Desconstrução de si mesmos

Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. [1]

A reencarnação é um dos princípios básicos da Doutrina Espírita. Corresponde à idéia que formamos da aplicação das leis divinas para com os espíritos imperfeitos. Desta forma, a pluralidade das existências elucida cabalmente o destino dos seres de acordo com os ditames da lei de evolução e oferece os meios imprescindíveis para reparação dos desacertos através de várias experiências. Portanto, as múltiplas existências permite voltar a nascer noutro corpo físico para  retificação das   lições equivocadas  de vidas  passadas e experimentação de novas  etapas provacionais.

Nosso atual  estágio espiritual  é resultado de longa trajetória evolutiva realizada ao longo dos milênios incontáveis. Nessa andança, construímos na base dos sentimentos os altares egóicos que obliteraram nossa visão e entendimento sobre o Criador, impedindo-nos “vê-LO”  como Pai justo, amoroso e bom, deslembrados que  Ele sempre estabeleceu o melhor para suas criaturas.

Edificando anseios perturbadores e viciados negligenciamos a demolição dos sentimentos malsãos e cristalizados ao longo da extensa caminhada. São emoções que nos escravizam, nos aflingem, nos trazem dor.

Desconstruir o egoísmo é a empreitada mais urgente e real que necessitamos empreender para o êxito da reencarnação. Mas o que é real?

Real é o conhecimento do plano de Deus em relação a nós. Tudo mais é irreal.

O Espiritismo nos oferece as ferramentas necessárias para que nosso planejamento espiritual possa ser cumprido. Na explicação dada à questão 909 de O Livro dos Espíritos identificamos que é chegado bem aquele momento de sinalizarmos nosso status: “Desculpe o transtorno, estamos em obra.” [2]

O desejo pela renovação é sempre salutar ainda mais quando notamos que os edifícios éticos da sociedade estão desabando, que as suntuosidades dos templos religiosos denotam ruinas morais, que as estruturas familiares estão abaladas nos seus alicerces mais essenciais. Estamos sob o impacto das fraquezas emocionais vulneráveis em face do futuro obscuro.

Talvez todos  estejamos testando o nível da própria resiliência , isto é, estamos arrostando os desafios íntimos , a fim de vencermos obstáculos para não ceder à pressão, em qualquer  situação, não obstante e paradoxalmente apresentamos sinais inequívocos de fragilidades  emocionais e sacrifícios psíquicos.

O mal , que é o ilusório ,ainda não recuou das nossas atitudes e sentimentos porém “faz-se mister que o mal chegue ao excesso, para tornar compreensível a necessidade do bem e das reformas.” [3]

A renovação social bate as portas da humanidade e já diagnosticamos as causas reais de tanto sofrimento e desamor que não tem outra fonte senão o egoísmo e o orgulho. Entretanto diagnosticar a doença é fundamental, mas iniciar o processo de profilaxia é essencial para que a cura se estabeleça , para que o organismo vivo se torne sadio e pleno.

Todavia encontramos um ser humano frágil e temoroso frente as  mudanças e há de se questionar: Por que tanta culpa? Por que tantas justificativas ingênuas?

Por que estais temerosos?[4] É o Cristo a questionar os discípulos em meio a tempestade. Acrescentando : “Há tanto tempo estou convosco, e tu não me tens conhecido?”[5]

Jesus , o Cristo de Deus é o modelo daquele que não desiste e nunca desistirá de nossa transformação para o bem.

Lembremos que em tempos de transição não significa que o mal aumentou, mas sim que estamos mais sensíveis ao sofrimento do outro, por isso nos incomodamos tanto com as injustiças, guerras, crimes contra a humanidade, e com o descaso com o ser humano.

Refazer caminhos, sem atalhos, é lançar a mão á charrua e não olhar para trás. Seguir confiando que Ele está no leme da embarcação chamada Vida.

Não façamos o mal. É tempo de renovação, é hora de construir em nós mesmo a plataforma moral para edificarmos as lutas pela vitória final do Bem.

Por que te deténs?Aproveitemos o benefício da reencarnação e façamos o bem que queremos. Isso é o real!

Referências bibliográficas:

[1]  Romanos 7:15

[2] KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, questão nº909, Rio de Janeiro: Ed. FEB-2007,

[3]. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, questão nº 784, Rio de Janeiro: Ed. FEB-2007,

[4] Evangelho de Marcos 4:4

[5] Evangelho de João 14:9

Sobre a autora:

 

Jane Maiolo  – É membro da RAE, professora de Ensino Fundamental, formada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia. Dirigente da USE Intermunicipal de Jales. Colaboradora da Sociedade Espírita Allan Kardec de Jales. Pesquisadora do Evangelho de Jesus. Colaboradora da Agenda Brasil Espírita- Jornal O Rebate /Macaé /RJ – Jornal Folha da Região de Araçatuba/SP –Blog do Bruno Tavares –Recife/PE - Apresentadora do Programa Sementes do Evangelho da Rede Amigo Espírita.

janemaiolo@bol.com.br

 

 

 

 

Exibições: 1609

Respostas a este tópico

JANE  MAIOLO  A DESCONSTRUCAO  DE SI MESMO  VERDADE PORQUE TANTO SE FAZ AU ESTRCE  E   PESSOA   QUE NAO SE CONTROLA  A SI MESMO MAS SE VE UMA GUERRILHA DE OUTROS VAI AJUDAR A FAZER O QUE LEVAR AS PESSOAS A MAIS GUERRILHA QUANDO DEVIAMOS ACALMAR I PROCURAR  TER UMA SERNIDADE BEM PURA PORQUE REPARE SE UMA GUERRILHA TRAS MAIS CONFUSAO SE PROCURARMOS  COM A NOSSA PROPRIA HUMILDADE VAMOS LEVAR A AGUA AU NOSSO MOINHO I PRONTO JESUS SEMPRE NOS DISSE NAO FACAS AUS OUTROS O QUE NAO QUERES QUE TE FACAM A TI  VERDADE AMA PARA SERES AMADO TRABALHANDO COM UM BOM SENCO 

"Lembremos que em tempos de transição não significa que o mal aumentou, mas sim que estamos mais sensíveis ao sofrimento do outro, por isso nos incomodamos tanto com as injustiças, guerras, crimes contra a humanidade, e com o descaso com o ser humano." Esta tua frase, Jane, traduz o meu pensamento que eu não estava sabendo expressar. Roubando tua frase. Não é a primeira vez que faço isto. Lindo artigo. Um abraço.

Bom dia!

Excelente texto.

carmen  com jesus nos mostra uma exlente tarde seja ela de muito amor i sabedoria   em seu coracao que leva paz i luzzz no sei de todos os nossos mentores  que sempre nos ajudam a que possamos dar aus outros muitas vezes aquilo que gostariamos que nos desse a nos bjsssss i ate sempre 

Linda,clara e necessária advertência em forma de mensagem.Está tudo certo no mundo de nosso Deus e, nós devemos seguir caminhando e trabalhando pelo bem e no bem.

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Um tempo atrás, quando saía do centro espírita, um senhor me abordou para narrar curioso fato.

Aspas pra…

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Últimas atividades

Ori Pombal Franco curtiram o evento “GRATIDÃO”, com Stela Maris Sâncio Gonçalves de Carlos Pretti - SCEE
ontem
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

A PRESENÇA DA LUZ DIVINA EM NOSSO LAR

Organizemos o nosso agrupamento doméstico do Evangelho. O Lar é o coração do organismo social.Em casa, começa nossa missão no mundo.Entre as paredes do templo familiar, preparamo-nos para a vida com todos.Seremos, lá fora, no grande campo da experiência pública, o prosseguimento daquilo que já somos na intimidade de nós mesmos.Fujamos à frustação espiritual e busquemos no relicário doméstico o sublime cultivo dos nossos ideais com Jesus. O Evangelho foi iniciado na Manjedoura e demorou-se na…Ver mais...
ontem
Posts no blog por os pae

O autoperdão para libertar-se da culpa (*)

 Jorge Hessenjorgehessen@gmail.comBrasília-DF A autoconsciência e o autoperdão são duas virtudes fundamentais para a diluição da culpa. Porém, é necessário o treino do autoacolhimento amoroso que precisa ser irrigado pelos cinco sentimentos básicos, a saber: autoestima, autoaceitação, autoconfiança, autovalorização e…Ver mais...
ontem
Conceição Valadares curtiram o evento “GRATIDÃO”, com Stela Maris Sâncio Gonçalves de Carlos Pretti - SCEE
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “GRATIDÃO”, com Stela Maris Sâncio Gonçalves de Carlos Pretti - SCEE
ontem
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“GRATIDÃO”, com Stela Maris Sâncio Gonçalves em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

20 outubro 2019 de 9 a 10:15
“GRATIDÃO”, este será o tema da palestra da pedagoga e professora de língua italiana Stela Maris Sâncio Gonçalves de Santa Teresa-ES, no próximo domingo 20 de outubro de 2019, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Stela Maris é uma das fundadoras e está como dirigente da Casa Espírita Cristã Mensageiros de Luz, localizada no Centro de Santa Teresa. Se possível…Ver mais...
ontem
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Não nos iludamos

Facilmente observável é o fato de que os trabalhos desenvolvidos pelos Centros Espíritas no campo da cura dos males físicos têm procura mais acentuada que a busca pelos estudos, e até mesmo pelas palestras públicas que os Centros desenvolvem.Isso acontece porque a nossa tendência maior ainda é buscar o socorro imediato, para recuperarmos a sensação de bem…Ver mais...
ontem
André Carlos Silva Pimentel e Graciano Santos Araujo agora são amigos
terça-feira
Raimundo Nonato Soares comentou a página Rádio Amigo Espírita 1 - Música Instrumental e Estudos ao vivo de Amigo Espírita
"Bom dia Caros irmãos! Músicas maravilhosas."
terça-feira
Graciano Santos Araujo e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
terça-feira
Ícone do perfilAndré Carlos Silva Pimentel e Flavia Holanda Batista entraram em RAE
segunda-feira
Erika Silvira postou um evento

Workshop Propósito de Vida- Descubra a si mesmo em Local: Hotel Braston

23 novembro 2019 de 9 a 16:30
Workshop Propósito de Vida- Descubra a Si mesmoVocê já parou para pensar qual é o seu propósito de vida? Onde quer chegar? Que caminho seguir? Se você deseja refletir com mais profundidade sobre o seu propósito de vida e despertar essa conexão interior capaz de trazer novos rumos a sua existência, participe do Workshop Propósito de Vida – Descubra a Si Mesmo, que será realizado pela Fundação Espírita André Luiz. 23 de Novembro das 09:00 às 16:30 Hotel Braston - São Paulo Rua Martins Fontes,…Ver mais...
segunda-feira
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog A Dor é Inevitável, o Sofrimento é Opcional de PATRIZIA GARDONA
segunda-feira
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
segunda-feira
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog A IMPOSIÇÃO DAS MÃOS PRATICADA POR JESUS de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
domingo
Sandra Helena Perticarrari e Mauro jesus Nascimento agora são amigos
domingo
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

A IMPOSIÇÃO DAS MÃOS PRATICADA POR JESUS

"Publicado em Magnetismo, Passe e EspiritismoBack to Magnetismo, Passe e Espiritismo Discussions"O evangelho contém passagens muito interessantes, que mostram, claramente, como Jesus usava a imposição das mãos para realizar curas ou para abençoar as pessoas.VEJAMOS ALGUNS EXEMPLOS:“Foram apresentados a Jesus vários meninos, para ele lhes impor as mãos e orar por eles.” “Depois de lhes impor a mãos, Jesus partiu dali” (Mateus XIX, 13 a 15).“Os meninos que foram apresentados a Jesus foram…Ver mais...
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de ELIAS VICENTE MACHADO DE SOUZA
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Fernando Melo
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Marco Antonio Hrastel Carnaz
domingo

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço