REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Há mais coisas entre o céu e as células do que sonha nossa vã filosofia.

 

 

Wellington Balbo – Salvador BA.

 

 

Hoje a onda é alimentação saudável. Corta açúcar, malha, deixa refrigerante de lado, evita-se gorduras saturadas... As academias nunca contaram com tantos adeptos e até o futebol entrou na onda. Tudo muito profissional. Hoje nem tem espaço para “boleiros”, ou o cara entra no esquema de cuidar do corpo ou tá fora. Regimes, dietas, nutricionistas a postos. Tudo para uma boa qualidade de vida. Colesterol controlado, doenças cardiovasculares afastadas... Opa! Doenças cardivasculares afastadas?  Nem tanto. Ainda morremos um bocado do coração, AVC e enfermidadas irmanadas.

É claro, todavia, que o corpo agradece todos os cuidados que temos com ele. E responde bem, mas deve-se considerar que não somos apenas um corpo físico.

E se o corpo carece de boa alimentação, o psiquismo também necessita. E é bem ai que a coisa começa a pegar. Passe pelas redes sociais, ligue a televisão, veja a internet e perceberá o que digo. Não sabemos nos alimentar psiquicamente. Deveria existir nas universidades um curso de nutrição psíquica, que, aliás, foi dado por Allan Kardec no século XIX quando descortinou as relações entre os visíveis e invisíveis.

E diz o nobre pensador francês em A Gênese, cap XIV, que os maus pensamentos corrompem os fluidos espirituais como os miasmas deletérios corrompem o ar respirável.

Repare como Kardec tem razão. Quando há uma desavença doméstica o ambiente fica pesado, não raro as pessoas sentem-se mal e têm até dificuldade de raciocinar. E por que isto ocorreu? Porque o ambiente está envenenado psiquicamente. Chegue próximo à uma pessoa que só reclama, conviva com ela, fique bem próxima e perceba como o ambiente ao seu lado está constantemente denso, pesado, desagradável.

Por isso vale questionar:

Será que cuidamos do psiquismo? Será que cuidamos do psiquismo das nossas crianças?

Filho, diz o pai, você tem de ser o melhor, sempre o melhor.

É sua obrigação passar no vestibular, porquanro estudou em escola particular.

Não, meu filho, nada de escolher esta profissão pois não dá dinheiro e você precisa ser alguém na vida.

Já vi muito isso acontecer. E quando não “atropelamos os filhos” fazemos com nós mesmos.

Estou com pressa.

Não tenho tempo.

A vida anda corrida.

Culpa do governo.

O mundo é dos espertos.

Teori foi assassinado.

Elvis não morreu.

É pressão para todo lado, são maus pensamentos em todos os instantes o que, claro, polui

E, então, passamos a alimentar nosso psiquismo com “porcarias”. Engordamos. Ficamos mais pesados, mundo trovejando, vida complicada. Estresse, remédio para insônia, reclamações contumazes...

Bons livros, pensamentos edificantes, conversas amenas, estudo do Espiritismo e troca de experiências agradáveis são algumas das "alimentações saudáveis" para a mente a colaborar com um mundo mais saudável psiquicamente.

É preciso, pois, haver equilíbrio em nosso estilo de vida, caso contrário, teremos um corpo legal mas viveremos estressados, negativos, perturbados e, pior, com síndrome de perseguição.

Eis o ponto: cuidar do corpo sem esquecer-se da mente, da alimentação psíquica saudável.

É como dizia nosso Shakespeare:

“Há mais coisas entre o céu e as células do que sonha nossa vã filosofia”.

 

Exibições: 565

Respostas a este tópico

Perfeito Wellington, gostei do texto, é bem resumido e abrange ponto significativo no desenvolvimento do ser humano. Mas, como fazer isso nessa época tão turbulenta e perturbadora; moral e ética perderam o valor; como cuidar da mente se o mundo nos empurra para o abismo do materialismo? Como manter uma conversa sobre bons livros, conversas amenas e trocas de experiências agradáveis se ficou tão difícil encontrar pares que queiram o mesmo. Eu não consigo manter se quer 05 minutos de conversa edificante, o outro logo me olha como se eu fosse de outro mundo. Graças ao desenvolvimento tecnológico de almas empreendedoras e temos a internet, né? aqui podemos ler artigos edificantes. 

Muito bom este texto que vem de encontro ao que o querido mestre Jesus nos deixa quando recomendou: ... "Não adultereis nem em pensamento, pois é a partir dele que começa o pecado... Tomemos por adulterar, construir em pensamento tudo que for negativo, danoso ao nosso equilíbrio espiritual.Informação esta que está sendo trazida por Joanna de Angelis, Alan Kardec, André Luiz e muitos outros amigos espirituais. Esclarecem eles que todo pensamento se instala no corpo mental, perispiritual que reflete no físico, através de pensamentos, sentimentos e emoções... Geramos enquistamentos perispirituais que acabam traduzindo ao corpo físico como doenças ou incômodos psíquicos comportamentais... Patricia Teresa C. Moura

Entendo o sentido dado por você em seu artigo.
Eu mesmo já tive postura semelhante. Percebia o quanto muitas pessoas despendiam com determinados aspectos de suas vidas, enquanto deixavam de lado o aprimoramento espiritual e, consequentemente, a saúde mental, ou, como alguns dizem, "reforma íntima". Percebo o seu destaque para a importância do alimento espiritual, por assim dizer.
Diversas situações desvelavam-se a mim, expondo quão importante seria esse igual cuidado com aquilo que não diz respeito somente a minha matéria. Em efeito disso, estou até hoje me melhorando.
Reconheço como estou distante do meu objetivo, me sinto ainda pouco instruído e evoluído em questões morais. Cada vez mais aparece para mim o quanto o caminho para esse desenvolvimento esperado é longo, sem final visível no meu horizonte, enquanto eu galgo a passo de formiga, sem qualquer tencionamento da minha parte com estas palavras a mostrar alguma humildade.
Entretanto, apesar do caminho pequeno percorrido, dado o tanto ainda por percorrer, aprendi que não cabia a mim o juízo de valor ou o julgamento em relação aquilo que as pessoas faziam e eu percebia. O foco material de alguns não me diz respeito e eu deveria, a partir dessa percepção, abrir mão de uma visão em parte ressentida que eu tinha ao observar o materialismo alheio, mesmo quando sob um verniz até professoral da minha parte que tentava mostrar que, olha, tem mais coisa que tais pessoas deveriam considerar.
Cabe a mim, e eu peço constantemente por oportunidades para tal, estender as duas mãos a quem precisa, sem a valoração sobre o que se faz ou não se faz.

Um adendo: Shakespeare escreveu no diálogo entre Hamlet e Horatio que "there are more things in heaven and earth, Horatio, than are dreamt of in your philosophy". Ele jamais poderia ter falado sobre "células", uma vez que desencarnou em 1616, e as células foram descobertas cinquenta anos mais tarde.

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ícone do perfilsilvana maria gonçalves de faria, Marize da Silva Freitas, Silvana Tierling e mais 12 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
3 horas atrás
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
3 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
4 horas atrás
LUIZ PRETTI LEAL comentou o vídeo de Amigo Espírita
4 horas atrás
LUIZ PRETTI LEAL curtiu o vídeo de Amigo Espírita
4 horas atrás
Nadia Rosangela curtiu o vídeo de Canal Amigos da Luz
4 horas atrás
Marlucia Andrade curtiu a postagem no blog O excesso de rigor na Doutrina Espírita ...o rigor desencoraja, afasta e irrita.(ESE X,16) de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
5 horas atrás
Claudia Maria Mungo e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
5 horas atrás
Elciene Maria Tigre Galindo curtiram o evento "As Doenças podem ser evitadas", com Alda Maria ao vivo no Canal 4 de Carlos Pretti - SCEE
6 horas atrás
Elciene Maria Tigre Galindo está participando do evento de Carlos Pretti - SCEE
Miniatura

"As Doenças podem ser evitadas", com Alda Maria ao vivo no Canal 4 em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

26 março 2017 de 9 a 10:15
6 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
6 horas atrás
regina maria tardin curtiu o vídeo de Amigo Espírita
6 horas atrás
Anna Maria MMiranda curtiu o vídeo de Canal Amigos da Luz
7 horas atrás
Rosangela Araujo Pereira respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
10 horas atrás
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
11 horas atrás
Augusto Rebelo comentou a postagem no blog A Carne é fraca de Antonio Carlos Navarro
12 horas atrás
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
12 horas atrás
Ícone do perfilRede Amigo Espírita via Facebook
Miniatura

Iniciando agora 12h43 a palestra de encerramento do 1º Encontro Fraternidade sem Fronteiras com Divaldo Franco, acesse agora Divaldo ao vivo https://www.youtube.com/watch?v=s0BtnwoEp2Q

Ver mais...
Facebook13 horas atrás · Responder
Flávia curtiu o vídeo de Canal Amigos da Luz
13 horas atrás
Maria Fernanda Franco A.Pessanha curtiu o vídeo de Canal Amigos da Luz
14 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço