REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Não é segredo que as novas gerações de crianças que vem nascendo nos últimos 50 anos demonstram um a inteligência acima da média algumas chegam a ser consideradas com “Alta habilidade”[1] destacando-se das outras.

Hoje vivemos em uma “Era Digital” o mundo globalizado mostra que a informação  e a maneira de a obter se tornaram muito rápidas , as novas gerações que hoje  estão adaptadas ao computadores, telefones celulares  demonstram facilidades incríveis no uso destes objetos sobre essa ótica lembramos que Kardec no último capítulo do livro A Gênese, refere-se à  nova geração que viria de uma outra dimensão.

Não pretendo relacionar ou  insinuar que as crianças com alta habilidade sejam “crianças índigo”[2]; o leitor que pode ou não ter essa interpretação,  todavia deve-se lembrar de que o tema “Crianças índigo” foi lançado na década de 70 por Lee Carrol, Jan Tober e o Espírito de Kryon[3] que e lançam o livro “Crianças Índigo” editado pela Butterfly Editora – SP, e sobre esse “espírito” existem varias pendengas , a começar com os seguidores desse “ser” que formaram uma seita e  afirmam, sem qualquer pudor, que "Kryon é o mais evoluído ser de luz a que a Terra jamais teve na acesso". Ou seja: o ser mais puro que já apareceu na Terra não é Jesus, mas sim Kryon.

A fora isso muitos médiuns de renome  apoiam a ideia de que  os espíritos dessas crianças vem de : [...] Alcione, uma estrela de 3ª grandeza do grupo das plêiades, constituídas por sete estrelas, conhecidas pelos gregos, pelos chineses antigos e que fazem parte da Constelação de Touro.[4]

Dora Incontri[5] nos lembra que o aspecto comprometedor que afasta movimento espírita do rumo de Kardec é a ausência de criticidade, debates e exame livre das questões.

“As crianças que estão chegando podem ser mais adiantadas que as gerações passadas, mas isso faz parte do processo natural de evolução do ser humano. Esse adiantamento pode ser setorial: em alguns campos específicos, mas não se tratam de espíritos puros, que já realizaram suas potencialidades”[6]

Independente de serem “Índigos” essas crianças são uma realidade e o processo de identificação  que envolve a “alta habilidade” é muito complicado devido ao fato de há pouco conhecimento sobre o assunto, carência de profissionais especializados e inexistência de instituições específicas para acolhimento dessas crianças.

A dificuldade em diferenciar características de Alta Habilidade e TDAH[7] e reconhecer a coexistência dessas condições pode facilmente conduzir a uma  identificação imprecisa. Os erros diagnósticos existentes na área se devem principalmente à presença de características de alta habilidade já reconhecidas, erroneamente interpretadas como sintomas de TDAH, e também à ocorrência de desordens de atenção entre superdotados, avaliadas equivocadamente como características típicas de alta habilidade; Crianças talentosas com TDAH têm comportamentos específicos, tais como mascarar suas dificuldades acadêmicas, disfarçar sua baixa auto-estima, apresentar atrasos e assincronia no desenvolvimento global, que as colocam em situação de risco social e de problemas emocionais. Elas precisam ser precocemente identificadas para receberem intervenção precisa e individualizada, com o objetivo de maximizar o desenvolvimento de seu potencial.

“Devendo fundar a era do progresso moral, a nova geração distinguisse por uma inteligência e uma razão geralmente precoces, aliadas ao sentimento inato do bem e das crenças espiritualistas, o que constitui o sinal indubitável de um certo grau de adiantamento anterior.” (Allan Kardec).

Em resumo, antes de “rotular” essas crianças seja de “índigos” ou “TDAH” ou mesmo com “Altas Habilidades”, devemos entender que são seres humanos que precisam muitas vezes de nossa compreensão e ajuda  para que possam se integrar ao convívio social e familiar

 "A Humanidade progride por meio dos indivíduos que pouco a pouco se melhoram e instruem. Quando estes preponderam pelo número, tomam a dianteira e arrastam os outros. De tempos a tempos, surgem no seio dela homens de gênio que lhe dão impulso; vêm depois, como instrumentos de Deus, os que têm autoridade e, nalguns anos, fazem-na adiantar-se de muitos séculos"[8]

Artigo Publicado no jornal “O Clarim” em Julho de 2013



[1] Superioridade intelectual, acadêmica e/ou criativa. (UNESCO, 1993)

[2] É uma crença que afirma que, supostamente, uma nova geração de crianças com habilidades especiais estaria nascendo para trazer uma "Nova Era" para a Humanidade. Essas crianças teriam habilidades sociais mais refinadas, maior sensibilidade, desenvolvimento profundo de questões ético-morais e portariam personalidades peculiares que possibilitariam facilmente sua identificação em meio a outras crianças. (Fonte: Wikipédia)

[3] Kryon, que diz seu nome ser um “Grupamento de energia” que é um “ser magnético; alega nunca ter sido humano, e diz ter ele criado o “sistema magnético” de nosso planeta”.

[4]  Parte de resposta de Divaldo Pereira Franco em  Entrevista ao Programa Televisivo O Espiritismo Responde, da União Regional Espírita – 7ª Região, Maringá, em 21.03.2007.

[5] Jornalista e escritora Dora Incontri  autora de vários livros, entre eles: Pestalozzi, Educação e Ética, Educação na Nova Era e Estação Terra, além de livros de poesias. Dora também ministra o curso de Pedagogia Espírita, na Feesp.

[6] Trecho retirado de: “A Pedagogia Espírita e as crianças índigos”- Dora Incontri/Alessandro Cesar Bigheto.

[7] Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

[8] Comentário de  Allan Kardec  sobre a questão 789 de “O Livro dos Espíritos”

____________________________________________________________________________

"Material postado nessa pagina tem autorização de seus autores para publicação na REDE AMIGO ESPÍRITA, a reprodução total ou parcial dos dados aqui publicados em outros veículos de mídia podem ser interpretados como violação de direitos autorais, e seus autores agirem conforme informa a lei"

 

 O Autor: 

Marcos Paterra (João Pessoa/PB) é membro da Rede Amigo Espírita

é articulista e membro do movimento espírita paraibano,

colaborador de diversos sites e jornais espíritas

marcos.paterra@gmail.com

 

Tags: Crianças, Gerações, Marcos, Paterra, alta, habilidade, novas

Exibições: 2129

Respostas a este tópico

Crianças com alta habilidade: como isto confirma as experiências adquiridas de vivencias anteriores; é como será nós amanha, por isso que é urgente divulgarmos a nossa composição intrínseco que somos (corpo físico, corpo energético e espírito), Sócrates já dizia existe algo em mim, mas 70% da população não tem consciência disso, mas a Lei da reencarnação é atuante e evolutiva não fica esperando a nossa vontade, por isso temos anunciar e incentivar o tema e perceber o motivo por qual estamos aqui juntos até os nossos amigos animais estão nascendo com inteligência e sensibilidade completamente diferente, é fato que já inicio o processo de regeneração e isto nos comprova as mudanças, o próprio planeta com suas mudanças energéticas que nos obriga a nos transformarmos energeticamente deixando de alimentar-nos com certos tipos alimentos que nos afasta do bem estar, mudanças começam acontecer no planeta que nos remete a lembrar de o que aconteceu no planeta CAPELA, quem acompanhar fica ou será exilados da TERRA.

Muito bom, principalmente no que se refere ao diagnóstico precoce das crianças com alta habilidade, evitando quaisquer transtornos aos seus desenvolvimentos.

Amigo Marcos,

Parabéns, pelo texto. Já tinha ouvido falar sobre estas crianças evoluídas.
Fico contente, e sinal estamos em Evolução.
Bom sinal,Jesus permita tal evolução, mesmo estando na Gênese, Kardec já fala.
Abracos,
Angela

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Sala de Conferência

Semanalmente Estudos Interativos com expositores da Rede Amigo Espírita e temas diversos na Sala de Conferência Estudando Espiritismo. Clique na imagem para acessar a Sala

SIGA-NOS

 

 

 

 

 

Últimas atividades

Adriana Luciano Pinheiro e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
8 minutos atrás
Elisabete Sofia Dias Castro curtiram a página Rádio Amigo Espírita 1 de Amigo Espírita
20 minutos atrás
joaquim costa cunha barreto comentou o vídeo de Feeak Minas
21 minutos atrás
Feeak Minas postou um vídeo

Saulo de Tarso, o Cristão - Diálogo final com Gamaliel - 116º Programa EEEducação 23/10/2014

116 º Programa Espiritismo Evangelho e Educação realizado em 23/10/2014 por Carlos Alberto Braga Costa
25 minutos atrás
joaquim costa cunha barreto compartilhou o vídeo de Feeak Minas em Twitter
28 minutos atrás
joaquim costa cunha barreto curtiu o vídeo de Feeak Minas
30 minutos atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de ELCINE DO AMARAL SANTIAGO
1 hora atrás
Fernando Gomes de Souza compartilhou o post do blog de Carlos Pointier em Facebook
1 hora atrás
Fernando Gomes de Souza curtiu a postagem no blog UM “TEMPLO”, UM “TROFÉU”, UM ESCÁRNIO AO CRUCIFICADO (Jorge Hessen) de Carlos Pointier
1 hora atrás
Gislene Divina Rabelo Rosa curtiu o vídeo de Amigo Espírita
2 horas atrás
Gislene Divina Rabelo Rosa curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
2 horas atrás
Poemas Espíritas curtiu o vídeo de Feeak Minas
4 horas atrás
Poemas Espíritas curtiu o vídeo de Feeak Minas
4 horas atrás
Poemas Espíritas curtiu a postagem no blog Preparação do Trabalhador - A importância do Evangelho de Feeak Minas
4 horas atrás
Poemas Espíritas curtiu a postagem no blog Chico Xavier Diálogos e Recordações de Feeak Minas
4 horas atrás
Poemas Espíritas curtiu a postagem no blog Aniversários de Amigos – Bezerra e Arnaldo de Feeak Minas
4 horas atrás
Poemas Espíritas compartilhou um perfil em Twitter
4 horas atrás
Poemas Espíritas curtiram o perfil de Feeak Minas
4 horas atrás
constancia mello de carvalho sou comentou o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás
constancia mello de carvalho sou curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
5 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2014   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço