Equilibrando a Ansiedade

 

            A sua vida é um perfeito resultado de tudo aquilo que você sente. Todas as questões consequenciais são derivadas da matriz sentimental.

            A problemática que envolve as patologias do hoje, em sua realidade vem do seu passado sentimental negativo e decadente. Onde há um verdadeiro acúmulo nocivo que libera no próprio metabolismo através da corrente sanguínea, altas doses de cortisol e adrenalina, advindo dessa forma os primeiros sintomas, tais como; irritabilidade, impaciência, mau humor, insônia etc. etc. etc.

            Não raro tendo como resultado final um quadro depressivo onde vai se instalando a ansiedade pessimista. A ansiedade em si é apenas uma forma de você imaginar/visualizar aquilo que ora espera que suceda, seja algo muito agradável ou extremamente desagradável. Podemos separar a ansiedade em duas vertentes, positiva e negativa ou também, como queira, otimista e pessimista.

             A ansiedade negativa se caracteriza pela predominância sempre daquilo que é ruim, ou seja, a pessoa torna-se pessimista e assume isto como se fosse natural, onde cada vez mais passa a cultivar a “síndrome do negativismo” ficando refém das ideias obscuras do racional em desalinho. A pessoa que sofre da ansiedade pessimista vive carregando problemas por onde quer que ela vá, tendo como consequência certeira a fadiga mental sucedendo em ondas revoltas que tombam o barco sentimental no mar do estresse. A partir daí os resultados são cada vez piores pelo fato da pessoa viver contabilizando e vivenciando as tragédias pessoais. Não conseguindo o patrocínio do contentamento passa a ter como opção única senão sentimentos de fracasso, assumindo assim a triste persona de pobre coitado. O ansioso negativo quando procura uma ajuda terapêutica sofre muito quando percebe seu quadro emocional em que nível se encontra. A realidade lhe deixa ora furioso ou até depressivo... Mergulhando numa dúvida ainda pior, surgindo um entrave doloroso entre prosseguir ou fazer de conta que nada é real e que um dia isso tudo irá passar.

 Mas com tempo percebe que não é bem assim. Geralmente tenta fugir se isolando ao máximo da realidade, procurando situações utópicas compensadoras, mascarando ou maquiando por fora uma falsa realidade mudando sua aparência visual com muita frequência, tentando matar sua última imagem por entrar em tédio consigo mesmo. A cada nova transformação uma nova perspectiva, porém tímida, pois vive o drama do pessimismo. Até chegar ao ponto de ver que não dá mais para adiar. Chegando ao limite das tentativas frustradas retorna para a ajuda profissional recomeçando tudo novamente... Isto depois que já experimentou de tudo até mesmo se viciar nas drogas licitas e ilícitas.

            Após essas decepcionantes fugas, volta para dar continuidade ao tratamento terapêutico, à semelhança do filho pródigo que retorna de onde nunca deveria ter saído. A ansiedade pode apresentar várias etapas que se misturam ou se divorciam fundamentando dessa forma o “processo perturbador.” E é este processo que vai se apoderando dos arquivos sentimentais, afetando conseqüentemente o arquivo racional, onde se manifestam os comportamentos aflitivos. E a essa aflição se dá o nome de “síndrome do futuro” onde surgem variadas fobias no meio social.

            Sem perceber corretamente as causas muitos ficam sem respostas e tombam vacilantes nas consequências dos efeitos. No mundo todo se estima um percentual avassalador de pessoas que vivenciam a ansiedade pessimista. Valendo-se de uma realidade que os meios são sempre os mesmos, porém, as opções buscadas são literalmente paradoxais. O ansioso pessimista sempre espera por resultados sofridos e obscuros visualizados precocemente pelas lentes do sentimental desequilibrado.

             A ansiedade pode ser uma ótima parceira para sua vida, o problema é o excessivo meio em que a utilizamos para o lado sempre errado, se você souber usá-la para o lado correto só terá resultados satisfatórios. Utilizando sentimentos e pensamentos positivos você passa a gerenciar a ansiedade. Ao contrario de quando você só têm sentimentos e pensamentos negativos você é gerenciado pela ansiedade negativa.

             Você pode ser uma obra prima de entusiasmo, optando pela ansiedade positiva, guarde bem isso que vou lhe dizer: Há pessoas que chegam ao fundo do poço tristonhas, mas há outras que encontram petróleo...

                                                           Célio Faria


*Célio Faria da Silva é Psicoterapeuta Holístico, Escritor, Coach, Palestrante Motivacional e pesquisador do comportamento humano.

Orador, escritor e trabalhador espírita da Sociedade Guarapari de Estudos Espíritas. Para Solicitar palestras e outros trabalhos realizados pelo autor, escreva paraassessoria.terapeutacelio@gmail.com  ou ligue para (27)3361-3442 ou 3261-0973

Blog: www.terapeutacelio.blogspot.com

Exibições: 2753

Respostas a este tópico

Olá Célio,

Estava agora lendo o seu artigo, parece que se encaixou direitinho em mim. Mas a minha problemática se deve ao falecimento de minha querida mãe. Agora além da dor da ausência física dela, meu companheiro enveredou pelo caminho do jogo de loteria da caixa, buscando auxilio nas entidades inferiores, terreiros de macumba. Seu comportamento em casa mudou demais, até no trabalho dele tem afetado o seu desempenho. Ele não aceita conselhos e muito menos dialogar. Estou em tratamento para depressão com um médico espírita de Goiânia, usando vários médicamentos. Era para eu retornar agora em julho, talvez para diminuir as doses. Mas, ante o que estou passando, me sinto dependente de tais medicamentos e minha pressão arterial, tem subido bastante.  Toda noite leio o Evangelho, Segundo o Espíritismo e pretendo frequentar assiduamente um Centro Esp. Kardecista, mesmo sem a compania dele. Então, eu lhe pergunto, o que mais posso fazer para me ajudar, já que êle não quer ajuda em locais mais elevados espiritualmente? Meu e-mail é: welsecasa@gmail.com       Antecipadamente agradeço e peço ao Divino Mestre que o ampare sempre.

PARABENS CELIO GOSTEI DESTE SEU ARTIGO BEM REVELADOR, ME POSITIVOU. OBRIGADA PELA BONDADE DE SE DEDICAR TRAZENDO INFORMAÇÕES TÃO PRECIOSAS.

muito obrigado por mais esse estudo jesus abençõe que assim seja .

BOM DIA CÉLIO!
MUITO BOM O SEU TEXTO.
TENHO GOSTADO DE TODOS, EM ESPECIAL.
SUCESSO SEMPRE E QUE DEUS TE ABENÇOE.

Oi, caro Célio, muito oportuno, atual e preciso texto, apreciei muito e vou divulgá-lo, aguarda novos contatos, abraços fraternos e muita luz na jornada!

Confesso que achei o texto "duro", demasiadamente depressivo para aqueles que já o tem ou sentem. Pode ser real, mas pode ter uma linguagem facilitada. Desculpe-me a franquesa e obrigada.

eu sinto muita anciedades que tem monentos que parece que perdi a fe´ recupero aos poucos com muitas orações e´muito penoso pra mim  porque fico dias assim com o corãçao acelerao e ancioso e´horrivel esses monentos  Peço para a equipe do doutor Bezerra de Menezes me auxiliar  nesses monentos  PAZ e SAUDE para vcs

Boa noite Celio,Neste momento li seu artigo,parece que veio para mim.Meu problema e uma depressao que deve ser o falecimento de um sobrinho amado,uma tia e minha mae que foi uma verdadeira amiga e uma mae maravilhosa que sinto muito falta.Uso medicamento mais sou trabalhadora da seara espirita e descobri por acaso aeste sate amigo espirita que esta me fazendo muito bem com as palesta com os ensinamento.Tenho muito necessidade de dialogar e visito este sate e encontro mensagem maravilhosa como esta sua que nos enviou como uma dadiva de Deus.Espero que nos ajuda com sua mensagem e nos adiciona com mais este tema ansiedade que eu preciso muito.Peço o que devo fazer para eu sair desta ansiedade e pensamento negativo.Meu Email e nadia-professora@hotmail.com.Que a doce suave paz te ilumina sempre.

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

 

Marcelo Henrique – Florianópolis SC

Wellington Balbo – Salvador BA

 

O Espiritismo nos fornece uma visão bem legal da…

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

 

Há, para uma boa parcela de gente, até para aqueles que conhecem um pouco mais os Espíritos e a sua natureza, uma espécie de medo do que eles – os Espíritos – podem fazer…

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog É Admissível o Aborto em caso de Estupro? de PATRIZIA GARDONA
"Legalização do aborto “o mais rápido possível” O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, disse que pretende fazer “sair o mais rápido possível” a…"
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Os Cinco Pilares da Doutrina Espírita de PATRIZIA GARDONA
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Talismãs e Amuletos, e o que kardec diz sobre a força desses objetos? de PATRIZIA GARDONA
ontem
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
ontem
os pae postou um evento

CONVITE AOS AMIGOS DO PAE-TAGUATINGA-DF em QNM 40 ÁREA ESPECIAL NUMERO 2

16 novembro 2019 de 18 a 19
ontem
Angela Smanio curtiram o perfil de Adriano Moraes
ontem
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Cesar Fontes Gerhard
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Ana Paula D Aquino
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de José Maria Ramalho Pinto Júnior
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de katia maria brinco
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Robson Carlos Rocha Chicarino
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Carmen Angela Guimarães Leal
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Marcelo Myrrha
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Neldalia Silva Fort Bastos
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Elisangela Vargas da Silveira
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Maria Helena
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Olimpia Maria dos Santos
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Conceição A. Fernandes dos Anjos
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Ane Elise de Freitas Farias
sexta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço