DIA DO PAI

Houve um tempo na história da humanidade, nós sabemos, e também na vida de cada um, pelo menos dos mais velhos, que se procurava ficar longe do Pai. O Pai era distante, rígido, um grande vigia do comportamento que punia rigorosamente os filhos, uma relação baseada no medo. Todos ensinavam que os melhores filhos eram os tementes ao Pai, enquanto que aos piores só cabia o sofrimento.

Mas houve um tempo, e disso nós também sabemos, em que tudo isso mudou. Contam que veio uma luz para a alma das pessoas que lhes disse ser momento de estabelecer uma nova relação. O Pai agora era presente, muitíssimo próximo, suas condenações não eram eternas e irrevogáveis, a punição já não era a marca de sua presença, a relação com ele agora era baseada no afeto. Ensinava, aquela luz, que os melhores filhos tinham carinho pelo Pai, os piores eram sempre perdoados e novamente ensinados.

Foi um momento excepcional na vida do ser humano, aprendizado que divide toda a sua história em antes e depois. A Mãe foi fundamental para tal mudança. Seu afeto foi quem abriu os corações e proporcionou, a todos os filhos, a possibilidade de compreender o cuidar e o servir como o novo padrão para essa fundamental relação.

Era o Dia do Pai. Depois de viver longo período em função de filhos carentes e ególatras, revelava-se aos filhos, pedia-lhes respeito e consideração, mas lhes ensinava que o fizessem através do respeito de um irmão pelo outro. Nada deixa o Pai mais feliz que ver os irmãos cooperando e se apoiando. Hoje sabemos que não interessa a experiência que você teve, se muito errou com ele, não importa que você ficou paralisado de medo, se você o tem acusado por injustiças. Não importa nem o nome que o Pai tenha para você, ele só nos pede respeito aos irmãos.     

E hoje é, novamente, o Dia do Pai. Dia de você abrir o coração para perdoar e pedir perdão, para entender um pouco mais de sua lógica, sua natureza, das ideias que ele tem para você, momento de abrir mão definitivamente do medo, da culpa e do rancor. Hoje você será apresentado mais uma vez ao novo Pai, na verdade o mesmo, mas que agora você, na sua maturidade, pode ver e tentar compreender. Hoje é dia para começar a viver uma nova relação, que vai limpar o padrão competitivo que você sempre viveu com seus irmãos, libertá-lo da relação de dependência que você desenvolveu com sua Mãe, a relação de menosprezo que alimentou consigo mesmo.

Hoje, finalmente, é o dia do Amor. É a hora de tornar à casa do Pai, depois de longo período vivendo para o prazer e para si mesmo. Nada mais necessário às pessoas e a esses tempos em que vivemos que se reconciliar com ele. Sujo, estropiado, condenado pelo mundo, indigno de si mesmo, hoje você poderá conhecer a verdade: que não importa o que tivermos feito para ele nós sempre estaremos em seu coração, que se pudermos colocá-lo também no centro de nosso coração, retirando todo o lixo e sujeira que temos acumulado, ganharemos a condição de sermos novamente chamados Filhos do Pai como um dia, em seus braços, nós fomos. Felizes em ser.

Maurício de Araújo Zomignani é membro da Rede Amigo Espírita, assistente social por formação e um dos responsáveis pelo curso Aprendizes do Evangelho no Centro Espírita Semente de Luz em São Vicente - SP. Vem cumprindo a função de palestrista nesse e em mais uma dúzia de Centros das cidades de Praia Grande, São Vicente, Santos e Guarujá. Vem contribuindo, há mais de 20 anos, com artigos dos mais variados temas no maior jornal da região, com privilégio para a temática espiritualista.

E-mail:mauzomi@ig.com.br

Exibições: 1579

Respostas a este tópico

Muito bom o seu artigo, realmente os pais de antigamente eram temidos e não respeitados. Hoje valorizamos o diálogo e a frase "não basta ser Pai, tem que participar" está em alta. Não só o pai consanguíneo como O Pai Espiritual nos foi apresentado como um Pai que castiga, que nos vira as costas quando cometemos um erro. Graças a Ele mesmo através dos ensinamentos de Jesus nos mostrou que não é assim. Que Ele é um Pai de amor, de justiça sempre disposto a nos dar uma nova chance.

Muita Paz a todos!

Bom dia a todos , amei , parabéns pelo artigo.

Amigo Maurício,

Temos hoje o dialogo, precisamos cobrar do pai fazer alguma atividade, uma pelada com os pais,
O tempo para os pais com filhos, filhos tem entender que a vida e dura, qdo se trabalha como
Trabalhador, sai cedo e chega tarde. Domingo tem descansar e bater um papo longe Tv,computador,
Olhar olho no olho e ver que o filho precisa.
Nunca tive Pai presente, tive Mae presente.mas meu Pai conversava, estudava no Domingo, as duvidas
Da Escola. Pai muito presente,nem sempre trabalha horário integral. Isto e raro.
Pais tem mostrar aos filhos que Temos Deus nosso Pai, agradecer por tudo nesta vida que nos deu.
Seu texto.muito bom.uma realidade.bom dia para voce e sua família.

Belo artigo, parabéns.

 

Deixo registrada minha gratidão a todos os generosos comentários. Abraços aos amigos da rede. 

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ? - Nelson Xavier

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ?

“Quanto mais eu escrevo, mais as palavras aparecem. Quanto mais eu vivo, mais a vida me esquece.

Quanto mais eu choro, mais as lágrimas descem. Quanto mais eu amo,…

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Últimas atividades

Ícone do perfilNilton Cardoso deu um presente para José Ricardo Fernandes
13 horas atrás
Nilton Cardoso e José Ricardo Fernandes agora são amigos
13 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Hanseníase. Você o conhece? de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"  N.F.P, 23, noiva, não consegue sentir mais os pés, (...) e sua sensibilidade totalmente debilitada. Ela tem hanseníase, doença mais conhecida como lepra. Sua primeira atitude foi querer se suicidar, mas agora,…"
ontem
José Ricardo Fernandes curtiu a postagem no blog Amor antigo - Alma afim. de Nilton Cardoso
ontem
José Ricardo Fernandes curtiram o perfil de Nilton Cardoso
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog TEORIA E PRÁTICA. O QUE É BOM FAZER de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
quinta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog "Especial de Natal" é Repudiado. de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
" A atriz Paris Jackson deve interpretar Jesus como uma mulher lésbica no próximo filme. https://observatoriodemusica.uol.com.br/noticia/filha-de-michael-jackson-vai-interpretar-jesus-em-filme-com-artista-que-fez-porno No Brasil…"
quarta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Empoderamento da Mulher. O Exemplo de Norberta de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"NASA renomeia sua sede em homenagem à engenheira Mary W. Jackson A primeira engenheira negra da agência espacial norte-americana trabalhou na construção do túnel de pressão supersônico, que…"
quarta-feira
Mauro jesus Nascimento curtiu a postagem no blog Fenômenos Mediúnicos, Metapsíquicos e Parapsicológicos de PATRIZIA GARDONA
terça-feira
Mauro jesus Nascimento curtiu a postagem no blog Não temos para onde fugir de Nilton Cardoso Moreira
terça-feira
Lucas Oliveira da Silva Farias curtiram a página Rádio Amigo Espírita 1 - Música Instrumental e Estudos ao vivo de Amigo Espírita
segunda-feira
DÓRIS MARIANA SIQUEIRA ALVARENGA curtiram o perfil de Magali Bischoff
27 Jun

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço