Estudando o Livro dos Espíritos

Grupo para estudo e discussão do "Livro dos Espíritos".Sejam bem vindos!Os temas são livres.Ver mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Estudando o Livro dos Espíritos de Nelson Peixoto de Souza Filho
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Dicas de Livros Espíritas

Nada mais relaxante do que ler um bom livro. Este espaço é para divulgar, deixar comentários, dicas, opinar sobre os livros espíritas e indicar alguns lançamentos.   Ver mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Dicas de Livros Espíritas de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Áudios Espíritas

Espaço para divulgação de áudios espiritas, mensagens, reflexões, palestras, programas de rádio, entrevistas, congressos, seminários, etcPara baixar os mp3 e ter acesso é necessário ser membro cadastrado no GrupoVer mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Áudios Espíritas de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Filmes e Documentários

Grupo para postagens de filmes com conteúdo e temas espirituais, retratando a vida após a morte. Este é um espaço para divulgação de filmes Espíritas, Espiritualistas, bem como filmes edificantes, com fundo moral e documentários do gênero. que encontramos na internet.Ver mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Filmes e Documentários de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Estudando Espiritismo

Estudos da Doutrina Espírita para troca de conhecimentos, através de Estudos Semanais em salas de conferênciaparticipe de nosso Grupo no Facebook, acesse:http://www.facebook.com/groups/salaestudandoespiritismo/Ver mais...
ontem
Vanessa Faria agora é amigo de Jardel Filipe de Carvalho e Fernando José de Araujo
ontem
Ícone do perfil via Twitter
Consciência Moral - Otávio Tobias Mandrá assista no youtube https://t.co/QZaa3omXjL https://t.co/qtTjr7vqQk
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"O Quanto Basta?" - Programa Momento Espírita com Marcos Cassoni assista no youtube https://t.co/KbyfTOeuN1 https://t.co/UmTeChljhg
Twitterontem · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço